A estrutura curricular do PPGEL está organizada em créditos. Cada disciplina tem uma carga horária expressa em créditos e cada crédito corresponde a 15 (quinze) horas-aula.
Conforme Deliberação do Colegiado PPG Stricto Sensu No 026/2019, os mestrandos devem completar 58 créditos, correspondentes a 870 horas, assim distribuídos:
a) 3 créditos da disciplina de Metodologia de Pesquisa;
b) 2 créditos em Estudos Avançados;
c) 5 créditos em Atividades Especiais;
d) 12 créditos em Disciplinas Optativas da área de concentração do aluno;
e) 6 créditos em outras disciplinas do Programa, com exceção da disciplina de Estágio de Docência na Graduação;
f) 30 créditos em Dissertação de Mestrado.
Os doutorandos devem completar no mínimo 159 créditos, correspondentes a 2.385 horas, assim distribuídos:
a) 2 créditos em Estudos Avançados;
b) 7 créditos em Atividades Especiais;
c) 21 créditos em Disciplinas Optativas da área de concentração do aluno;
d) 9 créditos em outras disciplinas do Programa, com exceção das disciplinas de Estágio de Docência na Graduação;
e) 120 créditos em Tese de Doutorado.
Copiar as ementas das disciplinas: em alguns casos, há uma primeira ementa que foi atualizada então copie a segunda ementa. Em outros casos a ementa foi mantida, então não há nada escrito na reformulação da ementa.
Disciplina Obrigatória para o Mestrado
Mestrandos da Área A 3LET017 – Metodologia de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Significação Mestrandos da Área B 3LET018 – Metodologia de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Educação |
Ementa A relação entre o sujeito pesquisador e o objeto de pesquisa. A elaboração do projeto de pesquisa. A relação entre a concepção de ciência e a escolha dos métodos de pesquisa. A pesquisa quantitativa, suas características e aplicações. A pesquisa qualitativa e suas diferentes modalidades. Etapas de planejamento, realização e divulgação de um trabalho de pesquisa. |
Disciplina Atividades Especiais
Mestrandos | Doutorandos |
2LET953 | 2LET565 |
2LET523 | 2LET566 |
2LET954 |
Disciplinas Eletivas para o Mestrado/Doutorado
3 LET 016 – Descrição de Línguas Ágrafas
3 LET 019 – Gêneros Quadrinísticos
3 LET 020 – Pragmática
2 LET 802 – Estilística do Português
3 LET 021 – Dialetologia e Geolinguística no Brasil
2 LET 398 – Semântica Argumentativa
2 LET 399 – Fonética e Fonologia: técnicas de descrição
2 LET 401 – Pesquisa Sociolinguística
2 LET 568 – História do Português do Brasil
2 LET 569 – Construção Textual: a estética do movimento criador
2 LET 571 – Linguística Textual
2 LET 774 – Introdução à História das Ideias Linguísticas
2 LET 782 – Lexicologia e Lexicografia
2 LET 857 – Análise do Discurso: subjetividade discursiva nos diversos gêneros midiáticos
2 LET 921 – Línguas em Contato
2 LET 922 – Linguística contrastiva: das origens à atualidade
2 LET 924 – Gramática e Argumentação
2 LET 926 – Princípios de Análise do Discurso
2 LEM 277 – Ensino, Aprendizagem e Avaliação de Línguas Estrangeiras nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
2 LEM 278 – Comunicação Transnacional e Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
2 LET 572 – Variação Linguística e Ensino
2 LEM 128 – Identidade do Professor de Língua Estrangeira
2 LEM 204 – Desafios Contemporâneos no Ensino e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
2 LEM 206 – Português para Falantes de Outras Línguas e Formação de Professores
2 LEM 208 – Práticas Sociais de (Transform) ação de Professores (as) de Línguas
2 LEM 209 – Gêneros, Ensino e Educação (inicial e continuada) de Professores de Línguas
2 LET 862 – Novas Tecnologias, Linguagens e Escola
2 LET 863 – Ensino de Produção Escrita em Língua Materna
2 LET 927 – Princípios da Sociolinguística Educacional
2 LET 955 – Ensino de Leitura na Escola
2 LET 969 – Linguagem e Cognição
3 LET 023 – Linguagem, Subjetividade e Ensino
2 LEM 287 – Intermidialidades, Multiletramentos e Educação
2 LEM 288 – Cultura, Língua(gens) e Educação
2 LEM 279 – Políticas Linguísticas e Educacionais em Contextos De Ensino e Formação de Professores de Línguas
2 LET 885 – Gêneros Textuais como Objetos de Ensino e Gestos do Trabalho Educacional: Elementos para uma Pesquisa Empírica no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio
2 LET 928 – Gestos Didáticos do Trabalho Educacional
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Linguagem e Significação
Linha 01
TÓPICOS ESPECIAIS:TIPOLOGIA LINGUÍSTICA
FONÉTICA E FONOLOGIA: TÉCNICAS DE DESCRIÇÃO
Linha 02
ANÁLISE DO DISCURSO: SUBJETIVIDADE DISCURSIVA NOS DIVERSOS GÊNEROS MIDIÁTICOS
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Linguagem e Educação
Linha 03
LINGUAGEM, SUBJETIVIDADE E ENSINO
PRINCÍPIOS DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL
Linha 04
Políticas Linguísticas e Educacionais em Contextos De Ensino e Formação de Professores de Línguas
CULTURA, LÍNGUA(GENS) E EDUCAÇÃO
COMUNICAÇÃO TRANSNACIONAL E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gêneros, Ensino e Educação (inicial e continuada) de Professores de Línguas PRÁTICAS SOCIAIS DE (TRANSFORM)AÇÃO DE PROFESSORES/AS DE LÍNGUAS
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NO ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Tópicos Especiais: Formação de Professores para contexto bilingue
PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES