A estrutura curricular do PPGEL está organizada em créditos. Cada disciplina tem uma carga horária expressa em créditos e cada crédito corresponde a 15 (quinze) horas-aula.
Conforme Deliberação do Colegiado PPG Stricto Sensu No 026/2019, os mestrandos devem completar 58 créditos, correspondentes a 870 horas, assim distribuídos:
a) 3 créditos da disciplina de Metodologia de Pesquisa;
b) 2 créditos em Estudos Avançados;
c) 5 créditos em Atividades Especiais;
d) 12 créditos em Disciplinas Optativas da área de concentração do aluno;
e) 6 créditos em outras disciplinas do Programa, com exceção da disciplina de Estágio de Docência na Graduação;
f) 30 créditos em Dissertação de Mestrado.
Os doutorandos devem completar no mínimo 159 créditos, correspondentes a 2.385 horas, assim distribuídos:
a) 2 créditos em Estudos Avançados;
b) 7 créditos em Atividades Especiais;
c) 21 créditos em Disciplinas Optativas da área de concentração do aluno;
d) 9 créditos em outras disciplinas do Programa, com exceção das disciplinas de Estágio de Docência na Graduação;
e) 120 créditos em Tese de Doutorado.
Copiar as ementas das disciplinas: em alguns casos, há uma primeira ementa que foi atualizada então copie a segunda ementa. Em outros casos a ementa foi mantida, então não há nada escrito na reformulação da ementa.
Disciplina Obrigatória para o Mestrado
| Mestrandos da Área A 3LET017 – Metodologia de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Significação Mestrandos da Área B 3LET018 – Metodologia de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Educação |
| Ementa A relação entre o sujeito pesquisador e o objeto de pesquisa. A elaboração do projeto de pesquisa. A relação entre a concepção de ciência e a escolha dos métodos de pesquisa. A pesquisa quantitativa, suas características e aplicações. A pesquisa qualitativa e suas diferentes modalidades. Etapas de planejamento, realização e divulgação de um trabalho de pesquisa. |
Disciplina Atividades Especiais
| Mestrandos | Doutorandos |
| 2LET953 Ementa Disseminação de pelo menos 2 (dois) trabalhos em eventos científicos da área e 1 participação, com apresentação de trabalho, no SEDATA. | 2LET565 Ementa Publicação de 2 (dois) trabalhos em anais de evento científico ou 1 (um) artigo em periódico da área. |
| 2LET523 Ementa Publicação de 1 (um) artigo em periódico da área ou 1 (um) trabalho completo em anais de evento científico. | 2LET566 Ementa Publicação de 2 (dois) artigos em periódicos da área. |
| 2LET954 Ementa Participação, com apresentação de trabalho, em 2 (duas) edições do SEDATA |
Disciplinas Eletivas para o Mestrado/Doutorado– Quadriênio 2021-2024
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Linguagem e Significação
Linha 01
3 LET 015 TÓPICOS ESPECIAIS:TIPOLOGIA LINGUÍSTICA
2 LET 401 PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA
2 LET 399 FONÉTICA E FONOLOGIA: TÉCNICAS DE DESCRIÇÃO
3 LET 016 DESCRIÇÃO DE LÍNGUAS ÁGRAFAS
2 LET 921 LÍNGUAS EM CONTATO
2 LET 782 LEXICOLOGIA E LEXICOGRAFIA
2 LET 568 HISTÓRIA DO PORTUGUÊS DO BRASIL
3 LET 021 DIALETOLOGIA E GEOLINGUÍSTICA DO BRASIL
Linha 02
2 LET 857 ANÁLISE DO DISCURSO: SUBJETIVIDADE DISCURSIVA NOS DIVERSOS GÊNEROS MIDIÁTICOS
2 LET 571 LINGUÍSTICA TEXTUTAL
2 LET 569 CONSTRUÇÃO TEXTUAL: A ESTÉTICA DO MOVIMENTO CRIADOR
2 LET 802 ESTILÍSTICA DO PORTUGUÊS
2 LET 924 GRAMÁTICA E ARGUMENTAÇÃO
2 LET 926 PRINCÍPIOS DE ANÁLISE DO DISCURSO
2 LET 969 LINGUAGEM E COGNIÇÃO
3 LET 019 GÊNEROS QUADRINÍSTICOS
2 LET 398 SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA
3 LET 020 PRAGMÁTICA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Linguagem e Educação
Linha 03
3 LET 023 LINGUAGEM, SUBJETIVIDADE E ENSINO
2 LET 955 ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA
2 LET 572 VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO
2 LET 927 PRINCÍPIOS DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL
2 LET 862 NOVAS TECNOLOGIAS, LINGUAGENS E ESCOLA
Linha 04
2 LEM 279 POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
2 LEM 288 CULTURA, LÍNGUA(GENS) E EDUCAÇÃO
2 LEM 278 COMUNICAÇÃO TRANSNACIONAL E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
2 LEM 277 ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2 LEM 128 IDENTIDADE DO PROFESSOR DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
2 LEM 209 GÊNERO, ENSINO E EDUCAÇÃO (INICIAL E CONTINUADA) DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
2 LEM 208 PRÁTICAS SOCIAIS DE (TRANSFORM)AÇÃO DE PROFESSORES/AS DE LÍNGUAS
2 LEM 287 INTERMIDIALIDADES, MULTILETRAMENTOS E EDUCAÇÃO
2 LEM 204 DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NO ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
2 LEM 227 TÓPICOS ESPECIAIS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA CONTEXTO BILÍNGUE
2 LEM 206 PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES