Linha 1: Avaliação Psicológica e Processos Clínicos
Katya Luciane de Oliveira
Inicialmente já foram realizadas pesquisas em âmbito nacional com os escolares do ensino fundamental (conforme bolsa produtividade CNPQ). Nessa amostra o instrumento apresentou evidências de validade com índices aceitáveis de consistência interna, mantendo parcialmente sua estrutura proposta com a população estadunidense. Na amostra brasileira a estrutura de 13 fatores, passou para 9. Contudo, nada se sabe sobre as evidências de validade para os estudantes dos ensinos médio e superior, inclusive porque essa população está mais próxima daquela inicialmente usada como amostra normativa no contexto norte-americano. Por isso hipotetiza-se que com essa amostra o instrumento manterá sua estrutura original, qual seja, 13 fatores. Posto isto, o objetivo da presente pesquisa será, a partir da tradução, adaptar e buscar evidências de validade para o Thinking Styles Inventory-Revised II (TSI-R2), para o contexto brasileiro. Serão seguidos alguns passos para a operacionalização da pesquisa, quais sejam, tradução (já efetivada), síntese das versões original e traduzida (já efetivada), avaliação por especialistas (no que tange a adaptação dos itens de modo apropriado ao público estudado), avaliação pelo público alvo, tradução reversa, estudo piloto e aplicação na amostra total. A aplicação na amostra total ocorrerá com aproximadamente 500 alunos dos ensinos médio e superior. A coleta será coletiva e terá duração aproximada de trinta minutos. Os dados serão utilizadas as estatísticas descritiva e inferencial para o tratamento dos dados. Por fim, serão discutidas as convergências e discrepâncias entre os constructos e apresentação as implicações dos modelos para a prática educacional.
Desempenho escolar no ensino fundamental: variáveis relacionadas
O objetivo deste estudo é buscar evidências de validade de múltiplas variáveis que se relacionam com o desempenho escolar na habilidade de leitura durante o percurso da formação no ensino fundamental. Participarão aproximadamente 600 alunos do ensino fundamental público dos estados do paraná, minas gerais e bahia. Serão aplicadas coletivamente as seguintes medidas: teste de cloze, escala de estratégias de aprendizagem, inventário de estilos intelectuais/pensamento, medidas de consciências metatextual, fonológica e morfológica, teste de bender e escala de avaliação da regulação emocional para estudantes do ensino fundamental (ere-ef). Para análise dos dados serão utilizadas as estatísticas descritiva e inferencial. Por fim, serão discutidas as convergências e discrepâncias entre os constructos e apresentação as implicações dos modelos para a prática da avaliação psicoeducacional.
Propriedades psicométricas da escala de uma escala de cyberbullying
Além de serem ferramentas potencializadoras do aprendizado, o uso dessas tecnologias pode também favorecer ataques virtuais (cyberbullying) a outros colegas de turma seja na escola ou na universidade. Temos observado que essa prática tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens das diferentes etapas da educação formal, especialmente porque tais ataques não dependem de contato físico e, em muitos casos, os agressores ficam impunes. Nessa direção, há pelo menos dois anos, também venho me dedicando a estudar essas questões, especialmente porque há escassez de pesquisas em âmbito nacional sobre o assunto. Temos voltado a atenção para o estudo das tecnologias digitais como viabilizadoras do aprendizado nos ensinos fundamental, médio e superior e aos impactos do cyberbullying no processo de aprendizado dos estudantes. Posto isto, nos esbarramos em um problema de base que é a falta de instrumentos brasileiros com estudos psicométricos adequados, que permitam de fato o mapeamento e a identificação dos alunos de forma mais ampla, quais sejam, nos perfis vítima, agressor, observador/espectador e retaliador exercidos no cyberbullying. Assim, o objetivo do presente projeto será a busca de propriedades psicométricas de uma escala de cyberbullying, com jovens do ensino superior. Serão seguidos alguns passos para a operacionalização da pesquisa, quais sejam, construção de itens bom base na literatura científica sobre o assunto, avaliação por especialistas linguistas (para aferir validade sintática e semântica a estrutura das frases contidas nos itens), avaliação por especialistas (no que tange à análise dos itens de modo apropriado aos públicos estudados), avaliação pelo público alvo acerca da intelegibilidade dos itens (validade semântica), estudo piloto (calibrar procedimentos de aplicação do instrumento) e aplicação na amostra total. A aplicação na amostra total ocorrerá com aproximadamente 1000 alunos do ensino ensino superior dos estados paraná. A coleta será viabilizada com discentes da educação formal de universidades públicas. Os dados serão submetidos a análises estatísticas descritiva e inferencial. Por fim, serão discutidas as convergências e discrepâncias entre o constructo e os instrumentos e apresentação as implicações dos modelos para a prática psicoeducacional.
Leandro Anselmo Todesqui Tavares
Psicanálise Invocante: Estéticas Clínicas, Sublimação, Arte-Cultura.
Tomemos algumas peculiaridades subjetivas de nossa atualidade, a saber, a dita modernidade líquida, e destacamos os seus efeitos que resultam em um panorama sócio-cultural revelador de um misto ambivalente de expectativas e angústias, onde sinalizamos em especial: o cego deslumbre pelo elevado desenvolvimento tecnológico, a dependência adquirida com o perigoso encantamento pelas realidades virtuais, a substituição da criatividade pela compulsão do consumismo das coisas prontas (os gadgets) e, em desdobramento da caricatura de figurabilidade de um horizonte distópico, destacamos: a degradação do meio ambiente e o distanciamento afetivo do natural/primitivo, o esgarçamento dos laços sociais, a intensificação do desamparo e da solidão, o enfraquecimento das figurações simbólicas e o paralelo empobrecimento do imaginário criativo, o empobrecimento da dimensão da experiência, inseguranças em relação ao futuro da humanidade, esvaziamento da subjetividade, o ethos de violência, a predominância de sintomas psíquicos como angústia, esgotamento, stress, depressões (tristeza melancólica), o tédio e o vazio, e por fim, o desenlace social contemporâneo; fatos existenciais e clínicos que nos impele à seguinte questão: qual deverá ser a especificidade necessária às ciências e práticas que possam tratar o fator humano na atualidade e figurar como contraponto, como legítimos antídotos subjetivos diante do empobrecimento psíquico e dos mal-estares dos dias vigentes e do porvir? E, na especificidade de nossa atuação, nos indagamos: de quê (ou qual) psicanálise necessitamos para os novos horizontes e desafios subjetivos do século XXI? No que diz respeito à formação em psicologia, são necessárias complementaridades em que possamos oferecer subsídios teórico-clínicos para uma psicanálise implicada e na plenitude de sua extensão: do sujeito à cultura e ao laço social, preservando e resgatando o imprescindível intercâmbio entre a psicanálise e a arte (criatividade/cultura), ambas tomadas como estéticas de subjetivação. Complementarmente, a própria psicanálise encontra nas variadas expressões de atos criativos, em sua vertente de implicação, possibilidades de vislumbrar caminhos e horizontes estéticos para reflexões contínuas acerca de sua própria metapsicologia e suas formas de intervenção na subjetividade: apreensões estéticas como subsídios clínicos de um psicanalisar direcionado a uma clínica do real (a angústia/afetos que não têm nome), vértice de intervenções e tratamentos implicados com as temporalidades psíquicas da sublimação e da pulsão invocante, denotando-se a psicanálise como uma legítima arte-ciência. Quanto à criação do termo psicanálise invocante, este se apresenta como noção ética e estética em desdobramento a partir de pesquisas que o docente/coordenador deste projeto desenvolve na última década, pela via dos conceitos de pulsão invocante e sublimação, percurso resultante no livro: Psicanálise e Musicalidades: sublimação, invocações, laço social (Ed. Unifesp, 2020; Prêmio Abeu 2021/Ciências Humanas). Nesta perspectiva, e considerando os modos de subjetivação no contemporâneo, apontamos para a necessidade de uma psicanálise que seja invocante nos seus modos de intervir e tratar, em contraposição ao cenário de desalento psíquico da atualidade. Desta forma, a partir deste estudo vislumbra-se contribuir, na perspectiva de produção teórico-clínica, para o que nos parece ser uma necessidade urgente à psicanálise dos tempos atuais e suas demandas subjetivas: uma psicanálise assumida enquanto arte-ciência, fundamentada em sua ética, e que saiba se fazer propositalmente invocante, como ato de chamamento e despertar das subjetividades em suas possibilidades clínicas e existenciais, do sujeito à cultura e ao laço social.
Maíra Bonafé Sei
O campo da psicologia clínica se mostra como algo vasto e que pode propor múltiplas vias de intervenção psicológica. Contudo, nota-se que o imaginário social ainda associa a psicologia clínica à oferta da psicoterapia individual, com este tipo de atendimento se apresentando como a intervenção mais solicitada em serviços como a clínica psicológica da UEL. Por outro lado, nota-se um esforço feito para se ofertar diferentes modalidades de intervenção psicológica, tais como psicoterapia breve, psicoterapia de casal e família, plantão psicológico, grupos abertos, grupos específicos para determinadas queixas, diagnósticos ou populações. Tendo em vista o caráter de originalidade que tais tipos de intervenções psicológicas podem carregar, haja vista a menor presença delas na literatura psicológica, bem como sobre as características da psicoterapia, com ênfase na abordagem psicanalítica, desenvolvida nas instituições acaba por apresentar, entende-se ser pertinente desenvolver investigações sobre tais atendimentos. Com isso, propõe-se a realização de um estudo de caráter teórico-clínico, a partir de uma metodologia qualitativa e embasado no referencial psicanalítico, com o intuito de se refletir sobre os aspectos envolvidos nas intervenções psicológicas realizadas no contexto institucional, focalizando as ações empreendidas na clínica psicológica da uel. Espera-se, com esse estudo, aprimorar o trabalho realizado no serviço em questão com o desenvolvimento de intervenções psicológicas mais próximas das necessidades e características do público usuário do serviço, contribuindo para a promoção da saúde mental da população.
Marcos Hirata Soares
Atualmente, existem vários instrumentos para rastreamento da sintomatologia depressiva, mas segundo alguns autores, há características desta sintomatologia que são pouco perceptíveis nos instrumentos voltados para o público em geral, sendo, então, um dos fatores que motivaram a busca por instrumentos voltados para adultos jovens, particularmente em ambientes educacionais, o que também torna importante o fato de que é necessário investir no treinamento de profissionais. Entende-se, atualmente, que é fundamental desenvolver ferramentas de investigação científica, que sirvam também, como auxílio no aprimoramento do papel dos profissionais de saúde, para que os mesmos sejam capazes de agir na prevenção e detecção precoce destes agravos. O objetivo do presente estudo é avaliar as propriedades psicométricas dos instrumentos “university student depression inventory-usdi e o assessing motivations for suicide attempts (imsa) ” para o uso em jovens adultos no brasil. Trata-se de um estudo metodológico para avaliação das propriedades psicométricas dos instrumentos apresentados. Baseado na teoria clássica dos testes, pode-se, através de determinados cálculos de escores (alfa, correlação de pearson, etc) e outros métodos de análise de dados multivariada, testar desde a validade de conteúdo (primeira etapa) até a validade de construto (modelagem de equações estruturais), para determinar a aplicabilidade clínica dos instrumentos de medida propostos. Os sujeitos serão estudantes de graduação da universidade estadual de londrina, totalizando 30. Para a conclusão do estudo piloto. Cinco juízes serão categorizados como sujeitos de pesquisa. Na 2ª etapa serão cerca de 350 graduandos, cujo critério de inclusão seja já ter apresentado ideação e/ou tentativa de suicídio. Espera-se que o instrumento sirva de ferramenta para identificação das tentativas de suicídio, colaborando na prevenção deste agravo, visto que atualmente, a sociedade e a comunidade jovem possuem características em seus gestos suicidas, nos quais é possível intervir precocemente e evitar mortes desnecessárias.
Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis
O nascimento de gêmeos é um fenômeno natural e sua incidência tem aumentado em função dos tratamentos contra infertilidade, também dos avanços da medicina em atender as gestações de alto risco e bebês prematuros. As gestações de gêmeos múltiplos são consideradas de alto risco e, muitas vezes, demandam hospitalização tanto às gestantes quanto aos bebês gêmeos recém-nascidos. Ao retornar aos seus lares, os pais e especialmente as mães vivenciam maiores demandas do que os pais de bebês singulares (um bebê por gestação) no sentido se adaptar às rotinas de atendimento a dois ou mais bebês ao mesmo tempo. O fato de vivenciar concomitantemente os cuidados destinados a si mesmo e ao cogêmeo, nas diversas etapas da vida, pode contribuir para que os gêmeos enfrentem problemas afetivo-emocionais que interferem no processo de individualização e, inclusive, na saúde mental. Tendo em vista o interesse em contribuir para o maior conhecimento do universo dos gêmeos, bem como colaborar com o incremento da psicoprofilaxia e tratamento a tal população, o presente estudo tem como objetivo geral estudar os fatos clínicos presentes em atendimentos psicológicos, realizados com gêmeos e seus familiares, sob a perspectiva da psicanálise. A coleta de dados será realizada a partir de prontuários de gêmeos nascidos na maternidade do hospital universitário da universidade estadual de londrina; relatórios de atendimento clínico, realizado com gestantes e puérperas de múltiplos (gêmeos, trigêmeos, etc.), bem como a gêmeos e familiares; entrevistas realizadas com gêmeos. Os atendimentos poderão ocorrer nas dependências do hu/uel, clínica psicológica/uel e, também, de forma on-line. Os dados coletados a partir dos atendimentos clínicos serão analisados de acordo com os fundamentos relativos à construção de fatos clínicos psicanalíticos. Finalmente, os fatos clínicos psicanalíticos serão organizados em categorias temáticas.
Silvia Nogueira Cordeiro
Sofrimento psíquico e uso de substâncias psicoativas em estudantes universitários
Os tempos atuais são demarcados pela pressa em obter satisfação e prazer; tristeza e frustração são sentimentos inadmissíveis e os indivíduos devem a qualquer custo buscar sua felicidade e bem-estar. Diante de tais demandas, os números de pessoas fazendo usos de medicamentos psicotrópicos têm aumentado cada vez mais, “das 552,6 milhões de prescrições médicas em 2000, 74,9 milhões (13,6%) foram designadas a estes medicamentos, e dentre estes, os benzodiazepínicos (BDZS) foram os mais vendidos” (Carlini; Nappo, 2003, p.201). Sabendo que tais medicamentos causam diversos efeitos psicológicos e físicos, esse estudo tem o objetivo de analisar a frequência do uso de drogas e medicamentos psicotrópicos entre estudantes de psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) comparada às outras quatro universidades da cidade de Londrina que ofertam o mesmo curso. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, através da aplicação de um questionário fechado, de autopreenchimento e sem identificação pessoal, para os estudantes do segundo, terceiro, quarto e quinto ano das faculdades: UEL, Unifil, Pitágoras, PUC e Unopar. Espera-se que com o estudo seja possível identificar a prevalência do uso de drogas psicotrópicas entre os estudantes e verificar possíveis relações entre o uso dessas substâncias com o ingresso na faculdade e seus fatores estressantes.
Clínica psicanalítica, feminino e instituição de saúde
Este projeto de pesquisa integrado com a extensão pretende aprofundar estudos teóricos e clínicos sobre o feminino, corpo e sofrimento psíquico a partir do referencial teórico da psicanálise de Freud e Lacan. Estudar o feminino a partir da psicanálise possibilita abrir um amplo leque de questões que inclui o enigma da diferença sexual, a mulher, o inominável, o processo de sexuação, que se interligam ao funcionamento do corpo pulsional. O interesse em aprofundar este tipo de estudo tem origem na experiência de supervisão e discussão de casos clínicos de mulheres atendidas pela equipe multiprofissional do programa de residência multiprofissional em saúde da mulher. Com frequência, as mulheres atendidas pelos residentes, em especial os da psicologia, relatam sobre os seus adoecimentos, reproduzindo mal-estares provenientes de questões psíquicas que as sensibilizam no adoecimento de seus corpos e num sofrimento que de certa forma, lhes confere um lugar especial junto ao outro, mas, que as colocam num lugar de ex(s)istência. A partir dos pressupostos acima, este projeto de pesquisa se propõe investigar por meio da articulação entre teoria, prática clínica e pesquisa, o modo como mulheres encontram no endereçamento a instituição de saúde uma forma de circunscrever o sofrimento psíquico. No que concerne a pesquisa este projeto (guarda-chuva) poderá dar subsídios para pesquisas de iniciação científica, mestrado e trabalhos de conclusão. Os estudos teóricos e/ou clínicos poderão ser realizados pelo método de pesquisa clínico qualitativa e/ou o método psicanalítico. No que concerne a atividades extensionistas esse projeto tem como objetivo ampliar a oferta do atendimento em psicoterapia as mulheres atendidas pelo programa de residência multiprofissional em saúde da mulher. Espera-se que os resultados científicos produzidos pelas pesquisas possam consolidar o núcleo de pesquisa e assistência em psicanálise, feminino e instituição de saúde e que possam qualificar a assistência multi e uniprofissional as mulheres atendidas no programa da residência multiprofissional em saúde da mulher.
Linha 2: Psicologia Social e Processos Institucionais
Alexandre Bonetti Lima
O racismo nosso de cada dia: paradoxos de uma sociedade que se declara democrática
Este projeto dá continuidade a um conjunto de pesquisas que vimos realizando, nos últimos anos, dentro da perspectiva de uma psicologia social politicamente comprometida. Temáticas da pobreza e vulnerabilidades urbanas, da mídia popular e comunitária, das políticas públicas de saúde mental e de saúde do trabalhador, dos novos movimentos sociais são alguns dos campos de investigação-ação dos quais participamos. Em cada um deles, tal como agora, buscamos, ao invés do desvelamento de verdades essenciais e generalizáveis sobre o fenômeno de pesquisa, somar forças no sentido de problematizar relações de opressão existentes. Diante disso, este projeto faz parte de um conjunto que se situa entre aqueles que se voltam para combater discursos e ideologias que materializam e justificam violências discriminativas, práticas de extermínio, desigualdades e exclusões sociais que afastam cotidianamente inumeráveis pessoas das possibilidades de inserção nos quadros de cidadania plena, buscando contribuir politicamente para a modificação desta situação. No caso específico do projeto, o foco se volta para a grave questão do racismo no país, que ainda se esconde por detrás da égide enganosa da democracia racial.
A partir de considerações críticas sobre os processos de colonialidade que ainda se mostram hegemônicos contemporaneamente – inspirados em concepções de conhecimento ocidental eurocêntrico –, este projeto tem como objetivo investigar os elementos epistêmicos afrodiaspóricos no Brasil e suas materializações ontológicas e intersubjetivas, de modo a somar-se a pesquisadores e pesquisadoras que têm promovido diálogos entre estes elementos e a Psicologia Social buscando radicalizar, assim, suas vertentes mais críticas. Para tanto, leitura e estudo sistemáticos de obras e documentos de epistemologias críticas da Psicologia Social e suas interfaces, bem como de epistemologias afrocêntricas e afrodiaspóricas serão realizados e confrontados, de modo a contribuir para uma trajetória de descolonização.
Eneida Silveira Santiago
Denomina-se por saúde coletiva a discussão da saúde no âmbito público, coletivo e social em que, ao se opor a um determinismo biológico e um universalismo do saber médico, considera a saúde, em seus saberes e em suas práticas, como fenômeno social. A partir de tais concepções, a saúde passa a ser compreendida e investigada como algo que se produz, sendo esta produção alimentada pelas dinâmicas históricas, sociais, subjetivas e políticas. Como território complexo e não delimitado permeado de teorias e práticas diversas, a saúde coletiva estabelece articulações e diálogos com áreas como a epidemiologia, medicina, psicologia, história, antropologia, sociologia e ciência política. Assim, este projeto tem por objetivos: problematizar como as desigualdades sociais podem trazer consequências à saúde, bem como, quais seriam os efeitos psicossociais; delinear e analisar teoricamente, através da valorização da dimensão histórico-social, fenômenos e processos de atenção à saúde; investigar e problematizar os modos de produzir saúde em contextos e coletivos específicos; promover o debate e a produção do conhecimento através de pesquisas na área da saúde coletiva em interface com a psicologia dentre outros. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, o que nos permitirá realizar aproximações para uma maior familiaridade com noções e elementos do campo da saúde coletiva em suas interfaces com a psicologia. Além disso, fenômenos econômicos, políticos e sociais poderão ser elencados com o propósito de investigar e discutir teoricamente seus possíveis impactos e relações com a produção da saúde. Como suporte teórico para a análise dos dados utilizaremos alguns operadores analíticos Foucaultianos. Ao final do estudo espera-se que suas análises e considerações possam: auxiliar na constituição de uma agenda de pesquisa para os estudos de saúde coletiva nas interfaces com a psicologia; contribuir para a constituição de um maior escopo teórico sobre a relação entre atenção em saúde e fenômenos sociais e contribuir para um melhor delineamento conceitual sobre os enlaces ente saúde e fenômenos e desigualdades sociais.
Flávia Fernandes de Carvalhaes
Entretons: Gênero e modos de subjetivação
O projeto de pesquisa entretons: Gênero e modos de subjetivação tem o objetivo de analisar desdobramentos das noções de gênero nos modos de subjetivação. Os referenciais teóricos adotados nesta investigação criticam noções identitárias (normativas) de subjetividade, sexualidade e gênero, bem como problematizam estas como produção colonial. Deste modo, parte-se do pressuposto que os efeitos das construções de gênero nos modos de subjetivação se articulam a partir de perspectivas plurais, interseccionais e localizadas. Assim, a presente proposta de pesquisa pretende estabelecer uma interlocução entre os campos dos estudos de gênero nas perspectivas queer e decolonial, e o operador conceitual de “modos de subjetivação” tal qual articulado por Michael Foucault. A estratégia metodológica adotada será a pesquisa documental nas bases Scielo, Pepsic, Biblioteca Virtual de Saúde – Psicologia (BVS-Psi), bem como nas principais revistas científicas de gênero do Brasil e América Latina, a saber: revistas de estudos feministas; cadernos pagu; periódicus; revista latina de geografia e gênero; bagoas; revista gênero; cadernos de gênero e diversidades; caderno de gênero e tecnologia; e caderno espaço feminino. Espera-se que, ao final desta investigação, tenha sido possível sistematizar levantamentos bibliográficos sobre as temáticas em foco; debater com a comunidade interna e externa da UEL sobre pressupostos fundamentais dos estudos de gênero nas perspectivas queer e decolonial e seus desdobramentos nos modos de subjetivação; elaborar e submeter artigos científicos para serem avaliados em periódicos; apresentar trabalhos em eventos científicos nacionais; orientar pesquisas de iniciação científica e mestrado.
Jefferson Olivatto da Silva
A partir de considerações críticas sobre os processos de colonialidade que ainda se mostram hegemônicos contemporaneamente – inspirados em concepções de conhecimento ocidental eurocêntrico –, este projeto tem como objetivo investigar os elementos epistêmicos afrodiaspóricos no Brasil e suas materializações ontológicas e intersubjetivas, de modo a somar-se a pesquisadores e pesquisadoras que têm promovido diálogos entre estes elementos e a Psicologia Social buscando radicalizar, assim, suas vertentes mais críticas. Para tanto, leitura e estudo sistemáticos de obras e documentos de epistemologias críticas da Psicologia Social e suas interfaces, bem como de epistemologias afrocêntricas e afrodiaspóricas serão realizados e confrontados, de modo a contribuir para uma trajetória de descolonização.
Marcos Alexandre Gomes Nalli
Nosso objetivo com o presente projeto consiste em formular uma maneira alternativa de explorar a questão, a saber, de que a biopolítica pode ser considerada analiticamente como biotécnica, isto é como um conjunto de estratégias e medidas que são ao mesmo tempo políticas e técnicas, cujo fim último é a produção de uma série de fenômenos diretamente atinentes à nossa condição vital, inclusive a morte. A razão desta ênfase reside no fato de que se a biopolítica transfigura e altera o sentido último, o modus essendi da política, ao ponto de alterar e talvez até comprometer a dignidade da política a partir de uma perspectiva que é eminentemente tecnológica: se a dignidade da política é comprometida, ela o é a partir da transfiguração de sentido do próprio agir político e da transformação da natureza do homem em sua caracterização como agente político.
A vida como objeto de biopolítica
Pretendo refletir sobre o sentido da afirmação foucaultiana à máxima de Aristóteles de que o homem era um animal vivo capaz de existência política, enquanto no homem moderno é a sua vida que está em questão política. O que tentarei mostrar é que não se trata de uma inversão entre os termos da vida e da política, mas uma transformação radical da relação pela introdução de um elemento novo, a vida num enquadramento biológico.
Rafael Bianchi Silva
O objetivo desse projeto de pesquisa é investigar, através da análise dos projetos pedagógicos de curso (ppc), de que modo a questão da ética – e suas expressões no contexto da contemporaneidade – é trabalhada nos cursos de formação do psicólogo em universidades públicas brasileiras. Para tanto, inicialmente, será realizada uma análise das diretrizes curriculares do curso de psicologia e dos documentos produzidos pelo Conselho Federal de Psicologia em torno da questão. Após um levantamento de publicações, propõe-se o levantamento e análise de projetos de curso de instituições públicas (federais e estaduais) dos entes federais brasileiros, de forma a contemplar a pluralidade e os diferentes contextos regionais. Será utilizada, inicialmente, como suporte para a organização de dados e pré-análise, a proposta de análise de conteúdo de Bardin. Pretende-se analisar os dados a partir de dois eixos: o contexto de emergência (entendido em sua dimensão histórico e social) e os possíveis efeitos gerados a partir de sua produção (o que remete à atuação do psicólogo e às práticas que vem sendo descritas em publicações da área). Desse modo, espera-se problematizar, no que tange à psicologia, o percurso formativo que vem sendo colocado em movimento e seu impacto na produção de profissionais no campo da ética.
As recentes tendências na pesquisa educacional sobre currículo e formação do pedagogo têm dado destaque aos estudos sobre as imagens, significados e crenças que os discentes têm em relação a sua formação inicial. Apesar da diversidade teórica e conceitual, compreender as percepções dos estudantes do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, possuem sobre tal aspecto é o foco deste estudo. Isto posto, elencamos os seguintes objetivos: compreender as percepções dos estudantes do curso de pedagogia no que se refere aos sentidos de currículo, a fim de refletir o processo da formação no que tange ao campo da docência, da gestão e da pesquisa. Como objetivos específicos pretendemos: a) analisar o currículo e a proposta pedagógica curricular do curso de pedagogia tendo como parâmetro identificar os pressupostos teóricos e metodológicos que norteiam a formação do referido profissional; b) conhecer as percepções dos discentes do curso de pedagogia em relação ao seu processo de formação e suas implicações na atuação profissional, a fim de entender a relação entre o currículo instituinte e o instituído. Para o desenvolvimento deste estudo, elegemos o método dialético, como base para esta pesquisa, tendo como parâmetro a própria realidade, buscando os movimentos que a compõem a fim de perceber o que está obscuro e confuso para chegar ao conceito do todo, abarcando as suas determinações e relações. Na busca de compreendermos as percepções e entendimentos dos estudantes em relação ao currículo, a formação e atuação profissional do pedagogo, a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo formam o conjunto de procedimentos investigativos. A técnica base para a coleta de informações junto aos discentes do curso de pedagogia vai ser o questionário e a entrevista semiestruturada.
A arte da vida e a produção de si em Zygmunt Bauman: formação humana contemporânea em análise
O objetivo desse projeto de pesquisa é investigar e problematizar, através de um estudo da obra do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a questão da formação humana no contexto contemporâneo. Para tanto, tomaremos como articulador o debate realizado pelo autor sobre o lugar da arte e sua relação com a produção de si. Enquanto metodologia, será realizado um estudo teórico dividido em quatro etapas. Primeiramente, será realizada uma busca de artigos de comentadores em plataformas de periódicos Scielo e Pepsic a partir dos descritores “formação humana” e “subjetividade”, sendo incluídos aqueles materiais que tenham como referência a obra do autor. Nas três etapas seguintes, serão realizados estudos sistemáticos e analíticos de obras de Bauman que discutam a temática da arte e da dimensão estética (etapa 2), a relação entre a dimensão estética e a produção de si no contexto contemporâneo (etapa 3) e a relação entre literatura e sociologia para, pensar os modos como o sujeito contemporâneo se utiliza da escrita como forma de compreensão e produção de si (etapa 4). Desse modo, espera-se problematizar o lugar da psicologia no contexto contemporâneo, a formação e as práticas por ela preconizadas.
Sonia Regina Vargas Mansano
COVID-19: Experiências e relatos
O estudo tem como objetivo principal a produção de um conjunto de narrativas sobre os acontecimentos relacionados à pandemia do Coronavírus na Região Metropolitana de Londrina (RML). Trata-se de uma pesquisa transdisciplinar, na qual diferentes áreas do saber se unem para refletir e interpretar os testemunhos à luz de áreas como Literatura e Linguística, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Saúde. A transdisciplinaridade almejada aqui valoriza a junção de diferentes olhares sobre acontecimentos relacionados ao isolamento e distanciamento social, com potencial para desenvolvimento de estudos futuros nas áreas de Letras, História, Ciências Sociais, Filosofia, Direito, Psicologia e Enfermagem, ligadas ao projeto. Sua metodologia está baseada na história oral que recolherá relatos com agentes sociais envolvidos na pandemia do novo Coronavírus. Para tanto, ela desdobra-se em 4 eixos temáticos: educação, saúde, sociedade e cultura. Os resultados esperados são a construção de um conjunto de narrativas sobre a pandemia do Coronavírus no momento em que as pessoas estão vivenciando seus efeitos. Isso possibilitará uma reflexão transdisciplinar, a interpretação discursiva, bem como a abordagem ética e histórica dos desdobramentos da pandemia.
Expressões da resistência ao trabalho
O estudo tem por objetivo avaliar criticamente os vínculos que se estabeleceram entre o humano e o trabalho durante a consolidação do modo de produção capitalista. Trata-se da abordagem de um tema complexo e multifacetado, mas ancorado em uma evidência inequívoca: ao final da segunda década do século XXI, parcelas significativas da população em todo o mundo convivem com o desemprego e o subemprego, bem como com as consequências a eles associadas. Uma problemática dessa magnitude, que evidencia a incapacidade das sociedades capitalistas de absorver um excedente de mão de obra que só cresce, aponta para uma questão de fundo: a vida humana socialmente organizada sob a égide do capitalismo depende de fato da existência do emprego formal para uma grande maioria ou, ao contrário, trabalho e emprego poderiam se tornar práticas executadas por parcelas cada vez menores de seres humanos? Haveria modos de vida possíveis sem a hegemonia e mesmo a universalização do trabalho as como conhecemos? Trata-se, então, de uma pesquisa teórica de perfil qualitativo que procura mapear as expressões de resistência ao trabalho. Procuraremos por esses modos de vida nos enunciados das obras de Nietzsche (2000), Lafargue (1999) e Thoreau (1990). Ao final do estudo, pretende-se conhecer como as resistências ao trabalho já se encontram em curso e produzem efeitos na economia global.
Cartografando transformações afetivas precipitadas na pandemia: por uma vida sustentável
Os efeitos provocados pela pandemia de covid-19, declarada pela organização mundial de saúde (OMS) no mês de março do ano de 2020, causada pelo vírus sars-cov-19, são vastos e ainda desconhecidos em sua face relacional e afetiva. As reações planetárias a esse acontecimento, que tem sido considerado um fato social total, percorrem uma gradação diversa que vai das tentativas de acolher o emergente e elaborá-lo, até o negacionismo defensivo. Diante desse quadro, a presente pesquisa tem por objetivo cartografar as transformações afetivas precipitadas na pandemia vislumbrando uma vida sustentável. Sob o enfoque teórico da psicologia social, que visa acompanhar as transformações político-relacionais efetuadas no cotidiano, na interface com a filosofia da diferença, atenta transformações dos afetos e dos desejos, buscar-se-á analisar como a Covid-19 gerou práticas afetivas distintas que transformaram de modo radical o cotidiano. Tais transformações introduziram novos modos de relação marcados por medidas sanitárias preventivas, isolamento social, bem como medo disseminado diante do aumento de casos e do risco eminente de perder a vida. Adotando uma metodologia qualitativa cartográfica, será identificada parte das transformações afetivas, com vistas a analisar tanto a abertura para acolher o acontecimento e superar os efeitos da pandemia quanto a tendência negacionista defensiva geradora de sofrimento psíquico e coletivo. Ao final da pesquisa, será possível conhecer as transformações afetivas precipitadas na pandemia em três esferas: relacionais, laborais e corporais, assinalando para possíveis tecnologias sociais de intervenção em prol de uma vida sustentável.