A Universidade Estadual de Londrina é uma instituição pública dedicada ao ensino superior (graduação, lato sensu e stricto sensu), fundada no ano de 1970. A instituição foi reconhecida como Universidade pelo Decreto Federal n°. 69.324, de 07/10/1971 (Diário Oficial da União, de 08/10/1971, Seção I, Parte I) e tem como mantenedor o governo do Estado do Paraná. Com 47 anos de atuação na cidade de Londrina/PR e região, atuando nas esferas de ensino superior, pesquisa e extensão, ela conta com 9 Centros de Estudos, 57 Departamentos de Ensino, 12 Órgãos Suplementares bem como a Prefeitura do Campus.

Desde sua fundação, a Universidade busca ampliar e oferecer à comunidade programas de pós-graduação de diferentes áreas de conhecimento, acumulando atualmente 102 cursos de lato sensu e 73 cursos de stricto sensu, sendo 48 em nível de mestrado e 25 em nível de doutorado. No ano de 2016, foi aprovado, pela Resolução CEPE n°. 008/2016, a criação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (em nível de Mestrado Acadêmico) que contou com a parceria de três departamentos da Universidade, a saber: Departamento de Filosofia (um docente), Departamento de Psicologia e Psicanálise (seis docentes) bem como o Departamento de Psicologia Social e Institucional (cinco docentes).

O Programa buscou abarcar, desde sua criação, a diversidade da produção na área de Psicologia, fato que justificou a definição de sua área de concentração em Psicologia. Como desdobramento dessa área, foram definidas duas linhas de pesquisa que englobaram a diversidade da formação e produção de seus docentes, sendo elas:

Linha 1

Avaliação Psicológica e Processos Clínicos, caracterizada pela investigação no campo da avaliação psicológica e do desenvolvimento intersubjetivo no âmbito da psicologia clínica com ênfase em psicanálise. A linha aborda as questões do diagnóstico, a construção de instrumentos psicológicos, o estudo do processo de adoecimento psíquico no campo da saúde e no trabalho em equipe multidisciplinar, bem como os processos clínicos em contextos institucionais, individual, de casal e família.

Linha 2

Psicologia Social e Processos Institucionais, que busca realizar a análise dos modos de constituição dos sujeitos nos processos sociais e históricos, seus discursos, sentidos e materialidades, sob o enfoque da Psicologia Social. A linha abarca investigações sobre as relações de saber e poder no âmbito das instituições, as políticas públicas de saúde mental e coletiva, os processos de reestruturação produtiva no trabalho, a dimensão ética presente no cotidiano da vida urbana, bem como os impactos das mídias nos processos de subjetivação.

A decisão por definir essas duas linhas para o Mestrado atendeu a uma necessidade, detectada na cidade de Londrina e na região, de consolidar um centro de pesquisa e formação de docentes de ensino superior ligados à diversidade de temas demandados pela comunidade. Ao mesmo tempo, indica a parceria entre dois departamentos que compõem o Curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina.

Ainda sobre a Universidade Estadual de Londrina, vale mencionar a existência do Hospital Universitário (HU) e do chamado de Ambulatório de Especialidades (AEHU) que se destina ao atendimento ambulatorial dos pacientes. Para isto, conta com equipes profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Farmácia e Bioquímica e Fisioterapia. Possui uma área construída de 10.500 m² que abrigam um setor completo de Psicologia, responsável pelo atendimento de pacientes ligados às mais diferentes especialidades clínicas. O setor de Psicologia do HU e do AEHU oferece, de maneira sistemática e com duração anual, o curso de Psicologia Hospitalar, acolhendo estudantes de todas as graduações em Psicologia oferecidas na cidade e região. Tal setor destaca-se, assim, como mais uma alternativa de pesquisa, formação e produção de conhecimento na área de concentração do nosso Mestrado.

Os dados que vem sendo apresentados sobre a UEL e, mais especificamente, sobre o Mestrado em Psicologia evidenciam a consolidação da cidade de Londrina como referência regional na produção de conhecimento acadêmico e demonstram uma demanda referente à formação stricto sensu tanto em âmbito estadual quanto em nível regional/local. Destacamos também o fato de que outras duas universidades da região, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis), ofertam cursos de stricto sensu em Psicologia, fato que tem potencial para fazer da região um polo de referência nessa área de formação. Desde a aprovação e início das atividades do PPGPSI, os coordenadores dos Programas de Psicologia das três universidades vêm realizando conversas sistemáticas por meio de reuniões para promover a aproximação entre os seus PPGs, fortalecendo o vínculo entre corpo docente e discente, como será explicado mais adiante.            

No ano de 2017, contando com amplo assessoramento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, foi realizado o primeiro processo seletivo do Programa que aprovou, em sua primeira turma, 14 estudantes regulares. Desde então realizamos seleção para Estudante Regular (com abertura de edital entre agosto e setembro de cada ano, seguinte calendário acadêmico institucional) e para Estudantes Especiais (com ofertas semestrais). Além disso, tivemos a entrada de mais dois docentes para o corpo de professores o que também gerou a ampliação do rol de departamentos participantes atuantes no Programa.

Acreditamos que a diversidade de conhecimentos presente na Universidade colabora com o aprofundamento e consistência das dissertações e da formação do discente que terá oportunidade de conhecer outras realidades sociais bem como outras referências filosóficas, teóricas, práticas e metodológicas. Nesse sentido, o Programa destaca ainda outros objetivos específicos que passaram a compor suas atividades regulares:

  • Promover um intercâmbio institucional (IES nacionais) e internacional (IES estrangeiras),
  • Estimular seus discentes a realizar uma formação diversificada que abarque as duas linhas ofertadas e,
  • estabelecer parcerias com outras instituições e PPGs de modo a realizar oferta de disciplinas e outras atividades estratégicas para a formação proposta.

No ano de 2022, o PPGPSI alcançou a nota 4 na avaliação quatrienal da CAPES, fato que possibilitou a elaboração e apresentação da proposta do curso de Doutorado, a qual foi tramitada e aprovada no ano de 2023. Diante dessa conquista e no intuito de ampliar seus horizontes científicos e educacionais em âmbitos locais e regionais, a primeira seleção para o curso de Doutorado acontecerá em 2024. Desde a sua criação, o Programa buscou abarcar a diversidade da produção nas Ciências Humanas, justificando a continuidade do compromisso com a área de concentração em Psicologia e as duas linhas de pesquisa que englobam a diversidade de formação e de produção de seus docentes, sendo elas: Avaliação Psicológica e Processos Clínicos (Linha 1) e Psicologia Social e Processos Institucionais Llinha 2).

Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGPSI têm por objetivo de formar egressos qualificados com nível de excelência para a realização do exercício profissional, acadêmico e científico no âmbito da Psicologia e áreas afins. Além disso, visam formar mestres e doutores para intervir de modo competente, ético e autônomo em diferentes níveis de formação na área de Psicologia com capacidade técnica para atuar tanto na docência quanto na execução e orientação de pesquisas com diferentes níveis de complexidades (Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Especialização, Mestrado e Doutorado).