1. Quem pode se candidatar ao Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina?

Poderão se candidatar graduados ou graduandos de Psicologia e áreas afins (Ciências Humanas, Sociais, da Saúde e Educação). Aos graduandos, caso aprovados na seleção, compete apresentar comprovante de conclusão de curso no ato da matrícula.

2. Quem pode se candidatar ao Doutorado em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina?

Poderão se candidatar portadores do diploma de Mestrado em Psicologia e áreas afins (Ciências Humanas, Sociais, da Saúde e Educação). Aos mestrandos, caso aprovados na seleção, compete apresentar comprovante de conclusão de curso no ato da matrícula.

3. Quantas vagas serão ofertadas?

A cada seleção serão ofertadas até 24 (vinte e quatro) vagas de Mestrado e 12 (doze) vagas de Doutorado distribuídas entre os docentes do Programa.

3. Há a modalidade de Estudante Especial?

Sim. A cada semestre haverá edital específico para essa modalidade de estudante. Neste site, temos uma página que explica em detalhes a modalidade de Estudante Especial.

4. Em quais dias da semana serão ministradas as disciplinas?

Comumente, as aulas são às Quartas (14h-18h), Quintas (8h-12h e 14h-18h) e Sextas (8h-12h). É preciso que o candidato se programe para estar disponível nesses horários, pois todas as disciplinas ministradas no primeiro semestre são obrigatórias. Mudanças ocasionais poderão ser realizadas a depender da organização geral do corpo docente do PPGPSI.

5. É possível cursar as disciplinas obrigatórias fora desses horários?

Não. O estudante aprovado no Mestrado ou no Doutorado precisa realizar a matrícula e cursar todas as disciplinas organizadas para cada semestre, devendo cumprir todos os créditos obrigatórios referentes ao mesmo. Não é permitido adiar créditos obrigatórios.

6. Qual a exigência para Comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira?

Os candidatos ao Mestrado devem apresentar um dos seguintes documentos autenticados, certificando no mínimo nível intermediário e com data de validade de no máximo 3 anos. Os candidatos ao Doutorado deverão apresentar a comprovação de proficiência em duas línguas, conforme quadro abaixo:

Modalidade:
TOEFL IBT
TOEFL ITP
FCE
IELTS
TOEIC
ECCE
DELE
TESE PRIME Inglês (TEAP) ou Espanhol (TEPLE), na área de Ciências Humanas.
Cópia autenticada do comprovante de Proficiência em Língua Estrangeira (teste de nivelamento) em nível intermediário ou superior (inglês ou espanhol) expedido por escolas de línguas estrangeiras competentes, mediante avaliação realizada presencialmente.
Cópia autenticada do certificado de Conclusão de Curso de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) em nível intermediário ou superior, expedido por escolas de línguas estrangeiras competentes.
Declaração de aprovação em prova de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) expedida por outros Programas de Pós-graduação Stricto Sensu.

7. É possível apresentar como documentos de Comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira os testes online que são disponibilizados pelas escolas de língua?

Não. O documento de comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira (teste de nivelamento) deve ser apresentado mediante realização de prova escrita, realizada presencialmente nas escolas de línguas estrangeiras competentes. Portanto, não serão admitidos testes online das escolas de línguas.

8. Como posso saber as áreas de interesse do corpo docente?

Essa informação está disponível neste site, no menu corpo docente, na qual você também pode acessar os Currículos Lattes dos docentes. Além disso, nas redes sociais do PPG, como Facebook e Instagram, são publicados periodicamente links com publicações e eventos (organizados e com participação) dos docentes que compõem o Programa.

9. O candidato poderá indicar um orientador?

Não. No ato da inscrição, o candidato deve escolher em qual das duas linhas de pesquisa deseja ser avaliado. As linhas de pesquisa estão descritas neste site, nos menus Sobre o Programa e Projetos.

10. Haverá uma lista de referências bibliográficas para a prova de Conhecimento Específico?

A cada edital poderá ser apresentada uma lista de referência bibliográfica que será disponibilizada no site, a depender da decisão da comissão de seleção do PPGPSI.

11. Quando será aberto o período de inscrição para o processo seletivo?

As inscrições para o processo seletivo do Mestrado e Doutorado acontecerão no segundo semestre de cada ano (entre agosto e setembro), seguida da seleção que comumente se dá entre os meses de setembro e dezembro, conforme calendário geral dos cursos de Stricto Sensu da Universidade Estadual de Londrina.

12. Quando será publicado o Edital de Seleção?

O Edital de Seleção do Mestrado e do Doutorado em Psicologia estará disponível no mês de julho no site da PROPPG (www.uel.br/proppg/) e no site do Programa (pos.uel.br/psicologia/).

13. Os estudantes que ainda estão cursando o último ano da graduação podem se inscrever no processo seletivo do Mestrado?

Sim. Os estudantes que estão cursando o último ano de graduação podem se inscrever no processo seletivo mediante entrega de documento comprobatório de colação de grau ou atestado que demonstre estar matriculado no último ano de graduação emitido pela instituição.

Entretando, caso sejam aprovados, precisam entregar o diploma ou certificação oficial de conclusão no ato da matrícula. Nesse documento deve constar a data de conclusão do curso de graduação (dia/mês/ano) e tal data deve ser anterior à matrícula no Mestrado em Psicologia da UEL.  Sem esse documento, o estudante aprovado não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga.

13. Os estudantes que ainda estão cursando o Mestrado podem se inscrever no processo seletivo do Doutorado?

Sim. Os estudantes que estão finalizando seu Mestrado podem se inscrever no processo seletivo mediante entrega de documento comprobatório da previsão da data da defesa emitido pela instituição.

Entretando, caso sejam aprovados, precisam entregar o diploma ou certificação oficial de conclusão no ato da matrícula. Nesse documento deve constar a data de conclusão do Mestrado (dia/mês/ano) e tal data deve ser anterior à matrícula no Doutorado em Psicologia da UEL.  Sem esse documento, o estudante aprovado não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga.

14. O programa oferece bolsas de estudo para estudantes?

Sim. O programa oferece bolsa de estudos para estudantes e estas são atribuídas mediante processo seletivo definido pelo colegiado do PPSPSI com base nas regras institucionais da CAPES (Portaria no. 76 de 14 de abril de 2010, artigo 9). Mais informações, na aba Bolsas.

15. O que é o Estágio Docente?

Consiste em um estágio no qual o estudante do Mestrado ou do Doutorado passa pela experiência de acompanhar o trabalho de um docente vinculado ao PPGPSI que atua no curso de graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. O estagiário participa da elaboração de planos de aula e da execução de atividades didático-pedagógicas. O estágio é opcional para estudantes regulares e obrigatório para estudantes bolsistas. Para o Mestrado a duração do estágio é de 30 horas, com o cumprimento de 2 créditos. Já para o Doutorado a duração é de 60 horas, com atribuição de 4 créditos. O PPGPSI estimula seu corpo discente a fazer o Estágio Docente por considerar que esta é uma atividade de extrema importância para formação de mestres e doutores.