O presente projeto visa realizar ações de inserção de docentes e discentes (em especial, estudantes bolsistas) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) em diferentes contextos sociais a partir da construção de pontes entre os conhecimentos derivados das pesquisas produzidas no Programa e a sociedade. A partir dessa premissa, busca-se realizar parcerias – em especial, no âmbito das políticas públicas (como a educação, saúde e assistência social), com o objetivo de fomentar, por um lado, processos de formação e construção de tecnologias sociais para profissionais que atuam diretamente com o público-alvo de tais políticas e, por outro, atender, a partir dessas articulações, demandas específicas junto às comunidades atendidas, configurando-se, desse modo, dois eixos de atuação. Paralelamente ao recebimento de demandas encaminhadas pelos serviços de atendimento às comunidades, o projeto também prevê, junto a estudantes e docentes do Programa, a construção de estratégias de ação dentro dos dois eixos previstos, sendo este um atravessamento considerado, por exemplo, na construção dos programas de disciplinas e demais atividades de extensão institucionais previstas (como, aulas abertas, reuniões técnicas e eventos científicos organizados pelo Programa). Por fim, propõe-se que tais atividades também sejam ponto de partida para produção de conhecimento, de modo a configurar-se não apenas como aplicação do que já foi pesquisado, como também, possibilidade de provocação para a realização de outras propostas de investigação. Ressalte-se que este projeto é uma das atividades dos trabalhos relacionados a dois grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: “Avaliação Psicológica e Processos Clínicos” e do Grupo de Pesquisa “Diagnósticos do Contemporâneo: Subjetividade, resistência e criação”, vinculados respectivamente aos departamentos de Psicologia e Psicanálise (PPSIC) e Psicologia Social e Institucional (PSI) da Universidade Estadual de Londrina.