INFORMAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA

A matrícula de estudantes ingressantes será realizada via internet, por meio do site da Instituição: sistemas.uel.br/portaldepos/ (no período divulgado a cada novo Edital de Resultado e Convocação para Matrícula).

  1. O candidato aprovado e classificado terá que primeiramente cadastrar-se para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação, para, após, realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula.
  2. Para quem já tem cadastro no Portal do Estudante de Pós-Graduação basta clicar em ENTRAR (canto superior direito da tela) e informar o novo número de matrícula e a senha de acesso que já possui; caso tenha se esquecido da senha, clique “Esqueceu sua senha?” para recuperá-la. Após preencher os campos NÚMERO DE MATRÍCULA e SENHA, o estudante deverá clicar no botão “Confirmação de Matrícula”, selecionar as disciplinas que irá cursar e clicar no botão “Salvar”;
  3. Para quem NÃO tem cadastro no Portal do Estudante de Pós-Graduação: Acessar o endereço sistemas.uel.br/portaldepos/ e clicar no link da barra de menu “Cadastre-se”. Ao finalizar o cadastro o estudante receberá no e-mail cadastrado o número de matrícula e a senha. Em seguida, o estudante deverá retornar ao Portal do Estudante, preencher os campos NÚMERO DE MATRÍCULA e SENHA recebidos por e-mail, clicar no botão “Confirmação de Matrícula”, selecionar as disciplinas que irá cursar e clicar no botão “Salvar”;
  4. É obrigatório a realização da matrícula, via web, no Portal do Estudante (sistema.uel.br/portaldepos/), assim como o upload dos documentos conforme descrito no edital de Resultado e Convocação para Matrícula.
  5. Caso o estudante perca o prazo da matrícula: Realizar o pedido de matrícula fora de prazo através do PORTAL DO ESTUDANTE seguindo as orientações descritas no Manual para PEDIDO FORA DE PRAZO. O pedido será tramitado on line e deverá ser aprovado on line pela coordenação do Programa.
  6. Caso o pedido de matrícula fora de prazo tenha sido deferido: O estudante receberá instruções no e-mail para entrar no PORTAL DO ESTUDANTE e realizar a operação aprovada, na guia Serviços –> Confirmação de Matrícula e clicar no botão “Confirmar Matrícula” (o estudante terá o prazo de 2 dias após a aprovação do Coordenador do Programa para realizar a confirmação da matrícula).
INFORMAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA REMATRÍCULA

Em todos os semestres os estudantes devem realizar a rematrícula.

  1. A rematrícula é feita pelo estudante por meio do Portal do Estudante de Pós-Graduação via web, dentro do período de rematrícula (definido conforme Calendário de Atividades dos Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu, divulgado pelo Programa) e a coordenação do Programa defere ou não o pedido via Sistema UEL.
  2. O estudante que não efetuar a rematrícula dentro do prazo estabelecido no Calendário de Atividades dos Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu poderá fazê-lo, uma única vez, dentro do prazo de 15 (quinze) dias contados do dia do encerramento da rematrícula, mediante o pagamento de multa fixada pelo Conselho de Administração da UEL. O não cumprimento dos prazos estipulados neste parágrafo implicará no desligamento automático do estudante do Programa.
  3. Caso o estudante perca o prazo da rematrícula: Realizar o pedido de rematrícula fora de prazo através do PORTAL DO ESTUDANTE, na guia Serviços –> Requerimentos –> Pedido Fora de Prazo, em Novo Requerimento –> Escolher o Tipo de Requerimento desejado, preencher os campos da tela e clicar no botão “Solicitar” para salvar. O pedido será tramitado on line e deverá ser aprovado on line pelo orientador do estudante e pela coordenação do Programa.
  4. Caso o pedido de rematrícula fora de prazo tenha sido deferido: O estudante receberá instruções no e-mail para entrar no PORTAL DO ESTUDANTE e realizar a operação aprovada, na guia Serviços –> Confirmação de Rematrícula e clicar no Botão “Confirmar Rematrícula” (o estudante terá o prazo de 2 dias após a aprovação do Coordenador do Programa para realizar a confirmação da rematrícula).

Atenção: A matrícula/rematrícula na disciplina de Estágio de Docência deverá ser feita separadamente, via web, no início de cada semestre letivo.