Linha 1: Avaliação Psicológica e Processos Clínicos
Leandro Anselmo Todesqui Tavares
Das variadas figurações do mal-estar na atualidade até os seus desdobramentos psicopatológicos, circunscrevem-se de maneira acentuada as situações clínicas típicas da esfera dos estados ansiosos (angústia) como o transtorno do pânico, fobias, ansiedades generalizadas, stress pós-traumático, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros; bem como, é igualmente significativo o aumento dos casos de depressão em suas variadas formas e quadros clínicos semelhantes, tais como, a apatia, o tédio, o vazio existencial, a baixa auto-estima, a tristeza paralisante, o stress, os picos de irritabilidade e agressividade, o esgotamento psíquico evidenciado em fadiga/cansaços intensos. Por sua vez, como forma de tratamento mais conveniente à cultura da pressa e do imediatismo, o uso indiscriminado de psicofármacos caracteriza, na grande maioria dos casos, uma situação de fármaco-dependência sem que necessariamente se apresente uma resolução psíquica/emocional do mal-estar ou sintomas psicológicos, haja vista muitas vezes uma dependência adquirida, onde se observa indivíduos incapazes de retomar a vida sem fazer um uso contínuo de medicações psiquiátricas, estas acompanhadas de efeitos colaterais nocivos à variadas funções psíquicas e aos processos subjetivos da ordem do desejo. No que diz respeito aos serviços da clínica psicológica da uel, é comum existir listas de espera para os atendimentos, sobretudo, os individuais, em virtude da alta demanda de procura por atendimentos psicológicos nesta modalidade. Tendo em vista o panorama dos mal-estares, a medicalização, e as situações de sofrimentos psíquicos na atualidade, bem como, a alta procura pelos serviços psicológicos tanto aqui na uel quanto nos demais dispositivos de atendimentos públicos na cidade de londrina, propõe-se com a execução deste projeto o desenvolvimento de atendimentos individuais de pacientes adultos, sob a perspectiva de psicoterapia psicanalítica em frequência semanal, com vistas a atender os quadros diagnósticos anteriormente descritos. Complementarmente, objetiva-se contribuir para a formação, capacitação e qualificação do psicólogo clínico, a partir de supervisões clínicas psicanalíticas (lacan/freud) em reuniões com o grupo de colaboradores, momento em que se caracteriza a condição de avaliação dos atendimentos ofertados, indicação de leituras/estudos baseados nos casos atendidos, ensino e transmissão da psicanálise.
Maíra Bonafé Sei
Clínica psicanalítica de casal e família na clínica psicológica da UEL
Almeja-se, por meio deste projeto de extensão, ofertar a psicoterapia psicanalítica de casais e famílias na clínica psicológica da UEL ao público encaminhado por serviços de saúde, assistência social, poder público de londrina e região ou às pessoas que buscam espontaneamente o serviço. Compreende-se que por meio deste tipo de intervenção clínica pode-se trabalhar o vínculo estabelecido entre os familiares, contemplando-se aspectos concernentes à transmissão psíquica geracional e ao aparelho psíquico familiar. Tem-se, com isso, um foco diferente daquele dado na psicoterapia individual, favorecendo a mudança nos papéis estabelecidos no casal e família, com a saída o paciente identificado desta posição. Propõe-se que a psicoterapia com sessões semanais, que podem ser mediadas por recursos artístico-expressivos para facilitar a comunicação e a elaboração de conteúdos de ordem emocional. No que se refere à capacitação dos estudantes colaboradores do projeto, esta ocorrerá por meio de supervisões clínicas grupais e individuais, para discussão dos casos atendidos, somada à leitura de textos concernentes à área em questão. A avaliação do projeto ocorrerá de forma contínua, tendo como critério informações concernentes à vinculação e abandono do processo psicoterapêutico por parte dos casais e famílias atendidos. Espera-se, assim, disponibilizar à população um tipo de intervenção clínica que contempla aspectos intersubjetivos, ainda pouco disponibilizada nos equipamentos de saúde do município, fomentando o papel social desempenhado pela Universidade.
Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis
A interdisciplinaridade no cuidado da saúde da mulher nos diferentes níveis de atenção
A formação dos trabalhadores de saúde constitui-se em um dos principais desafios para a efetivação do sistema único de saúde (SUS). A residência multiprofissional em saúde da mulher é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada à educação em serviço de profissionais que integram a área de saúde, desenvolvida em parceria entre as instituições de ensino e os serviços de atenção básica, intermediária e especializada à saúde da mulher ofertados no hospital universitário (HU) da universidade estadual de londrina (UEL), no ambulatório multiprofissional em saúde da mulher (AMASM) e em unidades básicas de saúde (UBS) do município de londrina. Na universidade estadual de londrina (UEL), a institucionalização da residência multiprofissional em saúde da mulher (RMSM) ocorreu em 2012, com primeira turma acontecendo no biênio 13/14. Essa residência tem o objetivo de especializar os profissionais em saúde da mulher, mediante práticas interdisciplinares e multiprofissionais que visem o cuidado integral à saúde das pessoas, famílias e comunidades, com capacidade de intervenção crítica na organização do processo de trabalho em equipe, visando à melhoria da qualidade de vida e saúde da população alvo nos vários níveis de atenção à saúde da mulher. A atuação da RMSM produz um saber potente na medida em que a realidade é problematizada com a participação de tutores e preceptores e os profissionais intervêm sobre os problemas de saúde das mulheres atendidas pela equipe multiprofissional. Tais ações propiciam que os residentes se apropriem das necessidades de saúde da população usuária destes serviços de saúde e desenvolvam suas habilidades específicas. Diante disso, no intuito de dar visibilidade às ações desenvolvidas pela RMSM, esse projeto tem o objetivo de descrever as ações da RMSM junto às usuárias destes serviços e caracterizar a população atendida e também trabalhadora destes locais. Trata-se de um estudo que pretende articular pesquisa e extensão por meio de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa. A população de estudo serão as mulheres usuárias do sistema de saúde, os profissionais de saúde em interface com a RMSM, os próprios residentes e os docentes da residência multiprofissional em saúde da mulher (RMSM). O HU, o AMASM e as UBS do município de londrina são campos de atuação da RMSM, da universidade estadual de londrina. Como instrumento de coleta de dados, no âmbito qualitativo pretende-se utilizar a entrevista, grupo focal, observação participante e análise documental. Já no âmbito quantitativo os instrumentos utilizados serão os formulários e questionários utilizados como instrumento de trabalho da equipe multiprofissional. A análise dos dados qualitativos será embasada na análise de conteúdo e os dados quantitativos serão processados e analisados estatisticamente. Ao final desta pesquisa espera-se que as ações desenvolvidas pela RMSM junto às usuárias e à equipe de trabalhadoras destes serviços de saúde, possam contribuir para a reflexão sobre o processo de trabalho em equipe, aprofundar estudos na área da formação multiprofissional em saúde, fortalecer os conhecimentos já adquiridos e incorporar novos elementos de produção científica sobre o trabalho multiprofissional em saúde e na formação dos profissionais na atenção à saúde em todos os níveis; sistematizar e padronizar as ações e projetos desenvolvidos pela RMSM; melhorar a qualidade de vida da população participante do projeto, diminuir a morbimortalidade da população estudada, promover ações individuais e coletivas para promoção da saúde e estímulo à participação popular na prevenção à saúde.
Silvia Nogueira Cordeiro
A inserção do psicólogo em equipe multiprofissional de saúde é uma área relativamente nova na psicologia. Participar de uma equipe multiprofissional não significa estar inserido nela. A inserção é um processo que envolve a construção de um lugar, onde o psicólogo possa operar dentro do referencial teórico que o sustenta, no caso a psicanálise. É a formação clínica que possibilita a construção desse lugar e a articulação com os diferentes discursos e éticas que permeiam a área da saúde. Neste sentido este projeto tem o objetivo de promover a inserção dos discentes nas atividades desenvolvidas pelos residentes do programa da residência multiprofissional em saúde da mulher. A partir dessa proposta, espera-se ampliar a percepção dos estudantes sobre o processo de saúde-doença, em especial sobre o sofrimento psíquico que afetam mulheres adultas adoecidas; desenvolver procedimentos psicanalíticos de intervenções na instituição de saúde pública, de média complexidade; assim como, desenvolver a habilidade para atuar em equipe multiprofissional. Os discentes colaboradores irão realizar consultas compartilhadas no ambulatório multiprofissional de atenção à saúde da mulher – AE/UEL, participarão das discussões de casos clínicos com equipe multiprofissional e realizar atendimento clínico individual. A avaliação dos discentes será por meio de supervisão semanal e relatório semestral dos atendimentos realizados nas consultas compartilhadas e dos atendimentos clínicos individuais. Também serão realizados encontros com discentes colaboradores e residentes para avaliar o desempenho da equipe multiprofissional nas consultas compartilhadas e a pertinência dos encaminhamentos realizados.
Linha 2: Psicologia Social e Processos Institucionais
Eneida Silveira Santiago
Incubadora tecnológica de empreendimentos solidários – INTES
O programa de extensão universitária “Incubadora tecnológica de empreendimentos solidários – INTES” tem como objetivo principal apoiar o desenvolvimento da economia solidária na região de Londrina – PR, ou seja, na área de abrangência da universidade estadual de londrina – UEL. A INTES atua na incubação direta de empreendimentos de economia solidária – EES, e na assessoria e capacitação a outras entidades públicas e privadas que também desenvolvem o trabalho de incubação e/ou apoio aos EES. O público alvo atendido é formado principalmente por pessoas em situação de vulnerabilidade social e excluída do mercado formal do trabalho, os quais recebem da INTES a capacitação técnica e apoio necessário para a formação de cooperativas, associações e outras formas de trabalho coletivo, sempre dentro dos princípios que norteiam a economia solidária como: propriedade coletiva dos meios de produção, cooperação, autogestão democrática e participativa, solidariedade, preço justo e preservação ambiental. O programa também fornece capacitação e assessoria a agentes públicos e de entidades privadas que desenvolvam trabalho de apoio à economia solidária. O programa é multidisciplinar e conta com a participação de estudantes, professores e técnicos de diversas áreas do conhecimento como: economia, serviço social, direito, administração, contabilidade, psicologia, agronomia, design de moda, design gráfico, artes visuais, comunicação social, farmácia, etc. Espera-se que o programa contribua para gerar oportunidades de trabalho e renda com a criação de novos empreendimentos, o aprimoramento das atividades dos EES já existentes e a ampliação do rendimento obtido pelos seus sócios trabalhadores. Também se espera o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pelas entidades públicas e privadas parceiras no trabalho de apoio ao desenvolvimento da economia solidária na região de londrina. Finalmente, espera-se principalmente contribuir para a formação de estudantes que serão capazes de trabalhar na economia solidária, com eficiência e responsabilidade social.
Flávia Fernandes de Carvalhaes
Entretons: disrupturas discursivas decoloniais de comunicação de vidas que importam
As disrupturas discursivas dos corpos considerados dissonantes como idosos, LGBTIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, intersexuais, trangêneres, travestis, transexuais, assexuais), queers, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, entre outros, é uma necessidade na política de aparições preconizada por Judith Butler, na construção de narrativas contra hegemônicas, que se oponham ao mundo constituído pelo império heterossexual, capitalista, neoliberal e necropolítico. A construção de novas possibilidades de aparição, protagonizades por corpes subalternizades, traz para as cenas dos jogos políticos, novas possibilidades de outros mundos, em que todas as vidas valham, em que todes os corpes importem e que todes os seres vivos sejam valorados como vidas vivíveis. Os processos comunicacionais produzidos por e voltados para as próprias pessoas consideradas à margem, ampliam a diversidade de narrativas constitutivas de outros modos de (re)existência dos corpes que vivem nas trincheiras, proporcionam disputas narrativas fundamentais para subversões das lógicas das valorações de quais vidas importam. A comunicação popular, comunitária, midiativista, midialivrista, democrática e participativa, tensiona o cis-tema e produz efeitos disruptivos, em que essas vidas possam proclamar suas existências, a partir do que vivenciam em suas próprias peles. Para isso, o projeto propõe ações no campo do gênero, interseccionados com as questões do etarismo, racismo, etnia, classe social e localização geopolítica. As novas narrativas a serem construídas serão transversalizadas pelos conceitos da comunicação contra hegemônica; a partir da proposta metodológica da cartografia sentimental.
Sonia Regina Vargas Mansano
Redes digitais e a memória de sábios indígenas nas escolas estaduais indígenas do norte do paraná
O presente projeto propõe o uso de tecnologias da informação e comunicação, especificamente o uso da comunicação audiovisual na internet e nas redes digitais, como ferramenta de fortalecimento e qualificação da educação escolar indígena e das escolas estaduais indígenas localizadas na região norte do paraná. A proposta é produzir uma série de vídeos documentais com sábios indígenas a serem publicados em um portal de memórias e saberes tradicionais (vinculado ao site oficial da universidade estadual de londrina), e divulgados em um circuito audiovisual de intercâmbios de experiências pedagógicas afirmativas e interculturais desenvolvidas nas comunidades e escolas estaduais indígenas a serem atendidas pelo projeto. As equipes pedagógicas e estudantes indígenas do ensino fundamental e médio das escolas estaduais indígenas, bem como com as lideranças indígenas e mediados pela participação dos acadêmicos indígenas da uel, serão instigadas e orientadas a registrar em vídeo os depoimentos dos sábios indígenas e as práticas pedagógicas que valorizem o patrimônio cultural indígena e seus saberes, compondo um acervo de narrativas e imagens que possa ser compartilhados com as equipes das escolas estaduais indígenas do paraná e do país, e acessados em diversas redes sociais. É sabido que os sábios indígenas, anciões de idades mais avançadas nas suas comunidades de pertencimento, são detentores de conhecimentos linguísticos, históricos e cosmológicos de seus povos e comunidades, nem sempre reconhecidos e ouvidos pelas equipes de diferentes sistemas públicos de educação, de saúde e outras politicas sociais. Importante reconhecer que, na atualidade, a escola e as redes de comunicação digital necessitam compor diferentes modos de registro e transmissão para as novas gerações, sendo tais sábios indígenas os guardiões da memorias ancestrais de seus povos.
O projeto objetiva conhecer e analisar os impasses, desafios e risco em defesa da vida que são assumidos por ativistas e líderes das causas sociais e ambientais com vistas a intervenções grupais de potencialização. Sua elaboração foi pautada em problemas de ordem social e ambiental que, há tempos, estão presentes no contexto brasileiro gerando uma série de dificuldades para a população e seus governantes. No enfrentamento desta situação ganham a cena diferentes mulheres que assumem o protagonismo de atividades dirigidas à defesa da vida como as ativistas e líderes que se dedicam às causas sociais e ambientais. Ancorado em uma perspectiva metodológica qualitativa, a presente proposta de pesquisa-intervenção será executada em duas frentes. Na primeira parte, com ênfase em pesquisa, utilizar-se-á a estratégia teórica interdisciplinar bem como a estratégia documental para delinear e analisar o problema em pauta, valendo-se dos conhecimentos advindos da psicologia social, ecologia, sociologia e filosofia da diferença. Na segunda parte, o foco serão as intervenções a serem realizadas em grupos de mulheres ativistas e líderes que se dedicam às causas sociais e ambientais. Adotando a perspectiva teórica e prática da análise institucional nas intervenções, serão discutidos temas como implicação, transformações sociais, resistências, potencialização, processos de autoanálise e autogestão. Espera-se, como resultado, contribuir para uma análise situada e crítica acerca dos desafios enfrentados pelas ativistas e líderes na busca pela expansão de uma vida relacional qualificada, socialmente inclusiva e fortalecedora de vínculos afetivos.