Formação de professores de Química: publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola

Esta pesquisa teve como objetivo investigar, nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNESC), como a temática formação de professores de Química tem sido entendida pelos pesquisadores da área, com o intuito de caracterizar este tema em questão, em termos de ano de publicação e foco de pesquisa. Para isto, foi feito um levantamento dos artigos publicados na QNESC, no período de (1995-2016) que abordavam a formação de professores de Química. Como metodologia de análise e coleta de dados, utilizou-se a análise textual discursiva. Para a organização dos dados, foram selecionadas palavras representativas presentes nas propostas dos artigos que auxiliaram na categorização. Por meio da análise identificou-se que a maioria dos artigos que abordam o tema formação de professores de Química foram publicados nos últimos oito anos. Sendo que 25,34% dos artigos selecionados, descreve e discute questões da formação inicial, 5,47% faz análise de aspectos da formação continuada, 7,53% relaciona a formação de professores com a profissionalização docente, 10,27% discute a prática pedagógica de professores em formação, 10,95% investigou dois ou mais dos aspectos anteriores em um único artigo e 40,41% abordou a formação de professores como consequência da pesquisa. A partir dos dados, destacou-se algumas tendências de pesquisa e possíveis lacunas ainda a serem investigadas, no que diz respeito à área de formação de professores de Química.