EDUCIM – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Coordenadores: Sérgio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos e Fabiele Cristiane Dias Broietti
Página do grupo: http://educim.com.br/

Resumo: O grupo de pesquisa EDUCIM tem como objetivo geral investigar temas relacionados à formação de professores, ao ensino e à aprendizagem em Ciências e Matemática, tanto na educação formal quanto na educação informal. Três orientadores do PECEM fazem parte do grupo: Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos e Fabiele Cristiane Dias Broietti, sendo responsáveis por sua coordenação. O grupo tem mantido colaboração com pesquisadores de outras instituições do Brasil (principalmente paranaenses) e do exterior, como a Universidade de Aveiro (Portugal) e as universidades moçambicanas UniLicungo e UniRovuma. Nos últimos anos dedicou-se, principalmente, a investigar a ação docente, a ação discente e suas conexões, procurando entender o que de fato, professores e alunos, fazem em sala de aula. Este programa de pesquisa, denominado PROAÇÃO, possui duas questões gerais: a) Quais ações docentes e discentes são observadas em aulas de Ciências e Matemática no ensino básico e superior, como elas podem ser interpretadas e de quais formas elas se conectam? b) Que implicações para o ensino, a aprendizagem e a formação de professores podem ser extraídas dos resultados encontrados? As análises qualitativas (análise de discurso, análise de conteúdo, análise textual discursiva) têm sido adotadas como metodologias gerais para a interpretação dos dados. O grupo está instalado nas dependências do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL), órgão suplementar da UEL, situado no campus, sendo responsável pelas atividades do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTL. 

Linhas de pesquisa:

  • Ação docente, ação discente e suas conexões;
  • Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática;
  • Formação de professores em Ciências e Matemática;
  • Relação com o saber em sala de aula.

GECCE – GRUPO DE ESTUDOS CULTURAIS DA CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO

Coordenador: Moisés Alves de Oliveira

Neste grupo estudamos e pesquisamos a produção das ciências através dos estudos detalhados das atividades científicas por uma ótica mais social do que epistemológica. Nossa fundamentação tem a ver com a sociologia do conhecimento, que acredita numa conexão construcionista e heterogênea entre conhecimento científico e vida social. O interessado engajamento nessa perspectiva nos faz articulados com o pensamento não-estruturalista e fornece novos olhares e problematizações acerca dos determinantes sociais e naturais. Fazendo surgir atividades e ações que coadunam com o pensamento e a postura que se convencionou chamar de Estudos Culturais (das Ciências). Os participantes do grupo caracterizam-se por adotar estratégias e pensamentos não-paradigmáticos, por rejeitarem metodologias próprias ou qualquer tradição fundadora de um discurso próprio. Tem-se aí um campo de pesquisas e estudos em que o objeto, o informante, o acontecimento são olhados como adisciplinares, portanto, muitas vezes, de posições antagônicas com outros campos acadêmicos, em particular aqueles ditos disciplinados ou disciplinantes. O GECCE alimenta preocupação constante em examinar as práticas culturais do ponto de vista das relações de poder, das agonísticas que se vascularizam nas articulações da cultura, da educação e do conhecimento. Buscamos problematizar as ciências e os cientistas em suas várias dimensões híbridas e mescladas das ciências na vida coletiva, com história, flexibilidade, cultura; em última análise, dar à atividade científica mais realidade. Buscamos o entendimento de como se estabelecem os acordos. Quem exerce poder para decidir. Como se vão constituindo as “evidências” dos enunciados científicos e da própria condição da produção científica. O objetivo é alcançar pontos estáveis e confiáveis de análises que busquem superar a mística científica de um sistema puramente teórico-cognitivo nas atividades da ciência. 


GEPPMat GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO

Coordenadora: Angela Marta P. D. Savioli

Resumo: O Grupo de Estudo e Pesquisa do Pensamento Matemático – GEPPMat -, sob orientação da professora Dra. Angela Marta P. D. Savioli, integra os grupos de estudo do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Desenvolve estudos e pesquisas a respeito do pensamento matemático na perspectiva dos teóricos Tall (2002), Resnick (1987), Sfard (1991), Dreyfus (1991), Dubinsky (1991), Lajoie e Mura (2004) entre outros. São questões centrais nas discussões e pesquisas do grupo: caracterizações do pensamento matemático (avançado e elementar), em especial do pensamento algébrico; processos envolvidos no desenvolvimento deste pensamento; dificuldades na aprendizagem de conceitos matemáticos; características de pensamento algébrico evidenciadas por estudantes da Educação Básica.


GENAPEC GRUPO DE ESTUDOS ENSINO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Coordenadora: Andreia de Freitas Zompero

Resumo: O grupo de estudo Ensino, Aprendizagem e Educação Científica – GENAPEC- está cadastrado no diretório do CNPq e tem por objetivo estudar e investigar fundamentos de ensino e aprendizagem das Ciências  da Natureza com base  em referenciais da psicologia cognitiva, aprendizagem significativa, ensino por investigação e práticas epistêmicas. Oportuniza espaços para discussões e apresentação de estudos relativos à educação científica e suas interlocuções com a educação em  saúde visando à formação discente e docente. 

Linha de pesquisa: A construção do conhecimento em Ciências e Matemática.


GEPEFOPEM GRUPO DE ESTUDO E PEQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Coordenadora: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Página do grupo: http://www.uel.br/grupo-estudo/gepefopem/apresentacao.html

O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – Gepefopem é constituído por investigadores, professores e futuros professores interessados em investigar os fundamentos e os processos de constituição dos conhecimentos/saberes docentes na formação inicial e
continuada de professores que ensinam matemática; as compreensões dos professores sobre o modo como seus alunos aprendem; os conhecimentos/saberes mobilizados na elaboração de atividades de
matemática para a sala de aula, bem como, a formação em contexto. Para tanto, busca-se compreender fatores intervenientes na aprendizagem docente e no movimento de constituição de sua identidade profissional em diferentes contextos, como grupos de estudos, Comunidades de Prática, Grupos
Colaborativos, disciplinas e atividades do curso de licenciatura, dentre outros.


GEPEMA GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AVALIAÇÃO

Coordenadora: Regina Luzia Corio de Buriasco
Página do grupo: http://www.uel.br/grupo-estudo/gepema/

Resumo: O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA) cadastrado no Diretório dos Grupos do CNPq, está situado no Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e desenvolve suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Atualmente as principais atividades incluem investigação relacionada à Educação Matemática Realística e à Avaliação da Aprendizagem Escolar, bem como à formação de pesquisadores em níveis de Mestrado e Doutorado.

Professor(es) do PECEM que compõem o grupo:

  • Regina Luzia Corio de Buriasco
  • Magna Natalia Marin Pires
  • Pamela Emanueli Alves Ferreira

GETEPEC GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS

Coordenador: Álvaro Lorencini Júnior
Página do grupo: http://getepecuel.blogspot.com/

Resumo: Este grupo de pesquisa tem como propósito investigar os referenciais teóricos e metodológicos que atendem os objetivos e as questões de pesquisa na perspectiva da prática reflexiva, investigativa e crítica da formação inicial e continuada de professores das Ciências; pesquisar as tendências dos processos interativos e suas implicações para a elaboração de significados em sala de aula; investigar as perspectivas dos processos de ensino para a aprendizagem de conceitos científicos e as tendências dos processos educativos para a construção de valores no âmbito da educação ambiental e da educação para a sexualidade.

Linhas de pesquisa:

  • Formação Inicial e Continuada de Professores das Ciências;
  • Ensino-Aprendizagem das Ciências;
  • Processos Interativos em Sala de Aula;
  • Educação Ambiental;
  • Educação para a Sexualidade. 

Professores do PECEM que compõem o grupo: Mariana Ap. Bologna Soares de Andrade.


GPEEC GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA

Coordenadora: Mariana A. Bologna Soares de Andrade

Resumo: Este grupo de pesquisa tem como objetivo investigar questões acerca do ensino e epistemologia da ciência. As pesquisas são orientadas pelos referenciais teóricos da epistemologia das ciências, natureza da ciência e ensino de ciências. Nesta perspectiva, os pesquisadores do grupo investigam os processos de ensino e aprendizagem das ciências. Os estudos do grupo possuem duas linhas de temáticas: conhecimentos gerais em ensino de ciências e os conhecimentos biológicos, em especial, a evolução biológica no ensino de ciências.


IFHIECEM INVESTIGAÇÕES EM FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MATEMÁTICA

Coordenadora: Irinéa de Lourdes Batista
Página do grupo: http://www.uel.br/grupo-pesquisa/ifhiecem/index.html

Resumo: O grupo reúne as áreas de Ciências da Natureza: Biociências, Química e Física, e Matemática e sua base investigativa encontra-se em questões históricas, filosóficas e sociológicas na teorização científica, a partir do entendimento do conceito de teoria científica e na discussão da construção e progresso de teorias científicas. A partir dessa base, articula-se essas áreas de forma interdisciplinar epistêmico-metodológica para pesquisas em saberes docentes e aprendizagem em Educação Científica e Tecnológica. Os enfoques temáticos atuais centram-se em saberes docentes em formação inicial e em serviço; Didática das Ciências e investigação de elaborações de abordagens didáticas; educação científica equânime e diversidade social e de gênero, em especial, para a participação protagonista de mulheres nas Ciências.


GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Coordenador: Carlos Eduardo Laburú

Resumo: Investigação de elementos teóricos na área de estudos da semiótica que ajudem a entender a natureza, as causas e os efeitos das dificuldades dos estudantes em dar sentido às representações simbólicas científicas e de como superá-las. Concomitantemente, também se investiga problemas de ensino e aprendizagem relacionados à multimodalidade representacional, assim como às atividades experimentais no ensino de ciências, a relação teoria e evidência, a questão da medida, a formulação de hipóteses entre outros temas relacionados.

Docentes pesquisadores: Paulo Sérgio de Camargo Filho


ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Coordenador: Aguinaldo Robinson de Souza (UNESP/Departamento de Química)
Página do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1377799454634263#endereco

Resumo: Estamos envolvidos em estudos sobre a utilização do computador como ferramenta para o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática. Dentro de referenciais teóricos na área de Tecnologia Educacional, temos como objetivo o planejamento e a pesquisa de currículos, programas e atividades que envolvam o uso da informática no ensino. Dentre as atividades em desenvolvimento no grupo temos: desenvolvimento de objetos de aprendizagem baseados em computador, desenvolvimento de software de simulação nas áreas de Ciências e Matemática e design de material multimídia para a internet. Utilização e avaliação de apps, softwares e simuladores para o ensino de Ciências em situações reais de sala de aula. Realidade Aumentada e Realidade Virtual aplicadas ao ensino de Ciências.

Docentes pesquisadores: 

  • Marcelo Maia Cirino (UEL/Departamento de Química)
  • Wilson Massashiro Yonezawa (UNESP/Departamento de Computação)
  • Daniela Melaré Vieira Barros (Universidade Aberta de Lisboa)
  • Emilia de Mendonça Rosa Marques (UNESP/Departamento de Matemática)

GRUPEMMAT – GRUPO DE PESQUISAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Coordenadora: Lourdes Maria Werle de Almeida
Página do grupo: http://www.uel.br/grupo-pesquisa/grupemat

Resumo: A temática de estudo e pesquisa do grupo consiste na Modelagem Matemática na Educação Matemática. Nas últimas décadas, pesquisas envolvendo essa temática têm crescido considerando tanto construções teóricas quanto o desenvolvimento de estudos empíricos. No grupo de estudos também são abarcadas estas duas frentes. Relativamente aos aspectos teóricos, por um lado, as pesquisas se dirigem a elementos internos à modelagem matemática, como, por exemplo, as particularidades de etapas como a matematização e a validação, a autenticidade das atividades de modelagem bem como as competências dos alunos ao desenvolver atividades desse tipo. Por outro lado, a interlocução da modelagem com teorias como a filosofia da linguagem e a semiótica também é investigada. Assim, a construção de uma interface entre modelagem matemática semiótica e um olhar para a modelagem matemática à luz do pensamento de Ludwig Wittgenstein são interesses de participantes do grupo. Em relação ao trabalho empírico, atividades de modelagem matemática são desenvolvidas pelos participantes do grupo bem como na atuação de participantes em suas atividades de docência.

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE

Coordenadores: Bruno Rodrigo Teixeira e Edilaine Regina dos Santos
Página do grupo:

Resumo: Este grupo de estudo e pesquisa tem como objetivos investigar
elementos, contextos e ações que podem colaborar para a formação docente em
Matemática, assim como investigar aspectos associados à construção de
conhecimentos discentes e à avaliação da aprendizagem em Matemática.

ENCIMAT – GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TIC’S NO ENSINO

Membro: Gustavo Iachel

Página do Grupo: https://encimat.ufpr.br/portal/pagina-exemplo/

Resumo: O Grupo de Pesquisa Educação em Ciências, Educação Matemática e TIC’s no ensino (EnCiMaT) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Nosso principal objetivo é a compreensão dos fenômenos que compõem os processos de ensino e de aprendizagem nas áreas de Ciências Exatas e Tecnologias.