O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PECEM, da Universidade Estadual de Londrina – UEL, foi aprovado em 2001 pela CAPES, em nível de Mestrado Acadêmico para atender a uma demanda de formação de professores/pesquisadores (Stricto-Sensu) na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática para atuarem nos diferentes níveis de ensino. A equipe que constituiu a proposta inicial era constituída por docentes de diferentes departamentos UEL (Física, Matemática, Biologia, História e Filosofia) que já atuavam com formação de professores/pesquisadores por meio da pós-graduação Lato-Sensu, e de diferentes programas de formação continuada que nuclearam esse programa, nomeadamente Rede de Disseminação Científica do Norte do Paraná – RENOP, Pró-matemática (convênio Brasil-França), dentre outros, que permitiram a produção conjunta e a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de suas investigações.

A modalidade Mestrado Acadêmico constituiu na época uma iniciativa inovadora no estado do Paraná́ e se fortaleceu como um polo gerador de conhecimento e passou, no decorrer dos anos, a exercer forte influência na formação de profissionais do Paraná́, dos outros estados do sul do Brasil, do noroeste do estado de São Paulo e do sul do Mato Grosso do Sul. Desse modo, a partir do impacto do curso de mestrado na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática, em 2007 foi proposto e aprovado o curso de doutorado como uma consequência necessária para a consolidação das investigações nessas áreas e para constituição de novas práticas e métodos visando a produção de conhecimentos e a formação de professores/pesquisadores.

Nos últimos anos o PECEM tem contribuído para a construção de conhecimentos e para formação de docentes universitários e da Educação Básica; de pesquisadores brasileiros e de outros países, muitos deles com forte atuação na nucleação e na coordenação de outros programas de pós-graduação, e na produção de conhecimento na área. Na avaliação quadrienal da CAPES (2017-2020), o programa manteve a Nota 7 (sete) – que é a nota máxima.

Objetivo Geral
Formar pesquisadores/docentes na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática para atuarem em todos os níveis de ensino e desenvolverem pesquisas que levem a uma maior compreensão sobre a elaboração/construção dos saberes docentes/discentes no processo de ensino-aprendizagem nas áreas de conhecimento pertinentes ao programa.

Objetivos Específicos
1. Desenvolver reflexões sobre os processos de ensino e aprendizado em Ciências e Matemática, investigando as formas, modelos, estratégias, metodologias e enfoques que possibilitam a apropriação do conhecimento científico e matemático.
2. Contribuir para o ensino e aprendizado de Ciências e Matemática com investigações e reflexões acerca dos fundamentos epistemológicos, sociais e culturais do saber escolar e do conhecimento científico e matemático.
3. Investigar a utilização de materiais didáticos diversos (textos, equipamentos, experimentos, jogos, vídeos e softwares), bem como as chamadas novas tecnologias (micro-computadores, internet) na construção de saberes escolares no ensino/aprendizagem de Ciências e Matemática.
4. Investigar como os diferentes espaços (salas de aula, laboratórios, centros e museus de ciência) influenciam na elaboração dos saberes escolares.
5. Procurar construir soluções efetivas para questões suscitadas pela prática docente, mediante a investigação de questões reais de sala de aula, em todos os níveis de ensino, e a reflexão integrada e interdisciplinar entre as áreas envolvidas.