Teses e Dissertações
Palavra-chave: modelagem matemática
Modelagem Matemática e Pensamento Matemático: um estudo à luz dos Três Mundos da Matemática
Barbara Nivalda Palharim Alvim Souza, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 29/06/2010
Este trabalho descreve uma investigação que busca apontar elementos sobre o modo
como ocorre o pensamento matemático de alunos envolvidos em atividades de
Modelagem Matemática. O estudo está fundamentado na teoria do pensamento
matemático e seu desenvolvimento nos Três Mundos da Matemática da teoria de David
Tall, bem como na Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica e prática
investigativa. A identificação destes elementos se dá na busca por processos que Tall
(2002) associa ao ‘pensamento matemático elementar’ e ‘pensamento matemático
avançado’ e o trânsito dos alunos pelo que Tall (2004d) caracteriza como os ‘Três
Mundos da Matemática’ no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. A
pesquisa ocorreu no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da
Educação Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa usa uma
abordagem qualitativa e uma análise interpretativa à luz do referencial teórico é realizada
a partir de dados coletados com os estudantes da disciplina. Identificamos, nas análises,
que atividades de Modelagem Matemática favorecem a utilização de diversos modos de
operação relacionados aos Três Mundos da Matemática e, que alunos envolvidos em
atividades de Modelagem Matemática, por meio destes modos de operação desenvolvem
processos cognitivos que propiciam interações entre ‘pensamento matemático elementar’
e ‘pensamento matemático avançado’
Sobre a realidade em atividades de Modelagem Matemática
GABRIELE GRANADA VELEDA, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 21/05/2010
Nesse trabalho procuramos caracterizar como a realidade é tratada em trabalhos de
Modelagem Matemática na Educação Matemática. Para tanto, selecionamos e
analisamos definições de Modelagem Matemática apresentadas em duas edições da
Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) que utilizam
o termo ‘realidade’. Identificamos a corrente filosófica que embasa a relação entre
Matemática e realidade em cada definição e a caracterização de realidade considerando a
elaboração do conhecimento, conforme a exposição de Bicudo (2000). Verificamos ainda
como o modelo matemático trata a realidade, adaptando as categorias de análise
utilizadas por Borges e Silva (2007) conforme a proposta de Negrelli (2008), que afirma
que em atividades de Modelagem Matemática a realidade é passível de ser dividida em
realidade inicial e realidade intermediária. Os resultados desse trabalho apontam que a
caracterização de Modelagem Matemática está relacionada com a concepção que se tem
da relação entre Matemática e realidade e que a qualidade do modelo matemático
desenvolvido em uma atividade de Modelagem é determinante na utilidade do resultado e
nas possíveis ações na realidade.
Um estudo do fenômeno de congruência em conversões que emergem em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Médio
Cláudia Carreira da Rosa, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 14/07/2009
Este trabalho apresenta uma investigação que articula a Teoria dos Registros de
Representação Semiótica de Raymond Duval com a Modelagem Matemática,
considerada como uma alternativa pedagógica. A pesquisa tem como objetivo investigar
os Registros de Representação Semiótica, em particular, o fenômeno de congruência em
conversões realizadas por estudantes entre registros associados aos objetos matemáticos
que emergem em atividades de Modelagem Matemática no âmbito das aulas de
Matemática no Ensino Médio. Nesse sentido a pesquisa consiste na observação,
descrição e análise dos registros produzidos pelos estudantes nessas atividades e na
análise das conversões realizadas entre esses registros. Para tanto desenvolvemos uma
proposta de ensino em duas fases. A primeira foi desenvolvida com uma turma de
estudantes do primeiro ano do Ensino Médio durante as aulas de matemática no segundo
e terceiro bimestre letivo de 2008, enquanto a segunda foi desenvolvida com o mesmo
grupo de estudantes, mas cursando o segundo ano do Ensino Médio durante quatro horas
consecutivas em maio de 2009. A proposta consiste no uso de atividades de Modelagem
Matemática em sala de aula com o propósito de estudar o objeto matemático “função”. A
partir da análise dos registros usados pelos alunos, verificamos que atividades de
Modelagem Matemática possibilitam a realização de conversões congruentes e
nãocongruentes. A análise revela em que medida as dificuldades para realização das
conversões são decorrentes da congruência ou não-congruência das mesmas.
Modelagem Matemática e Semiótica: algumas relações
Karina Alessandra Pessôa da Silva, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 16/12/2008
Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa fundamentada nos pressupostos teóricos da
Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e procuramos
estabelecer relações entre esta perspectiva e a Semiótica de Peirce e a Teoria dos
Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Para tanto, analisamos três
atividades de Modelagem Matemática existentes na literatura: uma no âmbito do grupo de
estudos no qual a pesquisa se insere, uma de âmbito nacional retirada dos anais da V
Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática e uma de âmbito
internacional retirada dos anais da XIII International Conference on the Teaching of
Mathematical Modelling and Applications. A pesquisa consiste em uma análise
documental dos registros apresentados pelo(s) autor(es)/modelador(es) de cada atividade
de Modelagem selecionada. A partir da análise que realizamos, estabelecemos algumas
relações entre Modelagem Matemática e Semiótica, no que diz respeito à categorização
dos signos estabelecida por Peirce, aos modos de inferência dos signos classificados por
Kehle & Cunningham (2000), aos registros de representação semiótica abordados por
Duval com relação ao fenômeno de congruência e não-congruência das conversões entre
os registros e às tarefas de produção e compreensão.
Livros didáticos e modelagem Matemática: uma caracterização da transposição didática do conteúdo de integral nestes ambientes
Kassiana Schmidt Surjus Cirilo, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 26/08/2008
Este trabalho apresenta uma investigação sobre a Transposição Didática de conteúdos do
Cálculo Diferencial e Integral em livros didáticos e em atividades de Modelagem
Matemática. O estudo está fundamentado na teoria da Transposição Didática de Yves
Chevallard e na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica. Estabelecemos
previamente três atributos fundamentados nos requisitos e características da
Transposição Didática do saber sábio para o saber a ensinar definidos por Yves
Chevallard e em regras elaboradas por Jean-Pierre Astolfi. A investigação tem como
objetivo inferir se estes atributos são observados na transposição do conteúdo de integral
em livros didáticos e em atividades de Modelagem Matemática. Analisamos os livros
Cálculo I de George Thomas Jr. e Um Curso de Cálculo vol I de Hamilton Guidorizzi e
quatro atividades de Modelagem Matemática. A análise revela que a Transposição
Didática do saber sábio para o saber a ensinar é parcialmente contemplada nos livros
didáticos. Também inferimos que a Transposição Didática do saber sábio para o saber a
ensinar é parcialmente contemplada nas atividades de Modelagem Matemática, porém
sobre diferentes aspectos. Essas informações permitiram perceber as vantagens e
desvantagens de se trabalhar conceitos matemáticos por meio de atividades de
Modelagem Matemática e de livros didáticos e a potencialidade da associação do livro e
das atividades para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral.
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem
Fábio Vieira Santos, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 25/03/2008
Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre atividades de Modelagem
Matemática mediadas pelo uso do computador. As informações apresentadas em nossa
pesquisa foram obtidas no período de 13/04/2007 a 10/08/2007, a partir de encontros com
alunos do 2.º ano do Curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de
Cálculo Diferencial e Integral II. Nesses encontros foram desenvolvidas atividades de
Modelagem a fim de que pudéssemos fazer análises das atuações dos alunos durante a
realização dessas atividades. Os procedimentos metodológicos utilizados em nossa
pesquisa têm como base os princípios da proposta de Romberg e os Experimentos de
Ensino, e as informações coletadas permitiram verificar o uso que os alunos fizeram do
computador na exploração ou construção de um modelo matemático, bem como observar
aspectos que podem contribuir para aprendizagem da Matemática. Além disso, elas
sinalizaram que a associação da Modelagem com as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC), mais especificamente com o computador, favorece a compreensão e
estimula atividades que contribuem para o desenvolvimento da criatividade no que diz
respeito à busca por soluções para problemas que a sociedade atual pode colocar.
Modelagem Matemática x Aprendizagem Significativa: uma investigação usando Mapas Conceituais
Maria Lucia de Carvalho Fontanini, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 23/03/2007
Apresentamos o resultado de um trabalho de pesquisa fundamentado nos pressupostos
teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, na teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos Mapas Mapas Conceituais de
Joseph Novak. Estabelecemos previamente um conjunto de elementos por meio dos quais
é possível evidenciar a ocorrência da Aprendizagem Significativa por meio dos Mapas
Conceituais, quando as atividades de ensino compõe uma proposta que envolve
Modelagem Matemática. A pesquisa foi desenvolvida com 4 alunos que cursavam o
primeiro semestre de um curso em Manutenção Industrial Mecânica em uma
Universidade no interior do Paraná, durante as aulas de Fundamentos da Matemática,
Cálculo Diferencial Integral I e um curso extracurricular. Após um período de
familiarização com os Mapas conceituais, os alunos desenvolveram atividades de
Modelagem Matemática e construíram mapas a respeito dos conceitos matemáticos e
extra-matemáticos envolvidos no problema estudado. Os mapas conceituais elaborados
pelos alunos, a observação dos mesmos, aplicação de questionários e entrevistas foram os
meios empregados na coleta das informações. Essas informações permitiram perceber
avanços no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de
conceitos matemáticos trabalhados por meio da Modelagem, potencialidades da
associação dos Mapas Conceituais e Modelagem Matemática bem como vantagens e desvantagens em trabalhar com os mesmos.
Um olhar semiótico sobre a Modelagem Matemática
Rodolfo Eduardo Vertuan , Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 27/02/2007
Este trabalho apresenta uma investigação sobre a utilização de diferentes registro sem
atividades de Modelagem Matemática. O estudo está fundamentado na teoria dos
Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e na Modelagem Matemática
como alternativa pedagógica. A investigação tem como objetivo verificar se os diferentes
registros associados a um objeto matemático tornam-se presentes em atividades de
Modelagem Matemática bem como se estas atividades possibilitam o tratamento, a
conversão e a coordenação entre os registros. Neste sentido, a pesquisa consiste na
observação, descrição e análise dos registros produzidos pelos alunos em atividades de
Modelagem. Para tanto, organizamos um “curso de Modelagem Matemática”, no qual
alunos do 1º ano do Curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de
Cálculo e Geometria Analítica I pela primeira vez, se envolveram com um conjunto de
atividades de Modelagem, a partir das quais propomos discussões com ênfase no objeto
matemático “derivada”. A partir da análise dos registros dos alunos, infere-se que a
Modelagem Matemática torna presente a utilização de diferentes registros bem como
possibilita o tratamento, a conversão e a coordenação entre eles. A análise revela que esta
coordenação, por sua vez, contribui para a compreensão dos objetos matemáticos
discutidos bem como da situação-problema investigada.
Modelagem Matemática: Uma Perspectiva voltada para a Educação Matemática Crítica
André Gustavo Oliveira da Silva , Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 25/10/2005
Nesta pesquisa investigamos algumas contribuições para a formação cidadã dos estudantes,
quando adotamos a modelagem matemática, na perspectiva da Educação Matemática
Crítica, como alternativa para o ensino de Matemática. Abordamos a questão da cidadania
como um processo em construção e permanentemente aperfeiçoável, para isto nos
ancoramos na idéia de Skovsmose (2001) na qual aponta o desenvolvimento do
conhecimento reflexivo num processo de critização (FREIRE, 1983) como fundamental
para o exercício de uma cidadania consciente. A pesquisa foi desenvolvida, numa
abordagem qualitativa, num internato misto com alunos do segundo ano do Ensino Médio.
As informações foram coletadas por meio de observação direta dos alunos-colaboradores,
entrevistas, questionários, análise dos trabalhos escritos e conversas informais. A análise
aponta para o grande potencial que há no uso da modelagem matemática como meio de
aproximar o conteúdo matemático das questões sociais pertinentes à realidade dos
estudantes, estabelecendo conexões que garantem a criação de um espaço para reflexão,
para o desenvolvimento do senso crítico e favorecendo o aprendizado.
Contribuições da modelagem matemática para o pensamento reflexivo: um estudo
Reginaldo Fidelis, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 04/04/2005
Este trabalho descreve uma investigação sobre as possíveis contribuições da modelagem
matemática para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos, futuros
professores de Matemática. Num primeiro momento o que se pode perceber é que o
pensamento de pensamento reflexivo dos estudantes não está desvinculado das impressões
que os alunos possuem acerca da matemática, seu ensino e da modelagem matemática. Para
tanto, analisamos as impressões dos alunos acerca da matemática, seu ensino e da
modelagem matemática no início e no final do ano letivo de 2004. A pesquisa ocorreu no
âmbito da disciplina de Introdução à modelagem matemática em curso de licenciatura em
matemática. Três alunos, futuros professores, são os sujeitos analisados na pesquisa. A
pesquisa tem uma abordagem qualitativa e os meios empregados para a coleta de
informações são a observação direta, diário de campo, questionários e entrevistas.