Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação de professores
Educação Sexual e Valores Para a Cidadania: Reflexões Sobre a Prática de uma Professora de Ciências
Paula da Costa Vandal, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 31/03/2017
O presente trabalho tem como principal objetivo a investigação da construção
da prática docente de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental II
dentro do tema de Reprodução Humana e Educação Sexual e como as aulas
desta professora proporcionam uma construção de valores. Utilizamos como
procedimento de coleta de informações a autoscopia trifásica, a qual é
constituída pelas seguintes fases: pré-ativa, a qual aborda o planejamento da
prática docente; a fase interativa, na qual gravamos as aulas sobre o tema em
questão; e a fase pós-ativa, na qual, com o auxílio dos vídeos gerados na fase
anterior proporcionamos um momento de reflexão sobre a ação e para a ação.
Sendo assim, analisamos as reflexões feitas pela professora com base nos
referenciais teóricos de Schön (2000) e de Araújo (2000;2014) com os
seguintes objetivos: a) Compreender como o professor de Ciências seleciona,
organiza, sequencia e ordena os conteúdos que serão trabalhados em sala de
aula; b) analisar os tipos de conteúdos que estão presentes no momento do
planejamento da aula e qual interferência de valores sociais, éticomorais
inseridos nos conteúdos planejados; c) relacionar os conteúdos – reprodução
humana/educação sexual – a serem ensinados (planejados) com os ensinados
durante as aulas; d) identificar os momentos do processo de ensino em que a
construção de valores é possibilitada. As informações foram sistematizadas e
organizadas para que os resultados fossem analisados de acordo com a
correlação entre o referencial teórico e as transcrições das entrevistas.
Observamos então que há uma ruptura entre a aula preparada e a aula
ministrada e que podem existir diversos fatores que ocasionam tal reação,
sendo que um deles são valores da própria docente. Além disso, a metodologia
da aula e a abordagem que a professora faz do conteúdo, a qual ocorre de
maneira mais transmissiva, não possibilita a construção de valores
relacionados com a formação cidadã, como, por exemplo, a autonomia, o
autoconhecimento. Com este trabalho a professora pode refletir, reestruturar e
visualizar a sua prática de uma maneira diferente, podendo então ter uma
maior pluralidade metodológica e que proporcione maior construção de valores
relacionados a atitudes na sociedade.
Uma situação de ensino para uma discussão de questões de Gênero na Licenciatura em Ciência Biológicas
Nathaly Desirrê Andreoli Chiari, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 31/03/2016
A segregação social e política a que mulheres foram historicamente submetidas
inclui o empreendimento científico e é objeto de estudo de diversas pesquisas,
inclusive no campo da Educação em Ciências. Estes trabalhos consideram a
construção social desenvolvida em torno da Ciência como uma atividade masculina
e sua tendência patriarcal e androcêntrica como possíveis fatores de desestímulo ao
ingresso e à permanência de mulheres em estudos das áreas Científicas e
Tecnológicas. Nesse panorama, emergem estudos a respeito de discussões de
Gênero no Ensino de Ciências, o que inclui a formação docente. Considera-se que,
no âmbito escolar, contribuições de mulheres cientistas podem ser visibilizadas e
meninas podem ser estimuladas ao ingresso em carreiras científicas. Destarte, o
objetivo desta pesquisa foi identificar elementos teórico-metodológicos pertinentes e
necessários para o desenvolvimento de uma abordagem didática para uma
discussão de questões de Gênero na Licenciatura de Ciências Biológicas. Para tal,
buscou-se elementos teórico-metodológicos na literatura que possibilitaram o êxito
de abordagens que contemplam o tema Gênero. Também se buscou entender como
questões de Gênero são abordadas em cursos de Ciências Biológicas no Brasil.
Uma abordagem didática foi construída com base em referenciais teórico-
metodológicos, aplicada e avaliada em estudantes do curso de Licenciatura em
Ciências Biológicas Universidade Estadual de Londrina (UEL). A partir dos dados
obtidos, os quais foram analisados segundo a Análise de Conteúdo, foi possível
inferir que houve predomínio de noções prévias nas quais as/os participantes
expressaram entendimentos polissêmicos a respeito de identidade de Gênero e
desconhecimento de pesquisadoras e suas contribuições com as Ciências.
Posteriormente à aplicação da abordagem didática, as/os participantes expressaram,
em maior número, noções a respeito de identidade de Gênero que vão ao encontro
do que é consenso entre estudiosos/sas do assunto. Também demonstraram
conhecer mulheres cientistas e suas contribuições com as Ciências Naturais,
incluindo entre elas pesquisadoras da UEL. Por meio destes resultados, foi possível
inferir que os objetivos do momento de formação construído foram alcançados,
avaliando-o positivamente.
Estudo dos saberes da ação pedagógica sob a perspectiva da matriz 3×3
Elaine da Silva Machado, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 15/02/2016
Neste estudo realizamos uma releitura das descrições dos saberes docentes, na qualidade de
relações com o saber, contidas nas células de um instrumento desenvolvido para a análise da
ação do professor em sala de aula: a Matriz 3x3, de Arruda, Lima e Passos (2011). A Matriz é
formada por nove células nas quais as ações do professor são analisadas em um sistema de
relações com o conteúdo (saber disciplinar), o ensino (saber pedagógico) e a aprendizagem
(saber didático), nas dimensões epistêmicas (da compreensão), pessoais (do sentido) e sociais
(dos valores). Delimitamos nossa releitura ao enriquecimento dessas células a partir de dados
retirados da teoria de Gauthier et al. (2013), a respeito dos procedimentos realizados pelos
professores – os saberes da ação pedagógica. Em razão dessas delimitações a questão que
norteou nossa pesquisa foi: como ficariam as descrições das relações com o saber nas células
do instrumento Matriz 3x3 se incluíssemos os procedimentos da gestão do ensino organizados
por Gauthier? Por meio do método Análise de Conteúdo subcategorizamos as descrições e
incluímos cinquenta e seis saberes nas células da Matriz. Para testar essas inserções
analisamos dois corpus e elaboramos dois tipos de perfis de gestão das relações – um perfil
mais geral com o corpus formado com dados das teorias, envolvendo as gestões da matéria e
da classe, o ensino e a aprendizagem; e outro mais detalhado com os dados obtidos por meio
de notas de campo, acerca da gestão na formação de professores de Ciências, da coordenação
do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e do sistema didático.
Para a categorização dos dados integramos tecnologia e Análise de Conteúdo e otimizamos a
análise com o uso do software computacional Focus, de Viscovini et al. (2016). Dentre os
resultados do estudo respondemos que as células da Matriz ficaram subcategorizadas e a
maioria recebeu mais descrições, principalmente em torno das relações epistêmicas do
professor com o ensino (célula 2A da Matriz, saber pedagógico) e sociais com a
aprendizagem (célula 3C, saber didático). No entanto, duas células da Matriz permaneceram
originais porque não identificamos nos dados de Gauthier et al. (2013), algumas das relações
descritas por Arruda, Lima e Passos (2011). Concluímos que é pertinente o estudo dos saberes
da ação pedagógica sob a perspectiva da Matriz 3x3 porque esses saberes são ligados à ação e
nos possibilitaram enriquecer as descrições das relações; e devido à amplitude identificada na
perspectiva de Arruda, Lima e Passos (2011) para caracterizar a ação docente. Nossas
principais reflexões foram a respeito da Matriz, dos saberes da ação pedagógica enquanto
relações com o saber, das relações na formação inicial de professores no contexto do sistema
didático e dos sujeitos do mundo escolar, e da influência do tempo no perfil de gestão das
relações.
Uma proposta para a análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 27/03/2014
Esta tese apresenta uma proposta para a análise das relações docente em sala de
aula com perspectivas de ser inclusiva, tendo como suporte teórico um instrumento
denominado matriz 3x3. Essa matriz, desenvolvida por Arruda, Lima e Passos
(2011), permite compreender as ações do professor em sala de aula com base nas
relações com o saber, o ensinar e o aprender. A principal questão que norteou esta
investigação foi: Que relações docente é possível evidenciar em uma sala de aula
com perspectivas de ser inclusiva? Os procedimentos metodológicos se basearam
na análise textual discursiva, a partir da qual se desenvolveu uma análise de cunho
qualitativo. Nesta investigação também foram realizados alguns comparativos
quantitativos relacionados aos dados coletados. O objeto de estudo foi a análise de
aulas e de entrevistas de professores e também de estudantes com e sem
deficiência visual em uma sala de aula regular de uma instituição de ensino básico,
técnico e tecnológico da região norte do Paraná. Entre os resultados proporcionados
por esta investigação estão: a evidência de que ocorre um acréscimo das tarefas
docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva; a necessidade de
ampliação do instrumento desenvolvido por Arruda, Lima e Passos (2011) para
acomodar as novas relações docente; a constatação de que a presença do
deficiente muda a configuração da sala de aula e essa alteração no processo
educacional estimula a preocupação do professor com a aprendizagem e faz com
que ele se volte mais para a dimensão social das relações com o saber. Por fim, foi
possível concluir também que esta investigação vem ao encontro da necessidade de
produção científica nacional em relação ao processo inclusivo de alunos com
deficiência nas salas regulares de ensino, evidenciando significados e
caracterizando aspectos próprios da ação docente na educação inclusiva.
História da Ciência e Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Relatividade na Formação de Professores de Física
Adriano José Ortiz, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 28/03/2014
Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física
contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que
também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica. Nesse contexto, o ensino
de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante. Entretanto,
apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os
professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao
tema. Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores
de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na
racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com
complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características
profissionais diferentes. Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma
Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o
ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem
como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e
adequação teórico metodológica. Assim, construímos uma sequência propondo um
envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma
abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar. Os
aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento
Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa
Crítica e a História da Ciência. Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um
questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos
e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações
em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM). A
análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que
desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas
intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências
com relação as respostas
As autorreflexões de uma professora de Ciências ao adotar a Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de Formulação de Perguntas
Thaise Francielle de Sousa Roth, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 13/03/2014
As perspectivas de formação permanente para professores caracterizam-se por trazer a
reflexão como uma maneira de expor a realidade da prática do professor para si mesmo,
visto que as informações reveladas podem ser utilizadas para o seu desenvolvimento
profissional. Ao considerar que a mudança de metodologia de ensino promove reflexões
sobre a prática e consequentemente reconceptualizações sobre ela, investigou-se o
processo de autorreflexão de uma professora-pesquisadora de Ciências, durante o
processo de adoção da Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de
Formulação de Perguntas. Foram utilizadas duas formas de registro das informações
investigadas: em áudio, das autorreflexões durante o planejamento, aplicação e
avaliação da sequência didática em função da realização de aulas; e o registro em vídeo,
das interações dos alunos durante a aplicação das demonstrações práticas para a análise
por autoscopia. Ao utilizar esses registros como objeto de estudo, a professora-
pesquisadora pode compreender os movimentos reflexivos realizados por si em cada
fase de adoção dos modelos de ensino diferenciados, as adequações particulares de
aplicação e a reconceptualização sobre a sua prática. Dessa forma, algumas
características resultantes da aplicação dos modelos de ensino diferenciados revelaram
como foi possível organizar aulas, em que os alunos expusessem suas ideias sobre as
demonstrações práticas, e como o professor percebe a influencia de sua reflexão – na -
ação nesse processo. Houve, também, a utilização da investigação a favor da
compreensão dos alunos sobre o fenômeno científico estudado. Ademais, o modelo
didático de ensino pessoal da professora-pesquisadora foi revelado decorrente da
experimentação e reconhecimento de mecanismos de registros e análises de suas
próprias reflexões. Ao investigar e avaliar a própria prática, observou-se a característica
do trabalho docente solitário, em que o próprio professor vivencia o seu estilo de ensino
e decide quais mudanças poderá ter. Ao expor, organizar, sistematizar e aprofundar as
suas reflexões, a professora-pesquisadora contribui para a legitimação dos professores
como pesquisadores de sua própria prática.
A formação do professor de Física no contexto do PIBID: os saberes e as relações
Thomas Barbosa Fejolo, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 25/02/2013
A presente investigação focalizou a formação do professor de Física no
contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
A equipe analisada pela pesquisa foi composta por dois estudantes de
licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina e um professor de
Física da Rede Estadual de Ensino. Para fins de organização e interpretação
das informações coletadas utilizaram-se os procedimentos metodológicos da
Análise de Conteúdo. Tendo em vista a interação desta equipe buscamos
pesquisar: 1) os tipos de saberes que o professor comunicou aos estudantes
de licenciatura durante a atividade de supervisão. Para isso utilizamos vinte e
três categorias a priori, provenientes da teoria de Gauthier et al. (1998). Tais
categorias compõem um reservatório de saberes que cada professor mobiliza
em suas ações: os saberes da gestão de classe e da gestão de conteúdo; e 2)
As relações com o saberes estabelecidas pelos estudantes de licenciatura.
Para este propósito utilizamos as nove categorias de relações com o saber de
Arruda et al. (2011). Como resultados de pesquisa esta dissertação destaca: 1)
os saberes experienciais compartilhados pelo supervisor durante sua ação,
com detalhes sobre os tipos mais presentes em sua comunicação – saber
sobre o “Planejamento dos conteúdos de aprendizagem”, sobre o
“Planejamento das atividades de aprendizagem”, sobre o “Planejamento do
ambiente educativo” e sobre “Ensino Explícito”; e 2) o processo de construção,
pelos estudantes de licenciatura, de determinados tipos de saberes – saber
sobre o conteúdo, sobre o planejamento e avaliação do ensino, saber sobre a
identidade profissional, sobre a indisciplina dos alunos, saber sobre a reflexão
docente, entre outros.
Um ensino para chamar de seu: uma questão de estilo
Ana Lúcia Pereira Baccon, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 11/08/2011
O objetivo desta pesquisa é analisar e interpretar a ação de professores de Física do Ensino
Médio em sala de aula. Tendo por base as definições apresentadas por Gauthier e por Tardif,
elaboramos relatos sobre a ação de professores, procurando descrever como eles realizavam a
gestão da classe e a gestão do conteúdo em suas aulas. Cada relato foi construído a partir de
entrevistas e gravações de aulas de três professores de Física de escolas da rede pública da
cidade de Londrina no estado do Paraná. Os relatos foram posteriormente interpretados por
meio de um instrumento de análise desenvolvido recentemente que considera a gestão da
matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (Charlot) em um sistema
didático (Chevallard). Com isso foi possível identificar três estilos de gestão do ensino e da
aprendizagem em sala de aula: i) um estilo de gestão centralizado no conteúdo; ii) um estilo
de gestão centralizado no próprio professor; e iii) um estilo de gestão centralizado no aluno.
Ao apontarmos que o estilo de gestão de cada professor é algo singular e subjetivo
encontramos em conceitos da psicanálise uma interpretação para o estilo docente, o que nos
permite dizer que na Educação um professor também pode ter um ensino para chamar de seu.
Formação de professores para os anos iniciais: uma experiência com ensino de ciências
Henri Araujo Leboeuf, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 29/07/2012
A formação de professores para o ensino de ciências tem recebido inúmeras críticas,
em especial sobre o distanciamento entre as abordagens formativas e aquilo que se
espera do futuro professor. No caso da formação para o anos iniciais do Ensino
Fundamental, levantam-se outras questões, como a pequena ou nenhuma formação
na área de conteúdos de ciências e mesmo nas metodologias de ensino de ciências.
Em função disso, investiga-se quais as possíveis contribuições de uma abordagem
de ensino potencialmente significativa e que integre aspectos conceituais e
metodológicos na formação inicial de professores de Ciências dos anos iniciais. Para
isso,uma sequência de atividades que integra aspectos conceituais e metodológicos
na formação inicial de professores de ciências para os anos iniciais do Ensino
Fundamental sobre o tópico “Óptica da Visão” foi desenvolvida e utilizada com
futuros professores.A abordagem didática foi fundamentada na teoria da
aprendizagem significativa, em especial na sua vertente crítica, nas contribuições de
pesquisa em ensino de ciências, sobre as ideias prévias dos alunos sobre o tema
tratado e no uso de abordagens histórico-filosóficas no ensino. O instrumento
heurístico, conhecido como Diagrama V de Gowin, foi utilizado durante o processo
na condição de facilitador da aprendizagem e instrumento de avaliação e coleta de
dados. O objetivo foi investigar a influência deste tipo de abordagem na formação de
professores, partindo do princípio de que temos que oferecer, durante a formação,
aquilo que se exige do professor em exercício. Assim, os alunos teriam oportunidade
de, simultaneamente, discutir aspectos ligados ao conteúdo científico, sua história,
seu ensino e aprendizagem a partir de uma vivência práticana condição de aluno e
de sua discussão na condição de futuro professor. O público investigado foi uma
turma de alunos do 5º período do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma
faculdade privada em Foz do Iguaçu, PR, matriculados regularmente na disciplina
“Fundamentos de Ciências e sua Didática I”, ministrada pelo próprio
investigador.Foram utilizados um caderno de campo, questionários e o Diagrama V
como instrumentos de coleta de dados. A análise qualitativa realizada com um
corpus constituido dos registros de 15 alunos da turma permitiu evidenciar a
relevância da abordagem para a compreensão de conceitos científicos, da
metodologia utilizada, em especial acerca do Diagrama V e possíveis consequências
para a futura atuação docente dos alunos envolvidos.
Cartografia da Educação Ambiental nas Pós-Graduações Stricto sensu Brasileiras (2003-2007): ênfase na pesquisa das áreas de Educação e Ensino de Ciências sobre formação de professores
Daniele Cristina Souza, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 05/02/2010
Estudos do tipo estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental (EA) estão sendo
desenvolvidos para analisar as temáticas e qualidade das pesquisas das pós-
graduações com intuito de contribuir com a consolidação do campo e indicar suas
tendências e lacunas. Neste sentido, objetiva-se levantar as dissertações e teses
produzidas nas Pós-graduações stricto sensu reconhecidas e recomendadas pela
Capes no período de 2003-2007, visando um aprofundamento sobre os objetivos e
temáticas dos trabalhos das áreas de Educação e de Ensino de Ciências e
Matemática que abordam a formação de professores/educadores. Como fonte de
dados utilizou-se o Banco de Teses da Capes que forneceu os resumos das
dissertações e teses em EA. Foram feitas duas seleções, uma para identificar os
trabalhos que diziam respeito à EA e a segunda naqueles que abordavam a formação
de professores/educadores. Para a primeira seleção os critérios foram estabelecidos
mediante compreensão sobre a EA a partir literatura da área que constitui o Capitulo I
e II. A segunda seleção se deu mediante estabelecimento de termos relacionados a
formação de professores que deveriam ser encontrados no resumo. Os trabalhos
foram organizados em quadros e tabelas a partir dos descritores: área do
conhecimento, região do Brasil, Instituição do Ensino Superior (IES) por ano, visando
uma caracterização geral da pesquisa, assim como possibilitar a delimitação do
corpus de análise qualitativa. Após essa organização optou-se por analisar os
resumos das áreas de Educação e de Ensino de Ciências pela sua
representatividade. Dos 1418 resumos levantados no Banco de Teses da Capes, 847
são de EA com distribuição nas quatro regiões do Brasil, em cursos de 38 áreas do
conhecimento e em diversas IES. Destes, 439 são das áreas de Educação e de
Ensino, dos quais 130 abordam a temática de formação de professores/educadores.
Identificou-se o perfil de atuação do professor/educador participante da pesquisa,
caracterizando-se por todos os níveis de ensino, principalmente as séries iniciais, com
atuação em diferentes disciplinas, especialmente no ensino de Biologia, Geografia e
Ciências. Com relação ao período de formação investigado abrangeram-se diversos e
o mais relevante foi a Formação no exercício (42,30%), analisando saberes e prática
educativa de professores no espaço escolar. Seguido pela Formação Continuada em
Serviço (30%) com diversas abordagens. A formação inicial também foi representativa
(15,38%). Os demais períodos de formação tiveram menos de 1,54% cada. Foram
identificados três eixos temáticos os quais possuem categorias e subcategorias e são
contextualizados a partir da literatura: 1) Identidade e profissionalização docente em
EA (53,49%); (2) Análise da natureza e/ou o impacto de uma intervenção formativa
(44,18%) e (3)Estudos teóricos sobre formação de professores em EA (2,32%). Os
dados denotam a capilaridade da EA no espaço acadêmico brasileiro em que a
formação de professores é investigada principalmente qualitativamente, valorizando-
se a subjetividade dos sujeitos, mas também avaliando a estrutura de cursos e de
estratégias formativas. Pela limitação do presente estudo aponta-se a necessidade de
maiores aprofundamentos a partir dos trabalhos na íntegra.