Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino de química
UM ESTUDO DAS AÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA AO PLANEJAR E EXECUTAR AULAS EXPERIMENTAIS
ANDRIELE CORAIOLA DE SOUZA, Profa . Dra . Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 22/03/2022
Esta tese apresenta os resultados de uma investigação qualitativa com os objetivos
de identificar, descrever e categorizar as ações de ensino planejadas e executadas
por graduandos de Química durante aulas experimentais investigativas. O estudo
também analisa as implicações da atividade experimental dentro de uma abordagem
investigativa durante a atuação dos licenciandos em Química. Os dados foram
coletados por meio do acompanhamento de duas duplas de graduandos de Química
em disciplina de Estágio Supervisionado, por meio de planos de aula e filmagens
das aulas ministradas. O corpus foi categorizado e analisado por meio da Análise
Textual Discursiva (ATD). A partir dessa análise, foram criadas categorias baseadas
em três níveis de ações: macroações, ações e microações. Apresentamos a
categorização em dois blocos: as aulas experimentais de D1 e posteriormente de
D2. Como resultado, as macroações estabelecidas no plano de aula de D1 foram:
introdução da aula, realização de experimentos, apresentação e explicação de
experimentos e sistematização de conceitos. Distribuídas entre as macroações,
encontramos 10 ações e 19 microações. Para D2, as macroações encontradas
foram: introdução da aula, realização e explicação dos experimentos, sistematização
de conceitos e conclusão da aula. Essas macroações abrangeram 8 ações e 17
microações. Na categorização das ações realizadas, houve uma expansão
considerável com 25 e 21 ações docentes, respectivamente, por D1 e D2. Ao final,
articulamos as ações encontradas pelas duplas em cada etapa do planejamento e
execução das aulas. Assim, ao compararmos as ações pretendidas, percebemos
que entre os principais objetivos estavam: contextualizar, discutir, distribuir, explicar,
organizar, perguntar e questionar, ainda que em momentos distintos do
planejamento da aula. Notamos que algumas ações advêm do contexto da atividade
experimental e da participação ativa dos estudantes nas etapas processuais,
influenciando as ações dos estudantes de graduação e exigindo a mobilização de
conhecimentos diversos que se desdobraram em diferentes ações. No esforço de
ampliar o olhar sobre a ação docente, buscamos aproximar a análise realizada de
outras pesquisas da área (ASSAI, 2019; BORGES, BROIETTI, ARRUDA, 2021), o
que nos proporcionou uma reflexão sobre ações comuns em o desenvolvimento de
aulas experimentais de Química. Quando olhamos para as ações docentes frente à
atividade experimental, podemos possibilitar uma melhor compreensão da sua
complexidade e da prática dos professores de Química, evidenciando
especificidades. Além disso, ao analisar o que de fato é feito numa atividade
experimental, podemos contribuir para a validação e ampliação da visão teórica.
Um estudo sobre as ações docentes compartilhadas de residentes do programa de residência pedagógica de um curso de licenciatura em química
CASSIA EMI OBARA, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 22/12/2021
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e possibilita aos licenciandos uma imersão na prática escolar. O PRP/UEL/Química criou uma dinâmica de discussão teórica e prática, incentivando também a pesquisa. Ao ingressarem na sala de aula, os residentes formaram quatro duplas e um trio. Diante disso, esta tese apresentou como principal objetivo: identificar, por meio das ações docentes, como atuam os residentes nesta configuração de “docência compartilhada”. As questões que nortearam esta pesquisa são: Quais são as categorias de ação de residentes em aulas de Química? Há ações docentes compartilhadas nas aulas ministradas em duplas ou trios entre os residentes participantes? Como as ações são gerenciadas pelos atores nesses momentos? Orientados pela pesquisa qualitativa, tratamos de descrever nossa análise de dados, pautada na Análise Textual Discursiva (ATD). Observar as experiências adquiridas pelos residentes, nos fizeram voltar o olhar sobre a sala de aula. Desta maneira, procuramos investigar os fenômenos que poderíamos encontrar nas aulas dos residentes. As aulas eleitas para análise partiram das relações entre a dupla ou trio de residentes: as aulas A16, A25 e A66. Em A16 identificamos 4 momentos em que duas ou mais ações docentes foram efetuadas simultaneamente por dois ou três residentes: No primeiro momento, levantamos 9 diferentes ações docentes compartilhadas; no segundo momento, 2 ações docentes compartilhadas; no terceiro momento, 1 ação; no quarto momento, 5 ações docentes compartilhadas. Na aula A25 identificamos 5 momentos em que as ações dos residentes foram levantadas simultaneamente: para o primeiro momento, foram 5 ações docentes compartilhadas diferentes; no segundo, 2 ações; no terceiro, 1 ação, no quarto 10 ações e no quinto momento foram 3 categorias de ação docente compartilhada. Em A66 identificamos 4 momentos em que as ações docentes compartilhadas se estabeleceram: o primeiro momento, levantamos 3 diferentes categorias de ação docente compartilhada, segundo, 2 ações, no terceiro momento, 1 ação e no quarto momento, 3 ações docentes compartilhadas. A busca pelas ações docentes compartilhadas possibilitou visualizar a mobilização dos residentes na prática docente. Tais ações estabelecidas foram frutos de um processo formativo, organizado, planejado e discutido previamente, o que possibilitou uma articulação entre as práticas das duplas e trios de residentes.
Prática como componente curricular : espaço de luta e resistência na formação de professores de química
MATHEUS JUNIOR BALDAQUIM, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 12/04/2023
Este estudo tem como objetivo analisar definições e critérios para a execução da Prática como Componente Curricular (PCC) e identificar as formas de inserção, bem como os professores atuantes nesse espaço curricular na formação de professores de Química dos Institutos Federais do Sul do Brasil. A constituição do referencial teórico deu-se em quatro seções. Na primeira, realizou-se a análise e interpretação dos documentos normativos que abordam a PCC. Na segunda, o objetivo foi a construção do conceito da PCC associada à práxis. Na terceira, identificam-se os focos de investigação das teses e dissertações que abordam a PCC no contexto da Licenciatura em Química. E, por último, caracteriza-se a área de Ensino de Química com base nos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu. A compilação dos dados desta pesquisa ocorreu mediante a análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais do Sul do Brasil e dos respectivos planos de ensino das componentes curriculares que apresentam carga horária destinada à PCC. Já a busca pelo Capital Cultural Institucionalizado e o Capital Acadêmico-Científico dos professores formadores atuantes nos espaços curriculares da PCC teve como base de dados a Plataforma Lattes. As análises permitiram evidenciar as múltiplas formas de inserção da PCC, que ocorrem de acordo com as necessidades próprias das instituições. Além disso, apenas 25% da carga horária de PCC nos cursos analisados pertence aos docentes com Capital Cultural Institucionalizado na área do Ensino de Química. Esse cenário reforça a necessidade de estabelecer o diálogo reflexivo entre Química/Educação/realidade social, pois para desenvolver a PCC é necessário o comprometimento dos professores formadores que devem ter conhecimento específico da interface.
NOÇÕES DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICA A RESPEITO DE QUESTÕES DE GÊNERO E REPRESENTAÇÕES NA LINGUAGEM AUDIOVISUAL
Marina Donegá Neves, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 16/04/2021
A inclusão das questões de Gênero na Educação Básica e na Formação Inicial de
docentes vem sendo evidenciada na literatura, aplicando-se no desenvolvimento
científico devido a sua importância no contexto social. Apesar do crescimento de
pesquisas nessa área, ainda se faz necessária a busca por intervenções didáticas que
corroborem para um ensino mais equânime. Para que isso seja possível, considerase a base para a compreensão das noções levantadas pelos docentes nessa temática
no sentido de contribuir para novas investigações, como alicerce para a formulação
de unidades didáticas e intervenções pedagógicas, proporcionando momentos de
consciência e construção de saberes que auxiliam a prática docente de Química. A
partir dessas conjecturas, realizamos uma investigação de cunho qualitativo acerca
da temática de gênero, com enfoque na formação inicial de docentes em Química.
Estruturamos a pesquisa em três principais tópicos: primeiro tópico realizamos um
levantamento e análise de publicações em revistas nacionais, anais de congressos,
teses e dissertações de programas de Pós-Graduação notas 5, 6 e 7 da CAPES
(avaliação trienal de 2017); no segundo tópico, realizamos um levantamento e análise
de documentos nacionais e do estado do Paraná para identificar se há inclusão da
temática de Gênero; após a delimitação e conhecimento da literatura e da legislação
da área, o terceiro tópico diz respeito a elaboração de uma estrutura de entrevista e
um questionário com nove questões, cujo intuito foi identificar as noções de discentes
investigadas(os) a respeito da Natureza da Ciência (NdC) e Gênero, bem como essas
temáticas podem estar relacionadas a estereótipos de Gênero aplicados na linguagem
audiovisual. Para o tratamento de dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, com
hipóteses levantadas previamente a coleta dos dados. Por meio das respostas das
entrevistas semiestruturadas e dos questionários realizamos unitarizações dos dados
empíricos de acordo com as hipóteses. Com os resultados analisados, foi possível
refletir e realizar propostas de atividades que trabalham a respeito de diferentes
formas de linguagem, a representação feminina no audiovisual e qual a relação com
o Ensino de Ciências e consequentemente como isso pode invisibilizar a mulher
cientista. Acreditamos que, por meio da formação docente, um ensino mais equitativo
pode ser fornecido, além de disponibilizar mais recursos e discussões teóricas e
práticas para conscientizar as(os) docentes a respeito das questões de gênero no
ambiente escolar e promover um ensino de Ciências mais equânime.
A utilização da rede social Instagram®como meio de Divulgação Científica decolonial no Ensino de Química pela perspectiva da midi-ação científica
Luana Pires Vida Leal, Profa. Dra. Rosana Figueiredo Salvi , Prof. Dr. Leonir Lorenzetti
Data da defesa: 30/05/2022
Em tempos pelos quais nos deparamos com notícias falsas, preconceitos e brutalidades permeando nossa sociedade, recorremos muitas vezes à ciência para que possamos subverter esta lógica negacionista e segregacionista. No entanto, ao compreendermos e revisitarmos as referências daquilo que temos como as bases do conhecimento científico e filosófico atualmente, seguimos pressupostos brancocêntricos, ocidentais e eurocêntricos, que silenciaram as vozes e saberes de outros inúmeros povos, o que acarretou até na marginalização de suas existências, contribuindo para o fomento de racismo e outras atrocidades. Em contrapartida desta invisibilização, surge a perspectiva decolonial, que tem como objetivo principal destituir hábitos de colonização presentes em nosso cotidiano: no falar, no pensar, em cotidianidades, inclusive no estudar. Considerando que atualmente vivemos numa era em que a informação circula com certa rapidez, buscamos, nesta tese, a partir da pesquisa qualitativa, utilizar dos pressupostos da Divulgação Científica para explorar aspectos descolonizadores no Ensino de Química, originando o conceito de midi-ação científica, que visa debater aspectos da descolonização nas redes sociais a partir de cinco eixos estruturantes, baseados em Oliveira e Queiroz (2017): Química e Direitos Humanos, Questões étnico-raciais; Sexualidades e Questões de Gênero, Cultura, saberes ancestrais & científicos e Decolonialidade, contemplando as dimensões social-subjetiva, política e intelectual, seja a partir da criação de atividades que contemplem os eixos ou na apresentação de pesquisas científicas que contemplam os eixos também. Como exemplo, no primeiro momento, esta tese traz o perfil @professoraluli na rede social Instagram®, uma página de divulgação científica com enfoque decolonial, discutindo-se as potencialidades e as adversidades de se usar essa rede social e como efetuar sua transposição para a sala de aula. No segundo momento, a tese discutiu efetivamente como colocar em prática os ideais da midi-ação científica desde o início do processo formativo, numa turma de Licenciandos em Química, a partir de um minicurso ministrado nos dias 29 e 30 de julho de 2021. Em ambos os momentos, as informações foram constituídas a partir da metodologia do corpus latente da internet e analisadas sob o enfoque decolonial, ideário suleador de toda a tese. A partir das informações obtidas, pudemos ver que, a maioria dos licenciandos não tiveram contato com a decolonialidade em sua formação inicial, portanto, o minicurso apresentando a midiação científica oportunizou mostrar esse referencial teórico e seus desdobramentos. As reflexões advindas do curso influenciaram na maneira em que os cursistas divulgaram ciência. Os números providos pelo próprio aplicativo do Instagram® nos deram a ideia de que a rede social pode ser uma aliada na disseminação de informações pela comunidade escolar.
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química: implicações para o desenvolvimento profissional docente
Viviane Arrigo, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 05/03/2021
Esta investigação teve como foco principal o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em Química, apresentando como cenário investigativo a formação inicial de professores no contexto do Estágio Supervisionado. Os objetivos desta pesquisa foram: identificar e caracterizar os conhecimentos desenvolvidos da licencianda sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) ao planejar e implementar atividades de ensino no estágio de regência e compreender as implicações desses conhecimentos para a sua profissionalização docente. As discussões realizadas com a licencianda foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base na análise textual discursiva. Em seguida, interpretamos as categorias emergentes com base no modelo de Shulman sobre o PCK, recorrendo também a outros que dele se desdobraram. Os resultados encontrados nos revelaram que durante o planejamento, o PCK foi mobilizado tendo como ponto de partida o conhecimento do conteúdo, que sustentou a mobilização de outros conhecimentos da base, como o pedagógico geral e o de contexto, de acordo com os seus objetivos de ensino, as características das estratégias adotadas e a influência das discussões com a pesquisadora. Após as aulas serem ministradas, percebemos que ocorreram o desenvolvimento e a ampliação do PCK da licencianda por meio de um processo reflexivo que deu origem a cinco categorias: Aprendizagem, Participação, Planejamento, Interação professor-aluno e Mediação Pedagógica do Conteúdo, que entendemos representar elementos que já faziam parte do seu PCK, mas que se desdobraram, se desenvolveram e se ampliaram por meio da validação dos resultados da sua prática. Compreendemos que essa validação é uma legitimação da prática, possibilitando a construção de novos conhecimentos acerca do ensino e aprendizagem, dos alunos, do conteúdo, das estratégias de ensino, do contexto, da gestão do conteúdo e das atividades, desembocando na transformação do seu PCK e, consequentemente, dos seus conhecimentos de base.
Poesias para promoção de atividades discursivas em sala de aula: Um estudo de caso com licenciandos em Química
Elaine da Silva Ramos, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 12/03/2020
Este trabalho fundamenta-se numa proposta de intervenção pedagógica para o
Ensino de Química que utiliza princípios da multimodalidade representacional por
meio do signo artístico poesia para promover atividades discursivas e aprendizagem
de conceitos em licenciandos em Química. A pesquisa teve como objetivo identificar
os limites e possibilidades do uso de poesias como estratégia didática para a
promoção de atividades discursivas, bem como a aprendizagem de conceitos
científicos com licenciandos em Química. Os sujeitos participantes da pesquisa foram
oito estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFGD. A coleta de dados se
deu por meio da videogravação das aulas para posterior transcrição. O trabalho parte
do pressuposto que o signo artístico atrai os estudantes para realizar interpretações,
sendo, portanto, um modo representacional para promover e sustentar atividades
discursivas e de aprendizagem. Para tanto, elaborou-se um instrumento analítico a
partir dos aspectos das interações e produção de significados proposto por Mortimer
e Scott, integrando a ele os pressupostos teóricos sobre denotação e conotação
sígnica, somado ao sucesso ou fracasso do ato sêmico de Prieto. Para traçar os
limites e possibilidades da estratégia didática, foi necessário analisar as poesias em
episódios. Os limites da estratégia estão na própria poesia, pois os estudantes não
tinham trabalhado com esse tipo de atividade; na professora que muitas vezes não
oportunizou falas aos estudantes; nos conceitos científicos que deveriam ter sido
estudados anteriormente pelos estudantes e em algumas palavras ou representações
expressas nas poesias que não eram de conhecimento deles. Como possibilidade, a
estratégia didática oportunizou a apresentação de diferentes níveis de conotação a
partir da leitura semiológica da poesia. Para isso foram utilizadas duas poesias. Para
a poesia 1, apenas um estudante conseguiu atingir todos os níveis conotativos e na
poesia 2, nenhum estudante atingiu o nível maior de conotação. Percebeu-se que há
uma correlação nos aspectos do instrumento analítico não previsto anteriormente.
Quando há diferentes ações do professor em sala, com a abordagem comunicativa
dialógica/interativa, os padrões de interação são altos, os tipos de iniciação são de
processo e/ou metaprocesso, os níveis conotativos são maiores e levam à
“compreensão” dos conceitos. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir no
ensino dos conceitos científicos, por meio da proposta da inserção de poesias como
signo artístico potencializador de atividades discursivas, assim como promoção da
aprendizagem.
Investigações acerca da História e Filosofia da Ciência com licenciandos em Química.
Drielle Caroline Castilho, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 30/03/2021
No contexto atual, estudos acerca da prática docente elencando aspectos históricos e filosóficos na construção do conhecimento científico para o Ensino de Ciências têm sido amplamente discutidos, uma vez que os docentes tendem a reproduzir visões reducionistas acerca da ciência devido à escassez metodológica e epistemológica em sua Formação Inicial, impedindo um ensino contextualista. Considerando uma abordagem que incorpore esses aspectos para a compreensão da ciência de modo humanizado, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar a abordagem da História e Filosofia da Ciência (HFC) com licenciandos do Programa de Residência Pedagógica do curso de Química da UEL. Para isso, realizamos um levantamento teórico que permitiu a delimitação do tema, construção das questões de pesquisa, planejamento metodológico, coleta e análise dos dados, proposta de unidade didática e, por fim, análises e inferências. Por meio de uma análise curricular, constatamos que o curso oferece a possibilidade de exploração da HFC em algumas disciplinas. A partir de um questionário prévio semiestruturado, buscamos analisar como a abordagem tem sido contemplada no curso. A fim de enriquecermos esta investigação, realizamos a aplicação de uma unidade didática para os licenciandos com o propósito de potencializar as discussões a respeito da natureza do conhecimento científico. A análise de dados obtidos durante todo o processo evidenciou relações estabelecidas entre o desenvolvimento da ciência com valores culturais, sociais, históricos nos permitindo observar indícios de aprendizagem acerca da HFC atreladas ao contexto escolar. A importância da incorporação da HFC na Formação Inicial reflete em uma prática docente mais ampla, promovendo um ensino de Química mais humanizado capaz de possibilitar a compreensão do desenvolvimento científico em um caráter processual e crítico.
Noções de Professores de Química da Região de Londrina a Respeito de Questões de Gênero
Amanda Oliveira Proença, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 22/02/2019
Os estudos de Gênero no campo da Educação em Ciências/Química têm tomado espaços expressivos, contribuindo para uma construção social mais equânime e valorizando a atividade científica realizada por mulheres. A literatura científica da área aponta a necessidade de implementar propostas de inserção de estudos de Gênero ao Ensino, seja na formação inicial ou na formação em serviço. Compreende-se a relevância destas discussões, uma vez que muitos estudos relacionados a Gênero e Educação remetem a temas de Biologia ou sexualidade. Deste modo, considera-se fundamental esta pesquisa para conhecer as noções que os docentes apresentam a respeito desta temática, a fim de contribuir com novas pesquisas como base para elaboração de abordagens didáticas que proporcionem momentos de sensibilização e de construção de saberes que auxiliem na prática docente em Química. Os objetivos desta pesquisa foram identificar noções que docentes de Química da região de Londrina/PR têm a respeito das questões de Gênero e identificar que saberes docentes possuem a respeito da contribuição de mulheres pesquisadoras na Ciência. Como encaminhamento metodológico em direção aos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa teórica, que permitiu conhecer o panorama nacional e internacional de pesquisas relacionadas a Gênero e Educação Científica, principalmente no Ensino de Química. Essa pesquisa nos permitiu delimitar metodologicamente a área de Química, visto a baixa produção científica nessa área. Em seguida, foi aplicado um questionário com oito questões a fim de identificar as noções e saberes que as/os docentes investigadas(os) têm a respeito da temática. Nossas hipóteses iniciais eram de que as/os docentes não apresentassem noções a respeito de Gênero na formação inicial, visto a falta de disciplinas neste tema em Licenciatura em Química no Paraná e outra hipótese era de que poucos tivessem conhecimento de Gênero na formação em serviço, pois este tema não é discutido em cursos de capacitação docente. Consequentemente, na identificação de mulheres pesquisadoras na Ciência, esperava-se que as/os docentes reconhecessem apenas algumas cientistas que são destaque na Ciência, pelo fato de não ter formação a respeito de Gênero. Por meio das respostas ao questionário, nossas hipóteses corroboram com os dados empíricos, nos quais nenhum docente apresentou ter participado de discussões a respeito de Gênero na formação inicial. Com relação à formação docente, um pequeno grupo exprimiu ter sido envolvido na participação de cursos, palestras e outros momentos de aprendizagem. Evidenciando a falta de conhecimento de mulheres cientistas na Ciência, grande parte das/dos docentes indentificaram apenas Marie Curie como cientista, o que nos faz inferir na necessidade de desenvolver novas pesquisas com estes docentes, a fim de trabalhar as relações de Gênero e Ciência, estereótipos de Gênero e a participação feminina na Ciência, especialmente na Química
Formação de professores de Química: publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola
Any Caroline Ferreira, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 01/08/2017
Esta pesquisa teve como objetivo investigar, nos artigos publicados na revista
Química Nova na Escola (QNESC), como a temática formação de professores de
Química tem sido entendida pelos pesquisadores da área, com o intuito de
caracterizar este tema em questão, em termos de ano de publicação e foco de
pesquisa. Para isto, foi feito um levantamento dos artigos publicados na QNESC, no
período de (1995-2016) que abordavam a formação de professores de Química.
Como metodologia de análise e coleta de dados, utilizou-se a análise textual
discursiva. Para a organização dos dados, foram selecionadas palavras
representativas presentes nas propostas dos artigos que auxiliaram na
categorização. Por meio da análise identificou-se que a maioria dos artigos que
abordam o tema formação de professores de Química foram publicados nos últimos
oito anos. Sendo que 25,34% dos artigos selecionados, descreve e discute questões
da formação inicial, 5,47% faz análise de aspectos da formação continuada, 7,53%
relaciona a formação de professores com a profissionalização docente, 10,27%
discute a prática pedagógica de professores em formação, 10,95% investigou dois
ou mais dos aspectos anteriores em um único artigo e 40,41% abordou a formação
de professores como consequência da pesquisa. A partir dos dados, destacou-se
algumas tendências de pesquisa e possíveis lacunas ainda a serem investigadas, no
que diz respeito à área de formação de professores de Química.