Teses e Dissertações
Palavra-chave: educação matemática
O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em Matemática
João Ricardo Viola dos Santos, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/03/2007
O presente trabalho tem por objetivo analisar a produção escrita de alunos na questão comum da Prova de Questões Abertas de Matemática da AVA–2002 da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada na análise textual discursiva, com a qual analisamos 147 provas. Investigamos o modo como alunos lidam com a questão aberta, suas interpretações das informações contidas em cada frase do enunciado, as estratégias elaboradas e os procedimentos utilizados, o pensamento e a linguagem algébrica, as características dos problemas que eles construíram a partir do enunciado da questão e os conteúdos escolares que eles mostram saber por meio de sua produção. Propõe o abandono da idéia de ‘erro’ para adotar a de ‘maneiras de lidar’. Apresenta uma caracterização do pensamento algébrico para análise nas produções escritas. Em relação à interpretação dos alunos para o enunciado da questão tem-se que com o aumento da escolaridade eles fazem mais e melhores relações entre as informações contidas nas frases. Em relação ao pensamento algébrico expresso em suas produções, grande parte dos alunos mostra utilizá-lo para resolver a questão. Já os alunos que utilizaram linguagem algébrica resolveram a questão da maneira considerada correta. Os problemas construídos pelos alunos a partir do enunciado da questão se caracterizaram, parte por ter uma estrutura de resolução linear realizada por meio de interpretações passo-a-passo, e, parte por uma estrutura de resolução não-linear. Grande parte dos alunos que interpretou a idéia de recorrência da segunda frase resolveu a questão da maneira considerada correta. Neste trabalho mostramos que alunos da Escola Básica mostram saber, por meio de sua produção escrita, vários procedimentos que geralmente são trabalhados na escola, assim como suas maneiras particulares de lidar com uma questão aberta de matemática.
A Produção Escrita em Matemática: análise interpretativa da questão discursiva de Matemática comum à 8ª série do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio da AVA/2002
Jader Otávio Dalto, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 23/02/2007
Este trabalho estuda a produção escrita presente na Questão Aberta Comum
à 8ª série do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio da Prova de
Questões Abertas de Matemática da Avaliação do Rendimento Escolar do
Estado do Paraná – AVA/2002. Pretendeu-se, com esse trabalho, encontrar
respostas para algumas questões, tais como: quais as
estratégias/procedimentos utilizados pelos alunos dessas séries para
resolver uma questão comum? Tais estratégias/procedimentos são os
mesmos? Que tipos de erros são encontrados? Esses erros são os mesmos,
independente da série? Existe compatibilidade de marcas de conteúdo
matemático na produção escrita encontrada? A abordagem metodológica
adotada é predominantemente qualitativa, orientando-se pelas técnicas da
análise de conteúdo como ferramenta de compreensão e inferência da
produção escrita dos alunos em uma amostra, determinada por
procedimentos estatísticos, de todas as provas aplicadas no Estado do
Paraná. Além disso, identificam-se quatro categorias de resolução da
questão comum. Em cada uma destas categorias, inferem-se os enunciados
de problemas que os estudantes parecem ter compreendido e resolvido a
partir da interpretação que fizeram do enunciado da questão original. Como
resultados principais, tem-se que: a) o desempenho dos estudantes da 3ª
série do Ensino Médio é melhor que o desempenho dos estudantes da 8ª
série do Ensino Fundamental; b) na grande maioria das Provas verifica-se a
utilização de uma estratégia aqui considerada aritmética (operações
aritméticas sobre números, como adição, subtração, multiplicação e
divisão), mesmo nas Provas da 3ª série; c) analisando as produções
escritas, parece que a maior dificuldade enfrentada pelos estudantes foi
compreender o enunciado da questão; d) as maneiras pelas quais a questão
foi resolvida não diferem muito de uma série para outra.
Conhecimentos de desenho mobilizados por alunos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Materiais para Edificações
Luiz Becher, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 12/12/2006
O presente trabalho tem como objetivo identificar os conhecimentos de desenho
mobilizados por alunos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Materiais para
Edificações, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de
Campo Mourão), na resolução de problemas de seu cotidiano profissional. Para a
realização da pesquisa optamos por um grupo de alunos formado por 35 sujeitos
egressos que já estão atuando no mercado de trabalho e retornaram à Universidade
para cursar uma complementação de carga horária para obtenção do diploma de
Técnico em Edificações. Desse grupo, somente sete aceitaram participar da
pesquisa. Como buscávamos identificar os conhecimentos de desenho, elaboramos
quatro problemas que envolveram atividades de desenho, de orçamento e de
especificação de materiais, possibilitando ao egresso demonstrar conhecimentos
quanto a representação gráfica de objetos. Os problemas foram aplicados nos
meses de maio e julho de 2006 e durante a execução das tarefas observamos como
o sujeito resolvia a questão e qual a forma de encaminhamento que dava ao
problema, o que nos permitiu obter informações complementares. Para a análise,
primeiramente, denominamos cada sujeito como S1, S2... S7; na seqüência,
classificamos as respostas de acordo com os campos conceituais: o código, a
tecnologia e a geometria. Realizada a análise, podemos inferir que quanto ao
código, no projeto arquitetônico, os mesmos foram utilizados de forma satisfatória;
já, no que se refere a tecnologia, muitos mostraram que não têm facilidade quando
precisam utilizar os instrumentos tradicionais sobre a prancheta, demonstrando que
têm maior afinidade com o computador, especialmente com o software AutoCAD.
Nos problemas que exigiram conhecimentos de geometria, pelo menos cinco dos
alunos egressos demonstraram que sabem utilizar corretamente as fórmulas para
cálculo de área de figuras, bem como realizar cálculos de volumes de sólidos
geométricos, o que nos leva a concluir que esses egressos têm a possibilidade de
serem acolhidos pelo mercado de trabalho. Portanto, os alunos que participaram de
nossa pesquisa, egressos da UTFPR, mobilizam conhecimentos relacionados ao
desenho que facilitarão o desempenho de suas atividades profissionais
Saberes mobilizados por três docentes de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental
César Faiçal, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 30/07/2006
Na presente investigação buscamos identificar os saberes mobilizados por três
docentes de Matemática das séries finais do ensino fundamental. Acreditamos que,
se tiverem consciência e refletirem coletivamente sobre os saberes que mobilizam
na sua prática, os docentes poderão redirecioná-los de acordo com os diferentes
contextos em que atuam, desencadeando um processo de desenvolvimento
profissional e constituição de sua identidade profissional. Consideramos saber como
uma ‘’[...] atividade discursiva que consiste em validar, por meio de argumentos e de
operações discursivas [...] uma proposição ou uma ação [...]’’ (TARDIF, 2002, p.196),
e o professor como sujeito do seu desenvolvimento nas perspectivas propostas por
Garcia (1999) e Fiorentini (1999). Para identificarmos os saberes mobilizados por
essas docentes solicitamos que elas respondessem a um questionário, nos
concedessem uma entrevista e participassem de um grupo de estudos semanal para
elaborarmos atividades para nossas aulas. Os saberes identificados foram
agrupados por afinidade, por meio de um processo indutivo, que permitiu a
constituição de dez tipologias de saberes mobilizados pelas docentes: saberes
relativos à formação dos docentes de Matemática; saberes da didática da
Matemática; saberes dos caminhos para fazer Matemática; saberes referentes a
recursos didáticos; saberes sobre os contextos de aplicação (das profissões e do
indivíduo); saberes curriculares; saberes da psicologia; saberes da História da
Matemática; saberes sobre avaliações em Matemática; saberes sobre condições
dignas de trabalho e sobrevivência. Por fim, apresentamos algumas considerações
sobre o modo como os saberes declarados pelas professoras podem contribuir para
o seu desenvolvimento profissional.
A Compreensão de Duas Professoras de Matemática sobre o Modo como seus Alunos Aprendem
Regina Aparecida de Oliveira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/04/2006
A princípio, o objetivo desse trabalho era olhar para o modo como duas professoras
de Matemática compreendem a produção de significados de seus alunos, com base
na perspectiva teórica do Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins.
Esse estudo é considerado importante, pois acredita-se que há relações entre o
modo como os professores compreendem o processo de produção de significados e
a aprendizagem. Durante o processo de investigação observou-se que as
professoras não falavam de produção de significados (na perspectiva de Lins) e sim
de aprendizagem, então para que as informações pudessem ser analisadas mudou-
se a pergunta de investigação. Foi assim que o objetivo desse trabalho passou a ser
o de investigar a compreensão de duas professoras de Matemática sobre o modo
como seus alunos aprendem. Esse trabalho constitui uma pesquisa qualitativa. Para
o seu desenvolvimento constituiu-se um grupo de estudos com duas professoras de
Matemática de uma escola pública do Ensino Fundamental do norte do estado do
Paraná. A coleta de informações foi realizada por intermédio de entrevistas semi-
estruturadas, de observações e descrições das atividades realizadas neste grupo e
da análise de algumas aulas dessas professoras. A mudança de perspectiva na
investigação fez com que a leitura das informações fosse realizada com base na
construção teórica de David Ausubel, sobre Aprendizagem Significativa.
Paralelamente, foi utilizada a teoria dos Campos Semânticos de Rômulo Campos
Lins para justificar a mudança de referencial teórico, uma vez que as professoras
compreenderam “produção de significados” como sinônimo de aprendizagem. A
investigação permitiu entender que essas professoras compreendem a
aprendizagem como um processo no qual os alunos reproduzem discursos, ora
compreendendo, ora memorizando automaticamente. Além de responder a pergunta
de investigação, apresentam-se também algumas contribuições do grupo de estudos
na formação continuada das professoras participantes.
Uma Análise da Produção Escrita de Alunos da 3ª Série do Ensino Médio
Rose Mary Fernandes Alves, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 07/02/2006
Na perspectiva de ver a avaliação como um dos fios condutores da busca do
conhecimento, entendendo-a como um processo que descreve o que os alunos
sabem e são capazes de realizar em matemática, é que esta investigação analisa a
produção escrita de alunos do Ensino Médio em Questões Abertas de Matemática.
O presente trabalho apresenta uma investigação de natureza qualitativa dos
registros escritos de alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para isto, foram utilizadas
44 provas retiradas de uma amostra estadual da Prova de Questões Abertas de
Matemática da Avaliação de Rendimento Escolar do Estado do Paraná – AVA/2002.
Com base na interpretação do que foi registrado buscou-se compreender como eles
utilizaram as informações contidas no enunciado das questões, identificando os
acertos e os erros mais freqüentes e sua natureza, as estratégias/procedimentos
usados, o modo como essa produção escrita se configura, se esta apresenta marcas
de conteúdo matemático compatível com o seu nível de escolaridade, assim como,
indícios da presença do pensamento algébrico. Esta investigação mostra, dentre
outros, que uma grande dificuldade apresentada pelos alunos está relacionada à
leitura e interpretação dos enunciados das questões; que eles buscam estratégias e
procedimentos próprios para resolvê-las, e que, poucos utilizam conteúdo
matemático compatível com seu nível de escolaridade.
O que a produção escrita pode revelar? Uma análise de questões de Matemática
Franciele Perego, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 06/02/2006
Este trabalho mostra um estudo da produção escrita em Matemática contida em uma
amostra de 53 Provas de Questões Abertas da Avaliação Estadual do Rendimento Escolar
do Paraná – AVA/2002, resolvidas por alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Esta
investigação de cunho predominantemente qualitativo procura, com base na interpretação
do que foi registrado, analisar não apenas o acerto e o erro, mas principalmente os
caminhos percorridos por eles, a estratégia escolhida para resolver cada questão. Apresenta
os diferentes procedimentos adotados pelos alunos na resolução das quatro questões da
prova, a pouca presença de erros nos algorítmos das operações. Dentre outros, o estudo
aponta como relevante que a dificuldade maior parece estar na interpretação dos enunciados
que gera a escolha de uma estratégia capaz de resolver e responder a questão. Conclui que
os resultados apresentados pelos alunos podem ser reflexo do trabalho que vem sendo
desenvolvido nas salas de aula, ou seja, eles parecem não estar acostumados com questões
que exigem mais do que um simples cálculo com a utilização de algum algoritmo.
Concepções de duas professoras sobre os processos de ensino e aprendizagem em Matemática
Marisete de Fátima Garbossa Castilho, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 19/12/2005
Acreditamos que o modo como os professores trabalham com a Matemática na sala de aula
é fortemente influenciado pela sua formação. Os diferentes contatos que tiveram com a
Matemática durante sua formação possibilitaram a constituição de concepções, sobre os
processos de ensino e de aprendizagem em Matemática nem sempre são conscientes.
Assim, mudanças na abordagem da Matemática pelos professores, nos diversos níveis de
ensino, podem ser promovidas pela identificação dessas concepções e pela análise da
influência destas na prática pedagógica. Neste trabalho buscamos identificar as concepções
de duas professoras sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática,
durante o desenvolvimento de um grupo de estudos e por meio de entrevistas. As reflexões
promovidas durante e após o desenvolvimento dessas atividades poderão contribuir para a
conscientização de professores sobre suas concepções e levá-los a refletir sobre como elas
podem influenciar na organização de sua ação pedagógica, analisando os pressupostos
epistemológicos subjacentes a ela. Além disso, acreditamos que nossa investigação pode
fornecer elementos para que possamos encontrar formas alternativas de formação inicial e
continuada de professores de Matemática.
Utilização de diferentes registros de representação: um estudo envolvendo funções exponenciais
Nilcéia Regina Ferreira Dominoni, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 29/09/2005
Este estudo propõe verificar se a utilização de uma seqüência didática que
considere o tratamento, a conversão e a coordenação dos diferentes Registros de
Representação da Função Exponencial contribui para a apreensão do objeto
matemático Função Exponencial. O estudo está fundamentado na Teoria dos
Registros de Representação Semióticos de Raymond Duval, que afirma que a
coordenação dos diferentes registros de representação, pode proporcionar a
apreensão de um conceito matemático. A metodologia utilizada, segue os princípios
da Engenharia Didática. Na análise a priori, foram elaboradas as atividades da
seqüência visando à utilização dos diferentes registros e analisando seus aspectos
matemáticos e didáticos. Esta seqüência foi aplicada a alunos da primeira série do
Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Arapongas, Paraná. Foram
analisadas as produções de dezesseis alunos que participaram de todas as
atividades da seqüência. Com a análise das produções dos alunos, infere-se que as
atividades envolvendo o tratamento, a conversão e a coordenação dos diferentes
registros de representação contribuem para a apreensão do conceito Função
Exponencial.
Aprendendo matemática à distância: a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais
Maria Antonia Leite Monteiro Chiarato, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 09/05/2005
Este trabalho trata da construção e circulação do conhecimento, a interação entre
aluno/professor, quando este último está distante fisicamente. A pesquisa seguiu uma
metodologia qualitativa, através de um estudo de caso, que foi a observação detalhada de um
contexto escolar de aprendizagem, na modalidade EaD. Ela foi realizada durante o módulo de
matemática do Curso, que teve duração de aproximadamente seis semanas. Os dados obtidos
incluem transcrições de entrevistas, notas de campo e filmes de vídeo. O contexto de
aprendizagem era um curso para professores que atuavam nas séries iniciais, sem formação
em nível de terceiro grau. O curso, Normal Superior, contava com o uso de aparatos
tecnológicos que permitia a sua oferta simultânea a várias turmas diferentes, em vários
municípios, com os alunos interagindo em tempo real com seus professores distantes. No
contexto da pesquisa, as interações alunos/professor ocorriam em quatro ambientes diferentes.
Desses ambientes, somente na sala de aula no ambiente de tutoria é que as interações
aconteciam com a presença física de apenas um professor, que era o mesmo para todos
módulos do Curso, e sem a mediação dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional.
Na sala de aula no ambiente de videoconferência as interações se davam entre os alunos e
diferentes professores distantes fisicamente. E, além de contar com o uso dos meios
tecnológicos de comunicação bidirecional, contava também com a mediação do tutor. Nas
salas de aulas nos ambientes de learning space e de chat, não havia a mediação dos tutores e
as interações ocorriam com outros diferentes professores distantes fisicamente, através do uso
das mídias interativas. Durante a pesquisa, realizada com duas turmas diferentes, foi notada
uma grande diferença entre elas. As diferenças diziam respeito às relações dos alunos com o
conhecimento. Para analisar tal situação naquele contexto da pesquisa, foi levantada a
hipótese daquela ser uma situação característica da pós-modernidade. Para abordar a questão,
o referencial teórico adotado, situou como características fundamentais da pós-modernidade, a
sedução exacerbada ao consumo que a tudo transforma em mercadoria, inclusive o
conhecimento; a ausência ou transformação radical nos valores e/ou ausência ou
transformação radical nos projetos, tanto pessoais quanto coletivos; além da intensificação do
uso dos aparatos tecnológicos no contexto educativo. Ao analisar os dados obtidos, nas duas
turmas diferentes, à luz desse referencial, foi feita uma reflexão acerca do valor do
conhecimento no contexto escolar e do papel do tutor no desenvolvimento de um projeto
como esse.