NOÇÕES DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICA A RESPEITO DE QUESTÕES DE GÊNERO E REPRESENTAÇÕES NA LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Dissertação de mestrado

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Resumo

A inclusão das questões de Gênero na Educação Básica e na Formação Inicial de docentes vem sendo evidenciada na literatura, aplicando-se no desenvolvimento científico devido a sua importância no contexto social. Apesar do crescimento de pesquisas nessa área, ainda se faz necessária a busca por intervenções didáticas que corroborem para um ensino mais equânime. Para que isso seja possível, considerase a base para a compreensão das noções levantadas pelos docentes nessa temática no sentido de contribuir para novas investigações, como alicerce para a formulação de unidades didáticas e intervenções pedagógicas, proporcionando momentos de consciência e construção de saberes que auxiliam a prática docente de Química. A partir dessas conjecturas, realizamos uma investigação de cunho qualitativo acerca da temática de gênero, com enfoque na formação inicial de docentes em Química. Estruturamos a pesquisa em três principais tópicos: primeiro tópico realizamos um levantamento e análise de publicações em revistas nacionais, anais de congressos, teses e dissertações de programas de Pós-Graduação notas 5, 6 e 7 da CAPES (avaliação trienal de 2017); no segundo tópico, realizamos um levantamento e análise de documentos nacionais e do estado do Paraná para identificar se há inclusão da temática de Gênero; após a delimitação e conhecimento da literatura e da legislação da área, o terceiro tópico diz respeito a elaboração de uma estrutura de entrevista e um questionário com nove questões, cujo intuito foi identificar as noções de discentes investigadas(os) a respeito da Natureza da Ciência (NdC) e Gênero, bem como essas temáticas podem estar relacionadas a estereótipos de Gênero aplicados na linguagem audiovisual. Para o tratamento de dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, com hipóteses levantadas previamente a coleta dos dados. Por meio das respostas das entrevistas semiestruturadas e dos questionários realizamos unitarizações dos dados empíricos de acordo com as hipóteses. Com os resultados analisados, foi possível refletir e realizar propostas de atividades que trabalham a respeito de diferentes formas de linguagem, a representação feminina no audiovisual e qual a relação com o Ensino de Ciências e consequentemente como isso pode invisibilizar a mulher cientista. Acreditamos que, por meio da formação docente, um ensino mais equitativo pode ser fornecido, além de disponibilizar mais recursos e discussões teóricas e práticas para conscientizar as(os) docentes a respeito das questões de gênero no ambiente escolar e promover um ensino de Ciências mais equânime.