A decisão sobre a composição das bancas de exame de qualificação e de defesa pública das dissertações, no âmbito do Mestrado Acadêmico em Administração, do PPGA-UEL, é conjunta, uma vez que envolve considerações do docente orientador e do discente orientado.

Com o intuito de tornar esses dois momentos de avaliação mais legítimos e construtivos para a pesquisa apresentada por meio da dissertação em desenvolvimento, no caso do exame de qualificação, ou já desenvolvida, no caso da defesa pública, orientadores e orientandos atentam-se a algumas características relevantes para a seleção e convite dos membros que comporão as bancas:

  • É fundamental que o membro externo ao PPGA-UEL e o membro interno do PPGA-UEL compartilhem de uma orientação onto-epistemológica afiliada à que está manifestada e defendida no conteúdo da dissertação a ser avaliada.
  • É imprescindível que o membro externo ao PPGA-UEL e o membro interno do PPGA-UEL tenham domínio no conhecimento dos procedimentos metodológicos escolhidos para a condução da pesquisa descrita por meio da dissertação a ser avaliada.
  • É importante que o membro externo ao PPGA-UEL e o membro interno do PPGA-UEL possuam notório saber nas teorias de base e nas categorias de análise balizadoras do referencial teórico exposto na dissertação a ser avaliada.
  • É indispensável que o membro externo ao PPGA-UEL e o membro interno do PPGA-UEL participem de algum alinhamento com a temática que alicerça a construção teórico-metodológico-empírica da dissertação a ser avaliada.

Mediante a preocupação de atender essas preocupações, algumas práticas são valorizadas para a seleção e convite dos membros que comporão as bancas: em relação ao membro externo ao PPGA-UEL – por meio das diversas bases de dados disponíveis, das redes de colaboração do docente orientador e do discente orientando, dos grupos de pesquisa que o docente orientador e o discente orientando participem, bem como dos demais núcleos e espaços especializados nos debates científicos em perspectiva, empreende-se uma busca por pesquisadores doutores, nos contexto nacional e internacional, que atendam aos requisitos onto-epistemológicos, metodológicos, teóricos e temáticos necessários para se avaliar a dissertação disponibilizada para a banca; e, em relação ao membro interno do PPGA-UEL, identificar, por meio dos projetos de pesquisa ativos, das disciplinas optativas ministradas, dos grupos de pesquisa em exercício, das orientações, tanto as já realizadas quanto as que estão em desenvolvimento, e dos interesses de pesquisa, o membro do corpo docente que mais se adequa às particularidades onto-epistemológicas, metodológicas, teóricas e temáticas da dissertação disponibilizada para apreciação da banca.