Objetivos de aprendizagem
As disciplinas do PPGA, sejam elas obrigatórias ou optativas, são construídas com o intuito de promover experiências de formação alicerçadas nos seguintes objetivos de aprendizagem:
- oportunizar a identificação e aplicação do potencial de argumentação dos discentes
- incentivar nos discentes a dedicação à amplitude e à profundidade dos conteúdos abordados
- instruir os discentes no desenvolvimento de sua capacidade de sintetizar as principais contribuições dos temas estudados
- provocar nos discentes interpretações críticas sobre o que se debate, de maneira a incentivá-los a fundamentar teoricamente as hipóteses, as suposições, os pressupostos e as argumentações elaboradas em favor do que está sendo estudado
- auxiliar os discentes a expor seus respectivos pontos de vista ao indicar, com fundamentação teórica, os aspectos problematizadores dos tópicos abordados nas discussões
- capacitar os discentes, a partir dos inúmeros debates teóricos realizados, a desenvolver análises teóricas orientadas para o desenvolvimento de possíveis soluções socioeconômicas e socioambientais e, também, para o discernimento reflexivo e crítico dos apelos econômicos, sociais e ambientais inerentes às discussões abordadas
- promover aos discentes um aprendizado que demande conexões conceituais com outras fontes de conhecimento





Preocupações gerais
Esses objetivos de aprendizagem são incorporados na experiência de formação e está presente em toda a estrutura curricular do PPGA-UEL, de forma a:
- garantir aos discentes planejamento didático-pedagógico direcionado aos melhores resultados possíveis de serem alcançados no processo de interdependência entre ensino e aprendizado
- oferecer aos discentes acesso aos materiais relevantes para as discussões que ocorrerão nas disciplinas
- orientar, com coerência, os discentes no embasamento teórico e científico necessário de ser desenvolvido a partir dos conteúdos abordados
- reconhecer positivamente a opção de autonomia, por parte do discente, em sua busca pela construção do conhecimento discutido
- assessorar os discentes em sua capacidade prática de solucionar problemas, por meio, também, do estímulo à criatividade teoricamente fundamentada e do incentivo à inovação metodologicamente embasada
- ser referência para os discentes, para que deles também possa ser cobrada qualidade nos preparos técnicos, na conduta ética, na flexibilidade, no autocontrole, na comunicação e na capacidade de iniciativa
- assegurar ambiente de ensino e de aprendizagem receptivo à visão do todo e aberto a avaliações crítico-reflexivas
- pautar discussões e construções teóricas orientadas para o desenvolvimento sustentável, regional e regionalizado
- defender a liberdade de interação com o respeito às características sociais dos participantes das discussões
- salvaguardar adequação das estratégias de ensino-aprendizagem à efetiva compreensão dos conteúdos debatidos
- cuidar para que os significados do que se discute sejam devidamente compreendidos e que os valores de quem discute sejam devidamente preservados
- manter uma ambiência favorável para as trocas inerentes à interdependência entre ensino e aprendizagem
- compartilhar, com o devido respeito aos discentes, intencionalidades e subjetividades
- e, enaltecer exposições que valorizem visão de mundo holística, sistêmica, integradora, colaborativa e solidária.
Práticas
Os objetivos de aprendizagem e as preocupações se somam às experiências de formação dos discentes a partir de práticas presentes em todas as disciplinas do PPGA-UEL:
- o programa de curso da disciplina busca ser o mais completo possível em termos de ementa, objetivos de aprendizagem, contextualização da disciplina, procedimentos avaliativos, cronogramas, conteúdo programático, referências de leitura e designação de responsabilidades
- o programa de curso da disciplina é disponibilizado aos discentes com antecedência para que eles possam ter acesso a informações sobre cronograma, conteúdo programático e sistemática de avaliações
- o programa de curso da disciplina, disponibilizado com antecedência, é apresentado aos discentes em uma conversa coletiva, por meio da qual dúvidas são esclarecidas
- o programa de curso da disciplina se torna um contrato de convivência, por meio do qual docentes e discentes garantem seus direitos e suas responsabilidades no exercício de convivência
- o respeito ao programa de curso da disciplina, ou seja, ao contrato de convivência, garante maior segurança e estabilidade na relação acadêmica, evitando o imprevisível e protegendo o discente de qualquer alteração prejudicial
Atividades didático-pedagógicas
Os docentes do PPGA-UEL são incentivados a incluírem nos programas de curso das disciplinas atividades didático-pedagógicas tradicionais e metodologias ativas de aprendizagem, marcadas por discussões, reflexões, questionamentos, construções coletivas e posicionamentos, que subsidiem ou que sejam subsidiados por esquemas mais clássicos de ensino. Esta iniciativa intenta transformar a disciplina em um trabalho cooperativo entre docentes e discentes, de maneira que a construção coletiva transforme os discentes em agentes corresponsáveis pelo processo de interdependência entre o ensino e a aprendizagem. Para tanto, exercícios lúdicos, interpretações imagéticas, sensibilização sonora, musicalização temática, o movimento via vídeo, reflexão textual, visitação técnica e interação com a comunidade, dentre outras, são práticas valorizadas e presentes no processo de ensino e de aprendizagem dos discentes do PPGA.