As disciplinas do PPGA-UEL, sejam elas obrigatórias ou optativas, são construídas com o intuito de promover uma experiência de formação alicerçada nos seguintes objetivos de aprendizagem: oportunizar a identificação e aplicação do potencial de argumentação dos discentes; incentivar nos discentes a dedicação à amplitude e à profundidade dos conteúdos abordados; instruir os discentes no desenvolvimento de sua capacidade de sintetizar as principais contribuições dos temas estudados; provocar nos discentes interpretações críticas sobre o que se debate, de maneira a incentivá-los a fundamentar teoricamente as hipóteses, as suposições, os pressupostos e as argumentações elaboradas em favor do que está sendo estudado; auxiliar os discentes a expor seus respectivos pontos de vista ao indicar, com fundamentação teórica, os aspectos problematizadores dos tópicos abordados nas discussões; capacitar os discentes, a partir dos inúmeros debates teóricos realizados; a desenvolver análises teóricas orientadas para o desenvolvimento de possíveis soluções socioeconômicas e socioambientais e, também, para o discernimento reflexivo e crítico dos apelos econômicos, sociais e ambientais inerentes às discussões abordadas; exemplificar, em conjunto com os discentes, a aplicação dos conhecimentos a partir de inspirações de situações de ordem prática; legitimar, junto aos discentes, a necessidade acadêmica e profissional de dominar os conteúdos abordados; e, promover aos discentes um aprendizado que demande conexões conceituais com outras fontes de conhecimento.

Tais objetivos de aprendizagem são incorporados na experiência de formação dos discentes a partir do respeito a algumas preocupações compartilhadas em toda a estrutura curricular do PPGA-UEL, tais como: garantir aos discentes um planejamento didático-pedagógico direcionado aos melhores resultados possíveis de serem alcançados no processo de interdependência entre ensino e aprendizado; oferecer aos discentes acesso aos materiais relevantes para as discussões que ocorrerão nas disciplinas; orientar com coerência os discentes no embasamento teórico e científico necessário de ser desenvolvido a partir dos conteúdos abordados; reconhecer positivamente a opção de autonomia, por parte do discente, em sua busca pela construção do conhecimento discutido; assessorar os discentes em sua capacidade prática de solucionar problemas, por meio, também, do estímulo à criatividade teoricamente fundamentada e do incentivo à inovação metodologicamente embasada; ser referência para os discentes, para que deles também possa ser cobrada qualidade diferenciada nos preparos técnicos, na conduta ética, na flexibilidade, no autocontrole, na comunicação e na capacidade de iniciativa; assegurar um ambiente de ensino e de aprendizagem receptivo à visão do todo e aberto a avaliações crítico-reflexivas; pautar discussões e construções teóricas orientadas para o desenvolvimento sustentável, regional e regionalizado; defender a liberdade de interação com o respeito às características sociais dos participantes das discussões; salvaguardar adequação das estratégias de ensino-aprendizagem à efetiva compreensão dos conteúdos debatidos; cuidar que os significados do que se discute sejam devidamente compreendidos e que os valores de quem discute sejam devidamente preservados; manter uma ambiência favorável para as trocas inerentes à interdependência entre ensino e aprendizagem; compartilhar, com o devido respeito aos discentes, intencionalidades e subjetividades; e, enaltecer exposições que valorizem uma visão de mundo holística, sistêmica, integradora, colaborativa e solidária.

Os objetivos de aprendizagem supramencionados e as preocupações deles decorrentes, também supramencionadas, agregam-se à experiência de formação do discente a partir de algumas práticas presentes em todas as disciplinas do PPGA-UEL: o programa de curso da disciplina busca ser o mais completo possível em termos de ementa, objetivos de aprendizagem, contextualização da disciplina, procedimentos avaliativos, cronogramas, conteúdo programático, referências de leitura e designação de responsabilidades; o programa de curso da disciplina é disponibilizado aos discentes com antecedência, para que eles possam ter acesso a informações sobre cronograma, conteúdo programático e sistemática de avaliações; o programa de curso da disciplina, além e ser disponibilizado com antecedência, é apresentado aos discentes em uma conversa coletiva, por meio da qual dúvidas possam ser esclarecidas; para maior tranquilidade dos discentes, uma vez que o programa de curso da disciplina foi apresentado ele se torna um contrato de convivência, por meio do qual docentes e discentes garantem seus direitos e suas responsabilidades no exercício de convivência; o respeito ao programa de curso da disciplina, ou seja, ao contrato de convivência, agrega maior segurança e estabilidade na relação acadêmica, pois evita o imprevisível e protege o discente de qualquer alteração prejudicial.

Os docentes do PPGA-UEL são incentivados a incluírem nos programas de curso das disciplinas que ministrarão, atividades didático-pedagógicas que vislumbrem aulas e avaliações dentro dos parâmetros tradicionais, mas também, e principalmente, momentos ativos de aprendizagem marcados por discussões, reflexões, questionamentos, construções coletivas e posicionamentos que subsidiem e/ou que sejam subsidiados por esquemas mais clássicos de ensino. Esta iniciativa intenta transformar a disciplina em um trabalho cooperativo entre docentes e discentes, de maneira que a construção coletiva transforme os discentes em agentes corresponsáveis pelo processo de interdependência entre o ensino e a aprendizagem. Para tanto, exercícios lúdicos, interpretações imagéticas, sensibilização sonora, musicalização temática, o movimento via vídeo, reflexão textual, visitação técnica e interação com a comunidade, dentre outras, são práticas valorizadas e presentes no processo de ensino e de aprendizagem dos discentes do PPGA-UEL.