Um estudo sobre o aprendizado docente no projeto PIBID/UEL – Licenciatura em Física

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve o objetivo de buscar evidências de aprendizado docente em um grupo de estudantes de Física, integrantes de um dos subgrupos do projeto PIBID 2 Física/UEL, por intermédio de um instrumento denominado focos da aprendizagem docente (FAD). Também investigou como ocorreu o aprendizado nesse subgrupo, que ministrou aulas em um colégio de ensino médio público de Londrina-PR. A constituição dos dados foi realizada mediante duas entrevistas semiestruturadas, elaboradas segundo os objetivos do estudo. A análise dos dados foi conduzida com a utilização dos FAD, constituído de cinco categorias: (i) interesse; (ii) conhecimento prático; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. A organização e a análise dos dados fundamentaram-se nos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Ficou visível que o PIBID caracterizou-se como configuração propícia para o aprendizado da docência, pois foram encontradas evidências dos cinco focos da aprendizagem docente nas duas entrevistas. Foram realizadas também caracterizações referentes à forma com que o aprendizado docente ocorreu, as quais foram denominadas como: manifestação e justificativa de interesse; desenvolvimento e superação; mudança de opinião; conhecimento de casos; gestão de classe; gestão de conteúdo; transposição didática; indagação; auto avaliação; planejamento; aprendizado com o professor supervisor; aprendizado com os demais estudantes; identificação pessoal e Identificação social; sendo possível inferir as semelhanças e diferenças dessa aprendizagem para os estudantes participantes do subgrupo analisado. Além disso, através de uma comparação entre os resultados obtidos, concluiu-se que as frequências de falas sobre o aprendizado, com relação ao conhecimento prático e à comunidade docente, foram as que mais variaram. Esse fato foi interpretado como resultante das práticas vivenciadas pelos estudantes em sua participação no projeto e do desenvolvimento de uma menor dependência com relação ao professor supervisor.