Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em Matemática
Dissertação de mestrado
Visualizar PDFResumo
A pergunta geradora desta pesquisa é “(como) seria possível um ensino mais explícito das demonstrações a partir de um debate histórico-filosófico?”. E mais especificamente, “qual seria a importância desta pergunta no contexto de formação do bacharel em Matemática?”. A pesquisa é de cunho qualitativo, em que os passos principais foram o levantamento bibliográfico, a reconstrução histórica das demonstrações, a busca por aspectos filosóficos acerca das demonstrações e a realização e análise de entrevistas semiestruturadas com professores envolvidos com a coordenação e o com o curso de Bacharelado em Matemática, buscando uma epistemologia subjacente que caracteriza sua prática real com relação à demonstração. A partir de outras pesquisas da área de Educação Matemática e do diagnóstico obtido por meio da análise e da síntese dos depoimentos, apresentamos elementos que possibilitem propostas de abordagens histórico-filosóficas acerca das demonstrações em cursos de Bacharelado em Matemática, de forma que o bacharel tenha capacidade de compreender de uma maneira mais aprofundada a Ciência que se estuda, possivelmente tornando-se capaz de realizar um exame crítico e analítico desta.