Teses e Dissertações
TEORIAS COM ABORDAGENS SEMIÓTICAS: A IDEIA DE CONTIGUIDADE E POSSÍVEL DIÁLOGO INTERTEÓRICO EM UMA SITUAÇÃO DA EARLY ALGEBRA
Renata Aparecida de Faria, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 24/03/2023
As teorias que nortearam esta pesquisa possuem enfoques distintos: a Teoria dos
Registros de Representação Semiótica (TRRS), desenvolvida por Raymond Duval,
apresenta um enfoque cognitivo em que os registros de representações são inerentes ao
processo de ensino e aprendizagem de matemática e possibilitam a análise das atividades
cognitivas de formação, tratamento e conversão. O enfoque sócio cultural delimita os
pressupostos da Teoria da Objetivação (TO), teoria em desenvolvimento proposta por
Luis Radford que considera o Labor Comum como fundamental aos processos de
objetivação e subjetivação, ancorados pelos meios semióticos de objetivação. A tese
investiga como os elementos de duas teorias da Educação Matemática que utilizam
abordagens semióticas emergem em uma situação do contexto da Early Algebra
denominada “Quantos telefonemas?”. A pesquisa é caracterizada como qualitativa –
descritiva e foi realizada com estudantes do 6⸰ ano do Ensino Fundamental –Anos Finais,
em um colégio da Rede Estadual situado em uma cidade do norte do Paraná. A coleta de
informações ocorreu a partir das anotações no diário de campo da pesquisadora, fotos e
protocolos dos estudantes dos grupos denominados G1, G2, G3e G4. A mobilização de
diversos meios semióticos associados ao conceito de multimodalidade permitiu a
elaboração de um instrumento de análise multissemiótica divididos em três etapas. Na
primeira etapa, encontram-se a descrição dos meios semióticos utilizados (gestos,
entonação vocal, artefatos, e representações) na situação “Quantos telefonemas?”. A
segunda etapa da análise multissemiótica consistiu em indicar os processos de objetivação
e subjetivação de cada um dos grupos, a partir dos meios semióticos mobilizados – nos
quais, no grupo G3, os artefatos foram motivo de conflitos. Nesses processos de
subjetividades – formas de colaboração humana –, entre os integrantes dos grupos,
ocorreram também subjetividades da pesquisadora. Na terceira etapa, o meio semiótico
“representações” foi considerado em seus registros na indicação das atividades cognitivas
de tratamento e conversão. Dos elementos que emergiram na análise multissemiótica,
decorreu a ideia de contiguidade como a disposição dos elementos lado a lado, de modo
síncrono e permitiu a proposta de um possível diálogo interteórico entre aspectos das
teorias: o labor comum (TO), a autonomia intelectual (TRRS), a contração semiótica (TO)
e a coordenação (TRRS) entre os elementos das teorias. Quanto à situação do contexto da
Early Algebra, identificamos a covariação – relação entre quantidade de pessoas e
telefonemas – enquanto característica do Pensamento Algébrico.
O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK) APLICADO AO ENSINO DE GEOGRAFIA
Marcelo Augusto da Rocha, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 28/08/2015
O presente estudo investigou as noções de professores de Geografia em formação continuada, a respeito dos componentes do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge). Analisou também em que grau esses professores fazem uso em sua prática docente, desses conhecimentos isolados e combinados. Investigou ainda, como se dá o processo de desenvolvendo dos conhecimentos do TPACK entre professores, na formação inicial e continuada. Paralelamente, desenvolveu-se uma abordagem de ensino/aprendizagem alicerçada em diferentes teorias educacionais, gerando um contexto pedagógico integrado de conhecimentos para a formação de professores que combina o uso sistemático de instrumentos tecnológicos digitais, com teorias de aprendizagem e conteúdos geográficos. Ao tratar da formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em contextos de ensino e aprendizagem, esclarece-se que essa formação visa à promoção do modelo conceitual TPACK, por meio do desenvolvimento de técnicas pedagógicas integradas ao conteúdo geográfico e a instrumentos digitais, com o auxílio da internet. A respeito do método de classificação e análise dos dados, fez-se uso da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). Alguns dos resultados alcançados apontam para a necessidade de implementação de disciplinas específicas que tratem das TDIC na formação inicial e de cursos de formação continuada voltados para o ensino de Geografia, sob o viés do TPACK, buscando integrar as habilidades necessárias ao professor hodierno para fazer uso das TDIC vinculadas aos processos de ensino e de aprendizagem. A análise aprofundada da forma como os professores se relacionam com as TDIC possibilitou ainda, outros olhares para essa questão, além do viés formativo. Como por exemplo, o estado de inércia intelectual em que se encontra uma parte dos professores em exercício na atualidade
VISIBILIDADE FEMININA NA CIÊNCIA: UMA ABORDAGEM EQUITATIVA EM GÊNERO PARA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Mariana Fontana, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 15/09/2021
No contexto brasileiro, as questões de gênero estão em evidência em debates dentro
e fora do ambiente educacional. Compreensões equivocadas acerca da temática
podem impactar a sua inserção nos contextos escolares e de formação docente.
Pesquisas apontam que reflexão em torno do tema é relevante para um
desenvolvimento social mais equânime e que visibilize a Ciência realizada por
mulheres. Ressaltamos a necessidade de inserir momentos de inserção de estudos
de gênero ao Ensino, seja na formação inicial ou na formação em serviço de docentes.
Tomamos como pressuposto que as questões de gênero precisam ser explicitadas e
aprofundadas para que possam auxiliar professoras/es em sua prática, para que
saberes componham o repertório de conhecimento de docentes e auxiliem na
construção do desenvolvimento de uma prática de ensino de Ciências equitativa em
gênero. Nosso objetivo foi investigar o processo de elaboração de uma abordagem de
formação em serviço de docentes de Ciências Biológicas, acerca de uma Educação
Científica equitativa em gênero, buscando promover a visibilidade de mulheres nas
Ciências. Esperávamos que as/os docentes não apresentassem momentos de
formação a respeito de gênero, visto a literatura da área indica uma falta ou pouca
discussão da temática na formação docente inicial e em serviço. Como consequência,
e com a pouca identificação de mulheres na Ciência, inferimos que as/os docentes
reconhecessem apenas algumas cientistas que são destaque na Ciência, pelo fato de
não ter formação a acerca de gênero. Com esse intuito, realizamos um estudo para a
identificação de elementos teórico-metodológicos que pudessem compor uma
estratégia didática potencialmente significativa para se abordar a temática de gênero
e invisibilidade da mulher em Ciências Biológicas. Elaboramos, desse modo, uma
unidade didática a partir dos elementos identificados pelo estudo teórico e aplicamos
a abordagem didática construída a docentes de Ciências Biológicas para identificar
evidências de que a abordagem produzida é potencialmente significativa. Buscamos
alcançar resultados aplicáveis na realidade escolar (Educação Básica e Superior:
formação docente e aprendizagem científica) e contribuir para o desenvolvimento
investigações no âmbito do Programa de Ensino de Ciências e Educação
Matemática/UEL. Por meio das respostas ao questionário inicial, nossas hipóteses
corroboram com os dados empíricos, nos quais há poucos registros de discussões a
respeito de gênero durante a formação docente. Após a abordagem as/os docentes
deram indicios de desenvolvimento de saberes disciplinares, passaram a reconhecer
mais mulheres cientistas na Ciência, mais temáticas envolvendo gênero e Ciência e
se monstrando mais sensíveis a perspectiva após o momento de formação.
Percebemos, após a intervenção pedagógica, houve indícios de desenvolvimento de
saberes disciplinares que porão orientar e dar aporte para que o saber da práxis
docente futuras, já que ocorreram discussões e transposição nos planos de aula,
inferimos que noções adequadas auxiliaram nesse processo
Um estudo acerca de possíveis contribuições do PROINTE/UEM para a formação inicial de professores de Matemática
Ligia Bittencourt Ferraz de Camargo, Profa. Dra. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 25/02/2022
Neste trabalho tem-se como objetivo investigar possíveis contribuições do Programa de Integração Estudantil (PROINTE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na formação inicial de egressos do curso de Licenciatura em Matemática desta instituição, que participaram desse Programa como preceptores. Desenvolve-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativo, havendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram uma coordenadora geral do Programa, uma coordenadora das atividades de preceptorias da área da Matemática, uma docente do Departamento de Matemática, além de dez preceptores. Assume-se a formação de professores sob a perspectiva do desenvolvimento profissional ancorando-se em (PONTE, 1998; MARCELO, 2009) entre outros autores como (PEREZ, 1999; PASSOS et al., 2006). Ademais, serviram de base para esta investigação aspectos apontados por pesquisas na área de Ensino de Matemática no qual os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil apresentam defasagens, ou seja, lacunas decorrentes da formação oriunda dos cursos de Licenciatura em Matemática, bem como um levantamento de pesquisas que tiveram como foco de estudo investigar contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Matemática. Os resultados sugerem contribuições oportunizadas pelo PROINTE relacionadas ao conteúdo matemático, à prática de sala de aula, à interação com os estudantes, ao planejamento, ao comportamento e à atuação como professor. Verifica-se o Programa como um contexto favorável a formação docente e capaz de ir além dos objetivos a que se propõe, podendo impulsionar o desenvolvimento profissional dos licenciandos em Matemática que atuarem como preceptores, ao propiciar momentos de interação, oportunizar possíveis reflexões, requerer estudos, exigir responsabilidade e envolver novas aprendizagens que podem repercutir na prática docente desses futuros professores.
UM ESTUDO A RESPEITO DAS CARACTERÍSTICAS DA REFLEXÃO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES REALIZADAS E PLANEJADAS
JEFFERSON SUSSUMU DE AGUIAR HACHIYA , Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 24/02/2022
O objetivo desta tese é identificar as características da reflexão sobre as ações
docentes realizadas e planejadas, por um grupo de três professores durante reuniões
pós-aulas para organização de um componente curricular. Como corpus de pesquisa,
foram selecionadas seis reuniões (R), que ocorreram em três momentos distintos do
desenvolvimento anual da disciplina – momento inicial (M1), momento intermediário
(M2) e momento final (M3). Os dados, provenientes da transcrição das gravações em
audio dos discursos desses professores, em cada um dos três momentos, foram
analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Para facilitar esse processo,
utilizamos como categorias a priori as três colunas da Matriz da reflexão M(R), que
buscam relacionar a reflexão sobre as ações docentes com a Aprendizagem docente,
o Ensino praticado e a Aprendizagem discente. Vale ressaltar, que a M(R) é um
intrumento analítico resultante do desdobramento do Modelo do farol de navegação,
que foi por nós desenvolvido para caracterizar o olhar do professor sobre as ações
que ocorrem em momentos de reflexão sobre as ações passadas e futuras
relacionadas a atividade docente. Tendo como base esses intrumento analíticos, notase que a relação da reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas se dá
prioritariamente com as categorias Ensino praticado e Aprendizagem discente, as
quais são melhor descritas pela emergência de subcategorias que fazem menção a
temas discutidos pelos professores no decorrer do desenvolvimento do componente
curricular. Ainda concluímos que, a M(R) e o Modelo do farol de navegação são
suficiente para caracterizar as reflexões sobre as ações docentes em momentos pósaula, assim entendemos que esses instrumentos analíticos propostos ainda podem
ser utilizados para organizar e conduzir as ações de professores, não apenas no
desenvolvimento de um componente curricular, mas também para acompanhar e
orientar licenciandos em seus estágios de docência. Outro resultado por nós
observado, foi que o ato de refletir sobre a sua aprendizagem, sobre seu modo de
ensinar e sobre a aprendizagem discente, fornece aos professores uma visão
privilegiada do processo educacional, o que contribuir para o aprimoramento de seu
desenvolvimento profissional docente. Porém, concordamos que a reflexão sobre as
ações docentes pode ser mais significativa e produtiva quando se abrange a dimensão
coletiva e intencional, ou seja, quando se tem uma escola reflexiva e não apenas
sujeitos reflexivos.
ESTUDO DA RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO – UMA PROPOSTA HCTS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
ANDRÉIA HORNES MACEDO, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 13/07/2022
Nesta pesquisa apresentamos a Proposta HCTS – História, Ciência Tecnologia e
Sociedade, que traz uma relação entre a História da Ciência e a abordagem CTS para
o ensino da Radiação do Corpo Negro. Essa proposta é resultado de uma pesquisa
teórico-metodológica no campo da Didática das Ciências e mobilização de Saberes
Docentes, considerando que o professor é o sujeito que constrói seus saberes e a
sala de aula o meio que possibilita a prática dessa construção. Nesse contexto,
disponibilizamos a proposta para que especialistas da área avaliassem, por meio de
um questionário, a potencialidade e relevância da mesma na formação de
professores, bem como a aplicabilidade da mesma como uma metodologia de ensino
construtivista. Como complementação à proposta, apresentamos uma sequência
didática modelo, a qual também foi avaliada pelos especialistas, com o objetivo de
demonstrar como a proposta HCTS pode ser desenvolvida por professores de
educação básica no ensino de Física. Para essa sequência, utilizamos a Radiação do
Corpo Negro como conteúdo científico a ser desenvolvido nos aspectos da proposta,
visto o debate histórico-científico promovido por esse tema e as discussões entre
ciência, tecnologia e sociedade, permeadas pela História da Radiação do Corpo
Negro, que ampliam os horizontes, dando início a Física Moderna. Por meio da análise
dos registros da avaliação por especialistas, nossas hipóteses de que uma proposta
pautada na História da Ciência e nas relações apresentadas pela Abordagem CTS
seja relevante para a formação dos professores e potencialmente produtiva para o
processo de ensino e de aprendizagem, foram consolidadas. Esses resultados
indicam a proposta HCTS como uma contribuição no campo da Didática das Ciências
e de saberes docentes na Educação em Ciências.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS FACTUAL, CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mariana Nardy, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 26/07/2013
A fim de acompanhar a aprendizagem do tema Conservação Ambiental este trabalho propõe um referencial analítico que alcança os aspectos humanísticos da Teoria da Aprendizagem Significativa, os conteúdos de aprendizagem e a Educação Ambiental. Com base nesses preceitos, desenvolveu-se um estudo envolvendo dois alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular do norte do Estado do Paraná. A realização de atividades multimodais de ensino proporcionou uma coleta de dados diversificada e exigiu a criação de um instrumento analítico singular. Os resultados deram abertura para discussões que evidenciam que a integração dos conteúdos de aprendizagem pode conduzir a uma aprendizagem significativa, traduzida na apropriação crítica de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que contribuem para a construção de uma sociedade sustentável.
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos: ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica
MARCIA CRISTINA DE SOUZA PEREIRA, Profa. Dra. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 30/04/2013
Este trabalho, de cunho qualitativo, fundamenta-se nas ações docentes dos professores de matemática da educação básica que tem em suas turmas alunos surdos incluídos. Tem como objetivo compreender a realidade de tais contextos educacionais inclusivos e contribuir com os debates e estudos sobre o processo de inclusão de alunos surdos na educação básica. Foram utilizadas entrevistas estruturadas com quinze professores de Andirá-PR e municípios vizinhos, que trabalhavam em 2011 com alunos surdos incluídos em suas aulas de matemática. As transcrições das entrevistas foram submetidas aos procedimentos e conceitos apresentados pela Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (1977) até a sua estruturação e após a organização das informações, na fase da análise, migrou-se para uma interpretação utilizando-se da Metanálise, proposta por Fiorentini e Lorenzato (2009). As respostas dos professores de matemática da região pesquisada possibilitou a compreensão de seus conhecimentos sobre a surdez, sobre as políticas de inclusão e sobre as ações educativas na educação inclusiva do aluno surdo. Foi possível também levantar informações sobre a necessidade de maiores investimentos na formação continuada dos professores para que os mesmos possam participar da construção de currículos inclusivos como solicita as Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a construção de currículos Inclusivos (PARANÁ, 2006). Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir para o avanço dos estudos referentes à educação inclusiva de alunos surdos de maneira geral. Em suma, o presente trabalho adentrou os ambientes inclusivos e verificou que ainda são muitas as dificuldades vivenciadas pelos professores com a inclusão do aluno surdo pois existe falta de aprofundamento teórico desses profissionais da educação e os ambientes educacionais não estão gerenciados e estruturados de acordo com as leis de inclusão.
Sustentação discursiva dialógico-de autoridade por meio de conotação sígnica para a elaboração do significado de conservação ambiental
ELISA BARBOSA LEITE DA FREIRIA ESTEVAO, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 25/07/2013
A pesquisa discute a utilização do discurso dialógico-de autoridade em sala de aula. Este se caracteriza por ser originado de dois tipos distintos de discurso: dialógico e de autoridade. O primeiro refere-se àquele em que, estando em sala de aula, o professor atua como intermediário para a expressão de diferentes pontos de vista dos alunos sobre dado conteúdo, auxiliando-os dialogicamente. O professor, neste caso, leva em consideração as opiniões expressas, quaisquer que sejam. O discurso de autoridade, por outro lado, ainda que permita a verbalização de diferentes opiniões, considera apenas a versão cientificamente correta dos fatos, deixando de lado outras versões alternativas vindas dos alunos. Neste segundo, o professor é a autoridade máxima do discurso, atuando como responsável por apresentar o conhecimento científico aos alunos. Os trabalhos que fundamentam essa pesquisa sugerem certo equilíbrio no uso dos dois discursos; entretanto, aponta-se a dificuldade enfrentada por professores ao adotarem o discurso dialógico-de autoridade. Por esta razão, o presente estudo ocupou- se com a proposta de provocar e sustentar o discurso dialógico-de autoridade por meio de uma estratégia didática de denotação e conotação de signos artísticos, a fim de que fosse discutido o tema “conservação ambiental”. A coleta de dados foi realizada com alunos de segundo ano do Ensino Técnico em Meio Ambiente, no contexto de um curso de leitura de imagens, ministrado em 4 módulos. Os diálogos resultantes dos questionamentos, discussões e reflexões foram videogravados e, posteriormente, transcritos e analisados. Os resultados foram satisfatórios e a explicação para isso reside no fato de que signos artísticos possuem função estética, e não semântica. Ou seja, eles não se comprometem com um ponto de vista único, permitindo a vocalização de ideias distintas. Por esse motivo, o discurso dialógico-de autoridade sobre o tema “conservação ambiental” ocorreu numa sustentação discursiva que permitiu o debate de opiniões diversas.
Saberes docentes e valores: uma investigação no ensino de evolução
DEBORA RAQUEL SARMENTO LIMA, Profa Dra Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 27/09/2013
Diversos trabalhos abordam o ensino de evolução e os diferentes problemas que o envolvem. Entretanto, o aspecto pessoal do professor é pouco evidente em pesquisas científicas, por isso, buscou-se nessa investigação abordar os valores pessoais e sociais dos docentes relacionados à prática docente, os saberes legitimados ou desenvolvidos no contexto do ensino de evolução biológica. Na busca por identificar os valores e os saberes, e traçar possíveis relações, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, cujas principais etapas são: discussão dos valores e das brechas na atividade científica, formação e saberes docentes e análise a partir de entrevistas de professoras de Biologia do Ensino Básico da rede pública, segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo.