Teses e Dissertações
Um estudo acerca de possíveis contribuições do PROINTE/UEM para a formação inicial de professores de Matemática
Ligia Bittencourt Ferraz de Camargo, Profa. Dra. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 25/02/2022
Neste trabalho tem-se como objetivo investigar possíveis contribuições do Programa de Integração Estudantil (PROINTE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na formação inicial de egressos do curso de Licenciatura em Matemática desta instituição, que participaram desse Programa como preceptores. Desenvolve-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativo, havendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram uma coordenadora geral do Programa, uma coordenadora das atividades de preceptorias da área da Matemática, uma docente do Departamento de Matemática, além de dez preceptores. Assume-se a formação de professores sob a perspectiva do desenvolvimento profissional ancorando-se em (PONTE, 1998; MARCELO, 2009) entre outros autores como (PEREZ, 1999; PASSOS et al., 2006). Ademais, serviram de base para esta investigação aspectos apontados por pesquisas na área de Ensino de Matemática no qual os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil apresentam defasagens, ou seja, lacunas decorrentes da formação oriunda dos cursos de Licenciatura em Matemática, bem como um levantamento de pesquisas que tiveram como foco de estudo investigar contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Matemática. Os resultados sugerem contribuições oportunizadas pelo PROINTE relacionadas ao conteúdo matemático, à prática de sala de aula, à interação com os estudantes, ao planejamento, ao comportamento e à atuação como professor. Verifica-se o Programa como um contexto favorável a formação docente e capaz de ir além dos objetivos a que se propõe, podendo impulsionar o desenvolvimento profissional dos licenciandos em Matemática que atuarem como preceptores, ao propiciar momentos de interação, oportunizar possíveis reflexões, requerer estudos, exigir responsabilidade e envolver novas aprendizagens que podem repercutir na prática docente desses futuros professores.
UM ESTUDO A RESPEITO DAS CARACTERÍSTICAS DA REFLEXÃO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES REALIZADAS E PLANEJADAS
JEFFERSON SUSSUMU DE AGUIAR HACHIYA , Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 24/02/2022
O objetivo desta tese é identificar as características da reflexão sobre as ações
docentes realizadas e planejadas, por um grupo de três professores durante reuniões
pós-aulas para organização de um componente curricular. Como corpus de pesquisa,
foram selecionadas seis reuniões (R), que ocorreram em três momentos distintos do
desenvolvimento anual da disciplina – momento inicial (M1), momento intermediário
(M2) e momento final (M3). Os dados, provenientes da transcrição das gravações em
audio dos discursos desses professores, em cada um dos três momentos, foram
analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Para facilitar esse processo,
utilizamos como categorias a priori as três colunas da Matriz da reflexão M(R), que
buscam relacionar a reflexão sobre as ações docentes com a Aprendizagem docente,
o Ensino praticado e a Aprendizagem discente. Vale ressaltar, que a M(R) é um
intrumento analítico resultante do desdobramento do Modelo do farol de navegação,
que foi por nós desenvolvido para caracterizar o olhar do professor sobre as ações
que ocorrem em momentos de reflexão sobre as ações passadas e futuras
relacionadas a atividade docente. Tendo como base esses intrumento analíticos, notase que a relação da reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas se dá
prioritariamente com as categorias Ensino praticado e Aprendizagem discente, as
quais são melhor descritas pela emergência de subcategorias que fazem menção a
temas discutidos pelos professores no decorrer do desenvolvimento do componente
curricular. Ainda concluímos que, a M(R) e o Modelo do farol de navegação são
suficiente para caracterizar as reflexões sobre as ações docentes em momentos pósaula, assim entendemos que esses instrumentos analíticos propostos ainda podem
ser utilizados para organizar e conduzir as ações de professores, não apenas no
desenvolvimento de um componente curricular, mas também para acompanhar e
orientar licenciandos em seus estágios de docência. Outro resultado por nós
observado, foi que o ato de refletir sobre a sua aprendizagem, sobre seu modo de
ensinar e sobre a aprendizagem discente, fornece aos professores uma visão
privilegiada do processo educacional, o que contribuir para o aprimoramento de seu
desenvolvimento profissional docente. Porém, concordamos que a reflexão sobre as
ações docentes pode ser mais significativa e produtiva quando se abrange a dimensão
coletiva e intencional, ou seja, quando se tem uma escola reflexiva e não apenas
sujeitos reflexivos.
ESTUDO DA RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO – UMA PROPOSTA HCTS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
ANDRÉIA HORNES MACEDO, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 13/07/2022
Nesta pesquisa apresentamos a Proposta HCTS – História, Ciência Tecnologia e
Sociedade, que traz uma relação entre a História da Ciência e a abordagem CTS para
o ensino da Radiação do Corpo Negro. Essa proposta é resultado de uma pesquisa
teórico-metodológica no campo da Didática das Ciências e mobilização de Saberes
Docentes, considerando que o professor é o sujeito que constrói seus saberes e a
sala de aula o meio que possibilita a prática dessa construção. Nesse contexto,
disponibilizamos a proposta para que especialistas da área avaliassem, por meio de
um questionário, a potencialidade e relevância da mesma na formação de
professores, bem como a aplicabilidade da mesma como uma metodologia de ensino
construtivista. Como complementação à proposta, apresentamos uma sequência
didática modelo, a qual também foi avaliada pelos especialistas, com o objetivo de
demonstrar como a proposta HCTS pode ser desenvolvida por professores de
educação básica no ensino de Física. Para essa sequência, utilizamos a Radiação do
Corpo Negro como conteúdo científico a ser desenvolvido nos aspectos da proposta,
visto o debate histórico-científico promovido por esse tema e as discussões entre
ciência, tecnologia e sociedade, permeadas pela História da Radiação do Corpo
Negro, que ampliam os horizontes, dando início a Física Moderna. Por meio da análise
dos registros da avaliação por especialistas, nossas hipóteses de que uma proposta
pautada na História da Ciência e nas relações apresentadas pela Abordagem CTS
seja relevante para a formação dos professores e potencialmente produtiva para o
processo de ensino e de aprendizagem, foram consolidadas. Esses resultados
indicam a proposta HCTS como uma contribuição no campo da Didática das Ciências
e de saberes docentes na Educação em Ciências.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS FACTUAL, CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mariana Nardy, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 26/07/2013
A fim de acompanhar a aprendizagem do tema Conservação Ambiental este trabalho propõe um referencial analítico que alcança os aspectos humanísticos da Teoria da Aprendizagem Significativa, os conteúdos de aprendizagem e a Educação Ambiental. Com base nesses preceitos, desenvolveu-se um estudo envolvendo dois alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular do norte do Estado do Paraná. A realização de atividades multimodais de ensino proporcionou uma coleta de dados diversificada e exigiu a criação de um instrumento analítico singular. Os resultados deram abertura para discussões que evidenciam que a integração dos conteúdos de aprendizagem pode conduzir a uma aprendizagem significativa, traduzida na apropriação crítica de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que contribuem para a construção de uma sociedade sustentável.
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos: ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica
MARCIA CRISTINA DE SOUZA PEREIRA, Profa. Dra. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 30/04/2013
Este trabalho, de cunho qualitativo, fundamenta-se nas ações docentes dos professores de matemática da educação básica que tem em suas turmas alunos surdos incluídos. Tem como objetivo compreender a realidade de tais contextos educacionais inclusivos e contribuir com os debates e estudos sobre o processo de inclusão de alunos surdos na educação básica. Foram utilizadas entrevistas estruturadas com quinze professores de Andirá-PR e municípios vizinhos, que trabalhavam em 2011 com alunos surdos incluídos em suas aulas de matemática. As transcrições das entrevistas foram submetidas aos procedimentos e conceitos apresentados pela Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (1977) até a sua estruturação e após a organização das informações, na fase da análise, migrou-se para uma interpretação utilizando-se da Metanálise, proposta por Fiorentini e Lorenzato (2009). As respostas dos professores de matemática da região pesquisada possibilitou a compreensão de seus conhecimentos sobre a surdez, sobre as políticas de inclusão e sobre as ações educativas na educação inclusiva do aluno surdo. Foi possível também levantar informações sobre a necessidade de maiores investimentos na formação continuada dos professores para que os mesmos possam participar da construção de currículos inclusivos como solicita as Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a construção de currículos Inclusivos (PARANÁ, 2006). Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir para o avanço dos estudos referentes à educação inclusiva de alunos surdos de maneira geral. Em suma, o presente trabalho adentrou os ambientes inclusivos e verificou que ainda são muitas as dificuldades vivenciadas pelos professores com a inclusão do aluno surdo pois existe falta de aprofundamento teórico desses profissionais da educação e os ambientes educacionais não estão gerenciados e estruturados de acordo com as leis de inclusão.
Sustentação discursiva dialógico-de autoridade por meio de conotação sígnica para a elaboração do significado de conservação ambiental
ELISA BARBOSA LEITE DA FREIRIA ESTEVAO, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 25/07/2013
A pesquisa discute a utilização do discurso dialógico-de autoridade em sala de aula. Este se caracteriza por ser originado de dois tipos distintos de discurso: dialógico e de autoridade. O primeiro refere-se àquele em que, estando em sala de aula, o professor atua como intermediário para a expressão de diferentes pontos de vista dos alunos sobre dado conteúdo, auxiliando-os dialogicamente. O professor, neste caso, leva em consideração as opiniões expressas, quaisquer que sejam. O discurso de autoridade, por outro lado, ainda que permita a verbalização de diferentes opiniões, considera apenas a versão cientificamente correta dos fatos, deixando de lado outras versões alternativas vindas dos alunos. Neste segundo, o professor é a autoridade máxima do discurso, atuando como responsável por apresentar o conhecimento científico aos alunos. Os trabalhos que fundamentam essa pesquisa sugerem certo equilíbrio no uso dos dois discursos; entretanto, aponta-se a dificuldade enfrentada por professores ao adotarem o discurso dialógico-de autoridade. Por esta razão, o presente estudo ocupou- se com a proposta de provocar e sustentar o discurso dialógico-de autoridade por meio de uma estratégia didática de denotação e conotação de signos artísticos, a fim de que fosse discutido o tema “conservação ambiental”. A coleta de dados foi realizada com alunos de segundo ano do Ensino Técnico em Meio Ambiente, no contexto de um curso de leitura de imagens, ministrado em 4 módulos. Os diálogos resultantes dos questionamentos, discussões e reflexões foram videogravados e, posteriormente, transcritos e analisados. Os resultados foram satisfatórios e a explicação para isso reside no fato de que signos artísticos possuem função estética, e não semântica. Ou seja, eles não se comprometem com um ponto de vista único, permitindo a vocalização de ideias distintas. Por esse motivo, o discurso dialógico-de autoridade sobre o tema “conservação ambiental” ocorreu numa sustentação discursiva que permitiu o debate de opiniões diversas.
Saberes docentes e valores: uma investigação no ensino de evolução
DEBORA RAQUEL SARMENTO LIMA, Profa Dra Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 27/09/2013
Diversos trabalhos abordam o ensino de evolução e os diferentes problemas que o envolvem. Entretanto, o aspecto pessoal do professor é pouco evidente em pesquisas científicas, por isso, buscou-se nessa investigação abordar os valores pessoais e sociais dos docentes relacionados à prática docente, os saberes legitimados ou desenvolvidos no contexto do ensino de evolução biológica. Na busca por identificar os valores e os saberes, e traçar possíveis relações, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, cujas principais etapas são: discussão dos valores e das brechas na atividade científica, formação e saberes docentes e análise a partir de entrevistas de professoras de Biologia do Ensino Básico da rede pública, segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo.
Conhecimento profissional de Professoras que Ensinam Matemática envolvendo o Pensamento Algébrico na formação continuada
MAYARA CRISTINA SUGIGAN, Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 25/08/2021
Este estudo tem por objetivo discutir os aspectos do conhecimento profissional que são mobilizados por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (PEMAI-EF) no trabalho envolvendo o pensamento algébrico em um contexto de formação continuada. Para tanto, foi investigado um grupo de estudos, no âmbito da formação continuada, constituído por dez professoras que atuam em escolas da rede municipal de ensino de Maringá- PR. Este estudo, de natureza qualitativa, configurou-se como uma pesquisa- intervenção, de cunho interpretativo. Foram utilizados, como instrumentos para coleta de informações, as produções escritas elaboradas pelas professoras, as gravações em áudio das discussões realizadas durante os encontros e o diário de campo da pesquisadora. O relatório de pesquisa, organizado no formato multipaper, encontra-se estruturado por um capítulo introdutório (capítulo I), três artigos (capítulos II, III e IV), norteados por objetivos específicos distintos, mas articulados entre si e, as considerações finais da pesquisa. Na introdução, estão organizados o referencial teórico assumido nesta investigação, o contexto e os procedimentos metodológicos da pesquisa e a descrição da organização da dissertação. Do segundo capítulo, consta o primeiro artigo que teve por objetivo “discutir perspectivas de pensamento algébrico manifestadas por PEMAI-EF, em um contexto de formação continuada”. Essa investigação sugere que os grupos de estudos que privilegiam o compartilhamento de ideias e a promoção de discussões contribuem para mobilizar distintas perspectivas de pensamento algébrico e modos de produzir significados para os objetos da álgebra. O terceiro capítulo, segundo artigo, teve por objetivo “investigar que conhecimentos profissionais são mobilizados por PEMAI-EF no desenvolvimento de tarefas que envolvem o pensamento algébrico. Este estudo salienta que o trabalho com tarefas matemáticas potencialmente desafiadoras em contextos formativos favorece o desenvolvimento do conhecimento profissional docente. O quarto capítulo, constituído pelo terceiro artigo, teve por objetivo discutir o papel da análise de incidentes críticos na formação continuada de PEMAI-EF. Nesse sentido, foi considerado que a dinâmica de estudos assumida pelo grupo, na exploração de incidentes críticos, mostrou-se pertinente e profícua para a mobilização/constituição de conhecimentos profissionais desencadeada por reflexões e (re)significações de aspectos inerentes à sua prática profissional. Os resultados desta investigação sugerem que as propostas de formação continuada que privilegiam o protagonismo do professor, que exploram empreendimentos e promovem discussões e reflexões, contribuem para a mobilização do conhecimento profissional docente.
Níveis de Apropriação de Tecnologias por Professores da Educação Básica: análise de um curso remoto de formação continuada
DALILLA ALVES COLOMBO, Profa. Dra. Mariana A. Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 25/06/2021
O trabalho docente sempre se depara com diferentes demandas. Em uma sociedade globalizada, em que surgem diversas tecnologias, há ainda mais desafios para a prática docente. Frente a esse cenário e na busca de compreender o trabalho docente no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), essa pesquisa teve como objetivo geral analisar quais níveis de apropriação de tecnologias apresentam os docentes de uma escola pública do norte do Paraná durante um curso de formação continuada. Para isso contou como referencial a Matriz de Descritores das Competências Digitais dos Professores para a Área Pedagógica desenvolvida pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). A matriz apresenta cinco níveis de apropriação (Exposição, Familiarização, Adaptação, Integração e Transformação) em três aspectos da prática pedagógica (Autonomia dos alunos, Integração das tecnologias ao currículo e Fluência no uso das tecnologias). Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), que utilizou os descritores da matriz para a elaboração das unidades de registro e de contexto. De forma a obter os dados para clarificar o objetivo deste trabalho, foi elaborado e ofertado um curso de formação continuada sobre tecnologias em sala de aula aos docentes de uma escola pública do norte do Paraná, no qual buscou-se proporcionar a instrumentalização dos professores em algumas ferramentas, o emprego de uma metodologia de ensino que possibilite o uso das TIC e discussões acerca do assunto. As informações foram coletadas mediante as atividades desenvolvidas por cinco docentes que participaram do curso, que aconteceu durante a pandemia do novo coronavírus, de maneira remota e por entrevista semiestruturada, que contou com a participação de dois docentes da área de ciências da natureza, ênfase deste trabalho, também participantes do curso. Os dados mostraram que os docentes não se apresentam em apenas um único nível de apropriação, mas sim transitam por diferentes níveis de apropriação a depender de diferentes fatores, como as novas ferramentas que surgem na prática pedagógica, a infraestrutura, as metodologias empregadas para o uso das TIC, a alfabetização digital dos professores e dos alunos. Outro aspecto observado é a apropriação parcial com relação aos descritores dos diferentes níveis, no qual os docentes não apresentam todas as características indicadas em cada descritor. Com isso, os docentes apresentaram parciais de diferentes níveis de apropriação, o que indica que a apropriação das TIC na prática docente acontece de maneira não linear e não uniforme.
Validação em atividades de modelagem matemática
ROSANGELA MARIA KOWALEK, Prof.a Dra. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 29/03/2022
Nesta pesquisa abordamos a temática validação em atividades de modelagem matemática. Optamos por um relatório no formato multipaper, composto por dois artigos que tratam da temática escolhida. Assim, no primeiro artigo buscamos elucidar, por meio de uma pesquisa inventariante, como a validação em atividades de modelagem matemática vem sendo entendida e realizada em atividades de modelagem matemática na sala de aula. Para isso, buscamos indicativos de validação nos documentos oficiais que norteiam o ensino de Matemática no Brasil, seguida por uma revisão sistemática na literatura sobre a validação em atividades de modelagem matemática e perguntas realizadas a três professores da área de Modelagem Matemática. Os resultados dessa investigação evidenciam duas abordagens para a validação, a validação pode (e deve) se dar no decorrer de todo o desenvolvimento da atividade de modelagem matemática e a validação que se concentra em fases (ou etapas) específicas de uma atividade de modelagem matemática. No segundo artigo investigamos de que modo os alunos realizam a validação em atividades de modelagem matemática e o que dela decorre para a aceitação ou elaboração das respostas para o problema investigado na atividade de modelagem matemática. Os resultados inferidos a partir de uma pesquisa empírica conduzem a construção de um framework para a validação, o qual elucida elementos constitutivos da validação em atividades de modelagem matemática. A partir dos resultados dos artigos, identificamos uma caracterização de validação em atividades de modelagem matemática, em que os entendimentos de validação e as ações dos alunos permeiam uma análise, verificação, revisão, checagem, avaliação dos elementos da atividade de modelagem matemática de acordo com as necessidades que emergem durante o desenvolvimento, ou ao final, visando a confiabilidade da atividade desenvolvida.