Teses e Dissertações
Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia: uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
Nayara Moryama, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 03/12/2013
Nesta investigação buscou-se caracterizar o aprendizado da docência no PIBID-
Biologia, por meio dos focos da aprendizagem docente (FAD). Apesar da formação de
professores ser um campo de pesquisas muito investigado, estudos têm mostrado que,
em certos casos, os professores não estão sendo formados adequadamente para enfrentar
a atual realidade da escola pública. É nesse contexto, no qual mudanças e reflexões são
bem-vindas, que se insere o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID), cujo subprojeto do curso de Ciências Biológicas é alvo desta pesquisa. Os
FAD foram propostos por Arruda, Passos e Fregolente (2012), a partir de uma analogia
com os focos da aprendizagem científica. Esses focos consideram que a aprendizagem
da docencia reúne características como interesse pela docência, conhecimento prático da
docência, reflexão sobre a docência, participação em uma comunidade docente e
identidade docente. A partir deste movimento de pesquisa podemos dizer que, segundo
os FAD, esses licenciandos estão aprendendo a ser professor por meio da participação
no PIBID. Com relação às supervisoras, verificamos que, apesar de o programa não ter
foco na formação continuada das professoras supervisoras, o PIBID está
proporcionando a elas uma situação de formação continuada. Inseridas neste contexto,
as supervisoras aprenderam a orientar futuros professores. Considerando as três
comunidades de prática nas quais participam os sujeitos entrevistados, podemos dizer
que para elas o PIBID contribuiu, com maior destaque, estimulando o desenvolvimento
do interesse pela docência e proporcionando a construção do conhecimento de casos
relacionados à prática docente
Representações Modernas de Natureza nas Histórias em Quadrinhos do Papa-Capim
Bruna Jamila de Castro, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 11/12/2013
Pela perspectiva dos Estudos Culturais, toma-se Educação Ambiental como uma
atividade discursiva que se propõe capaz de modificar atitudes, reformular conceitos
e principalmente formar uma consciência ecológica. Corriqueiramente nos
depararmos com inúmeras instâncias com intencionalidades conscientizadoras que
almejam produzir e fazer-se representantes de um tipo particular de natureza: o
mundo da ordem biológica, algo autônomo e independente do mundo cultural
humano, que deve ser protegido. E com isso cada um de nós é interpelado a
promover o “ecologicamente correto”, sendo convocados a transformar nossa
maneira de ser. Partindo da ideia, advinda das teorias culturais, de que nos
constituímos como sujeitos na e sobre a cultura, por meio da interação
estabelecemos com as produções, as instituições e as práticas culturais, pareceu-
me relevante e provocativo analisar um produto cultural que faz parte da vida de
inúmeras crianças, adolescentes e adultos, algo que geralmente é visto como
inocente e despretensioso: as Histórias em Quadrinhos (HQs) do Papa-Capim – da
Mauricio de Sousa Produções. A presente investigação objetiva analisar as
representações modernas de natureza presentes nas HQs do Papa-Capim, a fim de
descrever e problematizar os significados, que a partir do meu olhar e de meus
referenciais, estão sendo colocados em prática neste contexto de produção cultural
de natureza. Do ponto de vista teórico-metodológico, a descrição apresentada tem
fortes influências das perspectivas críticas das vertentes pós-estruturalistas, em
especial as críticas à modernidade do filósofo Bruno Latour. O argumento central
dessa dissertação é que amalgamado à aparência de entretenimento das HQs, há
explícita tentativa de manter, de pôr em funcionamento, uma pedagogia ambiental,
que ensina valores modernos, mantendo a ideia de uma transcendência da
natureza-objeto, um tipo de discurso ambiental também amplamente conservador e
colonialista. Por fim, alego que o discurso ambiental das HQs não simplesmente fala
sobre a natureza, mas, antes, a constitui como uma forma específica e interessada
de natureza. Defendo, portanto, que as HQs do Papa-Capim são uma das formas
contemporâneas de produzir, de ensinar culturalmente, o que se entende por
natureza.
O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
Viviane Loiola da Visitação, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 02/09/2013
Este estudo tem como objetivo investigar quais concepções de natureza da
ciência (NdC) os livros didáticos de biologia veiculam. Assim, para o
desenvolvimento desta proposta optamos por investigar alguns momentos da
construção do modelo da dupla hélice do DNA, de autoria de Watson e Crick,
presentes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional
do Livro Didático (PNLD) de 2012. É comum a afirmação de que muitas vezes
as narrativas históricas dos livros didáticos não contribuem para uma
compreensão histórica dos conceitos científicos (tais como o de dupla hélice).
Desse modo, optamos por seguir a orientação dos artigos de Rosa e Silva
(2010) e Zamberlan e Silva (2011), os quais apontam para a exploração das
potencialidades das narrativas históricas abertas pelos livros didáticos. Com
isso, neste trabalho, buscamos reconstruir, a partir de fontes secundárias,
alguns episódios da história da dupla hélice e, com base em algumas
perguntas sobre a forma de ocorrência desta história, analisamos a história da ciência apresentada nos livros didáticos de biologia do Ensino Médio, assim
como mostramos as potencialidades e os problemas dessas narrativas. Com a
análise das narrativas históricas observamos que, apesar de os livros didáticos
de biologia PNLD/2012 apresentarem informações importantes acerca desse
episódio da história da biologia, eles veicularam algumas concepções
inapropriadas de NdC.
Correção de uma prova escrita de matemática: algumas considerações
Marco Antonio Gonzalez Moraes, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 15/07/2013
Este estudo apresenta um episódio de múltiplas correções de uma prova escrita de matemática. A prova, composta de quatro questões, abrange parte do conteúdo de matemática da Educação Básica. Alunos do 1o ano de um curso de Engenharia de uma faculdade particular em Londrina, estado do Paraná, resolveram a prova, e um grupo de professores que atuam no Ensino Médio e Superior corrigiram-na. É um estudo predominantemente qualitativo de cunho interpretativo, com base na abordagem da Educação Matemática Realística, na perspectiva da avaliação escolar como oportunidade de aprendizagem. Os resultados mostram que ainda se valorizam mais as respostas do que os processos; que não se consideram significativamente as diferentes estratégias e os respectivos procedimentos utilizados; que não há claro estabelecimento de critérios para a correção; que itens presumidamente mais difíceis recebem pontuação mais alta do que os mais fáceis; que se corrige de forma distinta um mesmo item resolvido de maneira muito semelhante. Ao final, apresenta-se uma condução para a correção dessa prova como mote para provocar reflexão a respeito do papel do professor tanto nas suas aulas quanto na correção das provas que aplica.
Quem Calculava? Representações de gênero na relação mulher-matemática na obra O Homem que Calculava de Malba Tahan
Luíza Gabriela Razêra de Souza, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 12/08/2013
O presente trabalho tem como propósito estudar e mostrar como algumas
representações de gênero vão se instituindo como verdade na relação
mulher-matemática na obra O Homem que Calculava, de Malba Tahan. A
pesquisa foi fundamentada em sendas foucaultianas como ferramentas
analíticas para realizar a análise do discurso do autor Malba Tahan (em uma
entrevista concedida ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro em
1973) e a análise do discurso da obra tahanica (O Homem que Calculava).
Tendo em vista as três fases de Foucault – arqueológica, genealógica e ética –,
tentamos esboçar elementos de cada uma dessas fases, não assumindo um
caráter univocamente arqueológico, genealógico ou ético, mas articulando as
ideias foucaultianas pertinentes a este trabalho. Como a abordagem principal
desta pesquisa é a relação mulher-matemática, aprofundamos nos estudos
feministas adotando as ideias pós-estruturalistas da estadunidense Judith
Butler e da brasileira Guacira Lopes Louro, pronunciando o que entendemos
por sexualidade, gênero e sexo. Na análise do discurso da entrevista
concedida pelo autor Malba Tahan, buscamos enunciados referentes à
experiência-de-si do autor, sobretudo quando trata de mulheres em face da
matemática. Na análise do discurso no livro O Homem que Calculava
buscamos enunciados que apresentassem a relação da mulher com a
matemática. Nessa busca por relações entre a mulher e a matemática
encontramos representações construídas e atribuídas ao gênero feminino. Mais
que isso, encontramos mecanismos de poder que produzem mulheres
enquanto uma pedagogia delimitadora de seus gestos e comportamentos que,
a nosso ver, cabe aos movimentos populares, feministas e culturais a
possibilidade de problematizá-los e gerar uma desconfiança para aquilo que
outrora era visto como algo “natural”.
Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática
Ivnna Gurniski Carniel, Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 05/08/2013
No presente estudo, investigamos que conhecimentos são mobilizados por uma
professora que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental,
desencadeados por uma proposta de formação continuada, com ênfase em tarefas
matemáticas que tem o potencial para mobilizar o pensamento algébrico. Para tanto,
estivemos em contato com um grupo em formação continuada, formado pelas
professoras e a coordenadora pedagógica de uma escola da cidade de Apucarana - PR,
dentre as quais escolhemos uma professora para ser investigada. Esta investigação
constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e os pressupostos
teóricos envolvem a formação de professores, os conhecimentos específicos do
professor e os tipos de pensamento algébrico. Utilizamos como instrumentos para coleta
de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo e produções
escritas da professora investigada. Nossa pesquisa mostra que em um contexto de
formação continuada é possível proporcionar ao professor momentos de reflexão acerca
da Matemática e de sua prática letiva, colaborando com o desenvolvimento de
potencialidades e a construção de novos saberes, articulados aos seus interesses,
necessidades e seu contexto profissional. As ações desenvolvidas na proposta de
formação continuada, cenário da pesquisa, provocaram discussões e reflexões que nos
permitiram identificar aspectos da prática letiva da professora investigada, de modo a
caracterizar os conhecimentos mobilizados ao longo desse processo.
Um estudo sobre o aprendizado docente no projeto PIBID/UEL – Licenciatura em Física
Marcus Vinícius Martinez Piratelo, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 04/07/2013
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve o objetivo de buscar evidências de
aprendizado docente em um grupo de estudantes de Física, integrantes de um
dos subgrupos do projeto PIBID 2 Física/UEL, por intermédio de um
instrumento denominado focos da aprendizagem docente (FAD). Também
investigou como ocorreu o aprendizado nesse subgrupo, que ministrou aulas
em um colégio de ensino médio público de Londrina-PR. A constituição dos
dados foi realizada mediante duas entrevistas semiestruturadas, elaboradas
segundo os objetivos do estudo. A análise dos dados foi conduzida com a
utilização dos FAD, constituído de cinco categorias: (i) interesse; (ii)
conhecimento prático; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. A
organização e a análise dos dados fundamentaram-se nos procedimentos da
Análise Textual Discursiva (ATD). Ficou visível que o PIBID caracterizou-se
como configuração propícia para o aprendizado da docência, pois foram
encontradas evidências dos cinco focos da aprendizagem docente nas duas
entrevistas. Foram realizadas também caracterizações referentes à forma com
que o aprendizado docente ocorreu, as quais foram denominadas como:
manifestação e justificativa de interesse; desenvolvimento e superação;
mudança de opinião; conhecimento de casos; gestão de classe; gestão de
conteúdo; transposição didática; indagação; auto avaliação; planejamento;
aprendizado com o professor supervisor; aprendizado com os demais
estudantes; identificação pessoal e Identificação social; sendo possível inferir
as semelhanças e diferenças dessa aprendizagem para os estudantes
participantes do subgrupo analisado. Além disso, através de uma comparação
entre os resultados obtidos, concluiu-se que as frequências de falas sobre o
aprendizado, com relação ao conhecimento prático e à comunidade docente,
foram as que mais variaram. Esse fato foi interpretado como resultante das
práticas vivenciadas pelos estudantes em sua participação no projeto e do
desenvolvimento de uma menor dependência com relação ao professor
supervisor.
Empreendimentos de uma Comunidade de Prática de professores de Matemática na busca de aprender e ensinar frações
Márcio Roberto da Rocha, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 25/06/2013
No presente estudo, investigamos como um contexto de formação, caracterizado como
Comunidade de Prática (WENGER, 1998), colabora para aprendizagens de professores que
ensinam Matemática. A formação foi constituída por reuniões semanais no Colégio
Estadual de Paranavaí, com a participação de seis professoras dos anos finais de Ensino
Fundamental, uma professora recém-formada, professora formadora e o pesquisador. Ao
longo do período da pesquisa foram constatados elementos que evidenciaram como o grupo
investigado foi se constituindo uma Comunidade de Prática. Optamos pela abordagem
qualitativa na intenção de responder à questão de investigação Que elementos do contexto
de uma Comunidade de Prática de professores de Matemática permitem aprendizagens de
seus membros ao lidarem com empreendimentos na busca de aprender e ensinar
frações?Para isso, buscamos descrever a trajetória da comunidade investigada para
identificar os empreendimentos mobilizados na busca de aprender e ensinar frações. A
análise das informações foi feita a partir de episódios que revelaram processos de
negociação de significados, destacando a interação entre os processos de participação e
reificação ocorridos na articulação e desenvolvimento dos empreendimentos, no sentido de
evidenciar o que os membros dessa comunidade, aprenderam no que se refere aos
conhecimentos profissionais de professores de Matemática. Desse modo, foi possível
identificar elementos da prática da comunidade investigada que permitiram essas
aprendizagens, nomeadamente a oportunidade de: refletir/discutir a respeito da prática
pedagógica; compartilhar experiências; produzir material manipulativo (oficina) explorando
suas potencialidades; elaborar e resolver tarefas associadas ao material manipulativo
construído; refletir sobre aplicação dessas tarefas em sala de aula; enfrentar desafios;
questionar e ser questionado (compromisso com a justificação); reflexão a respeito do
processo de formação continuada.
Expressões faciais em situação de aprendizado no contexto do PIBID
Leandro Chagas da Silva, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 18/06/2013
Esta pesquisa apresenta resultados de uma investigação a respeito da relação professor-
aluno; e nesta relação houve um elemento que foi foco de atenção: a expressão facial do
aluno, que foi concebida como algo que pode ser observado e interpretado pelo
professor, constituindo, desse modo, uma fonte de indicadores que podem ser úteis em
uma situação de aprendizado. Entretanto, esta maneira de observar o aluno foi
desenvolvida nesta pesquisa, pois há carência de referencial teórico sobre expressões
faciais na área de ensino. Devido a esta carência, também podemos entender esta
pesquisa de outra forma, como um movimento de caráter investigativo e exploratório
em que, para que houvesse um contexto de pesquisa, foram organizadas atividades
programadas com professores, licenciandos e alunos. Essas atividades foram
devidamente registradas e, posteriormente, investigadas, com o objetivo de explorar
quais seriam as possibilidades desse novo conhecimento. Como parte da metodologia,
manteve-se o que já é considerado nesta área: a análise das falas dos investigados;
todavia, introduziu-se um novo referencial teórico, útil para analisar expressões faciais.
Ressalta-se que, nesta pesquisa, a principal preocupação não esteve em apresentar os
resultados das análises de imagens, mas sim em evidenciar indícios de que professores
podem desenvolver um método de análise de expressões faciais que pode ser útil para o
profissional ao participar da relação professor-aluno. Para atingir esse objetivo, foi
conduzido junto a licenciandos, ou seja, na formação inicial, um curso relacionado à
observação e descrição do comportamento não verbal e também foi elaborado um
referencial para a análise de expressões faciais. Referencial este que se mostrou útil
durante a condução de um processo de aprendizado e como instrumento de análise das
evoluções de conceitos e de percepção dos professores participantes desta investigação.
Ao final da pesquisa percebeu-se que alguns dos professores já começavam a elaborar
algumas de suas ações, pautando-se na percepção que passaram a ter sobre o
comportamento não verbal de seus alunos, além de apresentarem maior consciência dos
efeitos de suas reações não verbais durante os processos de aprendizado.
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos: ações frente à realidade inclusiva de professores de matemática da educação básica
Márcia Cristina de Souza, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 30/04/2013
Este trabalho, de cunho qualitativo, fundamenta-se nas ações docentes dos
professores de matemática da educação básica que tem em suas turmas alunos
surdos incluídos. Tem como objetivo compreender a realidade de tais contextos
educacionais inclusivos e contribuir com os debates e estudos sobre o processo de
inclusão de alunos surdos na educação básica. Foram utilizadas entrevistas
estruturadas com quinze professores de Andirá-PR e municípios vizinhos, que
trabalhavam em 2011 com alunos surdos incluídos em suas aulas de matemática.
As transcrições das entrevistas foram submetidas aos procedimentos e conceitos
apresentados pela Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (1977) até a sua
estruturação e após a organização das informações, na fase da análise, migrou-se
para uma interpretação utilizando-se da Metanálise, proposta por Fiorentini e
Lorenzato (2009). As respostas dos professores de matemática da região
pesquisada possibilitou a compreensão de seus conhecimentos sobre a surdez,
sobre as políticas de inclusão e sobre as ações educativas na educação inclusiva do
aluno surdo. Foi possível também levantar informações sobre a necessidade de
maiores investimentos na formação continuada dos professores para que os
mesmos possam participar da construção de currículos inclusivos como solicita as
Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a construção de currículos
Inclusivos (PARANÁ, 2006). Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir
para o avanço dos estudos referentes à educação inclusiva de alunos surdos de
maneira geral. Em suma, o presente trabalho adentrou os ambientes inclusivos e
verificou que ainda são muitas as dificuldades vivenciadas pelos professores com a
inclusão do aluno surdo pois existe falta de aprofundamento teórico desses
profissionais da educação e os ambientes educacionais não estão gerenciados e
estruturados de acordo com as leis de inclusão