Teses e Dissertações
Prática como componente curricular : espaço de luta e resistência na formação de professores de química
MATHEUS JUNIOR BALDAQUIM, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 12/04/2023
Este estudo tem como objetivo analisar definições e critérios para a execução da Prática como Componente Curricular (PCC) e identificar as formas de inserção, bem como os professores atuantes nesse espaço curricular na formação de professores de Química dos Institutos Federais do Sul do Brasil. A constituição do referencial teórico deu-se em quatro seções. Na primeira, realizou-se a análise e interpretação dos documentos normativos que abordam a PCC. Na segunda, o objetivo foi a construção do conceito da PCC associada à práxis. Na terceira, identificam-se os focos de investigação das teses e dissertações que abordam a PCC no contexto da Licenciatura em Química. E, por último, caracteriza-se a área de Ensino de Química com base nos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu. A compilação dos dados desta pesquisa ocorreu mediante a análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais do Sul do Brasil e dos respectivos planos de ensino das componentes curriculares que apresentam carga horária destinada à PCC. Já a busca pelo Capital Cultural Institucionalizado e o Capital Acadêmico-Científico dos professores formadores atuantes nos espaços curriculares da PCC teve como base de dados a Plataforma Lattes. As análises permitiram evidenciar as múltiplas formas de inserção da PCC, que ocorrem de acordo com as necessidades próprias das instituições. Além disso, apenas 25% da carga horária de PCC nos cursos analisados pertence aos docentes com Capital Cultural Institucionalizado na área do Ensino de Química. Esse cenário reforça a necessidade de estabelecer o diálogo reflexivo entre Química/Educação/realidade social, pois para desenvolver a PCC é necessário o comprometimento dos professores formadores que devem ter conhecimento específico da interface.
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD
ANA ALINE DE MEDEIROS SILVA, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 18/02/2022
Esta tese se insere no Programa do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas no Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Londrina O objetivo central foi compreender relações da prática de ensino de Física de estudantes egressas(os) do Estágio Curricular Supervisionado em Ciências da Natureza da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal da Grande Dourados – LEDUC/UFGD com a formação docente do campo, a partir de como foi ensinar Física na concepção dessas(es)s estudantes Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se desenvolve no campo metodológico da Análise Textual Discursiva, por meio da utilização de um questionário, para produzir compreensões e interpretações do fenômeno investigado Conforme os resultados, foi possível compreender que na concepção dessas(es) estudantes ensinar Física: é saber ensinar os conteúdos de Física; saber desenvolver atividades experimentais e protótipos; saber interagir com os alunos, estabelecendo o vínculo afetivo; saber problematizar os conteúdos de Física com a realidade do campo Pensando os princípios da Educação do Campo, avalio que 3 das(os) 11 estudantes egressas(os) foram quem, eventualmente, mais se destacaram na apropriação da essência de ser uma(um) professora(or) do campo Foi possível compreender também que estas(es) estudantes têm um potencial de desenvolver práticas de ensino diferentes da convencional, de acordo com os propósitos que estiveram no curso e o compromisso com o Estágio, independente das dificuldades que encontraram no percurso do caminho As ressignificações se fizeram evidentes na superação dos desafios e na dedicação ao repensar e refazer as formas dos métodos de ensinar Física, propiciando o interesse e interação de seus alunos, por meio da realização de atividades demonstrativas, e da relação de alteridade, por meio do vínculo afetivo que se construiu nessa relação de ensinar e aprender dela(es) com seus alunos
UM MÉTODO PARA A ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Ana Paula Zanim, Prof. Dra. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 24/08/2021
Nesta pesquisa, considerando o quadro teórico relativo à modelagem matemática bem como ao que vem sendo estudado relativamente às competências em modelagem matemática, temos por objetivo propor um método para caracterizar e identificar competências dos alunos em atividades de modelagem matemática e usá-lo em uma pesquisa empírica que, no âmbito da pesquisa qualitativa, se caracteriza como estudo de caso. O método proposto caracterizou duas dimensões relativas às competências desenvolvidas pelos alunos, a saber: dimensão das competências relativas aos conhecimentos do fazer modelagem matemática e dimensão das competências relativas aos conhecimentos matemáticos. Em cada uma destas dimensões caracterizamos um conjunto de competências em que os alunos podem progredir quando desenvolvem atividades de modelagem matemática. Para investigar o desempenho dos alunos relativamente às competências caracterizadas, usamos um estudo de caso em uma pesquisa empírica. A pesquisa foi realizada no âmbito da pandemia Covid-19 quando as universidades estavam com aulas síncronas realizadas via plataforma digital, e se deu em uma universidade pública do estado do Paraná, com as turmas do 1o ano e do 4o ano de um curso de Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio de registros escritos, gravações em áudio e vídeo pelo Google Meet, instrumentos e entrevistas com dois grupos de alunos, sendo um do 1 o ano e um do 4o ano. Os resultados mostram que os dois grupos de alunos tiveram progressos em suas competências matemáticas bem como naquelas relativas ao fazer modelagem matemática no decorrer do desenvolvimento das atividades de modelagem matemática. O método proposto nesta pesquisa avalia o desempenho dos alunos considerando separadamente suas experiências com modelagem matemática e seu conhecimento matemático bem como a articulação destas experiências e conhecimento na abordagem matemática de uma situação da realidade.
A Formação inicial de professores de ciências biológicas : uma análise do projeto pedagógico de curso a partir da Matriz do Saber
Ana Rita Levandovski, Profª Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 09/12/2019
Este estudo apresenta uma investigação acerca dos saberes docentes, tendo como ponto de partida o Saber Curricular A partir deste saber específico foi realizado um recorte conceitual de currículo, caracterizando-o como recurso ordenador nos cursos de graduação A pesquisa, portanto, teve como objeto de estudo uma licenciatura: Ciências Biológicas, ofertada em universidade pública do Paraná, tendo como questão investigativa: De que maneira os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Ciências Biológicas orientam a formação inicial de professores, na perspectiva da Matriz do Saber – M(S)? O encaminhamento metodológico desenvolvido na pesquisa teve como objetivo geral, portanto, analisar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas, a partir da percepção dos coordenadores pedagógicos e dos PPC, com base nas relações presentes na Matriz do Saber – M(S) Este foi detalhado em objetivos específicos: (1) Discutir os saberes docentes na formação inicial de professores; (2) Caracterizar o currículo como ordenador da estrutura da formação acadêmica; (3) Evidenciar a percepção dos Coordenadores Pedagógicos de Cursos de Ciências Biológicas; e, (4) Investigar os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Ciências Biológicas, tendo a M(S) como fundamento, no que se refere aos saberes docentes, em especial ao Saber Curricular Assim, foram analisados os depoimentos de três professores que, no período da coleta, atuavam como coordenadores dos cursos investigados Os dados levantados ratificaram a necessidade de analisar os respectivos PPC que coordenam O fundamento, pautado em abordagem qualitativa, foi a Análise Textual Discursiva (ATD) Já os PPC foram analisados com base na M(S), um instrumento teórico-metodológico elaborado por pesquisadores que se dedicam ao estudo da formação docente A seção dos PPC que teve uma atenção maior foi o Eixo Estruturante II, composto por itens que constituíram uma Matriz Adaptada, com foco nos aspectos epistêmico e social da M(S) O estudo aborda, ainda, questões subjacentes ao processo de constituição dos referidos documentos e a legislação de amparo, além de questões de ordem organizacional da instituição que, direta ou indiretamente, refletiram nas opções curriculares dos cursos A análise das entrevistas mostrou que os coordenadores são sujeitos que aprendem Essa aprendizagem está relacionada ao exercício da função, de maneira estreitamente ligada ao PPC Já no que diz respeito a estes documentos, a análise revelou maior preocupação com o conteúdo, em detrimento da formação pedagógica, tanto do professor formador quanto do licenciando, o que ficou evidente pelas lacunas da M(S) Desta forma, a licenciatura investigada ainda tem um percurso a percorrer já que é restrita a preocupação com a aprendizagem do futuro professor no que se refere aos saberes docentes
PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM QUESTÕES DE CIÊNCIAS DO PISA: UM OLHAR PARA CONHECIMENTOS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Jeferson Ferreti Ribas, Profa. Dra. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 10/06/2022
Nesta Tese é apresentado um estudo, de natureza qualitativa, relacionado à análise da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA que abordam conceitos químicos. O estudo tem como objetivo responder a questão de pesquisa: “Quais conhecimentos científicos e Práticas Científicas são manifestadas na produção escrita de estudantes do Ensino Médio ao responderem questões de Ciências do PISA? E quais suas relações?”. Para tanto, questões de Ciências da avaliação internacional em larga escala PISA foram propostas a 101 estudantes da 3ª Série do Ensino Médio de três instituições públicas de ensino localizadas no Município de Londrina. À luz dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo, as produções escritas, que correspondem às respostas/explicações dos estudantes, foram coletadas, organizadas, analisadas, interpretadas e agrupadas em categorias. Apesar da dificuldade da maioria dos estudantes em mobilizar conhecimentos necessários para explicar fenômenos científicos e/ou lidar com as informações das questões para analisar e interpretar dados e, consequentemente, produzir argumentos e conclusões baseadas em evidências científicas, os resultados evidenciam que há relações entre os conhecimentos científicos e as Práticas Científicas manifestadas na produção escrita de uma parcela dos estudantes que responde satisfatoriamente as questões de Ciências do PISA. Nesse sentido, infere-se que esses indivíduos mobilizam e, consequentemente, relacionam conhecimentos e Práticas Científicas ao construírem respostas/explicações (produções escritas) que se se aproximam dos objetivos de resolução das questões, denotando o envolvimento com as práticas de desenvolver e utilizar modelos, planejar e realizar investigações, analisar e interpretar dados, utilizar a matemática, fornecer argumentos baseados em evidências e construir explicações científicas. Logo, pode-se dizer que estes estudantes possuem algumas capacidades e habilidades para utilizar conhecimentos atinentes aos conceitos e processos da Ciência ao resolverem determinadas questões de Ciências do PISA.
ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CENÁRIOS PARA APRENDIZAGEM
Joice Caroline Sander Pierobon Gomes, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 23/08/2023
Esta pesquisa tem como foco compreender a aprendizagem no contexto de atividades de modelagem matemática, bem como as implicações desse processo quando as atividades são desenvolvidas no âmbito da sala de aula. Sendo assim, o objetivo é investigar contribuições da modelagem matemática para aprendizagem dos estudantes. Para compor os dados empíricos da pesquisa foram desenvolvidas atividades de modelagem em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede particular de ensino localizada em uma cidade no norte do Paraná ao longo do ano letivo de 2022. Os dados para a pesquisa foram compostos por gravações dos diálogos das aulas, captura de imagens, relatórios entregues pelos grupos e questionários. O referencial teórico para a pesquisa articula aprendizagem e modelagem matemática. Caracteriza-se modelagem matemática como alternativa pedagógica e seus encaminhamentos na sala de aula, bem como a denifição de aprendizagem apresentada por Knud Illeris, “qualquer processo que, em organismos vivos, leve a uma mudança permanente em capacidades e que não se deva unicamente ao amadurecimento biológico ou ao envelhecimento. Desta definição de aprendizagem, o modelo proposto por esse autor, caracteriza processos (internos e externos) e dimensões da aprendizagem (interação, conteúdo e incentivo) que estão interconectadas em qualquer situação de aprendizagem. Com uso da metodologia de pesquisa qualitativa, deliniamentos foram traçados com relação ao desenvolvimento, coleta e organização dos dados para as análises. Após a organização dos dados, cenas significativas foram selecionadas a fim de evidenciar manifestações de aprendizagens. A partir das análises realizadas, evidenciou-se que as atividades de modelagem matemática proporcionam condições de aprendizagens por meio de três aspectos fundamentais sendo essa associada à funcionalidade, sensibilidade e socialidade.
AÇÕES DOCENTES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS CIENTÍFICAS EM AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Paulo dos Santos Nora, Profa. Dra. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 29/08/2023
Neste estudo são apresentados resultados de uma investigação em que se buscou
caracterizar as Práticas Científicas por meio da descrição das ações docentes
observadas na execução de aulas de Química ministradas por licenciandos em
situação remota. Os dados foram coletados em uma disicplina ministrada para
estudantes do segundo ano do curso de licenciatura em Química, voltada à
elaboração e desenvolvimento de oficinas temáticas para alunos da Educação Básica.
A disciplina foi ministrada no formato remoto por conta da pandemia do Coronavírus.
Parte da disciplina foi realizada de forma síncrona e parte de forma assíncrona,
mediante o estudo e discussão de textos que fundamentaram o planejamento e a
execução de oficinas temáticas. A questão norteadora da investigação foi: Quais
ações docentes são evidenciadas em aulas de Química ministradas por licenciandos
no Ensino Médio e quais delas estão relacionadas com as PC? Para tal, foram
selecionados como corpus da investigação os vídeos das regências realizadas por
dois grupos de licenciandos. Mediante as análises das ações e microações
observadas nas aulas, evidenciamos 22 ações docentes nas aulas do grupo 01 e 20
ações docentes nas aulas do grupo 02. Desse conjunto de ações, 11 delas
apresentaram microações relacionadas às Práticas Científicas, a saber: A PC1 –
Fazer perguntas, pode ser caracterizada pela ação perguntar; a PC2 – Desenvolver e
usar modelos, pelas ações apresentar, comentar, demonstrar, descrever e explicar; a
PC3 – Planejar e realizar investigações, pelas ações comentar, demonstrar, descrever
e explicar; a PC4 – Analisar e interpretar dados, pelas ações analisar, identificar e
interpretar; a PC5 – Utilizar matemática e o pensamento computacional, pelas ações
calcular, comentar, escrever e explicar; a PC6 – Construir explicações, a PC7 –
Argumentar a partir de evidências e a PC8 – Obter, avaliar e comunicar a informação,
pela ação explicar com diferentes microações. A análise das regências evidenciou que
uma mesma prática científica pode estar relacionada a mais de uma ação, o que é
especificado pela microação. As estratégias de ensino e os recursos adotados pelo
licenciando podem favorecer um maior ou menor número de ações e,
consequentemente, sua relação com as PC. Os dados reforçam ainda que, na prática
docente, pode-se evidenciar outras ações além daquelas relacionadas às Práticas
Científicas, caracterizadas em situações na qual o docente estabelece relações
pessoais ou sociais com os alunos ou com o conteúdo proposto, por meio da gestão
de conteúdo ou da classe.
TEORIAS COM ABORDAGENS SEMIÓTICAS: A IDEIA DE CONTIGUIDADE E POSSÍVEL DIÁLOGO INTERTEÓRICO EM UMA SITUAÇÃO DA EARLY ALGEBRA
Renata Aparecida de Faria, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 24/03/2023
As teorias que nortearam esta pesquisa possuem enfoques distintos: a Teoria dos
Registros de Representação Semiótica (TRRS), desenvolvida por Raymond Duval,
apresenta um enfoque cognitivo em que os registros de representações são inerentes ao
processo de ensino e aprendizagem de matemática e possibilitam a análise das atividades
cognitivas de formação, tratamento e conversão. O enfoque sócio cultural delimita os
pressupostos da Teoria da Objetivação (TO), teoria em desenvolvimento proposta por
Luis Radford que considera o Labor Comum como fundamental aos processos de
objetivação e subjetivação, ancorados pelos meios semióticos de objetivação. A tese
investiga como os elementos de duas teorias da Educação Matemática que utilizam
abordagens semióticas emergem em uma situação do contexto da Early Algebra
denominada “Quantos telefonemas?”. A pesquisa é caracterizada como qualitativa –
descritiva e foi realizada com estudantes do 6⸰ ano do Ensino Fundamental –Anos Finais,
em um colégio da Rede Estadual situado em uma cidade do norte do Paraná. A coleta de
informações ocorreu a partir das anotações no diário de campo da pesquisadora, fotos e
protocolos dos estudantes dos grupos denominados G1, G2, G3e G4. A mobilização de
diversos meios semióticos associados ao conceito de multimodalidade permitiu a
elaboração de um instrumento de análise multissemiótica divididos em três etapas. Na
primeira etapa, encontram-se a descrição dos meios semióticos utilizados (gestos,
entonação vocal, artefatos, e representações) na situação “Quantos telefonemas?”. A
segunda etapa da análise multissemiótica consistiu em indicar os processos de objetivação
e subjetivação de cada um dos grupos, a partir dos meios semióticos mobilizados – nos
quais, no grupo G3, os artefatos foram motivo de conflitos. Nesses processos de
subjetividades – formas de colaboração humana –, entre os integrantes dos grupos,
ocorreram também subjetividades da pesquisadora. Na terceira etapa, o meio semiótico
“representações” foi considerado em seus registros na indicação das atividades cognitivas
de tratamento e conversão. Dos elementos que emergiram na análise multissemiótica,
decorreu a ideia de contiguidade como a disposição dos elementos lado a lado, de modo
síncrono e permitiu a proposta de um possível diálogo interteórico entre aspectos das
teorias: o labor comum (TO), a autonomia intelectual (TRRS), a contração semiótica (TO)
e a coordenação (TRRS) entre os elementos das teorias. Quanto à situação do contexto da
Early Algebra, identificamos a covariação – relação entre quantidade de pessoas e
telefonemas – enquanto característica do Pensamento Algébrico.
O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK) APLICADO AO ENSINO DE GEOGRAFIA
Marcelo Augusto da Rocha, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 28/08/2015
O presente estudo investigou as noções de professores de Geografia em formação continuada, a respeito dos componentes do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge). Analisou também em que grau esses professores fazem uso em sua prática docente, desses conhecimentos isolados e combinados. Investigou ainda, como se dá o processo de desenvolvendo dos conhecimentos do TPACK entre professores, na formação inicial e continuada. Paralelamente, desenvolveu-se uma abordagem de ensino/aprendizagem alicerçada em diferentes teorias educacionais, gerando um contexto pedagógico integrado de conhecimentos para a formação de professores que combina o uso sistemático de instrumentos tecnológicos digitais, com teorias de aprendizagem e conteúdos geográficos. Ao tratar da formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em contextos de ensino e aprendizagem, esclarece-se que essa formação visa à promoção do modelo conceitual TPACK, por meio do desenvolvimento de técnicas pedagógicas integradas ao conteúdo geográfico e a instrumentos digitais, com o auxílio da internet. A respeito do método de classificação e análise dos dados, fez-se uso da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). Alguns dos resultados alcançados apontam para a necessidade de implementação de disciplinas específicas que tratem das TDIC na formação inicial e de cursos de formação continuada voltados para o ensino de Geografia, sob o viés do TPACK, buscando integrar as habilidades necessárias ao professor hodierno para fazer uso das TDIC vinculadas aos processos de ensino e de aprendizagem. A análise aprofundada da forma como os professores se relacionam com as TDIC possibilitou ainda, outros olhares para essa questão, além do viés formativo. Como por exemplo, o estado de inércia intelectual em que se encontra uma parte dos professores em exercício na atualidade
VISIBILIDADE FEMININA NA CIÊNCIA: UMA ABORDAGEM EQUITATIVA EM GÊNERO PARA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Mariana Fontana, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 15/09/2021
No contexto brasileiro, as questões de gênero estão em evidência em debates dentro
e fora do ambiente educacional. Compreensões equivocadas acerca da temática
podem impactar a sua inserção nos contextos escolares e de formação docente.
Pesquisas apontam que reflexão em torno do tema é relevante para um
desenvolvimento social mais equânime e que visibilize a Ciência realizada por
mulheres. Ressaltamos a necessidade de inserir momentos de inserção de estudos
de gênero ao Ensino, seja na formação inicial ou na formação em serviço de docentes.
Tomamos como pressuposto que as questões de gênero precisam ser explicitadas e
aprofundadas para que possam auxiliar professoras/es em sua prática, para que
saberes componham o repertório de conhecimento de docentes e auxiliem na
construção do desenvolvimento de uma prática de ensino de Ciências equitativa em
gênero. Nosso objetivo foi investigar o processo de elaboração de uma abordagem de
formação em serviço de docentes de Ciências Biológicas, acerca de uma Educação
Científica equitativa em gênero, buscando promover a visibilidade de mulheres nas
Ciências. Esperávamos que as/os docentes não apresentassem momentos de
formação a respeito de gênero, visto a literatura da área indica uma falta ou pouca
discussão da temática na formação docente inicial e em serviço. Como consequência,
e com a pouca identificação de mulheres na Ciência, inferimos que as/os docentes
reconhecessem apenas algumas cientistas que são destaque na Ciência, pelo fato de
não ter formação a acerca de gênero. Com esse intuito, realizamos um estudo para a
identificação de elementos teórico-metodológicos que pudessem compor uma
estratégia didática potencialmente significativa para se abordar a temática de gênero
e invisibilidade da mulher em Ciências Biológicas. Elaboramos, desse modo, uma
unidade didática a partir dos elementos identificados pelo estudo teórico e aplicamos
a abordagem didática construída a docentes de Ciências Biológicas para identificar
evidências de que a abordagem produzida é potencialmente significativa. Buscamos
alcançar resultados aplicáveis na realidade escolar (Educação Básica e Superior:
formação docente e aprendizagem científica) e contribuir para o desenvolvimento
investigações no âmbito do Programa de Ensino de Ciências e Educação
Matemática/UEL. Por meio das respostas ao questionário inicial, nossas hipóteses
corroboram com os dados empíricos, nos quais há poucos registros de discussões a
respeito de gênero durante a formação docente. Após a abordagem as/os docentes
deram indicios de desenvolvimento de saberes disciplinares, passaram a reconhecer
mais mulheres cientistas na Ciência, mais temáticas envolvendo gênero e Ciência e
se monstrando mais sensíveis a perspectiva após o momento de formação.
Percebemos, após a intervenção pedagógica, houve indícios de desenvolvimento de
saberes disciplinares que porão orientar e dar aporte para que o saber da práxis
docente futuras, já que ocorreram discussões e transposição nos planos de aula,
inferimos que noções adequadas auxiliaram nesse processo