Teses e Dissertações
Concepções de Estudantes do Ensino Fundamental Acerca da Investigação Científica e da Natureza da Ciência
Francisco Brenzam Filho, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 12/06/2017
A alfabetização científica está diretamente relacionada à compreensão dos conceitos
científicos, dos processos de Investigação Científica (IC) e da Natureza da Ciência (NdC).
Refere-se à Investigação Científica (IC) como as características dos processos pelos quais o
conhecimento científico é desenvolvido e aceito e a Natureza da Ciência (NdC) como as
características do conhecimento científico. O presente trabalho teve por objetivo investigar as
compreensões dos estudantes a respeito dos processos de Investigação Científica (IC) e
também analisar se eles apresentam concepções acerca dos aspectos da Natureza da Ciência
(NdC). Trata-se de um estudo de caso, em que selecionamos 29 estudantes que cursavam o 8º
ano do Ensino Fundamental em uma escola particular. Esses estudantes, durante o ano letivo,
participaram de uma disciplina obrigatória de pesquisa intitulada “Iniciação à Pesquisa”, cujo
principal objetivo era desenvolver projetos científicos para serem divulgados em uma feira
científica. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário inicial relacionado aos
aspectos da Natureza da Ciência (NdC) e um questionário final relacionado à Investigação
Científica (IC). O segundo instrumento de coleta de dados foi a entrevista realizada com 5
representantes de cada grupo. O questionário inicial e a entrevista foram analisados segundo
Bardin (2004), e o questionário final foi analisado segundo a proposta dos autores do
questionário (LEDERMAN et al., 2014). Conforme a análise dos 29 estudantes, 18 foram
categorizados como “ingênuos” por apresentarem concepções equivocadas ou superficiais em
relação à Investigação Científica (IC). O restante (11) dos estudantes foi classificado com
concepções “mistas” por apresentarem uma visão parcialmente explicativa a respeito da
Investigação Científica (IC). Em relação aos aspectos da Natureza da Ciência (NdC),
notamos que 15 alunos possuem compreensões das diferenças entre leis científicas e teorias
científicas, entretanto consideram que leis são fixas e teorias são provisórias. Encontramos
também nas respostas de 16 estudantes que os cientistas fazem uso da criatividade para
solucionar problemas ou para novas descobertas. Por fim, identificamos em 19 respostas dos
estudantes uma visão empirista da ciência, na qual esta está ligada à comprovação. A partir
dos dados, consideramos que este trabalho possibilita as discussões acerca da inserção de
disciplinas científicas no Ensino Fundamental e Médio como parte do processo de formar
cidadãos cientificamente alfabetizados.
Teoria de Conjuntos: Processos Manifestados do Pensamento Matemático Avançado
Jair Lucas Jorge, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 04/04/2017
O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas
desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de
identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de
Conjuntos. Utilizamos Dreyfus (2002) como referencial teórico e apresentamos um breve
histórico da Teoria de Conjuntos. Foram participantes da pesquisa 20 estudantes do segundo
ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas. Foi
possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos
estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de
representação, síntese e generalização. Além disso, analisar quais e quantos processos cada
estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos. Concluímos que todos os estudantes
apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes
evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco
apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram
características de todos os processos do PMA.
As Dimensões da Aprendizagem Científica em Questões do Pisa que Abordam Conteúdos Químicos
Paulo dos Santos Nora, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 04/05/2017
Esta pesquisa consiste em um estudo das Dimensões da Aprendizagem Científica
(DAC) contempladas em questões do PISA que abordam conteúdos químicos. Com
base nas análises dos enunciados e das respostas esperadas das questões de
Ciências do PISA, por meio dos pressupostos metodológicos da análise de
conteúdo, esta investigação de cunho predominantemente qualitativo, teve a
intenção de identificar e analisar as Dimensões da Aprendizagem Científica
presentes nas questões, a saber: as práticas científicas; os conceitos transversais e
as ideias centrais disciplinares. Considerando estas dimensões como categorias a
priori, como resultados evidenciamos que houve concordância entre as Dimensões
da Aprendizagem Científica identificadas nas questões e as competências exigidas
pelo PISA, além de que estas podem fornecer indícios de letramento
científico.Sendo assim, as Práticas Científicas demonstram ser ações importantes
para a compreensão e resolução das questões em diferentes contextos, contribuindo
para o envolvimento dos estudantes com a investigação científica. Os Conceitos
Transversais possibilitam ideias norteadoras que ajudam os estudantes em sua
prática, para melhor investigar, compreender e explicar os fenômenos científicos, e
para isso, são necessários conteúdos científicos contemplados, ou seja, as Ideias
Centrais Disciplinares. Logo, por meio das DAC, a ciência pode ser compreendida
como um processo, no qual o estudante é o sujeito ativo, que reflete e a utiliza em
seu contexto.
Trigonometria na Formação Inicial de Professores de Matemática
Juliana Çar Stal, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 20/05/2017
Esta pesquisa traz uma discussão a respeito da inserção da trigonometria na
formação inicial de professores de Matemática e das propostas de ensino da mesma
na Educação Básica no estado do Paraná. O principal objetivo foi investigar como
está a formação dos (as) futuros (as) professores (as) de Matemática para ensinar a
trigonometria na Educação Básica nesse estado. Para a realização desse estudo
foram utilizados dois tipos de metodologia: Análise Documental e Análise de
Conteúdo. A primeira foi utilizada para analisar os Projetos Políticos Pedagógicos e
ementas das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática de instituições
públicas de Ensino Superior do estado do Paraná que obtiveram notas 4 e/ou 5 no
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) nos anos de 2011 e
2014. A segunda foi utilizada para analisar questionários aplicados para estudantes
das instituições selecionadas que estão em fase de conclusão, ou seja, que já
cursaram setenta e cinco por cento (75%) ou mais das disciplinas dos cursos de
Licenciatura em Matemática. Por meio desta pesquisa observou-se que a
trigonometria está inserida nos cursos de Licenciatura em Matemática de modo
específico e relacionada a outros conteúdos matemáticos. Com a aplicação dos
questionários e sua respectiva análise observou-se que a trigonometria está
apresentada explicitamente e implicitamente nas ementas de cada disciplina.
Também inferiu-se que o ensino da trigonometria está inserido na formação inicial
de professores, porém não há a formação para o ensino de tal conteúdo na
Educação Básica de modo contextualizado como está proposto nos documentos
oficiais da educação no estado. A maioria dos(as) estudantes de Licenciatura em
Matemática que participaram desta pesquisa afirmaram ter dificuldades ao aprender
o referente conteúdo durante os seus estudos.
Educação Sexual e Valores Para a Cidadania: Reflexões Sobre a Prática de uma Professora de Ciências
Paula da Costa Vandal, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 31/03/2017
O presente trabalho tem como principal objetivo a investigação da construção
da prática docente de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental II
dentro do tema de Reprodução Humana e Educação Sexual e como as aulas
desta professora proporcionam uma construção de valores. Utilizamos como
procedimento de coleta de informações a autoscopia trifásica, a qual é
constituída pelas seguintes fases: pré-ativa, a qual aborda o planejamento da
prática docente; a fase interativa, na qual gravamos as aulas sobre o tema em
questão; e a fase pós-ativa, na qual, com o auxílio dos vídeos gerados na fase
anterior proporcionamos um momento de reflexão sobre a ação e para a ação.
Sendo assim, analisamos as reflexões feitas pela professora com base nos
referenciais teóricos de Schön (2000) e de Araújo (2000;2014) com os
seguintes objetivos: a) Compreender como o professor de Ciências seleciona,
organiza, sequencia e ordena os conteúdos que serão trabalhados em sala de
aula; b) analisar os tipos de conteúdos que estão presentes no momento do
planejamento da aula e qual interferência de valores sociais, éticomorais
inseridos nos conteúdos planejados; c) relacionar os conteúdos – reprodução
humana/educação sexual – a serem ensinados (planejados) com os ensinados
durante as aulas; d) identificar os momentos do processo de ensino em que a
construção de valores é possibilitada. As informações foram sistematizadas e
organizadas para que os resultados fossem analisados de acordo com a
correlação entre o referencial teórico e as transcrições das entrevistas.
Observamos então que há uma ruptura entre a aula preparada e a aula
ministrada e que podem existir diversos fatores que ocasionam tal reação,
sendo que um deles são valores da própria docente. Além disso, a metodologia
da aula e a abordagem que a professora faz do conteúdo, a qual ocorre de
maneira mais transmissiva, não possibilita a construção de valores
relacionados com a formação cidadã, como, por exemplo, a autonomia, o
autoconhecimento. Com este trabalho a professora pode refletir, reestruturar e
visualizar a sua prática de uma maneira diferente, podendo então ter uma
maior pluralidade metodológica e que proporcione maior construção de valores
relacionados a atitudes na sociedade.
Devir da química e vertigens da diferença: série Breaking Bad
Bruna Adriane Fary, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 14/03/2017
Nesta dissertação são tratadas as tensões, devires e agenciamentos que
emergem como acontecimentos nas alianças química-arte no seriado televisivo
Breaking Bad. Para desenvolver essas tensões, nos encontramos com a
Filosofia da Diferença, conforme ideias exploradas por Gilles Deleuze e Félix
Guattari. Desses autores nos detivemos principalmente nos pensamentos de
diferença, repetição, ciência maior, ciência menor e linhas de fuga. Pois
constituem poderosas ferramentas analíticas para a compreensão das
articulações entre essas ideias e a química que surgiram na série televisiva.
Estes conceitos permitiram a emergência da noção de acontecimento,
entendido neste trabalho como um crivo no infinito, um instante de ordem no
caos e um cuidado ao escolher palavras, autores e pensamentos. As
experimentações realizadas produziram sentido de uma química construída
nas relações ambíguas que são, ao mesmo tempo, produzidas por desejos
individuais e coletivos. O que vimos foi uma química sempre em vias de se
fazer, o que abre possibilidades para pensar em um devir química.
Mulheres Invisíveis: Uma Proposta Para Inserção da Temática de Gênero na Formação Inicial de Docentes de Química
Denise Caroline de Souza, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 10/03/2017
No contexto atual, a inclusão das questões de Gênero à Educação está sendo
amplamente discutida por diversos setores da sociedade. No que se refere ao
Ensino de Ciências, as questões de Gênero são pouco abordadas pela li teratura
nacional, específica da área, principalmente ao que diz respeito à Formação
Docente. Uma das possíveis razões para esse fato está relacionada à uma visão
positivista e patriarcal em relação à Ciência – que a considera neutra, objetiva. A
partir desses pressupostos, realizamos uma investigação qualitativa acerca da
temática de Gênero, com enfoque na Formação Inicial de docentes de Química. A
pesquisa foi estruturada em duas etapas. Na primeira etapa foi realizada a análise
dos documentos educacionais e dos currículos dos cursos de Licenciatura em
Química do Paraná, que objetivou identificar se (e como) a temática de Gênero é
abordada. Ademais, elencamos elementos teórico-metodológicos que possibilitaram
a construção e aplicação de uma abordagem de ensino, que visou discutir Natureza
da Ciência (NdC), (In)visibilidade da mulher na Ciência e os possíveis
entrelaçamentos dessas temáticas com o Ensino de Química. Para tal, utilizamos
como aporte teórico-metodológico a Teoria de Aprendizagem Significativa segundo
David Ausubel. Na segunda etapa ocorreu a aplicação da abordagem de ensino em
uma turma do 3º ano, do curso de Licenciatura em Química da Universidade
Estadual de Londrina. Após a análise dos resultados obtidos durante o processo de
intervenção pedagógica, ponderamos que a abordagem de ensino construída foi
uma proposta inovadora e pertinente que articulou conhecimentos de diversas áreas
a fim de sensibilizar as/os participantes para uma possível prática docente voltada
para um ensino equânime quanto à Gênero.
Percepções e Reflaxões de Estudantes de Ensino Médio no Processo Metacognitivo da Aprendizagem em Física
Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 09/02/2017
Esta dissertação apresenta uma investigação qualitativa a respeito das percepções e reflexões
de estudantes de Ensino Médio no processo metacognitivo da aprendizagem em Física,
buscando ir além das percepções epistêmicas na tentativa de captar se o sentir e o valorar
estão presentes no processo metacognitivo desses estudantes. Feito um estudo a respeito da
metacognição e aprendizagem eficaz, que possibilitou elencar alguns elementos
metacognitivos que representam pontualmente conceitos dessas teorias, ao entrelaçá-los às
relações com o saber de Arruda, Lima e Passos (2011), foi possível construir um quadro que
apresenta de maneira sistematizada uma alternativa para evidenciar o processo metacognitivo
da aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com estudantes do Ensino Médio, que após
serem transcritas foram revisadas e devolvidas com acréscimos de mais alguns pareceres,
pelos estudantes entrevistados. As transcrições e complementações foram analisadas de
acordo com a Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar as percepções, no processo
da aprendizagem de Física, dos estudantes e relacioná-las às categorias metacognitivas
epistêmicas, pessoais e sociais, percebidas e relatadas pelos estudantes permitindo afirmar que
o saber, o sentir e o valorar estão atrelados ao processo de autorregulação que envolve o
planejamento das ações voltadas para a aprendizagem, seu monitoramento e avaliação, que é
realimentado pelas emoções e reflexões que emergem do contato com o outro e com o mundo.
A Lousa Digital e a Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática
Fábio Roberto Vicentin, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 09/02/2017
Esta dissertação apresenta uma proposta para a análise da aprendizagem do professor
pesquisador, na formação continuada, por meio de um instrumento de análise que produzimos
por um processo de analogia que realizamos para a proposição dos Focos da Aprendizagem
do Professor Pesquisador (FAPP), tendo como inspirações: os focos da aprendizagem
científica (FAC) proposto por Arruda, Passos, Piza e Felix (2013); os focos da aprendizagem
docente (FAD) criado por Arruda, Passos e Fregolente (2012); os focos da aprendizagem para
a pesquisa (FAP) elaborado por Teixeira, Passos e Arruda (2015). O objetivo desta
dissertação foi identificar que evidências de aprendizagem científica/tecnológica, docente e da
pesquisa podem ser percebidas quando um professor pesquisador faz uso da lousa digital e
está envolvido em entendê-la e utilizá-la no ensino e na aprendizagem de matemática. A
principal questão que norteou esta investigação foi: quais as evidências de aprendizagem
científica/tecnológica, docente e da pesquisa podem ser percebidas quando um professor
utiliza a lousa digital? Os procedimentos metodológicos se basearam na análise de conteúdo,
a partir da qual se desenvolveu uma análise de cunho qualitativo, com a utilização do estudo
de caso e da observação participante. As aulas foram planejadas pelo professor pesquisador,
sujeito da pesquisa, e implementadas a um grupo de estudantes do 6º ano do Ensino
Fundamental, mas como não realizamos a análise das ações deles, os mesmos foram
considerados como sujeitos existentes responsáveis pela deflagração de todo o movimento de estudo do professor pesquisador investigado. Os dados referentes ao professor foram
analisados por meio do instrumento de análise aqui proposto nominado como Focos da
Aprendizagem do Professor Pesquisador (FAPP), definidos como um novo conjunto de
categorias que representam diferentes dimensões da aprendizagem do professor pesquisador.
Nos FAPP a aprendizagem do professor pesquisador está estruturada em cinco eixos: (i)
interesse; (ii) conhecimento; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. Ressaltamos que
esta investigação vem ao encontro da necessidade de produção científica nacional em relação
a utilização da lousa digital como recurso para o ensino e para a aprendizagem de matemática,
evidenciando relações e caracterizando aspectos próprios da ação do professor pesquisador
que faz uso de recursos tecnológicos. Percebemos que o professor pesquisador é um triplo
aprendiz, ou seja, ele é um sujeito que integrou três tipos de aprendizagem: a aprendizagem
científica/tecnológica; a aprendizagem docente; a aprendizagem da pesquisa; que ocorreram
simultaneamente. Por fim, afirmamos que essas constatações elucidam a questão de pesquisa
desta investigação.
Configurações de modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Emerson Tortola, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 12/12/2016
O uso da modelagem matemática como uma alternativa pedagógica para o ensino e a
aprendizagem de matemática oferece aos alunos e professores a oportunidade de promover
discussões e reflexões acerca de conceitos matemáticos a partir de seus usos na interpretação,
análise e investigação de problemas provenientes de situações reais. Contudo, o uso da
modelagem matemática parece ser ainda pouco explorado nas práticas associadas aos anos
iniciais do Ensino Fundamental, deixando muitas questões em aberto com relação ao seu
desenvolvimento. Nosso interesse é investigar o desenvolvimento de atividades de
modelagem matemática, especificamente, que configurações elas podem assumir quando
desenvolvidas por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Assim, estamos
interessados em olhar para como alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental realizam
ações características do procedimento que envolve o desenvolvimento de atividades de
modelagem matemática. Para esse olhar tomamos como ponto de partida as fases de uma
atividade de modelagem matemática caracterizadas em Almeida, Silva e Vertuan (2012). Para
isso, propomos a 5 turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, o
desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, que foi por nós observado e
registrado. Os dados que constituem nossa pesquisa consistem nos diálogos e registros
produzidos pelos alunos durante as atividades de modelagem e foram coletados por meio de
áudio, vídeo, imagens e diário de campo do professor/pesquisador. Empreendemos sobre os
dados uma análise qualitativa, fundamentados nos pressupostos e indicações da Análise de
Conteúdo e embasados na literatura a respeito da modelagem matemática e nas considerações
filosóficas de Ludwig Wittgenstein a respeito da linguagem. Os resultados indicam três
configurações do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Essas
configurações revelam especificidades relativas aos usos da linguagem, ao modo como os
alunos lidam com os símbolos matemáticos, à caracterização do modelo matemático e à
definição de temas de interesse em cada ano desse nível de escolaridade. Levando em
consideração essas configurações, refletimos a respeito da identidade do fazer modelagem
matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.