Teses e Dissertações
Noções de Professores de Química da Região de Londrina a Respeito de Questões de Gênero
Amanda Oliveira Proença, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 22/02/2019
Os estudos de Gênero no campo da Educação em Ciências/Química têm tomado espaços expressivos, contribuindo para uma construção social mais equânime e valorizando a atividade científica realizada por mulheres. A literatura científica da área aponta a necessidade de implementar propostas de inserção de estudos de Gênero ao Ensino, seja na formação inicial ou na formação em serviço. Compreende-se a relevância destas discussões, uma vez que muitos estudos relacionados a Gênero e Educação remetem a temas de Biologia ou sexualidade. Deste modo, considera-se fundamental esta pesquisa para conhecer as noções que os docentes apresentam a respeito desta temática, a fim de contribuir com novas pesquisas como base para elaboração de abordagens didáticas que proporcionem momentos de sensibilização e de construção de saberes que auxiliem na prática docente em Química. Os objetivos desta pesquisa foram identificar noções que docentes de Química da região de Londrina/PR têm a respeito das questões de Gênero e identificar que saberes docentes possuem a respeito da contribuição de mulheres pesquisadoras na Ciência. Como encaminhamento metodológico em direção aos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa teórica, que permitiu conhecer o panorama nacional e internacional de pesquisas relacionadas a Gênero e Educação Científica, principalmente no Ensino de Química. Essa pesquisa nos permitiu delimitar metodologicamente a área de Química, visto a baixa produção científica nessa área. Em seguida, foi aplicado um questionário com oito questões a fim de identificar as noções e saberes que as/os docentes investigadas(os) têm a respeito da temática. Nossas hipóteses iniciais eram de que as/os docentes não apresentassem noções a respeito de Gênero na formação inicial, visto a falta de disciplinas neste tema em Licenciatura em Química no Paraná e outra hipótese era de que poucos tivessem conhecimento de Gênero na formação em serviço, pois este tema não é discutido em cursos de capacitação docente. Consequentemente, na identificação de mulheres pesquisadoras na Ciência, esperava-se que as/os docentes reconhecessem apenas algumas cientistas que são destaque na Ciência, pelo fato de não ter formação a respeito de Gênero. Por meio das respostas ao questionário, nossas hipóteses corroboram com os dados empíricos, nos quais nenhum docente apresentou ter participado de discussões a respeito de Gênero na formação inicial. Com relação à formação docente, um pequeno grupo exprimiu ter sido envolvido na participação de cursos, palestras e outros momentos de aprendizagem. Evidenciando a falta de conhecimento de mulheres cientistas na Ciência, grande parte das/dos docentes indentificaram apenas Marie Curie como cientista, o que nos faz inferir na necessidade de desenvolver novas pesquisas com estes docentes, a fim de trabalhar as relações de Gênero e Ciência, estereótipos de Gênero e a participação feminina na Ciência, especialmente na Química
Autonomia Performativa em um Cenário Escolar: Relatos de Si e Subjetividades
Luiza Gabriela Razêra de Souza, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 18/02/2020
Na presente tese, considera-se como objeto de pesquisa relatos de estudantes acerca da
avaliação de si mesmos em determinado cenário escolar e problematiza-se como se dá a
constituição ética de sujeitos para que eles se entendam autônomos. Para isso, o trabalho é
articulado em dois movimentos complementares entre si. No primeiro movimento, por meio
das teorizações de Michel Foucault, delimita-se a emergência da ideia de autonomia do
indivíduo que é celebrada na contemporaneidade e se esboçam as tecnologias no contexto
escolar que moldam os sujeitos de modo que governem a si mesmos. O conceito de
performatividade de Judith Butler vai ao encontro do que é exposto para elucidar como é
naturalizada ao sujeito a ideia de que autonomia é um modo de ser intrínseco à existência do
indivíduo, chamando de autonomia performativa o conjunto de ações de um sujeito dito
autônomo. No segundo movimento, estabelecem-se as ferramentas metodológicas dispostas
por Michel Foucault e traça-se um modo de investigar os relatos produzidos sobre si mesmo
em um dispositivo pedagógico denominado Ficha de Autoavaliação. Como efeito das
problematizações realizadas, elucida-se a composição da autonomia performativa sob seis
mecanismos de subjetivação que operam na moldagem e transformação das condutas dos
sujeitos, dentre os quais: 1) Devoção: mecanismo que molda as vontades dos sujeitos em
relação àquilo que se almeja; 2) Oralidade: mecanismo que delimita modos de se expressar
por meio da fala evocada; 3) Cordialidade: mecanismo que estabelece estilos eticamente
corretos dos sujeitos se relacionarem; 4) Medicalização: mecanismo que age no sujeito para
que ele entenda quando deve buscar ajuda para curar-se de suas imperfeições; 5)
Pontualidade: mecanismo que incita o sujeito a cumprir aquilo que lhe é apresentado como
obrigação; 6) Organização: mecanismo que circunscreve maneiras de o sujeito se relacionar
com as coisas que lhe são dispostas. As transformações das condutas do sujeito ocorrem à
medida que ele é provocado a relatar a si mesmo, falando sobre suas relações com os regimes
de verdade que lhe são apresentados. Por meio do conjunto desses mecanismos, os sujeitos
incorporam a si valores estéticos de ser, garantindo que sejam reconhecidos como autônomos
e dando continuidade, ainda que em uma escala microscópica, à economia da maquinaria
político-social.
Um Olhar Realístico para Tarefas de Função Afim em Livros Didáticos
Cristiano Forster, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 17/02/2020
Esta pesquisa teve como objetivo analisar e discutir tarefas matemáticas
contidas no capítulo de Função Afim dos livros didáticos do 1º. Ano do Ensino
Médio aprovados pelo PNLD de 2018, com base na abordagem ao ensino de
matemática denominada Educação Matemática Realística. Nessa abordagem
teórica, a aprendizagem matemática está intimamente ligada ao processo de
matematizar a realidade, em que os alunos são confrontados por situações
realísticas que podem gerar tarefas contextualmente ricas. Para alcançar os
objetivos da pesquisa, essas tarefas, inicialmente, foram agrupadas por
semelhança de acordo com o modelo que as descrevem. A partir desses
agrupamentos, feitas considerações da maneira pela qual poderiam ser
conduzidas intervenções (na forma da abordagem e/ou no seu enunciado) que
resultassem em um modo de trabalho voltado para o que é defendido pelos
princípios da Educação Matemática Realística. Foi possível reconhecer que a
maioria das tarefas encontradas nos livros analisados apresenta
características do nível de reprodução, ou seja, exigem apenas procedimentos
rotineiros já apresentados pelo professor durante as aulas. Além disso, pelo
menos 88% dessas tarefas fornecem exatamente as informações necessárias
para resolvê-las sem dar oportunidade para os alunos selecionarem
informações relevantes por si mesmos. Menos de 25% podem ser consideradas
como tarefas de conexão e menos de 5% são tarefas de reflexão, consideradas
tarefas com o nível mais alto de demanda cognitiva. As considerações geradas
por este estudo foram feitas para possibilitar que as tarefas sejam
implementadas de modo a colocar os alunos em movimento de aprendizagem,
esperando que eles assumam um papel ativo no seu processo de aprender.
FEEDBACK: Recurso para Aulas de Matemática
Vanessa Kishi da Silva, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 24/02/2020
Esta dissertação apresenta um estudo teórico a respeito do feedback em aulas de
matemática, na perspectiva da Educação Matemática Realística. O trabalho
desenvolve-se em uma abordagem qualitativa, com base na perspectiva metodológica
da pesquisa de natureza especulativa em Educação. O corpus é composto por 133
publicações, datadas a partir de 2010, que apresentam menções ao feedback.
Realiza-se um cotejo do que os autores da literatura alcançada entendem por
feedback, quais as suas características e como pode ser a sua utilização, a partir das
ideias encontradas, fez-se uma discussão de como esse recurso está presente em
sala de aula e como a abordagem da Educação Matemática Realística apoia o
feedback em aulas de matemática, a partir dessas ideias, apresenta-se os princípios
de boas práticas de feedback. Este estudo permitiu observar os benefícios do
feedback em aulas de matemática, como esse recurso pode proporcionar a regulação
do ensino e da aprendizagem. Espera-se que este trabalho ocasione a difusão desse
recurso dentro das salas de aula.
Prova-Escrita-Com-Cola em Aulas de Matemática no 8° Ano do Ensino Fundamental
Mariana Souza Innocenti, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 24/02/2020
Esta pesquisa apresenta uma investigação do trabalho com prova-escrita-
com-cola em uma turma de 8º ano de uma escola pública de um município
do norte do Paraná. Com uma abordagem qualitativa, de cunho
interpretativo, diretamente relacionada às perspectivas e vivências anteriores
da pesquisadora, buscou-se discutir quais elementos da avaliação didática
estão subjacentes à utilização da prova-escrita-com-cola no âmbito do
ensino básico. No que diz respeito às informações presentes na cola e sua
relação com as resoluções apresentadas nas provas, foi realizada uma
análise da produção escrita de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental
em duas provas-escritas-com-cola (as primeiras da vida deles). A pesquisa
mostrou indícios de que a cola foi utilizada como recurso pelos alunos. Uma
intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para
professores que ensinam matemática e buscam utilizar instrumentos
avaliativos que possam oportunizar o aprendizado de seus alunos e
proporcionar informações a respeito dos processos de ensino e de
aprendizagem.
Tendências Norteadoras: Uma Leitura do Conceito de Affordance Voltada ao Ensino de Física
Dhymmi Samuel Vergennes, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 20/02/2020
Apesar de profícuos - nacional e internacionalmente - os resultados de pesquisas
acadêmicas brasileiras, relacionados ao Ensino de Física e ao Ensino de Ciências,
não estão impactando positivamente no processo de ensino e aprendizagem no
Ensino Básico. Almejamos que a presente pesquisa acadêmica tenha conexões com
a complexa realidade escolar brasileira contemporânea, de modo que, ambientando
a investigação e conferindo consistência à leitura proposta acerca do conceito de
affordance, abordamos brevemente três problemáticas evidentes: o nomeado
fracasso escolar, o baixo desempenho dos aprendizes brasileiros no PISA e a atual
crise da Educação Científica. A experiência em sala de aula, como docente no
Ensino Médio, contribuiu para tal leitura. Neste cenário, evidenciamos as tendências
de emprego do conceito de affordance em artigos científicos publicados em
periódicos nacionais, classificados na área de avaliação Ensino; propusemos uma
leitura do conceito de affordance - norteada pelas categorias de análise (tendências
norteadoras) - voltada ao Ensino de Física por experimentação, podendo ser
estendida ao Ensino de Ciências; e ainda, propusemos um instrumento epistêmico-
analítico para a análise de produções científicas. Compreendemos o processo de
aprendizagem nos termos da teoria da aprendizagem significativa, incluindo-se nas
argumentações um instrumento potencialmente significativo: o vê epistemológico. O
conceito de affordance representa um importante recorte de uma teoria mais geral,
nomeada a teoria das affordances. Abordamos, e relacionamos seus principais
aspectos ao Ensino de Física por experimentação. Desenvolvemos o processo
analítico do corpus a partir da combinação de dois instrumentos de base: a análise
temática e o vê epistemológico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa,
de procedimento bibliográfico, de natureza aplicada e com objetivo exploratório. As
tendências identificadas destacam parte dos aspectos que sinalizam o impacto que
o conceito de affordance imprime na literatura científica veiculada por periódicos
brasileiros, pertinente a área de avaliação Ensino, representando um referencial
norteador para a construção da leitura proposta, mantendo-se assim, a
compatibilidade entre ambas. Considera-se que uma percepção teoricamente
orientada possa auxiliar docentes no desenvolvimento de suas atribuições, de modo
que a leitura proposta contribua para este avanço. Quanto ao instrumento
epistêmico-analítico (potencialmente significativo), considera-se que o seu emprego
contribua para a imersão do pesquisador (principalmente o iniciante) no âmbito da
investigação acadêmica envolvendo produções científicas, devido as condições
propícias que se estabelecem para o desenvolvimento de uma aprendizagem
significativa de conceitos, procedimentos e atitudes coerentes com o trabalho
científico.
Com Grandes Poderes Vem Grandes Responsabilidades: A Vida Acadêmica e as Formações Identitárias de Peter Parker nas Histórias em Quadrinhos do Homem-Aranha
Susan Caroline Camargo, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 19/02/2020
Em nosso cotidiano, estamos rodeados por manifestações midiáticas. Na perspectiva dos
Estudos Culturais, esses produtos veiculam em seus discursos marcadores que impactam
diretamente na constituição de nossas vontades, nossas percepções de mundo e, principalmente,
nossas identidades. Guiada por esse entendimento e por algumas discussões realizadas pelo
sociólogo Stuart Hall acerca da formação cultural da identidade, esta dissertação objetiva
caracterizar e problematizar, a partir de uma análise cultural, as formações identitárias do
personagem Homem-Aranha/Peter Parker, da editora Marvel Comics, e discutir o modo como
alguns dos elementos presentes nesses enredos são capazes de fomentar as produções
identitárias do público que os consome. As histórias escolhidas para a análise foram publicadas
originalmente entre 1962 e 2001, com enredos que compreenderam fases que considerei serem
as principais na vida acadêmica do personagem, indo do Ensino Médio até a Pós-Graduação, e
foram lidas e interpretadas à luz da Análise de Discurso. Durante as análises, interpretei três
formações identitárias como sendo as mais expressivas: a formação identitária do nerd; a do
pesquisador/cientista em formação; e a de docente, em um momento em que o personagem já
não mais é apresentado como estudante. Acerca dessas formações identitárias do personagem,
minhas interpretações permitiram-me concluir que, nos enredos considerados para esta
pesquisa, elas não necessariamente substituem umas às outras, mas coexistem, de modo que
uma identidade era apenas posta sob rasura – para usar um termo discutido por Hall – quando
outra(s) entrava(m) em funcionamento. Com as análises dos quadrinhos do Homem-Aranha,
foi possível, também, entender que os elementos presentes nos enredos do personagem, por
mais que tratem de questões cotidianas e, de certa forma, universais, não permitem a
identificação de leitores com um perfil diferente daquele que Peter Parker (re)produz, o que
acaba excluindo essa possibilidade para uma parcela do público. Apesar das problematizações
e das discussões que realizo, não é minha intenção, com esta pesquisa, propor um modo único
de olhar ou instituir uma metodologia de análise para produtos da mídia tais quais os quadrinhos
do Homem-Aranha. O que busco, aqui, é chamar a atenção para a potência que instâncias dessa
natureza possuem, ao colocar em funcionamento uma pedagogia própria para ensinar-nos, entre
outras coisas, modos de ser e de agir, influenciando nossas constituições, em especial as
identitárias, quando nos posicionamos como público consumidor dessas produções
Processos Reflexivos de Licenciandos em Ciências Biológicas no Contexto do Estágio Supervisionado: Implicações para a Construção da Prática Docente
Fabiana Guerra Ribeiro, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 13/02/2019
O presente estudo tem como foco de investigação a formação inicial reflexiva de
professores de Biologia, no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório, como
atividade da disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia de uma
instituição pública de ensino superior, localizada no norte do Paraná. A autoscopia
trifásica foi a estratégia de coleta e análise de dados e consistiu nas fases: pré-ativa,
na qual estimulamos o estudante a refletir-para-a-ação; interativa, na qual filmamos
a etapa de regência do estágio em uma escola de ensino público; e pós-ativa, na
qual, com o auxílio do vídeo, estimulamos o estudante a refletir-sobre-a-ação e
refletir-sobre-a-reflexão-na-ação. Com base nos referenciais teóricos de Schön
(1992; 2000) e, considerando o potencial da reflexão e da investigação sobre a
própria prática como instrumento para uma formação consciente, buscamos, por
meio dos processos reflexivos de licenciandos do curso de Ciências Biológicas de
uma universidade pública estadual paranaense, regularmente matriculados na
disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia, compreender de que
modo cada um dos participantes identifica aquilo que deve ser transformado em sua
prática educativa, a fim de implementar seu desenvolvimento profissional docente.
Os resultados obtidos são decorrentes da sistematização dos dados realizada com
base nos “momentos reflexivos” descritos por Schön e adaptado de Clarke (1994).
Verificamos que as situações problema que emergiram na prática da estudante
advêm de fatores de natureza diversa e interferiram em sua conduta dentro de sala
de aula. A soma desses fatores desencadeou processos reflexivos que levaram a
estudante a estruturar, questionar, reestruturar e planificar novas ações com base
em suas experiências e, a recorrência desses processos, estimulados pela
autoscopia trifásica, levaram a estudante a reformular sua prática educativa a cada
nova experiência, de modo a construir, de maneira idiossincrática, sua prática
docente.
Representações Sociais de Estudantes e seus Responsáveis sobre Educação Científica Informal
Eduardo Mozart Machado, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 31/01/2020
O campo da Educação é um território fértil para a pesquisa de
Representações Sociais, com diversos estudos sobre Representações em Ciências,
que buscaram compreendê-las por diferentes sujeitos que participam da Educação e
da Escola. Os elementos de uma representação são, dentro de situações sociais
específicas, impregnados por uma carga afetivo-emocional, a qual é variada segundo
as características de cada elemento, a natureza social do objeto, a natureza da relação
dos sujeitos com este mesmo objeto e as características conjunturais da situação
(GIRAUD-HERAULT, 1998 apud CAMPOS et. al., 2003). Desta maneira, Jodelet (1989)
demonstra que ao estudar as Representações sociais deve-se levar em consideração a
articulação entre os elementos afetivos, mentais e sociais que, juntos, afetam a
realidade onde estas surgem e interferem nas Representações de realidade social,
ideal e material dos indivíduos. Assim, fica evidente que a família é o pilar principal
para o desenvolvimento das pessoas e que, devido ao seu componente afetivo, as
representações sociais também estão influenciadas pela vivência familiar de qualquer
grupo social e suas concepções sobre educação científica e escolar passam por estes
componentes, determinando o produto final das Representações. Desta maneira, o
objetivo desta pesquisa foi buscar as Representações Sociais de Ciência Informal por
estudantes de Ensino Fundamental e seus responsáveis. Esta pesquisa se insere
numa abordagem quantitativa, em que se utiliza a análise prototípica, método
consolidado no campo da pesquisa em Psicologia Social para a compreensão de
Representações Sociais, associada a um questionário sociocultural na forma de
entrevista estruturada, específico para esta pesquisa. Desta maneira, esta pesquisa foi
realizada com 71 estudantes de Ensino Fundamental e 35 responsáveis. Ao
analisarmos o contexto de moradia, o ambiente doméstico e o acesso à comunicação
destes estudantes, nota-se uma influência considerável da Escola em suas
Representações Sociais sobre Ciência no dia-a-dia, pois em casa os responsáveis em
sua maioria exigem bom rendimento e colocam a Escola como única obrigação de
muitos destes indivíduos e, consequentemente, suas Representações Sociais estão
impregnadas com conceitos e características vinculadas ao ambiente escolar. Por outro
lado, ao analisarmos as Representações Sociais dos responsáveis observa-se certa
diferença com a de seus filhos, uma vez que o ambiente e a maneira como os
responsáveis interagem e constroem suas identidades é diferente dos estudantes,
sendo suas Representações vinculadas com o conhecimento e a pesquisa, bem como
a Ciência como um instrumento importante nas relações construídas no dia-a-dia.
Sondo assim, esta pesquisa apresenta um auxilio no entendimento da visão de Ciência
Informal dos estudantes, a partir da realidade desta escola localizada em Londrina e
pode servir como ajuda para estudos futuros na área de Educação em Ciência, que
podem utilizar estas informações para compararem com estudantes de outras regiões.
Além disto, a explanação inicial das Representações dos responsáveis é de grande
importância ao demonstrar a participação destes sujeitos na educação dos seus filhos,
na construção de sua identidade e também visão de mundo
A Formação Inicial de Professores de Ciências Bioógicas: Uma Análise do Projeto Pedagógico de Curso a partir da Matriz do Saber
Ana Rita Levasdovski, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 19/12/2019
Este estudo apresenta uma investigação acerca dos saberes docentes, tendo como
ponto de partida o Saber Curricular. A partir deste saber específico foi realizado um
recorte conceitual de currículo, caracterizando-o como recurso ordenador nos cursos
de graduação. A pesquisa, portanto, teve como objeto de estudo uma licenciatura:
Ciências Biológicas, ofertada em universidade pública do Paraná, tendo como
questão investigativa: De que maneira os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de
Ciências Biológicas orientam a formação inicial de professores, na perspectiva da
Matriz do Saber – M(S)? O encaminhamento metodológico desenvolvido na
pesquisa teve como objetivo geral, portanto, analisar a formação inicial de
professores de Ciências Biológicas, a partir da percepção dos coordenadores
pedagógicos e dos PPC, com base nas relações presentes na Matriz do Saber –
M(S). Este foi detalhado em objetivos específicos: (1) Discutir os saberes docentes
na formação inicial de professores; (2) Caracterizar o currículo como ordenador da
estrutura da formação acadêmica; (3) Evidenciar a percepção dos Coordenadores
Pedagógicos de Cursos de Ciências Biológicas; e, (4) Investigar os Projetos
Pedagógicos do Curso (PPC) de Ciências Biológicas, tendo a M(S) como
fundamento, no que se refere aos saberes docentes, em especial ao Saber
Curricular. Assim, foram analisados os depoimentos de três professores que, no
período da coleta, atuavam como coordenadores dos cursos investigados. Os dados
levantados ratificaram a necessidade de analisar os respectivos PPC que
coordenam. O fundamento, pautado em abordagem qualitativa, foi a Análise Textual
Discursiva (ATD). Já os PPC foram analisados com base na M(S), um instrumento
teórico-metodológico elaborado por pesquisadores que se dedicam ao estudo da
formação docente. A seção dos PPC que teve uma atenção maior foi o Eixo
Estruturante II, composto por itens que constituíram uma Matriz Adaptada, com foco
nos aspectos epistêmico e social da M(S). O estudo aborda, ainda, questões
subjacentes ao processo de constituição dos referidos documentos e a legislação de
amparo, além de questões de ordem organizacional da instituição que, direta ou
indiretamente, refletiram nas opções curriculares dos cursos. A análise das
entrevistas mostrou que os coordenadores são sujeitos que aprendem. Essa
aprendizagem está relacionada ao exercício da função, de maneira estreitamente
ligada ao PPC. Já no que diz respeito a estes documentos, a análise revelou maior
preocupação com o conteúdo, em detrimento da formação pedagógica, tanto do
professor formador quanto do licenciando, o que ficou evidente pelas lacunas da
M(S). Desta forma, a licenciatura investigada ainda tem um percurso a percorrer já
que é restrita a preocupação com a aprendizagem do futuro professor no que se
refere aos saberes docentes.