Um Estudo das Ações Docentes em aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental.

Dissertação de mestrado

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Resumo

Nesta dissertação, apresentamos um estudo das ações docentes em aulas de Ciências do 9º Ano do Ensino Fundamental. O objetivo de pesquisa foi identificar, analisar e caracterizar as ações docentes de três professores em aulas de Ciências do 9º Ano do Ensino Fundamental, que abordam os conteúdos de Física e Química, com o intuito de responder às seguintes questões de pesquisa: O que os professores fazem, de fato, em aulas de Ciências (conteúdos de Física e Química) no 9º ano do Ensino Fundamental? Quais categorias podem descrever suas ações? Quais as ações centrais nas aulas desses professores? Quais variáveis podem influenciar no tempo de ocorrência dessas ações centrais? Para isso, as informações foram coletadas por meio de observações conciliadas com anotações em caderno de campo e gravações de áudio e vídeo das aulas dos professores de Ciências, denominados P1, P2 e P3, que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas públicas localizadas no norte do Paraná, além de entrevistas não estruturadas com os professores. A análise e interpretação dos dados foram pautadas nos pressupostos da Análise de Conteúdo (AC), de modo a levarmos em conta as fases de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Com base na leitura inicial das informações coletadas, notamos que as aulas de P1, P2 e P3 apresentavam similaridade no tocante às estratégias didáticas adotadas, o que nos permitiu organizá-las em aulas que abordam os conteúdos de Física, e em aulas que abordam os conteúdos de Química. Dessa maneira, analisamos três grupos de aulas para os conteúdos de Física, a saber: aula expositiva dialogada, aula expositiva dialogada + experimento demonstrativo e aula com uso de metodologias ativas. Para as aulas dos conteúdos de Química, os grupos de aula analisados foram: aula expositiva dialogada, aula expositiva dialogada + resolução de exercícios e aula com uso de metodologias ativas. Foi analisado um conjunto de 10 aulas (6 referentes ao conteúdo de Física e 4 aulas que abordavam conteúdos de Química, sendo identificadas 36 categorias de Ação Docente, sendo 27 a priori (ameaçar, agradecer, apresentar, auxiliar, burocrático-administrativa, chamar a atenção, comentar, cumprimentar, demonstrar, deslocar, distribuir, escrever, esperar, exemplificar, explicar, gesticular, indicar, informar, ler, organizar, pedir, perguntar, providenciar, relembrar, reprovar, responder e supervisionar) e 9 emergentes (comparar, confirmar, dançar, desenhar, despedir, ditar, filmar, observar e sorrir). A partir das categorias de Ação Docentes encontradas, realizamos uma analogia com o modelo atômico de Bohr, com o intuito de representarmos a relação do professor com as ações que ele executa ao longo de cada aula. A utilização dessa analogia nos permitiu identificar as ações centrais em aulas de Ciências (conteúdos de Química e Física) do 9º ano e, além disso, nos possibilitou compreender que as ações centrais e o tempo de ocorrência dessas ações tendem a variar de acordo com os professores (P1, P2 e P3) participantes dessa investigação, as estratégias didáticas utilizadas e os conteúdos ministrados (Física e Química) nas aulas.