O professor como um lugar: um modelo para a análise da regência de classe

O presente trabalho tem por objetivo investigar a construção dos saberes docentes, bem como apresentar a aplicação de um modelo para a análise de regência de classe durante o estágio supervisionado da licenciatura de Física. Tendo como foco o relacionamento professor-aluno, o modelo se constitui como um triângulo, cujos vértices vêm a ser o estagiário, o professor regente e os alunos. Para o levantamento das informações desta pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de regência. Ao todo, a pesquisa envolveu 5 estagiários, que realizaram a regência em um colégio central de Londrina. Durante as entrevistas, semi-estruturadas, o estagiário era convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscou-se perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio estágio. A partir dessas representações procurou-se: (i) verificar quais saberes os estagiários conseguiram construir durante esse período; e (ii) o que de pessoal cada estagiário desenvolveu que poderia caracterizar a singularidade de seu estilo docente. Para a análise dos dados, utilizou-se a metáfora do “professor como um lugar”, tendo como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, onde o conceito de transferência surge como central, para que se construa esse “lugar”.