Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) passou a desempenhar um papel incentivador para a formação de professores, pois, além de contribuir com a integração universidade-escola, promove o contato dos licenciandos com a prática docente e a valorização do magistério. Entretanto, há poucos relatos que demonstram sua contribuição a partir da perspectiva de um professor que participou do programa. Para compor os dados desta pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-bolsistas do PIBID, egressos do curso de Química e atuantes na carreira docente, com o objetivo de investigar a contribuição do programa para a construção da identidade docente. Fez-se uso dos Focos da Aprendizagem Docente (FAD), um instrumento de análise que apresenta propostas categóricas com a finalidade de identificar evidências de: Interesse pela Docência (Foco 1); Conhecimento Prático da Docência (Foco 2); Reflexão sobre a Docência (Foco 3); Comunidade Docente (Foco 4); Identidade Docente (Foco 5). As unidades de significado acomodadas no Foco 5 foram novamente analisadas, utilizando as relações com o saber nas dimensões epistêmicas, pessoais e sociais, encontradas na terceira coluna da Matriz 3x3, um instrumento metodológico desenvolvido no grupo de estudos EDUCIM. Nela, estão envolvidas a gestão dos saberes e conteúdos, com o objetivo de aprofundar conhecimentos acerca da constituição da identidade docente. A pesquisa está ancorada nos pressupostos da abordagem qualitativa, sendo utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como procedimento metodológico. Com as primeiras análises realizadas com os cinco sujeitos, identificou-se que aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que possuem maior experiência na docência. Quatro sujeitos tiveram baixa manifestação em Conhecimento Prático, considerando o curto período da carreira após a participação no PIBID e, apesar disso, o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de todos os sujeitos, o que mostra estarem em processo de construção de sua identidade profissional. Em seguida, os dados foram submetidos a mais um processo analítico: foram selecionados os fragmentos categorizados no Foco 5, a Identidade Docente e acondicionados na terceira coluna da Matriz 3x3. Três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas categorizadas na relação pessoal, enquanto os demais, ou seja, dois deles, na social. Estes mesmos obtiveram a menor proporção de depoimentos na Identidade Docente. Também foi possível destacar que as relações epistêmicas, embora em menores porcentagens nas falas dos envolvidos, formaram um arcabouço que os direcionou para o ser professor. Dessa forma, evidenciou-se que os sujeitos apresentaram suas primeiras impressões da carreira docente como profissionais relacionando a atuação no PIBID como um período de aprendizagem de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e de apreciação à docência. As condutas efetuadas pelo programa foram norteadoras à permanência desse grupo na profissão docente. O manejo destes dois instrumentos, os FAD e a terceira coluna da Matriz 3x3, trouxe aprofundamentos expressivos para esta investigação sobre a formação do professor.