Apropriações de Conceitos de Ecologia por meio da Transcodificação entre Representações 3D e Verbal feitas por Estudantes do Ensino Fundamental

Os estudos acerca do ensino de Ciências vêm aumentando de forma constante, muitos deles preocupados em atender às necessidades e às dificuldades individuais dos alunos. Sob essa perspectiva, a presente pesquisa elaborou uma sequência de atividades multimodais, sustentada pelo Modelo de Formulação de Perguntas, para acompanhar as apropriações do conceito de Ecologia que levam a compreensão do equilíbrio ecológico ao realizarem transcodificações entre representações 3D e verbal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com aprendizes do Ensino Fundamental. As atividades multimodais foram favoráveis a apropriação dos conceitos pelos alunos, pois motivaram a participação, a curiosidade, a reflexão e o seus interesses dos estudantes. A transcodificação foi uma ferramenta funcional e possibilitou acompanhar e identificar que os alunos mostraram a apropriação de vários conceitos de ecologia, proporcionando um melhor desempenho na compreensão e em suas produções. As atividades possibilitaram a alguns estudantes a apropriação dos conceitos de equilíbrio ecológico e a outros iniciaram o processo de aprendizagem desses conteúdos.