Análise de um modelo de formação continuada de professores de ciências e matemática no contexto da escola em que atuam
Dissertação de mestrado
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Esta pesquisa tem o intuito de contribuir com a discussão a respeito da formação continuada de professores no ambiente da escola em que atuam e constroem suas experiências de vida e de trabalho. Para tanto, foi realizada a investigação do Projeto de Formação que uma escola particular da região urbana de Londrina, Paraná, desenvolve junto aos seus professores, identificando os elementos que descrevem as concepções impregnadas no modelo de formação, as contribuições que as ações privilegiadas por este modelo proporcionam aos professores das áreas de Ciências e Matemática, bem como as suas limitações. O motivo que impulsionou esta investigação foi a tentativa de responder às questões: quais as concepções envolvidas em um modelo de formação promovido no interior de uma escola particular da região central de Londrina/PR e quais as contribuições que este modelo proporciona aos professores das Áreas de Ciências e Matemática nos seus fazeres docentes? Por reconhecermos que o objeto em estudo faz parte de um contexto particular que contem os ingredientes necessários para o levantamento de informações que respondem a essas perguntas, esta pesquisa se caracteriza como estudo de caso, conforme descrição de Bogdan e Biklen (1984) e Ludke e André (1986), considerando a concepção indiciária de Ginzburg (1989). Como fontes de informações, foram utilizados diferentes instrumentos e procedimentos, constituindo-se como principais as entrevistas com seis professores e dois responsáveis pela formação, análise de documentos e observação participante. Como aporte teórico foram considerados os atuais paradigmas sobre professor e sua formação e realizado um mapeamento das discussões de vários autores sobre a temática da formação continuada em serviço, tomando, no entanto, Imbernóm como principal referencial subjetivo para o favorecimento da leitura dos dados, acompanhado das contribuições de Zeichner, Thurler e Perrenoud, dentre outros. Nossa análise permitiu estabelecer um olhar para uma escola, autora do projeto de formação continuada de seus professores, com características não formais e não convencionais, revelando o movimento que escola e professores desenvolvem na busca de aperfeiçoar os fazeres docente e resolver seus problemas cotidianos, bem como as contribuições e limitações para com o desenvolvimento profissional dos professores de Ciências e Matemática.Palavras-chave
formação de professores