Análise da produção bibliográfica em episódios brasileiros sobre o corpo na área da Educação Física

Tese de doutorado

Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um estudo acerca das publicações em periódicos da área de Educação Física a respeito da temática do corpo, identificando o que os autores vêm discorrendo nos artigos. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico em cinco periódicos nacionais e classificados pela Capes como Qualis A e B1, no período de 1979 a 2015, e ainda, procedemos à análise de documentos de orientação curricular, tais como, Parâmetros Curriculares Nacionais, Cadernos de Reorientação Curricular da Secretaria Estadual de Goiás e Projeto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física/Universidade Federal de Goiás. Como resultado da análise das publicações identificamos que as discussões dos autores vêm privilegiando cinco áreas temáticas: corpo subjetivo, corpo cultuado, corpo dominado, corpo disciplinado e corpo biológico. Verificamos, também, que a problematização a respeito do corpo apresenta certa atualidade, uma vez que há poucos artigos editados nas primeiras décadas de veiculação dos periódicos e um aumento do número de publicações a partir do ano de 2001. E os significados de corpo identificados evidenciam o entendimento dos aspectos da corporeidade como ponto de partida para a compreensão do corpo humano, reiterando a necessidade de construção da mesma para viver melhor, de acordo com as próprias opções e decisões. Por meio do inventário realizado, concluímos que a experiência do corpo é fundamental para que o estudante perceba, seja percebido e se reconheça mediante a sociedade na qual convive, pois, o corpo ao mesmo tempo em que se movimenta, também pensa, cria, sente e imagina, produzindo ideias e emoções.