Teses e Dissertações
Palavra-chave: saberes docentes
Gênero na Formação Inicial de docentes de Biologia: uma Unidade Didática como possível estratégiade sensibilização e incorporação da temática no currículo
Vinícius Colussi Bastos, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 21/03/2013
As relações de gênero são constituidas em diversos fenômenos sociais e entre
esses, o processo educativo. Várias são as pesquisas da área de Educação que se
dedicam a investigação das relações de gênero presentes de diversas maneiras em
todo o sistema educacional. Na área de Educação em Ciências as pesquisas que se
dedicam à temática problematizam, entre outras coisas, os motivos pelos quais a
Educação Científica supostamente não despertaria o interesse de jovens mulheres
por carreiras científicas e tecnológicas. Diversas podem ser as razões para essa
falta de interesse, estando entre essas: a imagem masculina atribuída
historicamente às Ciências, o desconhecimento das carreiras científicas, os modos
tradicionais de ensinar Ciências, a incompreensão da temática de gênero e a
dificuldade das e dos docentes em identificar e trabalhar pedagogicamente com
essas questões. Em nosso grupo de estudos e pesquisas IFHIECEM – Gênero,
temos problematizado e investigado essas e outras questões, e entre as
problemáticas atuais de pesquisa do nosso grupo, destacamos as seguintes: Que
Saberes Docentes são necessários para efetivar um trabalho pedagógico
considerando questões de gênero na Educação em Ciências e em Matemática?
Como potencialmente construir esses Saberes na Formação Inicial de Professores
de Ciências e Matemática? Foi considerando essas problemáticas e pensando
especificamente no contexto da Formação Inicial de docentes de Biologia que
realizamos este trabalho. Nosso objetivo de pesquisa foi: Investigar uma Unidade
Didática (UD) que proporcione situações de aprendizagem para a construção de
Saberes, durante a Formação Inicial de docentes de Biologia, possivelmente
necessários a um trabalho pedagógico considerando questões de gênero no Ensino
de Biologia. Para tanto, realizamos momentos de pesquisa teórica e empírica, por
meio de uma abordagem qualitativa, que permitiram investigar a construção de uma
UD potencialmente significativa, pautada nas discussões atuais de Saberes
Docentes e Didática das Ciências. Nossa UD foi aplicada em dois cursos de
licenciatura em Ciências Biológicas de instituições de Ensino Superior públicas do
norte paranaense. Com essas aplicações pudemos conhecer as noções,
relacionadas com a temática proposta, das e dos futuros licenciados em Biologia,
sujeitos dessa pesquisa. Destacamos que as noções identificadas relacionam-se
com os Conhecimentos do Conteúdo, Pedagógicos Gerais e Pedagógicos do
Conteúdo. A UD construída e aplicada mostrou-se como uma satisfatória estratégia
para sensibilizar as e os futuros licenciados em Biologia a um trabalho pedagógico
considerando questões de gênero no Ensino de Biologia. Concluímos que a UD tem
potencialidades para ser incorporada no currículo de cursos de Licenciatura em
Ciências Biológicas, uma vez que seus objetivos e propósitos mostraram-se
coerentes com as necessidades formativas das e dos docentes de Biologia.
Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática
Eliane Maria de Oliveira Araman, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 09/11/2011
Este trabalho procura investigar a relevância dos conhecimentos advindos de
estudos da história da matemática para o processo de formação dos saberes do
professor de matemática. As investigações evidenciam que os conhecimentos
teóricos e metodológicos da história da matemática são importantes para a formação
do professor. Dessa forma, o objetivo central de nosso estudo é analisar e evidenciar
como tais conhecimentos colaboram para a estruturação dos saberes docentes. Para
isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a
respeito da formação do professor e dos saberes e conhecimentos necessários para
ensinar; as discussões sobre as possibilidades do uso pedagógico da história da
matemática no ensino de matemática e na formação do professor. A análise de
conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação.
A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o
levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; a construção do instrumento
de coleta de dados (roteiro da entrevista semiestruturada); a coleta de dados, na qual
realizamos entrevistas com seis professores que desenvolveram propostas para o
uso da história da matemática em sala de aula; a análise das entrevistas que resultou
na estruturação de categorias que evidenciam outras formas de saberes docentes,
que fazem parte ou vão além daqueles saberes já explicitados pela literatura.
Um ensino para chamar de seu: uma questão de estilo
Ana Lúcia Pereira Baccon, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 11/08/2011
O objetivo desta pesquisa é analisar e interpretar a ação de professores de Física do Ensino
Médio em sala de aula. Tendo por base as definições apresentadas por Gauthier e por Tardif,
elaboramos relatos sobre a ação de professores, procurando descrever como eles realizavam a
gestão da classe e a gestão do conteúdo em suas aulas. Cada relato foi construído a partir de
entrevistas e gravações de aulas de três professores de Física de escolas da rede pública da
cidade de Londrina no estado do Paraná. Os relatos foram posteriormente interpretados por
meio de um instrumento de análise desenvolvido recentemente que considera a gestão da
matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (Charlot) em um sistema
didático (Chevallard). Com isso foi possível identificar três estilos de gestão do ensino e da
aprendizagem em sala de aula: i) um estilo de gestão centralizado no conteúdo; ii) um estilo
de gestão centralizado no próprio professor; e iii) um estilo de gestão centralizado no aluno.
Ao apontarmos que o estilo de gestão de cada professor é algo singular e subjetivo
encontramos em conceitos da psicanálise uma interpretação para o estilo docente, o que nos
permite dizer que na Educação um professor também pode ter um ensino para chamar de seu.
Torna-se e manter-se professor: algumas questões subjetivas
Maria Valéria Negreiros César Fagá , Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/06/2008
O presente trabalho tem por objetivo investigar a captura por discursos e o perfil subjetivo
de 5 professores de Matemática da Rede Pública de Educação do Estado do Paraná. É
foco desta pesquisa a forma como a história de vida dos entrevistados influencia na
construção deste perfil e em seus saberes docentes. Para levantamento das informações
foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, em que se busca o resgate dos
fragmentos da história de vida dos entrevistados. Os dados foram organizados em quatro
fases da vida dos professores, sendo elas: Antes do Ensino Médio, o Ensino Médio, a
Graduação e o tornar-se professor. Buscou-se a representação que cada professor
elaborou durante estas fases em relação à docência. A partir dessas representações
procurou-se identificar os discursos aos quais está submetido cada professor, bem como
o seu perfil. Para a análise dos dados, utilizou-se a ‘captura por discursos’, tendo como
referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, em que a identificação dos
discursos dos professores entrevistados são utilizados na construção da representação
de seu perfil subjetivo.
A relação com o saber e a relação com o ensinar no estágio supervisionado em Biologia
Eliana de Mello , Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 30/07/2007
O objetivo desta dissertação é compreender como futuros professores de Biologia, na fase de
transição de alunos aprendizes, desde o momento do estágio, a professores, no momento de
ingresso efetivo na profissão, estabelecem a relação com o ensinar e se constituem
profissionalmente, buscando verificar como elaboram ou re-elaboram, diante dos desafios da
prática docente, os conhecimentos que adquiriram durante a formação inicial. Os sujeitos da
pesquisa são alunos do 3º ano de Biologia de uma faculdade particular no interior do estado
de São Paulo. Ao todo, a pesquisa envolveu oito estagiários. A coleta de material de análise
deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas junto aos estagiários, com o objetivo de
identificar a relação que cada um estabelecia com o ensinar, bem como a forma como cada
um se constituía na construção de “ser professor” nos quatro momentos aqui considerados
fundamentais: a observação, a regência, a universidade e a experiência. Por meio desses
momentos, buscou-se discutir, as nuances de transformações e constituição da identidade
docente de cada estagiário na relação que estabelecia com o ensinar em cada momento. Tendo
como fundamentos a temática da relação com o saber conforme proposta por Bernard Charlot,
bem como as reflexões sobre os saberes docentes efetuadas por Maurice Tardif, passamos a
entender a relação com o ensinar para cada estagiário como a relação que cada um deles
estabelece com os saberes docentes (saberes da formação profissional, saberes disciplinares,
saberes curriculares e saberes experienciais), entendendo, entretanto, tais relações como
relações com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Após a análise dos dados, apontamos
que a relação estabelecida, pelo estagiário com o saber, nas relações sociais e históricas em
que estão envolvidos é movida pela subjetividade de cada um e também pelo sentido que dão
a essas relações. Desta forma, a construção dos saberes docentes necessários ao exercício de
ensinar tem raízes desde sua experiência com o mundo da universidade, da escola, das
relações que se estabelece com o outro, e, ao se inserir na sala de aula, ao ocupar a posição de
professor, estes saberes tornam-se consolidados, contribuindo, desta forma para que a
construção do saber ensinar realmente aconteça.
A relação com o saber e o estágio supervisionado em Matemática
Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 09/02/2007
Este trabalho tem como objetivo investigar a relação com o saber docente estabelecida
por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Oeste do
Paraná no período do estágio supervisionado, que aconteceu em colégios públicos da
cidade de Cascavel. Utilizamos como referencial teórico a Relação com o Saber
conforme apresentada por Charlot, que é o conceito central do nosso trabalho e entendida
como relação com o mundo, relação com o outro e a relação consigo mesmo.O foco está
na análise das relações estabelecidas entre o estagiário e seu orientador, com seus alunos,
com o professor da turma, com a escola e com os saberes relacionados à Matemática.
Para levantamento das informações desta pesquisa foram entrevistadas três duplas de
estagiários, totalizando seis pessoas. No desenvolver da entrevista, os estagiários foram
convidados a falar sobre o período do estágio supervisionado, as relações estabelecidas e
a experiência oriunda desse processo. As análises das transcrições foram feitas
primeiramente utilizando diagramas diacrônicos e posteriormente mapas conceituais para
cada relação estabelecida pelas duplas. Utilizamos tais instrumentos com o intuito de
analisar as relações estabelecidas pelos estagiários quando confrontados com a
necessidade de dar aula, que postura assumir em sala de aula, como prender a atenção do
aluno, entre outros fatores relevantes ao licenciando.
A identificação e a construção da identidade docente na formação inicial de professores de Biologia
Francisca Michelli Lopes , Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 29/03/2007
Este trabalho teve como objetivo investigar a formação inicial de professores de Biologia
e Ciências, os saberes construídos no período de estágio supervisionado, bem como
abordar elementos que auxiliem na compreensão da construção da identidade
profissional. Participam dessa pesquisa estagiários do quarto ano do curso de Ciências
Biológicas, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas.
Durante as entrevistas o estagiário era questionado sobre escolha do curso, o seu contato
inicial com a sala de aula. Para a análise dos dados utilizou-se os saberes docentes
propostos por Tardif e alguns conceitos da teoria psicanalítica, em particular o conceito
de identificação. Apontamos que o processo de construção da identidade docente do
estagiário tem raízes, na maioria das vezes em sua experiência prévia enquanto aluno, sob
influência do ambiente escolar e familiar. Ao inserir-se na sala de aula e ocupar a posição
de professor, o estagiário parece construir-se a partir de um traço que é a marca do seu
discurso e pelo qual vai construindo a si mesmo como professor e seus saberes docentes.
Saberes mobilizados por três docentes de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental
César Faiçal, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 30/07/2006
Na presente investigação buscamos identificar os saberes mobilizados por três
docentes de Matemática das séries finais do ensino fundamental. Acreditamos que,
se tiverem consciência e refletirem coletivamente sobre os saberes que mobilizam
na sua prática, os docentes poderão redirecioná-los de acordo com os diferentes
contextos em que atuam, desencadeando um processo de desenvolvimento
profissional e constituição de sua identidade profissional. Consideramos saber como
uma ‘’[...] atividade discursiva que consiste em validar, por meio de argumentos e de
operações discursivas [...] uma proposição ou uma ação [...]’’ (TARDIF, 2002, p.196),
e o professor como sujeito do seu desenvolvimento nas perspectivas propostas por
Garcia (1999) e Fiorentini (1999). Para identificarmos os saberes mobilizados por
essas docentes solicitamos que elas respondessem a um questionário, nos
concedessem uma entrevista e participassem de um grupo de estudos semanal para
elaborarmos atividades para nossas aulas. Os saberes identificados foram
agrupados por afinidade, por meio de um processo indutivo, que permitiu a
constituição de dez tipologias de saberes mobilizados pelas docentes: saberes
relativos à formação dos docentes de Matemática; saberes da didática da
Matemática; saberes dos caminhos para fazer Matemática; saberes referentes a
recursos didáticos; saberes sobre os contextos de aplicação (das profissões e do
indivíduo); saberes curriculares; saberes da psicologia; saberes da História da
Matemática; saberes sobre avaliações em Matemática; saberes sobre condições
dignas de trabalho e sobrevivência. Por fim, apresentamos algumas considerações
sobre o modo como os saberes declarados pelas professoras podem contribuir para
o seu desenvolvimento profissional.
O professor como um lugar: um modelo para a análise da regência de classe
Ana Lúcia Pereira Baccon, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 20/12/2005
O presente trabalho tem por objetivo investigar a construção dos saberes docentes, bem
como apresentar a aplicação de um modelo para a análise de regência de classe durante
o estágio supervisionado da licenciatura de Física. Tendo como foco o relacionamento
professor-aluno, o modelo se constitui como um triângulo, cujos vértices vêm a ser o
estagiário, o professor regente e os alunos. Para o levantamento das informações desta
pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de
regência. Ao todo, a pesquisa envolveu 5 estagiários, que realizaram a regência em um
colégio central de Londrina. Durante as entrevistas, semi-estruturadas, o estagiário era
convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscou-se
perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação
aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio
estágio. A partir dessas representações procurou-se: (i) verificar quais saberes os
estagiários conseguiram construir durante esse período; e (ii) o que de pessoal cada
estagiário desenvolveu que poderia caracterizar a singularidade de seu estilo docente.
Para a análise dos dados, utilizou-se a metáfora do “professor como um lugar”, tendo
como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, onde o conceito de
transferência surge como central, para que se construa esse “lugar”.