Teses e Dissertações
Palavra-chave: representação imagética
Educação Ambiental a Respeito de Resíduos Sólidos sob a Perspectiva da Semiótica de Charles S. Peirce
Robson Francisco Pedrozo, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 17/05/2019
O lixo afeta o equilíbrio químico e físico dos ambientes naturais, comprometendo a biodivesidade do planeta como um todo. Interfere também na qualidade de vida das pessoas e se torna precursor de agravos à saúde humana. No Brasil, a Lei n. 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e passa a fornecer diretrizes para o enfrentamento dos problemas gerados pelos Resíduos Sólidos, dentre as quais destaca-se a Educação Ambiental. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, encontra-se inserida no fazer da Pesquisa Colaborativa. São considerados colaboradores da pesquisa os pesquisadores vinculados à universidade, professores e estudantes do Curso Técnico em Química de uma escola pública do município de Londrina/PR. A Alfabetização Visual foi a estratégia pedagógica adotada para o desenvolvimento da pesquisa com os escolares. Foram realizadas leituras e reflexões de gêneros textuais e imagéticos e, também, a criação de representações imagéticas pelos estudantes. Este trabalho investigou as mensagens geradas a partir das representações imagéticas dos estudantes para o temário Resíduos Sólidos, e consoantes com as ações previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A interpretação das mensagens das representações apoiou-se na Teoria semiótica de Charles S. Peirce, de modo a conhecer os aspectos dimensionados pelos estudantes para a temática Resíduos Sólidos. Ao todo foram analisadas 12 (doze) representações imagéticas. Em relação ao teor das ações de tratamento dos Resíduos Sólidos apresentado pelas representações, nota-se que 1 (uma) tem sua essência voltada a não geração de resíduos, 3 (três) às ações de não geração de resíduos associada com a redução do consumo, 2 (duas) à reutilização fundida com a reciclagem, 5 (cinco) à indicação à reciclagem no âmbito social ou do lucro, e 1 (uma) para o descarte final apropriado dos rejeitos. Nas representações o legissigno lixo quando retratado, encontrou-se associado com o elemento homem, estabelecendo a compreensão dos estudantes a respeito da origem do lixo a partir do processo industrial, vindo o homem a ser o responsável por sua geração. O contexto de desenvolvimento da pesquisa se deu em virtude da escola ser um ambiente de promoção à Educação Ambiental por favorecer discussões e reflexões a respeito dos Resíduos Sólidos de forma mais abrangente e coletiva, com vistas à formação cidadã e à preservação do meio ambiente.
Apropriação de Conceitos Referentes à Polinização a partir de Representações Imagéticas de Estudantes do Ensino Médio
Juliana Benassi Marinho, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 25/03/2019
A linguagem visual representa uma ferramenta didática no ensino. Na Biologia, ela
ancora os conteúdos permitindo a aproximação do ensinado. O objetivo desta
pesquisa foi investigar a apropriação de conceitos referentes à polinização por meio
das representações encontradas nos desenhos de estudantes do Ensino Médio em
situações de aprendizagem. Para tal, as ações pedagógicas que se seguiram no
decorrer da pesquisa foram planejadas nos moldes das múltiplas representações,
visando explorar o conceito de polinização de diversas maneiras, com o objetivo de
melhor atender aos estudantes em sua pluralidade de conhecimentos e disponibilizar
objetos e contextualizações para ocorrer o processo de conceitualização. Ao final da
atividade, foi entregue aos estudantes um papel contendo um texto elaborado pela
professora-pesquisadora. Cada estudante produziu um desenho relacionado ao texto.
Para fins de análise metodológica da pesquisa, foram estabelecidos critérios para
observar os elementos contidos nos desenhos produzidos, inspirados no instrumento
analítico de Klein (2011). O instrumento estabelece três domínios, sendo eles domínio
descritivo, domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo, cada
qual com dois níveis de significação. Os trabalhos, em sua maioria, encaixam-se em
uma tentativa de resolução do exercício proposto. O domínio interpretativo científico
envolve uma maior complexidade de processos cognitivos para ser associado ou
representado, sendo uma contextualização do conceito de polinização. A maioria dos
estudantes atingiu este nível, indicando que a estratégia de múltiplas representações,
utilizada durante o percurso metodológico, contribui para a contextualização do
conceito. Os elementos constituintes nas imagens produzidas pelas estudantes na
atividade sobre síndromes de polinização foram traduzidos na forma de um novo
conjunto de elementos, mais complexos e com linguagem científica na rede semântica
das mesmas, processo considerado como conceito por Giordan e Vecchi (1996). Com
isso, são estabelecidas novas aprendizagens que, segundo Ausubel (2000), são um
importante aspecto para a criação de significados e resolução de problemas.