Apropriação de Conceitos Referentes à Polinização a partir de Representações Imagéticas de Estudantes do Ensino Médio

A linguagem visual representa uma ferramenta didática no ensino. Na Biologia, ela ancora os conteúdos permitindo a aproximação do ensinado. O objetivo desta pesquisa foi investigar a apropriação de conceitos referentes à polinização por meio das representações encontradas nos desenhos de estudantes do Ensino Médio em situações de aprendizagem. Para tal, as ações pedagógicas que se seguiram no decorrer da pesquisa foram planejadas nos moldes das múltiplas representações, visando explorar o conceito de polinização de diversas maneiras, com o objetivo de melhor atender aos estudantes em sua pluralidade de conhecimentos e disponibilizar objetos e contextualizações para ocorrer o processo de conceitualização. Ao final da atividade, foi entregue aos estudantes um papel contendo um texto elaborado pela professora-pesquisadora. Cada estudante produziu um desenho relacionado ao texto. Para fins de análise metodológica da pesquisa, foram estabelecidos critérios para observar os elementos contidos nos desenhos produzidos, inspirados no instrumento analítico de Klein (2011). O instrumento estabelece três domínios, sendo eles domínio descritivo, domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo, cada qual com dois níveis de significação. Os trabalhos, em sua maioria, encaixam-se em uma tentativa de resolução do exercício proposto. O domínio interpretativo científico envolve uma maior complexidade de processos cognitivos para ser associado ou representado, sendo uma contextualização do conceito de polinização. A maioria dos estudantes atingiu este nível, indicando que a estratégia de múltiplas representações, utilizada durante o percurso metodológico, contribui para a contextualização do conceito. Os elementos constituintes nas imagens produzidas pelas estudantes na atividade sobre síndromes de polinização foram traduzidos na forma de um novo conjunto de elementos, mais complexos e com linguagem científica na rede semântica das mesmas, processo considerado como conceito por Giordan e Vecchi (1996). Com isso, são estabelecidas novas aprendizagens que, segundo Ausubel (2000), são um importante aspecto para a criação de significados e resolução de problemas.