Teses e Dissertações
Palavra-chave: polinização
Apropriação de Conceitos Referentes à Polinização a partir de Representações Imagéticas de Estudantes do Ensino Médio
Juliana Benassi Marinho, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 25/03/2019
A linguagem visual representa uma ferramenta didática no ensino. Na Biologia, ela
ancora os conteúdos permitindo a aproximação do ensinado. O objetivo desta
pesquisa foi investigar a apropriação de conceitos referentes à polinização por meio
das representações encontradas nos desenhos de estudantes do Ensino Médio em
situações de aprendizagem. Para tal, as ações pedagógicas que se seguiram no
decorrer da pesquisa foram planejadas nos moldes das múltiplas representações,
visando explorar o conceito de polinização de diversas maneiras, com o objetivo de
melhor atender aos estudantes em sua pluralidade de conhecimentos e disponibilizar
objetos e contextualizações para ocorrer o processo de conceitualização. Ao final da
atividade, foi entregue aos estudantes um papel contendo um texto elaborado pela
professora-pesquisadora. Cada estudante produziu um desenho relacionado ao texto.
Para fins de análise metodológica da pesquisa, foram estabelecidos critérios para
observar os elementos contidos nos desenhos produzidos, inspirados no instrumento
analítico de Klein (2011). O instrumento estabelece três domínios, sendo eles domínio
descritivo, domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo, cada
qual com dois níveis de significação. Os trabalhos, em sua maioria, encaixam-se em
uma tentativa de resolução do exercício proposto. O domínio interpretativo científico
envolve uma maior complexidade de processos cognitivos para ser associado ou
representado, sendo uma contextualização do conceito de polinização. A maioria dos
estudantes atingiu este nível, indicando que a estratégia de múltiplas representações,
utilizada durante o percurso metodológico, contribui para a contextualização do
conceito. Os elementos constituintes nas imagens produzidas pelas estudantes na
atividade sobre síndromes de polinização foram traduzidos na forma de um novo
conjunto de elementos, mais complexos e com linguagem científica na rede semântica
das mesmas, processo considerado como conceito por Giordan e Vecchi (1996). Com
isso, são estabelecidas novas aprendizagens que, segundo Ausubel (2000), são um
importante aspecto para a criação de significados e resolução de problemas.