Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação inicial de professores
Um estudo sobre a formação de professores de ciências e matemática
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 08/10/2009
Este trabalho apresenta um estudo sobre formação de professores tendo como base
artigos publicados em revistas nacionais da área de Ensino de Ciências no período de
1979 a 2007. As principais questões que nortearam esta pesquisa foram: O que significa
formação de professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos nacionais da
área de Ensino de Ciências? Quais os significados associados à formação inicial de
professores em artigos de periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências? O
referencial investigativo adotado foi a análise textual discursiva, a partir do qual foi
possível constituir uma base de dados, ou seja, um corpus, e desenvolver uma análise de
cunho qualitativo. Alguns resultados encontrados foram: os significados da formação de
professores podem ser descritos por seis categorias, isto é, a formação de professores
está relacionada à ação, aos atributos, à constituição, à identidade, à profissão e ao saber
docente; a formação de professores é foco de investigação de um número significativo de
pesquisadores brasileiros e a maior parte das publicações a respeito desse tema
encontra-se nos últimos dez anos delimitada por esta pesquisa; o ponto central nas
investigações sobre formação inicial de professores gira em torno das três categorias
construídas – reflexões referentes a concepções, conflitos, relações, práticas, saberes,
discursos; descrições relativas a experiências, resultados, processos, necessidades; e de
interpretações relacionadas a sugestões, comparações e metodologias. Essas três
categorias estão distribuídas nas três décadas analisadas, permanecendo a maior parte
das ações investigativas entre as categorias reflexiva e descritiva. Esses resultados
cooperam com uma delimitação do campo formação de professores e contribuem para a
estruturação de um quadro analítico relacionado à temática formação inicial de
professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos da área de Ensino de
Ciências no Brasil. Nesta investigação também foram realizados alguns estudos
comparativos a respeito da formação de professores entre as áreas de Ensino de
Ciências e de Educação Matemática e as considerações desse empreendimento foram:
nessas áreas as tendências em pesquisar ou refletir sobre formação de professores,
apresenta-se em movimento aproximados no que diz respeito ao período de início e
continuidade dessas pesquisas e à percentagem crescente; as pesquisas evidenciadas
nos periódicos analisados, nas duas áreas, podem ser assumidas como um documento
que apresenta possibilidades para a formação inicial e contínua de professores de
Matemática e de Ciências, pois traz informações que permitem a aquisição de novos
saberes e a ação relativa a novas experiências docentes, possibilitando o renovar e um
novo significado para a prática e os saberes do professor. Este trabalho produziu um
conjunto de novos sentidos para a formação de professores em Ciências e Matemática,
derivados de pesquisas realizadas nas últimas décadas, com resultados expressivos para
orientar novas pesquisas na área, ou seja, produziu um mapa orientador de futuros
movimentos de investigação envolvendo formação de professores
O uso da História da Ciência e do Vê de Gowin: uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fundamental
Eliana Guidetti do Nascimento, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 22/02/2008
Esta investigação, de caráter qualitativo, tem como objeto de estudo uma proposta
de formação inicial de professores pedagogos, no trabalho com a disciplina de
ciências, em séries iniciais do ensino fundamental. A partir dos referenciais
utilizados, identificamos uma necessidade da Alfabetização Científica neste nível de
ensino; adotamos a Aprendizagem Significativa buscando a utilização de propostas
inovadoras para a o disciplina de Ciências, em especial o uso dos facilitadores desta
aprendizagem. A proposta produzida origina-se em uma abordagem didático-
metodológica que inclui o uso da história da ciência, associado às atividades
experimentais e que apresenta como forma de estruturação das atividades
(execução, registro e análise), o Vê Epistemológico de Gowin. O exemplar conceitual
escolhido para este trabalho foi a da germinação das sementes, sobre o qual se
elaborou uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários à
compreensão deste fenômeno. Com esses elementos teórico-metodológicos
articulados, criamos e aplicamos uma sequência de atividades, em turmas de último
ano do curso de Pedagogia. O acompanhamento das atividades, bem como os
resultados de aprendizagem, deu-se por meio da análise dos Diagramas Vês
construídos pelos alunos, ao longo dessa sequência. Os resultados da pesquisa
permitem- nos inferir que esta abordagem, quando utilizada de maneira adequada,
pode tornar-se mais um importante instrumento na formação dos professores das
séries iniciais.
A relação com o saber e a relação com o ensinar no estágio supervisionado em Biologia
Eliana de Mello , Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 14/12/2007
O objetivo desta dissertação é compreender como futuros professores de Biologia, na fase de
transição de alunos aprendizes, desde o momento do estágio, a professores, no momento de
ingresso efetivo na profissão, estabelecem a relação com o ensinar e se constituem
profissionalmente, buscando verificar como elaboram ou re-elaboram, diante dos desafios da
prática docente, os conhecimentos que adquiriram durante a formação inicial. Os sujeitos da
pesquisa são alunos do 3º ano de Biologia de uma faculdade particular no interior do estado
de São Paulo. Ao todo, a pesquisa envolveu oito estagiários. A coleta de material de análise
deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas junto aos estagiários, com o objetivo de
identificar a relação que cada um estabelecia com o ensinar, bem como a forma como cada
um se constituía na construção de “ser professor” nos quatro momentos aqui considerados
fundamentais: a observação, a regência, a universidade e a experiência. Por meio desses
momentos, buscou-se discutir, as nuances de transformações e constituição da identidade
docente de cada estagiário na relação que estabelecia com o ensinar em cada momento. Tendo
como fundamentos a temática da relação com o saber conforme proposta por Bernard Charlot,
bem como as reflexões sobre os saberes docentes efetuadas por Maurice Tardif, passamos a
entender a relação com o ensinar para cada estagiário como a relação que cada um deles
estabelece com os saberes docentes (saberes da formação profissional, saberes disciplinares,
saberes curriculares e saberes experienciais), entendendo, entretanto, tais relações como
relações com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Após a análise dos dados, apontamos
que a relação estabelecida, pelo estagiário com o saber, nas relações sociais e históricas em
que estão envolvidos é movida pela subjetividade de cada um e também pelo sentido que dão
a essas relações. Desta forma, a construção dos saberes docentes necessários ao exercício de
ensinar tem raízes desde sua experiência com o mundo da universidade, da escola, das
relações que se estabelece com o outro, e, ao se inserir na sala de aula, ao ocupar a posição de
professor, estes saberes tornam-se consolidados, contribuindo, desta forma para que a
construção do saber ensinar realmente aconteça.
A Física de Partículas Elementares nos Cursos de Licenciatura em Física
George Francisco Santiago Martin, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 28/08/2005
Este trabalho estuda os cursos de formação inicial do professor de Física. Para iniciá-lo,
buscamos as bases e os direcionamentos da educação brasileira. Em documentos oficiais do
Ministério da Educação, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e as
Diretrizes Curriculares para orientar a estrutura do Ensino Superior. Nesse estudo, o
enfoque recai sobre a Física de Partículas Elementares (FPE) e sobre o Modelo Padrão,
entendendo que estes tópicos propiciam uma ampla visão das interações fundamentais da
natureza e seus desdobramentos. Diante da percebida importância, investigamos o quanto e
como a Física Moderna e Contemporânea é abordada no ensino superior; e no caso de sua
não-ocorrência, o motivo pelo qual isso não é realizado. Considerando que sua
aprendizagem efetiva depende de noções sobre a constituição elementar da matéria e da
astrofísica, tornado indispensável o domínio dos conhecimentos de Física de Partículas
Elementares, verificamos tais conteúdos como efetivamente previstos pelas Diretrizes
Curriculares dos cursos de licenciatura em Física, mas conforme o depoimento de alguns
coordenadores dos mesmos, nem sempre há tal prática. Em seguida, apresentamos uma
análise das grades curriculares de alguns desses cursos em instituições como a
Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade
de Londrina (UEL). Os resultados mostram que, mesmo nos cursos já reformulados, a
incidência da Física Moderna e Contemporânea ainda é relativamente baixa, denotando a
necessidade de se estudar sua importância nas estruturas curriculares. Finalmente,
propomos um currículo alternativo para as licenciaturas em Física estruturado na metáfora
de rede (MACHADO< 1995), buscando uma articulação entre os conteúdos, disciplinas e
uma abordagem contemporânea, de modo a oferecer uma melhor formação inicial ao futuro
professor.