I EPECEM – I Encontro de Estudantes e Egressos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – “Diminuindo distâncias, estabelecendo relações”

• Organização: Iniciativa dos estudantes do PECEM com o apoio dos docentes do Programa.
  • Objetivo: Aproximar os estudantes da pós-graduação, possibilitar um (re)encontro com os egressos do curso, com estudantes, docentes e pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, discutir temas e desafios da pesquisa na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática, principalmente no cenário da pandemia.
  • Período de Realização: 21, 22 e 23 de outubro de 2020 (evento remoto).
  • Resultados: Por meio da colaboração entre docentes, discentes e egressos foi organizado o I EPECEM. Foram 3 dias de muita interação e debates sobre temas importantes que envolveram a pesquisa e a atuação profissional no campo da docência. Foram discutidos temas que destacam as origens do programa e o desenvolvimento da área de Ensino. Contamos com a apresentação da palestra da profa. Neus Sanmartí (Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha), que explorou o tema avaliação a partir da perspectiva de aprendizagem; Momentos de troca de experiências e relevantes diálogos com representantes egressos que ocupam distintas atuações profissionais, seja no ambiente da Educação Básica ou nos espaços universitários.
  • Participaram do I EPECEM os egressos:
    • Rodolfo Eduardo Vertuan (UTFPR- Campus Toledo);
    • Gustavo Pricinotto (UTFPR – Campus Campo Mourão);
    • Maria Lúcia Correa (Professora da SEED/PR);
    • Adriana Quimentão Passos (Professora da SEED/PR);
  • Participaram dessa atividade os discentes:
    • Amanda Mikos; Fernanda Garcia de Almeida;
    • Geraldo Aparecido Polegatti;
    • Fernanda Frasson.
  • Discentes que participaram da comissão organizadora do evento:
    • Amanda Mikos;
    • Daniela Rejan;
    • Gabriela Cher;
    • Giovana Castilho;
    • Luana Pires Leal;
    • Lucyana Silva;
  • Docentes que participaram da comissão organizadora do evento:
    • Andreia Zompero;
    • Fabiele Dias Broietti;
    • Mariana Andrade;
    • Paulo Camargo Filho;
  • Palestras e mesas-redondas encontram-se disponíveis no canal do YouTube do Programa, no link:

II EPECEM – II Encontro de Estudantes e Egressos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – “Comemorando 20 anos de história”

• Objetivo: Reunir estudantes, egressos e docentes para discutir temas relacionados à aspectos avaliativos, como os dados da última Avaliação Quadrienal (2017-2020) e resultados da comissão de auto avaliação do PECEM. Para além dessas discussões, foi sistematizada uma parte das atividades, considerando-o como um evento comemorativo, em celebração aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
  • Período de realização: 01 dezembro de 2022 (evento presencial).
  • Resultados: Por meio da colaboração entre docentes, discentes e egressos foi organizado o II EPECEM.  Nesta segunda edição, cientes da necessidade de olhar o cenário atual, discutiu-se temas de extrema relevância que possibilitam avaliar ações passadas e (re)pensar ações futuras. Como atividade inicial do evento foram relembrados alguns acontecimentos que demarcaram a trajetória do PECEM, seguida de uma homenagem aos docentes do programa. Na continuidade foram apresentados dados da Avaliação Quadrienal (2017-2020), demarcando aspectos avaliativos importantes para a qualidade e excelência do Programa. Foram também apresentados dados que expressam a auto avaliação do programa, extraído de questionários que foram respondidos por estudantes, egressos e docentes. Ao final, para comemorar os vinte anos de existência do PECEM e sua história de pioneirismo, avanços, referência e novas perspectivas na área de Ensino, foi lançado o Livro: PECEM: 20 anos de pesquisas em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
  • Discente que participaram da comissão organizadora do evento:
    • Daniele Bremm;
    • Eloisa Antunes Maciel;
    • Fernanda Garcia de Almeida;
    • Gabriela Gonzaga Cher;
    • Isadora Polvani;
    • Marllon Moreti de Souza Rosa;
  • Egressos que participaram da comissão organizadora do evento:
    • Bruna Adriane Fary;
    • Gabriel dos Santos e Silva;
  • Docentes que participaram da comissão organizadora do evento:
    • Andreia de Freitas Zompero;
    • Fabiele C. Dias Broietti;
    • Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade;
    • Pâmela E. Alves Ferreira;
  • Produção: Foi divulgado, no evento, o livro “PECEM – 20 anos de pesquisas em Ensino de Ciências e Educação Matemática”, organizado pela Profa. Mariana A. B. S. de Andrade e Profa. Dra. Fabiele C. Dias Broietti.
  • Registros do evento podem ser visualizados aqui