Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação inicial de professores de matemática
Registros escritos na formação inicial de professores de Matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado
Bruno Rodrigo Teixeira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 27/02/2009
No presente estudo, investigamos a participação da elaboração do Relatório de Estágio
Supervisionado na formação inicial de Professores de Matemática, na ótica de estudantes
do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na
busca de identificar as impressões destes futuros professores com relação à elaboração
do Relatório, mediante as seguintes questões norteadoras: Que argumentos favoráveis
podem ser apresentados com relação à elaboração do Relatório de Estágio
Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática? Que informações
presentes no Relatório podem contribuir para o desenvolvimento profissional de futuros
professores de Matemática em formação inicial? Quais as principais dificuldades
apresentadas pelos graduandos durante a elaboração do Relatório? A investigação
evidenciou que, para os participantes da pesquisa, o Relatório de Estágio Supervisionado
pode se constituir em um importante instrumento para auxiliar no desenvolvimento
profissional de futuros professores de Matemática, na medida em que sua elaboração
lhes propicia reflexões sobre a própria prática, sobre incidentes críticos e sobre as ações
dos alunos, e auto-avaliações acerca das experiências de docência vividas durante o
Estágio; oportuniza o registro de informações que evidenciam contribuição para a
formação inicial de futuros professores quanto aos conteúdos matemáticos, modo de lidar
com situações didáticas em sala de aula, planejamento e dinâmica das aulas; e permite
que exercitem a escrita discursiva acerca da Matemática e de situações que envolvam os
processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.
A participação da História da Matemática na formação inicial de professores de Matemática na ótica de professores pesquisadores
Rodrigo Dias Balestri , Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 28/03/2008
Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de
estudo é a formação inicial de professores de Matemática. A história da matemática
é apontada por muitos autores como um recurso que pode contribuir para a
Educação Matemática de estudantes de diferentes níveis de ensino, inclusive alunos
de cursos de formação de professores de Matemática. Acreditamos ser interessante
realizar discussões e análises que promovam conhecimento e aprimoramento
acerca da participação da história da matemática na formação inicial de professores
de Matemática. Procuramos, com a colaboração de oito professores e
pesquisadores, investigar a participação da história da matemática na formação
inicial de professores de Matemática na ótica de professores e pesquisadores que
atuam ou já atuaram com história da matemática, considerando as seguintes
questões auxiliares: Quais as contribuições da história da matemática na formação
de professores de Matemática? Qual a participação da história da matemática nos
cursos de graduação em Matemática? A história da matemática auxilia o professor a
ministrar suas aulas? Em quais perspectivas a história da matemática deve ser
abordada em sala de aula? Em quais momentos da formação inicial de professores
de Matemática a história da matemática deve ser abordada? A coleta das
informações foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, que foram
gravadas em áudio e posteriormente transcritas para análises. Em nossa pesquisa,
apresentamos uma discussão sobre as convergências e divergências encontradas
nas entrevistas, destacando algumas categorias que nos conduziram a uma
compreensão ampliada da participação da história da matemática na formação inicial
de professores de Matemática. A investigação evidenciou que: em relação ao futuro
professor, a história da matemática pode contribuir positivamente em sua formação
matemática e em sua prática pedagógica; em relação ao curso de formação, a
história pode ser articuladora das disciplinas e dos conteúdos matemáticos
estudados no curso; lacunas existentes na formação dos professores formadores e a
pouca disponibilidade de bons materiais acerca da história da matemática, são
empecilhos para sua incorporação em cursos de formação de professores de
Matemática.
Um Estudo Histórico sobre Quadraturas
Júlio Faria Corrêa , Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 17/03/2008
O presente trabalho tem por objetivo a constituição de uma história de alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a formação inicial de professores de Matemática. A partir de textos históricos elaboramos questionamentos no sentido de evidenciar as múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas socias que participam da constituição da cultura matemática. Para tanto, buscamos
livros, artigos, teses e dissertações que contribuíssem para a constituição de uma história pedagogicamente vetorizada. Apesar das dificuldades que encontramos em um estudo histórico com orientações pedagógicas, explicitamos práticas sociais e relações de
poder que influenciaram o problema de determinação de áreas no antigo Egito, na Babilônia, e nos trabalhos de quadratura de Hipócrates, Arquimedes e Fermat.
O estágio supervisionado na formação do professor de Matemática na ótica de estudantes do curso de Matemática da UEL
Gislaine Alexandre Passerini , Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 13/11/2007
Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de
estudo é a Formação Inicial de Professores de Matemática, contextualizado pelo
Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado pode promover reflexões
importantes para o estagiário e como os Cursos de Licenciatura estão em fase de
implementação dos Projetos Pedagógicos que sofreram alterações devido à
instituição das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de
Professores, acreditamos ser interessante realizar análises e discussões que
promovam conhecimento e aprimoramento desta etapa formativa do estagiário.
Procuramos, com a colaboração de estagiários do Curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL, investigar o papel do
Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática na ótica de
estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL, considerando as
questões norteadoras: Quais ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado
podem contribuir na Formação Inicial de Professores de Matemática? Que
contribuições estas ações podem proporcionar à formação do futuro professor de
Matemática? Como estas ações foram relacionadas no Estágio Supervisionado
investigado de modo a contribuir para a formação docente? Apresentamos nas
descrições e análises do Estágio Supervisionado investigado quatro etapas e as
ações desenvolvidas em cada uma delas. Em seguida, apresentamos uma
discussão sobre as relações entre as ações desenvolvidas em cada etapa do
Estágio Supervisionado, destacando algumas categorias de análise que nos
conduziram a uma compreensão mais ampla do papel do Estágio Supervisionado
investigado para a formação inicial do professor de Matemática. A investigação
evidenciou que o Estágio Supervisionado pode se constituir como um espaço que
oportuniza ao futuro professor apropriar-se de conhecimentos da docência. Por meio
de observações, análises e reflexões da realidade escolar e da regência, o futuro
professor pode vivenciar uma experiência profissional durante o Curso de
Licenciatura.
A relação com o saber e o estágio supervisionado em Matemática
Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 09/02/2007
Este trabalho tem como objetivo investigar a relação com o saber docente estabelecida
por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Oeste do
Paraná no período do estágio supervisionado, que aconteceu em colégios públicos da
cidade de Cascavel. Utilizamos como referencial teórico a Relação com o Saber
conforme apresentada por Charlot, que é o conceito central do nosso trabalho e entendida
como relação com o mundo, relação com o outro e a relação consigo mesmo.O foco está
na análise das relações estabelecidas entre o estagiário e seu orientador, com seus alunos,
com o professor da turma, com a escola e com os saberes relacionados à Matemática.
Para levantamento das informações desta pesquisa foram entrevistadas três duplas de
estagiários, totalizando seis pessoas. No desenvolver da entrevista, os estagiários foram
convidados a falar sobre o período do estágio supervisionado, as relações estabelecidas e
a experiência oriunda desse processo. As análises das transcrições foram feitas
primeiramente utilizando diagramas diacrônicos e posteriormente mapas conceituais para
cada relação estabelecida pelas duplas. Utilizamos tais instrumentos com o intuito de
analisar as relações estabelecidas pelos estagiários quando confrontados com a
necessidade de dar aula, que postura assumir em sala de aula, como prender a atenção do
aluno, entre outros fatores relevantes ao licenciando.