Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação inicial de docentes de biologia
Gênero na Formação Inicial de docentes de Biologia: uma Unidade Didática como possível estratégiade sensibilização e incorporação da temática no currículo
Vinícius Colussi Bastos, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 21/03/2013
As relações de gênero são constituidas em diversos fenômenos sociais e entre
esses, o processo educativo. Várias são as pesquisas da área de Educação que se
dedicam a investigação das relações de gênero presentes de diversas maneiras em
todo o sistema educacional. Na área de Educação em Ciências as pesquisas que se
dedicam à temática problematizam, entre outras coisas, os motivos pelos quais a
Educação Científica supostamente não despertaria o interesse de jovens mulheres
por carreiras científicas e tecnológicas. Diversas podem ser as razões para essa
falta de interesse, estando entre essas: a imagem masculina atribuída
historicamente às Ciências, o desconhecimento das carreiras científicas, os modos
tradicionais de ensinar Ciências, a incompreensão da temática de gênero e a
dificuldade das e dos docentes em identificar e trabalhar pedagogicamente com
essas questões. Em nosso grupo de estudos e pesquisas IFHIECEM – Gênero,
temos problematizado e investigado essas e outras questões, e entre as
problemáticas atuais de pesquisa do nosso grupo, destacamos as seguintes: Que
Saberes Docentes são necessários para efetivar um trabalho pedagógico
considerando questões de gênero na Educação em Ciências e em Matemática?
Como potencialmente construir esses Saberes na Formação Inicial de Professores
de Ciências e Matemática? Foi considerando essas problemáticas e pensando
especificamente no contexto da Formação Inicial de docentes de Biologia que
realizamos este trabalho. Nosso objetivo de pesquisa foi: Investigar uma Unidade
Didática (UD) que proporcione situações de aprendizagem para a construção de
Saberes, durante a Formação Inicial de docentes de Biologia, possivelmente
necessários a um trabalho pedagógico considerando questões de gênero no Ensino
de Biologia. Para tanto, realizamos momentos de pesquisa teórica e empírica, por
meio de uma abordagem qualitativa, que permitiram investigar a construção de uma
UD potencialmente significativa, pautada nas discussões atuais de Saberes
Docentes e Didática das Ciências. Nossa UD foi aplicada em dois cursos de
licenciatura em Ciências Biológicas de instituições de Ensino Superior públicas do
norte paranaense. Com essas aplicações pudemos conhecer as noções,
relacionadas com a temática proposta, das e dos futuros licenciados em Biologia,
sujeitos dessa pesquisa. Destacamos que as noções identificadas relacionam-se
com os Conhecimentos do Conteúdo, Pedagógicos Gerais e Pedagógicos do
Conteúdo. A UD construída e aplicada mostrou-se como uma satisfatória estratégia
para sensibilizar as e os futuros licenciados em Biologia a um trabalho pedagógico
considerando questões de gênero no Ensino de Biologia. Concluímos que a UD tem
potencialidades para ser incorporada no currículo de cursos de Licenciatura em
Ciências Biológicas, uma vez que seus objetivos e propósitos mostraram-se
coerentes com as necessidades formativas das e dos docentes de Biologia.