Gênero na Formação Inicial de docentes de Biologia: uma Unidade Didática como possível estratégiade sensibilização e incorporação da temática no currículo

Dissertação de mestrado

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Resumo

As relações de gênero são constituidas em diversos fenômenos sociais e entre esses, o processo educativo. Várias são as pesquisas da área de Educação que se dedicam a investigação das relações de gênero presentes de diversas maneiras em todo o sistema educacional. Na área de Educação em Ciências as pesquisas que se dedicam à temática problematizam, entre outras coisas, os motivos pelos quais a Educação Científica supostamente não despertaria o interesse de jovens mulheres por carreiras científicas e tecnológicas. Diversas podem ser as razões para essa falta de interesse, estando entre essas: a imagem masculina atribuída historicamente às Ciências, o desconhecimento das carreiras científicas, os modos tradicionais de ensinar Ciências, a incompreensão da temática de gênero e a dificuldade das e dos docentes em identificar e trabalhar pedagogicamente com essas questões. Em nosso grupo de estudos e pesquisas IFHIECEM – Gênero, temos problematizado e investigado essas e outras questões, e entre as problemáticas atuais de pesquisa do nosso grupo, destacamos as seguintes: Que Saberes Docentes são necessários para efetivar um trabalho pedagógico considerando questões de gênero na Educação em Ciências e em Matemática? Como potencialmente construir esses Saberes na Formação Inicial de Professores de Ciências e Matemática? Foi considerando essas problemáticas e pensando especificamente no contexto da Formação Inicial de docentes de Biologia que realizamos este trabalho. Nosso objetivo de pesquisa foi: Investigar uma Unidade Didática (UD) que proporcione situações de aprendizagem para a construção de Saberes, durante a Formação Inicial de docentes de Biologia, possivelmente necessários a um trabalho pedagógico considerando questões de gênero no Ensino de Biologia. Para tanto, realizamos momentos de pesquisa teórica e empírica, por meio de uma abordagem qualitativa, que permitiram investigar a construção de uma UD potencialmente significativa, pautada nas discussões atuais de Saberes Docentes e Didática das Ciências. Nossa UD foi aplicada em dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas de instituições de Ensino Superior públicas do norte paranaense. Com essas aplicações pudemos conhecer as noções, relacionadas com a temática proposta, das e dos futuros licenciados em Biologia, sujeitos dessa pesquisa. Destacamos que as noções identificadas relacionam-se com os Conhecimentos do Conteúdo, Pedagógicos Gerais e Pedagógicos do Conteúdo. A UD construída e aplicada mostrou-se como uma satisfatória estratégia para sensibilizar as e os futuros licenciados em Biologia a um trabalho pedagógico considerando questões de gênero no Ensino de Biologia. Concluímos que a UD tem potencialidades para ser incorporada no currículo de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, uma vez que seus objetivos e propósitos mostraram-se coerentes com as necessidades formativas das e dos docentes de Biologia.