Saberes mobilizados por três docentes de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental
César Faiçal, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 30/07/2006
Na presente investigação buscamos identificar os saberes mobilizados por três docentes de Matemática das séries finais do ensino fundamental. Acreditamos que, se tiverem consciência e refletirem coletivamente sobre os saberes que mobilizam na sua prática, os docentes poderão redirecioná-los de acordo com os diferentes contextos em que atuam, desencadeando um processo de desenvolvimento profissional e constituição de sua identidade profissional. Consideramos saber como uma ‘’[...] atividade discursiva que consiste em validar, por meio de argumentos e de operações discursivas [...] uma proposição ou uma ação [...]’’ (TARDIF, 2002, p.196), e o professor como sujeito do seu desenvolvimento nas perspectivas propostas por Garcia (1999) e Fiorentini (1999). Para identificarmos os saberes mobilizados por essas docentes solicitamos que elas respondessem a um questionário, nos concedessem uma entrevista e participassem de um grupo de estudos semanal para elaborarmos atividades para nossas aulas. Os saberes identificados foram agrupados por afinidade, por meio de um processo indutivo, que permitiu a constituição de dez tipologias de saberes mobilizados pelas docentes: saberes relativos à formação dos docentes de Matemática; saberes da didática da Matemática; saberes dos caminhos para fazer Matemática; saberes referentes a recursos didáticos; saberes sobre os contextos de aplicação (das profissões e do indivíduo); saberes curriculares; saberes da psicologia; saberes da História da Matemática; saberes sobre avaliações em Matemática; saberes sobre condições dignas de trabalho e sobrevivência. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre o modo como os saberes declarados pelas professoras podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
A Compreensão de Duas Professoras de Matemática sobre o Modo como seus Alunos Aprendem
Regina Aparecida de Oliveira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/04/2006
A princípio, o objetivo desse trabalho era olhar para o modo como duas professoras de Matemática compreendem a produção de significados de seus alunos, com base na perspectiva teórica do Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins. Esse estudo é considerado importante, pois acredita-se que há relações entre o modo como os professores compreendem o processo de produção de significados e a aprendizagem. Durante o processo de investigação observou-se que as professoras não falavam de produção de significados (na perspectiva de Lins) e sim de aprendizagem, então para que as informações pudessem ser analisadas mudou- se a pergunta de investigação. Foi assim que o objetivo desse trabalho passou a ser o de investigar a compreensão de duas professoras de Matemática sobre o modo como seus alunos aprendem. Esse trabalho constitui uma pesquisa qualitativa. Para o seu desenvolvimento constituiu-se um grupo de estudos com duas professoras de Matemática de uma escola pública do Ensino Fundamental do norte do estado do Paraná. A coleta de informações foi realizada por intermédio de entrevistas semi- estruturadas, de observações e descrições das atividades realizadas neste grupo e da análise de algumas aulas dessas professoras. A mudança de perspectiva na investigação fez com que a leitura das informações fosse realizada com base na construção teórica de David Ausubel, sobre Aprendizagem Significativa. Paralelamente, foi utilizada a teoria dos Campos Semânticos de Rômulo Campos Lins para justificar a mudança de referencial teórico, uma vez que as professoras compreenderam “produção de significados” como sinônimo de aprendizagem. A investigação permitiu entender que essas professoras compreendem a aprendizagem como um processo no qual os alunos reproduzem discursos, ora compreendendo, ora memorizando automaticamente. Além de responder a pergunta de investigação, apresentam-se também algumas contribuições do grupo de estudos na formação continuada das professoras participantes.
Concepções de duas professoras sobre os processos de ensino e aprendizagem em Matemática
Marisete de Fátima Garbossa Castilho, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 19/12/2005
Acreditamos que o modo como os professores trabalham com a Matemática na sala de aula é fortemente influenciado pela sua formação. Os diferentes contatos que tiveram com a Matemática durante sua formação possibilitaram a constituição de concepções, sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática nem sempre são conscientes. Assim, mudanças na abordagem da Matemática pelos professores, nos diversos níveis de ensino, podem ser promovidas pela identificação dessas concepções e pela análise da influência destas na prática pedagógica. Neste trabalho buscamos identificar as concepções de duas professoras sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática, durante o desenvolvimento de um grupo de estudos e por meio de entrevistas. As reflexões promovidas durante e após o desenvolvimento dessas atividades poderão contribuir para a conscientização de professores sobre suas concepções e levá-los a refletir sobre como elas podem influenciar na organização de sua ação pedagógica, analisando os pressupostos epistemológicos subjacentes a ela. Além disso, acreditamos que nossa investigação pode fornecer elementos para que possamos encontrar formas alternativas de formação inicial e continuada de professores de Matemática.
Análise de um modelo de formação continuada de professores de ciências e matemática no contexto da escola em que atuam
Heliete Meire Coelho Arruda Aragão , Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 25/05/2005
Esta pesquisa tem o intuito de contribuir com a discussão a respeito da formação continuada de professores no ambiente da escola em que atuam e constroem suas experiências de vida e de trabalho. Para tanto, foi realizada a investigação do Projeto de Formação que uma escola particular da região urbana de Londrina, Paraná, desenvolve junto aos seus professores, identificando os elementos que descrevem as concepções impregnadas no modelo de formação, as contribuições que as ações privilegiadas por este modelo proporcionam aos professores das áreas de Ciências e Matemática, bem como as suas limitações. O motivo que impulsionou esta investigação foi a tentativa de responder às questões: quais as concepções envolvidas em um modelo de formação promovido no interior de uma escola particular da região central de Londrina/PR e quais as contribuições que este modelo proporciona aos professores das Áreas de Ciências e Matemática nos seus fazeres docentes? Por reconhecermos que o objeto em estudo faz parte de um contexto particular que contem os ingredientes necessários para o levantamento de informações que respondem a essas perguntas, esta pesquisa se caracteriza como estudo de caso, conforme descrição de Bogdan e Biklen (1984) e Ludke e André (1986), considerando a concepção indiciária de Ginzburg (1989). Como fontes de informações, foram utilizados diferentes instrumentos e procedimentos, constituindo-se como principais as entrevistas com seis professores e dois responsáveis pela formação, análise de documentos e observação participante. Como aporte teórico foram considerados os atuais paradigmas sobre professor e sua formação e realizado um mapeamento das discussões de vários autores sobre a temática da formação continuada em serviço, tomando, no entanto, Imbernóm como principal referencial subjetivo para o favorecimento da leitura dos dados, acompanhado das contribuições de Zeichner, Thurler e Perrenoud, dentre outros. Nossa análise permitiu estabelecer um olhar para uma escola, autora do projeto de formação continuada de seus professores, com características não formais e não convencionais, revelando o movimento que escola e professores desenvolvem na busca de aperfeiçoar os fazeres docente e resolver seus problemas cotidianos, bem como as contribuições e limitações para com o desenvolvimento profissional dos professores de Ciências e Matemática.
Contribuições da modelagem matemática para o pensamento reflexivo: um estudo
Reginaldo Fidelis, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 04/04/2005
Este trabalho descreve uma investigação sobre as possíveis contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos, futuros professores de Matemática. Num primeiro momento o que se pode perceber é que o pensamento de pensamento reflexivo dos estudantes não está desvinculado das impressões que os alunos possuem acerca da matemática, seu ensino e da modelagem matemática. Para tanto, analisamos as impressões dos alunos acerca da matemática, seu ensino e da modelagem matemática no início e no final do ano letivo de 2004. A pesquisa ocorreu no âmbito da disciplina de Introdução à modelagem matemática em curso de licenciatura em matemática. Três alunos, futuros professores, são os sujeitos analisados na pesquisa. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e os meios empregados para a coleta de informações são a observação direta, diário de campo, questionários e entrevistas.
A Educação Sexual na Escola e as Tendências da Prática Pedagógica dos Professores
Mateus Luiz Biancon , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 30/03/2005
O presente estudo é o resultado das investigações acerca das tendências e dificuldades pedagógicas dos professores do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, enfatizando os professores de Ciências, em desenvolverem em sala de aula a temática da sexualidade. Através de entrevistas semi-estruturadas audiogravadas, os dados foram obtidos em quatro escolas da rede pública de Ensino Fundamental do município de Londrina-PR. As falas dos professores foram analisadas qualitativamente e categorizadas quanto à natureza das dificuldades. Estas tendem em práticas educativas desenvolvidas com os alunos, nas quais a sexualidade é tratada sob o enfoque de uma ‘biologização’ da sexualidade. Para os professores, os aspectos biológicos da sexualidade são suficientes para a construção da sexualidade dos alunos. Admitem que as informações de cunho biológico dão conta da conscientização sobre eventuais problemas que os adolescentes enfrentam acerca da sexualidade. Portanto, consideramos que a Formação Inicial e Continuada de professores de Ciências e de outras áreas possui uma lacuna quando se trata do desenvolvimento da referida temática. As tendências e dificuldades identificadas neste estudo servem para balizar os conteúdos de um programa de formação de Educadores Sexuais, em que os assuntos não estejam restritos à biologia do aparelho reprodutor, mas sejam ampliados pelos aspectos sociais, culturais, éticos, filosóficos e outros. Deste modo, são os aspectos socioculturais e psicológicos, em conjunto com a biologia, que dão sentido à sexualidade e capacitam os professores para desenvolverem esta temática em sala de aula.
Uma experiência com Modelagem Matemática na formação continuada de professores
Michele Regiane Dias , Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 25/02/2005
Nesta pesquisa investigamos as impressões de professores de Matemática acerca desta disciplina e de seu ensino e suas impressões de Modelagem Matemática enquanto alternativa pedagógica e procuramos estabelecer relações entre esta alternativa e o desenvolvimento profissional dos professores. Para tanto organizamos um “programa de formação em modelagem”, no qual os professores se envolveram com um conjunto de atividades de modelagem e foram incentivados a também envolverem seus alunos neste ambiente de ensino. Sete professores participaram da pesquisa e todos lecionam no Ensino Fundamental e/ou Médio. A observação direta da atuação dos professores durante os encontros do “programa de formação”, a aplicação de questionários e entrevista foram os meios empregados na coleta de informações. Essas informações possibilitaram analisar as relações dos professores com a Modelagem Matemática, com a Matemática e seu ensino e com o seu desenvolvimento profissional. A pesquisa usa uma abordagem qualitativa e sustentamos nossas justificativas na possibilidade de gerar subsídios para discutir os processos de formação de professores em Modelagem e as contribuições que esta alternativa de ensino pode proporcionar para o desenvolvimento profissional dos professores e às suas práticas docentes.
Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de Ciências
Cláudio José Santos, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 27/05/2004
O presente trabalho é um estudo sobre a vida profissional de professores de ciências, analisando as diferentes fases por que passaram em suas carreiras desde a formação inicial e os fatores que influenciaram positiva ou negativamente a sua evolução. Os dados consistiram de cinco entrevistas com professores do Ensino Médio da área de Ciências Naturais da região de Londrina, norte do Paraná, nas quais foram levantadas várias questões que abordavam seus históricos de vida até o momento em que as entrevistas foram realizadas (entre 2002 e 2003). Para a apresentação dos dados utilizamos o modelo de desenvolvimento profissional de Huberman (2000); os dados foram analisados a partir da tese da captura pelos discursos institucionais de Arruda e Villani (2001). Com relação às conclusões gerais sobre o trabalho, a análise realizada nos permite afirmar que os dois conjuntos de categorias foram parcialmente adequados para a análise do desenvolvimento profissional dos professores entrevistados. A análise dos casos indica que há uma multiplicidade de possibilidades na carreira do professor, dependendo da maior ou menor captura por esse ou aquele discurso. Ou seja, trata-se de uma captura por vários discursos ao mesmo tempo, sendo que o predomínio de um dado discurso sobre outros depende do sujeito aceitar ou não ser por ele capturado, o que na maioria das vezes não é um processo consciente.
As dificuldades pedagógicas do professor de matemática no desenvolvimento profissional: subsídios para a disciplina de prática de ensino
Vanessa Largo, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 26/03/2004
Este estudo fundamenta-se na identificação das dificuldades pedagógicas enfrentadas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio no exercício da sua prática educativa cotidiana durante o desenvolvimento profissional. Essas dificuldades pedagógicas foram identificadas por meio da análise qualitativa de entrevistas com 8 professores de Matemática, possibilitando o estabelecimento de 5 parâmetros: carência de saberes, reconhecimento do papel de professor, indisciplina dos alunos, compartilhamento de experiência e organização escolar. Os elementos presentes nesses parâmetros serviram como subsídios para nortear algumas diretrizes que poderiam ser implementadas na disciplina de Prática de Ensino de Matemática para promoverem o desenvolvimento profissional docente. Considerando a disciplina de Prática de Ensino como a principal responsável pela integração do saber com o saber fazer docente, os resultados obtidos no presente estudo indicam que as dificuldades pedagógicas apontadas pelos professores poderiam ser evitadas, se a Licenciatura em Matemática concebesse a sala de aula das escolas, nas quais ocorrem os Estágios supervisionados dos alunos, futuros professores, como espaço de formação inicial para a construção de saberes docentes ajustados à realidade educativa.
A tensão essencial na formação do professor de física: entre o pensamento convergente e o pensamento divergente
Michele Hidemi Ueno, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 27/02/2004
Este trabalho traz uma reflexão acerca da formação inicial, do professor de física. Fizemos um estudo com alguns estudantes do curso sobre as razões que fundamentam as suas opções pelo curso de física da Universidade Estadual de Londrina, bem como a respeito dos fatores que exerceram influência positiva para a sua permanência e os obstáculos, que eles enfrentaram no transcorrer da graduação. O estudo foi motivado pela constatação da baixa terminalidade desse cursos, em relação a outros oferecidos pela mesma instituição, que parece ser uma característica geral dos cursos de física no Brasil. As análises foram baseadas nos referenciais teóricos de Gaston Bachelard e Thomas S. Khun. Bachelard traz a idéia de obstáculos epistemológicos - resistências que dificultam o aprendizado científico. Nas entrevistas pudemos constatar a existência de vários obstáculos para a formação do professor de física; porém, nos detivemos em apenas dois deles: as dificuldades relacionadas a resolução de problemas em física e o relacionamento aluno-professor. Ao final, inspirados em Thomas Kuhn, foi possível compreender a aformação do professor de física como se situando entre duas formas distintas de pensamento. Por um lado, os professores enquanto físicos, devem ser iniciados em uma forma convergente de pensar o mundo, pois a aprendizagem científica, conforme expressa por Kuhn consiste basicamente na exposição sistemática do aprendiz aos exemplares, aos paradigmas partilhados pela comunidade científica, cujos pressupostos não são em nenhum momento postos em dúvida. Por outro lado, ao ir para a sala de aula, o futuro professor depararar-se-á com uma outra realidade, cuja análise exige um tipo de pensamento, que poderíamos chamar de divergente, pois: o "objeto" de suas reflexões (o aluno) não pode ser pensado a partir de paradigmas bem definidos; os problemas com os quais ele encontrará não parecem ter uma única solução; além disso, não parece haver uma única metodologia que garanta um aprendizado significativo para todos os alunos. Ou seja, a formação do professor de física envolve a iniciação do aluno a ambos os tipos de pensamento: o convergente e o divergente. Parafraseando Kuhn, poderíamos dizer que essa seria a "pensão essencial" presente na formação do professor de física.