Um estudo sobre a formação de professores de ciências e matemática
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 08/10/2009
Este trabalho apresenta um estudo sobre formação de professores tendo como base artigos publicados em revistas nacionais da área de Ensino de Ciências no período de 1979 a 2007. As principais questões que nortearam esta pesquisa foram: O que significa formação de professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências? Quais os significados associados à formação inicial de professores em artigos de periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências? O referencial investigativo adotado foi a análise textual discursiva, a partir do qual foi possível constituir uma base de dados, ou seja, um corpus, e desenvolver uma análise de cunho qualitativo. Alguns resultados encontrados foram: os significados da formação de professores podem ser descritos por seis categorias, isto é, a formação de professores está relacionada à ação, aos atributos, à constituição, à identidade, à profissão e ao saber docente; a formação de professores é foco de investigação de um número significativo de pesquisadores brasileiros e a maior parte das publicações a respeito desse tema encontra-se nos últimos dez anos delimitada por esta pesquisa; o ponto central nas investigações sobre formação inicial de professores gira em torno das três categorias construídas – reflexões referentes a concepções, conflitos, relações, práticas, saberes, discursos; descrições relativas a experiências, resultados, processos, necessidades; e de interpretações relacionadas a sugestões, comparações e metodologias. Essas três categorias estão distribuídas nas três décadas analisadas, permanecendo a maior parte das ações investigativas entre as categorias reflexiva e descritiva. Esses resultados cooperam com uma delimitação do campo formação de professores e contribuem para a estruturação de um quadro analítico relacionado à temática formação inicial de professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos da área de Ensino de Ciências no Brasil. Nesta investigação também foram realizados alguns estudos comparativos a respeito da formação de professores entre as áreas de Ensino de Ciências e de Educação Matemática e as considerações desse empreendimento foram: nessas áreas as tendências em pesquisar ou refletir sobre formação de professores, apresenta-se em movimento aproximados no que diz respeito ao período de início e continuidade dessas pesquisas e à percentagem crescente; as pesquisas evidenciadas nos periódicos analisados, nas duas áreas, podem ser assumidas como um documento que apresenta possibilidades para a formação inicial e contínua de professores de Matemática e de Ciências, pois traz informações que permitem a aquisição de novos saberes e a ação relativa a novas experiências docentes, possibilitando o renovar e um novo significado para a prática e os saberes do professor. Este trabalho produziu um conjunto de novos sentidos para a formação de professores em Ciências e Matemática, derivados de pesquisas realizadas nas últimas décadas, com resultados expressivos para orientar novas pesquisas na área, ou seja, produziu um mapa orientador de futuros movimentos de investigação envolvendo formação de professores
Investigação da proposta de implementação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do Paraná: aspectos positivos e negativos
Renato Fiorin, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 06/10/2009
O presente trabalho teve o intuito de pesquisar o programa de formação de professores denominado Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Para tanto foram entrevistados, por meio de questionário, 10 professores participantes do programa, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Destes respondentes, 3 foram entrevistados utilizando-se de dispositivo de áudio. As questões tiveram a intencionalidade de desvendar os aspectos negativos e positivos do programa segundo os sujeitos da pesquisa. A pesquisa constituiu-se de uma abordagem qualitativa, na qual se valorizou a descrição e os detalhes relatados pelos sujeitos pesquisados. Os resultados obtidos mostraram que a participação no programa contribuiu de forma positiva nos seguintes aspectos: a) retorno à Academia, b) ascensão na carreira, c) pesquisa, d) aperfeiçoamento profissional, e) valorização da produção do conhecimento pelo professor, f) afastamento das atividades para cumprir as tarefas do PDE, g) interações entre os participantes e em rede, h) bolsa-auxílio para os deslocamentos. No entanto, foram relatados alguns aspectos negativos, tais como: a) sobrevalorização do Programa (na carreira docente possui valor superior ao Mestrado Acadêmico), b) cursos desinteressantes nas Academias, c) falta de contato com a sala de aula, d) acesso para poucos (apenas possuidores de histórico profissional longo), e) falta de esclarecimento na inserção tecnológica do programa e da educação a distância, f) desorganização quanto ao cumprimento de calendário e acompanhamento em rede. Desse modo, apesar de o programa ser uma iniciativa positiva, com boas expectativas quanto ao aperfeiçoamento docente, ainda é necessário melhorar sua operacionalização
Objeto de aprendizagem colaborativo : um estudo sobre a produção de professores em ambiente virtual como processo de formação docente
Sheila dos Santos Lima, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 27/05/2008
Este trabalho retrata um estudo sobre a proposta de formação, por meio da produção de professores, denominada Objeto de Aprendizagem Colaborativo (OAC) no estado do Paraná. A investigação foi realizada com base em informações recolhidas com sujeitos envolvidos nessa proposta de formação: professores autores de OAC, professores que atuam na etapa de validação dessa produção e também os responsáveis por essa proposta de formação na SEED (Secretaria de Estado da Educação do Paraná), os coordenadores do Portal Dia-a-dia Educação, por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa. Com o propósito de analisar as considerações dos sujeitos envolvidos no processo de elaboração do OAC e os porquês apresentados para que o OAC seja considerado um processo de formação docente, é exposto neste trabalho referências que tratam da formação do professor, iniciativas de formação de professores por meio das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), outras iniciativas de objeto de aprendizagem e as características das produções classificadas como tal. Na coleta de dados foi estudada a estrutura de elaboração do OAC, seu ambiente de construção on-line, os recursos que compõem esse material, bem como as etapas de sua elaboração. Foram realizadas entrevistas com professores autores de OAC (em andamento), validadores e representantes da coordenação do Portal Dia-a-dia Educação. Também como subsídio de dados sobre o OAC, foi realizado um curso com professores da rede, para acompanhar a relação desses professores com a elaboração do OAC e aplicado questionário à professores autores de OAC (publicados). Com base nas informações coletadas e no referencial teórico adotado nessa pesquisa, o OAC é apontado como uma situação de formação, por colocar o professor autor em uma situação de investigação, principalmente sobre sua própria prática docente. Porém, são levantados também muitos pontos a serem questionados sobre essa proposta de formação, como a ausência da participação de professores na elaboração de uma proposta de formação que é voltada para eles, as mudanças de critérios no processo de validação que acabam recaindo sobre a produção do professor autor, ou seja, sendo esse obrigado a retomar a produção no meio do caminho com novos critérios. Procurou-se ainda, apresentar sugestões de formação aos docentes do Estado fazendo uso da estrutura de educação a distância disponível no Paraná.
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores
Meiri Alice Rezler, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 04/03/2008
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar dimensões da formação do professor em educação ambiental que precisam ser atendidas para que se possa introduzir a educação ambiental no dia-a-dia do ensino fundamental e médio. Seus objetivos específicos foram: investigar a concepção de professores sobre meio ambiente e educação ambiental e analisar as mudanças nas respostas quanto aos objetivos, temas, estratégias, valores e atitudes e enfoque da educação ambiental, antes e após uma oficina com 40 horas presenciais. Para a coleta de dados foram utilizados questionários aplicados pré e pós-oficina, aplicados junto a treze professores de ensino médio e quinta a oitava séries do ensino fundamental de diferentes áreas de estudo. Foi feita uma análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados. A maioria destes professores mostrou uma representação social de meio ambiente mista, composta especialmente da visão naturalista e antropocêntrica, preocupados com uma educação ambiental na direção dos cuidados com o ambiente com vistas à sua utilização pelo homem. Considerando como tendências atuais da educação ambiental o adestramento ambiental, o desenvolvimento sustentável, o ecologismo radical e o enfoque crítico, os professores contemplaram o adestramento ambiental e o desenvolvimento sustentável com 72% das suas respostas na pré-oficina e 64% na pós-oficina. 100% dos professores consideram importante trabalhar valores e atitudes em educação ambiental, respostas estas dadas no momento pré-oficina e confirmada pós-oficina, sendo a responsabilidade eleita a mais importante dentre 23 outras apresentadas. Além da responsabilidade, estão na lista dos seis considerados mais importantes na pós-oficina no trabalho com educação ambiental: consciência crítica, respeito aos fatores abióticos, cooperação, defesa da qualidade ambiental e defesa da qualidade de vida do ser humano. Os seis valores e atitudes considerados menos importantes no trabalho com educação ambiental pós-oficina foram: paz, liberdade, patriotismo, fraternidade, justiça social e respeito ao patrimônio histórico. Os resultados mostram um aumento estatisticamente significante na quantidade de valores e atitudes apontados como importantes no desenvolvimento da educação ambiental na pós-oficina em relação à pré-oficina, no número de estratégias consideradas adequadas e viáveis no trabalho com educação ambiental, no conhecimento de diferentes estratégias, sugerindo que a oficina teve efeito positivo nos participantes.
Uma produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática na formação inicial do professor de Matemática
Sérgio Carrazedo Dantas , Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/03/2007
Este trabalho de investigação teve como objetivo constituir uma disciplina de Filosofia da Matemática a partir da nossa produção de significados para a mesma, considerando as ações enunciativas de alunos egressos de um curso de Licenciatura em Matemática e da então professora de Filosofia da Matemática desses ex-alunos, bem como nossas leituras e reflexões. A análise dos resíduos dessas ações enunciativas foi baseada na perspectiva de linguagem e comunicação apresentada no Modelo Teórico dos Campos Semânticos de Lins, partindo de uma leitura positiva dos mesmos. A investigação permitiu que constituíssemos uma disciplina de Filosofia da Matemática tomando por base um perfil de licenciando descrito por Souza et al (1991 e 1995), em termos de liberdade de escolha de conteúdos e de metodologias, competência matemático-pedagógica para o exercício dessa liberdade, e compromisso político. Na nossa produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática consideramos que na mesma devem oportunizadas atividades e discussões que tematizem os fundamentos filosóficos da Matemática; o cultivo da capacidade de reflexão filosófica sobre o conhecimento, sobre o conhecimento matemático e sobre a Matemática; a promoção de uma visão holística da Matemática e sua integração a conhecimentos de outras áreas e disciplinas.
Contradições emergentes entre proposta e implementação da informática na educação paranaense: análise da falas dos assessores pedagógicos
Willian Beline, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 22/09/2006
Este trabalho teve por objetivo sistematizar a organização da Informática na Educação (IE) no Estado do Paraná, analisando as contradições emergentes entre proposta e implementação mediante as falas dos Assessores Pedagógicos de duas CRTEs (Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação). Para isso, foram expostos os fundamentos teóricos sobre a IE, em que se procurou demonstrar como evoluíram as tendências neste campo de estudo. Procurou- se obter os dados dessa análise nos documentos oficiais sobre a IE do Estado do Paraná, bem como pelas entrevistas com sujeitos representantes fundamentais do seu quadro constitutivo, tendo em vista uma abordagem qualitativa de pesquisa. Foram realizadas um total de quatorze entrevistas, dentre as quais nove foram com os Assessores Pedagógicos de duas CRTEs, uma entrevista aplicada para a coordenadora da CETE (Coordenação Estadual de Tecnologia na Educação), outra com a Orientadora Educacional do IMAPE (Instituto Municipal de Apoio Educacional e Pesquisa), e as demais com os coordenadores do Portal Dia-a-Dia Educação, departamento de Infra-Estrutura do CETEPAR (Centro de Excelência em Tecnologia Educacional do PR) e com o responsável pelo ambiente de EaD denominado DOKEOS. O resultado da análise das entrevistas foi confrontado com a documentação oficial existente da CETE, buscando-se discutir a organização e as diretrizes da Informática Educacional no Estado e suas contradições. Concluímos que diversas são as contradições que emergem entre proposta e implementação em todo o processo da IE apontadas pelos Assessores das CRTEs entrevistados, as quais denominamos X e Y. Diante disto, procurou-se lançar sugestões com o propósito de amenizar alguns dos problemas encontrados. Tais propostas foram discutidas tendo como fundamento a literatura sobre o trabalho cooperativo, zonas de risco e conforto, ciclo e espiral de aprendizagem e algumas abordagens de EaD. Dentre as sugestões apresentadas ressaltamos a espiral de capacitação, que é um novo encaminhamento proposto para as capacitações realizadas pelas CRTEs.
Saberes mobilizados por três docentes de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental
César Faiçal, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 30/07/2006
Na presente investigação buscamos identificar os saberes mobilizados por três docentes de Matemática das séries finais do ensino fundamental. Acreditamos que, se tiverem consciência e refletirem coletivamente sobre os saberes que mobilizam na sua prática, os docentes poderão redirecioná-los de acordo com os diferentes contextos em que atuam, desencadeando um processo de desenvolvimento profissional e constituição de sua identidade profissional. Consideramos saber como uma ‘’[...] atividade discursiva que consiste em validar, por meio de argumentos e de operações discursivas [...] uma proposição ou uma ação [...]’’ (TARDIF, 2002, p.196), e o professor como sujeito do seu desenvolvimento nas perspectivas propostas por Garcia (1999) e Fiorentini (1999). Para identificarmos os saberes mobilizados por essas docentes solicitamos que elas respondessem a um questionário, nos concedessem uma entrevista e participassem de um grupo de estudos semanal para elaborarmos atividades para nossas aulas. Os saberes identificados foram agrupados por afinidade, por meio de um processo indutivo, que permitiu a constituição de dez tipologias de saberes mobilizados pelas docentes: saberes relativos à formação dos docentes de Matemática; saberes da didática da Matemática; saberes dos caminhos para fazer Matemática; saberes referentes a recursos didáticos; saberes sobre os contextos de aplicação (das profissões e do indivíduo); saberes curriculares; saberes da psicologia; saberes da História da Matemática; saberes sobre avaliações em Matemática; saberes sobre condições dignas de trabalho e sobrevivência. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre o modo como os saberes declarados pelas professoras podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
A Compreensão de Duas Professoras de Matemática sobre o Modo como seus Alunos Aprendem
Regina Aparecida de Oliveira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/04/2006
A princípio, o objetivo desse trabalho era olhar para o modo como duas professoras de Matemática compreendem a produção de significados de seus alunos, com base na perspectiva teórica do Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins. Esse estudo é considerado importante, pois acredita-se que há relações entre o modo como os professores compreendem o processo de produção de significados e a aprendizagem. Durante o processo de investigação observou-se que as professoras não falavam de produção de significados (na perspectiva de Lins) e sim de aprendizagem, então para que as informações pudessem ser analisadas mudou- se a pergunta de investigação. Foi assim que o objetivo desse trabalho passou a ser o de investigar a compreensão de duas professoras de Matemática sobre o modo como seus alunos aprendem. Esse trabalho constitui uma pesquisa qualitativa. Para o seu desenvolvimento constituiu-se um grupo de estudos com duas professoras de Matemática de uma escola pública do Ensino Fundamental do norte do estado do Paraná. A coleta de informações foi realizada por intermédio de entrevistas semi- estruturadas, de observações e descrições das atividades realizadas neste grupo e da análise de algumas aulas dessas professoras. A mudança de perspectiva na investigação fez com que a leitura das informações fosse realizada com base na construção teórica de David Ausubel, sobre Aprendizagem Significativa. Paralelamente, foi utilizada a teoria dos Campos Semânticos de Rômulo Campos Lins para justificar a mudança de referencial teórico, uma vez que as professoras compreenderam “produção de significados” como sinônimo de aprendizagem. A investigação permitiu entender que essas professoras compreendem a aprendizagem como um processo no qual os alunos reproduzem discursos, ora compreendendo, ora memorizando automaticamente. Além de responder a pergunta de investigação, apresentam-se também algumas contribuições do grupo de estudos na formação continuada das professoras participantes.
Concepções de duas professoras sobre os processos de ensino e aprendizagem em Matemática
Marisete de Fátima Garbossa Castilho, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 19/12/2005
Acreditamos que o modo como os professores trabalham com a Matemática na sala de aula é fortemente influenciado pela sua formação. Os diferentes contatos que tiveram com a Matemática durante sua formação possibilitaram a constituição de concepções, sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática nem sempre são conscientes. Assim, mudanças na abordagem da Matemática pelos professores, nos diversos níveis de ensino, podem ser promovidas pela identificação dessas concepções e pela análise da influência destas na prática pedagógica. Neste trabalho buscamos identificar as concepções de duas professoras sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática, durante o desenvolvimento de um grupo de estudos e por meio de entrevistas. As reflexões promovidas durante e após o desenvolvimento dessas atividades poderão contribuir para a conscientização de professores sobre suas concepções e levá-los a refletir sobre como elas podem influenciar na organização de sua ação pedagógica, analisando os pressupostos epistemológicos subjacentes a ela. Além disso, acreditamos que nossa investigação pode fornecer elementos para que possamos encontrar formas alternativas de formação inicial e continuada de professores de Matemática.
Análise de um modelo de formação continuada de professores de ciências e matemática no contexto da escola em que atuam
Heliete Meire Coelho Arruda Aragão , Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 25/05/2005
Esta pesquisa tem o intuito de contribuir com a discussão a respeito da formação continuada de professores no ambiente da escola em que atuam e constroem suas experiências de vida e de trabalho. Para tanto, foi realizada a investigação do Projeto de Formação que uma escola particular da região urbana de Londrina, Paraná, desenvolve junto aos seus professores, identificando os elementos que descrevem as concepções impregnadas no modelo de formação, as contribuições que as ações privilegiadas por este modelo proporcionam aos professores das áreas de Ciências e Matemática, bem como as suas limitações. O motivo que impulsionou esta investigação foi a tentativa de responder às questões: quais as concepções envolvidas em um modelo de formação promovido no interior de uma escola particular da região central de Londrina/PR e quais as contribuições que este modelo proporciona aos professores das Áreas de Ciências e Matemática nos seus fazeres docentes? Por reconhecermos que o objeto em estudo faz parte de um contexto particular que contem os ingredientes necessários para o levantamento de informações que respondem a essas perguntas, esta pesquisa se caracteriza como estudo de caso, conforme descrição de Bogdan e Biklen (1984) e Ludke e André (1986), considerando a concepção indiciária de Ginzburg (1989). Como fontes de informações, foram utilizados diferentes instrumentos e procedimentos, constituindo-se como principais as entrevistas com seis professores e dois responsáveis pela formação, análise de documentos e observação participante. Como aporte teórico foram considerados os atuais paradigmas sobre professor e sua formação e realizado um mapeamento das discussões de vários autores sobre a temática da formação continuada em serviço, tomando, no entanto, Imbernóm como principal referencial subjetivo para o favorecimento da leitura dos dados, acompanhado das contribuições de Zeichner, Thurler e Perrenoud, dentre outros. Nossa análise permitiu estabelecer um olhar para uma escola, autora do projeto de formação continuada de seus professores, com características não formais e não convencionais, revelando o movimento que escola e professores desenvolvem na busca de aperfeiçoar os fazeres docente e resolver seus problemas cotidianos, bem como as contribuições e limitações para com o desenvolvimento profissional dos professores de Ciências e Matemática.