A Formação Inicial de Professores de Ciências Bioógicas: Uma Análise do Projeto Pedagógico de Curso a partir da Matriz do Saber
Ana Rita Levasdovski, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 19/12/2019
Este estudo apresenta uma investigação acerca dos saberes docentes, tendo como ponto de partida o Saber Curricular. A partir deste saber específico foi realizado um recorte conceitual de currículo, caracterizando-o como recurso ordenador nos cursos de graduação. A pesquisa, portanto, teve como objeto de estudo uma licenciatura: Ciências Biológicas, ofertada em universidade pública do Paraná, tendo como questão investigativa: De que maneira os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Ciências Biológicas orientam a formação inicial de professores, na perspectiva da Matriz do Saber – M(S)? O encaminhamento metodológico desenvolvido na pesquisa teve como objetivo geral, portanto, analisar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas, a partir da percepção dos coordenadores pedagógicos e dos PPC, com base nas relações presentes na Matriz do Saber – M(S). Este foi detalhado em objetivos específicos: (1) Discutir os saberes docentes na formação inicial de professores; (2) Caracterizar o currículo como ordenador da estrutura da formação acadêmica; (3) Evidenciar a percepção dos Coordenadores Pedagógicos de Cursos de Ciências Biológicas; e, (4) Investigar os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Ciências Biológicas, tendo a M(S) como fundamento, no que se refere aos saberes docentes, em especial ao Saber Curricular. Assim, foram analisados os depoimentos de três professores que, no período da coleta, atuavam como coordenadores dos cursos investigados. Os dados levantados ratificaram a necessidade de analisar os respectivos PPC que coordenam. O fundamento, pautado em abordagem qualitativa, foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Já os PPC foram analisados com base na M(S), um instrumento teórico-metodológico elaborado por pesquisadores que se dedicam ao estudo da formação docente. A seção dos PPC que teve uma atenção maior foi o Eixo Estruturante II, composto por itens que constituíram uma Matriz Adaptada, com foco nos aspectos epistêmico e social da M(S). O estudo aborda, ainda, questões subjacentes ao processo de constituição dos referidos documentos e a legislação de amparo, além de questões de ordem organizacional da instituição que, direta ou indiretamente, refletiram nas opções curriculares dos cursos. A análise das entrevistas mostrou que os coordenadores são sujeitos que aprendem. Essa aprendizagem está relacionada ao exercício da função, de maneira estreitamente ligada ao PPC. Já no que diz respeito a estes documentos, a análise revelou maior preocupação com o conteúdo, em detrimento da formação pedagógica, tanto do professor formador quanto do licenciando, o que ficou evidente pelas lacunas da M(S). Desta forma, a licenciatura investigada ainda tem um percurso a percorrer já que é restrita a preocupação com a aprendizagem do futuro professor no que se refere aos saberes docentes.
Um instrumento para nálise qualitativa do discurso dos docentesa respeito da avaliação
Arthur William de Brito Bergold, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 28/02/2019
Fala-se muito (mal) de avaliação. Mas é um assunto pouco estudado, com raras descrições fenomenológicas. Propôs-se um instrumento para análise textual discursiva das falas dos docentes a respeito da avaliação. A partir dos dados coletados para a calibração do ins- trumento foi possível determinar a necessidade de estender a análise para três contextos diferentes: didático, institucional e da capacitação em avaliação. As 27 categorias propos- tas descrevem o discurso dos docentes participantes da pesquisa, possibilitando a análise de relações com o saber sob a abordagem epistêmica, pessoal e social entre o professor, os saberes, os estudantes, a noosfera e o capacitador em avaliação, entre outras. As narra- tivas originais e as reconstruídas após a análise apresentam fenômenos já esperados, mas permitem destacar alguns detalhes e relações que expandem e aprofundam a compreen- são das ações, tensões e contradições envolvidas no processo de avaliação escolar. Faz-se uma comparação entre os resultados obtidos e os saberes propostos por pesquisadores da área de avaliação. Os resultados propiciam material para reflexão e revisão das estratégias utilizadas e dos conteúdos abordados na formação em avaliação. O instrumento mostrou- se adequado para investigar todo o espectro observado de falas relacionadas à avaliação, abrindo possibilidades de futuras investigações na área.
Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática na Exploração do Caso Multimídia Plano de Telefonia
Júlio Cézar Rodrigues de Oliveira, Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 18/12/2017
A questão que norteou a presente investigação foi: Que elementos de um contexto de formação continuada possibilitam o desenvolvimento profissional de professores de Matemática a partir da exploração de um caso multimídia, com foco na fase de discussão coletiva de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório? Para responder a essa pergunta estabelecemos os seguintes objetivos: descrever alguns trechos de episódios do empreendimento exploração do caso multimídia “Plano de Telefonia” em uma Comunidade de Prática denominada CoP- ProfMARE; e analisar produções escritas e discussões realizadas na CoP-ProfMARE relacionadas à fase de discussão coletiva da tarefa referente ao caso multimídia “Plano de Telefonia”. Para as análises tomamos como perspectiva teórica os objetivos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática, propostos por Sowder (2007) e as dimensões do que consiste interpretar e reconhecer interações em sala de aula (VAN ES; SHERIN, 2002; 2008) e classificamos os dados de acordo com essas perspectivas. A partir dessa classificação, destacamos os elementos do contexto que possibilitaram o desenvolvimento profissional dos membros da CoP-ProfMARE, nomeadamente: relatar experiências; discutir perspectivas de ensino alternativas ao ensino diretivo, em específico o Ensino Exploratório; utilizar aspectos de sua experiência para lidar com os desafios da/na prática em sala de aula; discutir aspectos da dinâmica da aula, do papel do professor, do planejamento e da avaliação na perspectiva do Ensino Exploratório; resolver tarefas; discutir conteúdos matemáticos; levantar hipóteses acerca das dificuldades e dos erros dos alunos; discutir dificuldades dos alunos no trabalho com perspectivas alternativas ao ensino diretivo e como superá-las; e socializar opiniões. A liberdade que as professoras tiveram em compartilhar experiências, em apresentar dúvidas, questões e desafios de sua prática para serem discutidas na CoP, em propor novos empreendimentos, e a confiança que elas depositaram em todos os membros da CoP, foram aspectos marcantes para o desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo de formação.
Formação de professores de Química: publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola
Any Caroline Ferreira, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 01/08/2017
Esta pesquisa teve como objetivo investigar, nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNESC), como a temática formação de professores de Química tem sido entendida pelos pesquisadores da área, com o intuito de caracterizar este tema em questão, em termos de ano de publicação e foco de pesquisa. Para isto, foi feito um levantamento dos artigos publicados na QNESC, no período de (1995-2016) que abordavam a formação de professores de Química. Como metodologia de análise e coleta de dados, utilizou-se a análise textual discursiva. Para a organização dos dados, foram selecionadas palavras representativas presentes nas propostas dos artigos que auxiliaram na categorização. Por meio da análise identificou-se que a maioria dos artigos que abordam o tema formação de professores de Química foram publicados nos últimos oito anos. Sendo que 25,34% dos artigos selecionados, descreve e discute questões da formação inicial, 5,47% faz análise de aspectos da formação continuada, 7,53% relaciona a formação de professores com a profissionalização docente, 10,27% discute a prática pedagógica de professores em formação, 10,95% investigou dois ou mais dos aspectos anteriores em um único artigo e 40,41% abordou a formação de professores como consequência da pesquisa. A partir dos dados, destacou-se algumas tendências de pesquisa e possíveis lacunas ainda a serem investigadas, no que diz respeito à área de formação de professores de Química.
Educação Sexual e Valores Para a Cidadania: Reflexões Sobre a Prática de uma Professora de Ciências
Paula da Costa Vandal, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 31/03/2017
O presente trabalho tem como principal objetivo a investigação da construção da prática docente de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental II dentro do tema de Reprodução Humana e Educação Sexual e como as aulas desta professora proporcionam uma construção de valores. Utilizamos como procedimento de coleta de informações a autoscopia trifásica, a qual é constituída pelas seguintes fases: pré-ativa, a qual aborda o planejamento da prática docente; a fase interativa, na qual gravamos as aulas sobre o tema em questão; e a fase pós-ativa, na qual, com o auxílio dos vídeos gerados na fase anterior proporcionamos um momento de reflexão sobre a ação e para a ação. Sendo assim, analisamos as reflexões feitas pela professora com base nos referenciais teóricos de Schön (2000) e de Araújo (2000;2014) com os seguintes objetivos: a) Compreender como o professor de Ciências seleciona, organiza, sequencia e ordena os conteúdos que serão trabalhados em sala de aula; b) analisar os tipos de conteúdos que estão presentes no momento do planejamento da aula e qual interferência de valores sociais, éticomorais inseridos nos conteúdos planejados; c) relacionar os conteúdos – reprodução humana/educação sexual – a serem ensinados (planejados) com os ensinados durante as aulas; d) identificar os momentos do processo de ensino em que a construção de valores é possibilitada. As informações foram sistematizadas e organizadas para que os resultados fossem analisados de acordo com a correlação entre o referencial teórico e as transcrições das entrevistas. Observamos então que há uma ruptura entre a aula preparada e a aula ministrada e que podem existir diversos fatores que ocasionam tal reação, sendo que um deles são valores da própria docente. Além disso, a metodologia da aula e a abordagem que a professora faz do conteúdo, a qual ocorre de maneira mais transmissiva, não possibilita a construção de valores relacionados com a formação cidadã, como, por exemplo, a autonomia, o autoconhecimento. Com este trabalho a professora pode refletir, reestruturar e visualizar a sua prática de uma maneira diferente, podendo então ter uma maior pluralidade metodológica e que proporcione maior construção de valores relacionados a atitudes na sociedade.
Uma situação de ensino para uma discussão de questões de Gênero na Licenciatura em Ciência Biológicas
Nathaly Desirrê Andreoli Chiari, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 31/03/2016
A segregação social e política a que mulheres foram historicamente submetidas inclui o empreendimento científico e é objeto de estudo de diversas pesquisas, inclusive no campo da Educação em Ciências. Estes trabalhos consideram a construção social desenvolvida em torno da Ciência como uma atividade masculina e sua tendência patriarcal e androcêntrica como possíveis fatores de desestímulo ao ingresso e à permanência de mulheres em estudos das áreas Científicas e Tecnológicas. Nesse panorama, emergem estudos a respeito de discussões de Gênero no Ensino de Ciências, o que inclui a formação docente. Considera-se que, no âmbito escolar, contribuições de mulheres cientistas podem ser visibilizadas e meninas podem ser estimuladas ao ingresso em carreiras científicas. Destarte, o objetivo desta pesquisa foi identificar elementos teórico-metodológicos pertinentes e necessários para o desenvolvimento de uma abordagem didática para uma discussão de questões de Gênero na Licenciatura de Ciências Biológicas. Para tal, buscou-se elementos teórico-metodológicos na literatura que possibilitaram o êxito de abordagens que contemplam o tema Gênero. Também se buscou entender como questões de Gênero são abordadas em cursos de Ciências Biológicas no Brasil. Uma abordagem didática foi construída com base em referenciais teórico- metodológicos, aplicada e avaliada em estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Estadual de Londrina (UEL). A partir dos dados obtidos, os quais foram analisados segundo a Análise de Conteúdo, foi possível inferir que houve predomínio de noções prévias nas quais as/os participantes expressaram entendimentos polissêmicos a respeito de identidade de Gênero e desconhecimento de pesquisadoras e suas contribuições com as Ciências. Posteriormente à aplicação da abordagem didática, as/os participantes expressaram, em maior número, noções a respeito de identidade de Gênero que vão ao encontro do que é consenso entre estudiosos/sas do assunto. Também demonstraram conhecer mulheres cientistas e suas contribuições com as Ciências Naturais, incluindo entre elas pesquisadoras da UEL. Por meio destes resultados, foi possível inferir que os objetivos do momento de formação construído foram alcançados, avaliando-o positivamente.
Estudo dos saberes da ação pedagógica sob a perspectiva da matriz 3×3
Elaine da Silva Machado, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 15/02/2016
Neste estudo realizamos uma releitura das descrições dos saberes docentes, na qualidade de relações com o saber, contidas nas células de um instrumento desenvolvido para a análise da ação do professor em sala de aula: a Matriz 3x3, de Arruda, Lima e Passos (2011). A Matriz é formada por nove células nas quais as ações do professor são analisadas em um sistema de relações com o conteúdo (saber disciplinar), o ensino (saber pedagógico) e a aprendizagem (saber didático), nas dimensões epistêmicas (da compreensão), pessoais (do sentido) e sociais (dos valores). Delimitamos nossa releitura ao enriquecimento dessas células a partir de dados retirados da teoria de Gauthier et al. (2013), a respeito dos procedimentos realizados pelos professores – os saberes da ação pedagógica. Em razão dessas delimitações a questão que norteou nossa pesquisa foi: como ficariam as descrições das relações com o saber nas células do instrumento Matriz 3x3 se incluíssemos os procedimentos da gestão do ensino organizados por Gauthier? Por meio do método Análise de Conteúdo subcategorizamos as descrições e incluímos cinquenta e seis saberes nas células da Matriz. Para testar essas inserções analisamos dois corpus e elaboramos dois tipos de perfis de gestão das relações – um perfil mais geral com o corpus formado com dados das teorias, envolvendo as gestões da matéria e da classe, o ensino e a aprendizagem; e outro mais detalhado com os dados obtidos por meio de notas de campo, acerca da gestão na formação de professores de Ciências, da coordenação do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e do sistema didático. Para a categorização dos dados integramos tecnologia e Análise de Conteúdo e otimizamos a análise com o uso do software computacional Focus, de Viscovini et al. (2016). Dentre os resultados do estudo respondemos que as células da Matriz ficaram subcategorizadas e a maioria recebeu mais descrições, principalmente em torno das relações epistêmicas do professor com o ensino (célula 2A da Matriz, saber pedagógico) e sociais com a aprendizagem (célula 3C, saber didático). No entanto, duas células da Matriz permaneceram originais porque não identificamos nos dados de Gauthier et al. (2013), algumas das relações descritas por Arruda, Lima e Passos (2011). Concluímos que é pertinente o estudo dos saberes da ação pedagógica sob a perspectiva da Matriz 3x3 porque esses saberes são ligados à ação e nos possibilitaram enriquecer as descrições das relações; e devido à amplitude identificada na perspectiva de Arruda, Lima e Passos (2011) para caracterizar a ação docente. Nossas principais reflexões foram a respeito da Matriz, dos saberes da ação pedagógica enquanto relações com o saber, das relações na formação inicial de professores no contexto do sistema didático e dos sujeitos do mundo escolar, e da influência do tempo no perfil de gestão das relações.
Uma proposta para a análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 27/03/2014
Esta tese apresenta uma proposta para a análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva, tendo como suporte teórico um instrumento denominado matriz 3x3. Essa matriz, desenvolvida por Arruda, Lima e Passos (2011), permite compreender as ações do professor em sala de aula com base nas relações com o saber, o ensinar e o aprender. A principal questão que norteou esta investigação foi: Que relações docente é possível evidenciar em uma sala de aula com perspectivas de ser inclusiva? Os procedimentos metodológicos se basearam na análise textual discursiva, a partir da qual se desenvolveu uma análise de cunho qualitativo. Nesta investigação também foram realizados alguns comparativos quantitativos relacionados aos dados coletados. O objeto de estudo foi a análise de aulas e de entrevistas de professores e também de estudantes com e sem deficiência visual em uma sala de aula regular de uma instituição de ensino básico, técnico e tecnológico da região norte do Paraná. Entre os resultados proporcionados por esta investigação estão: a evidência de que ocorre um acréscimo das tarefas docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva; a necessidade de ampliação do instrumento desenvolvido por Arruda, Lima e Passos (2011) para acomodar as novas relações docente; a constatação de que a presença do deficiente muda a configuração da sala de aula e essa alteração no processo educacional estimula a preocupação do professor com a aprendizagem e faz com que ele se volte mais para a dimensão social das relações com o saber. Por fim, foi possível concluir também que esta investigação vem ao encontro da necessidade de produção científica nacional em relação ao processo inclusivo de alunos com deficiência nas salas regulares de ensino, evidenciando significados e caracterizando aspectos próprios da ação docente na educação inclusiva.
História da Ciência e Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Relatividade na Formação de Professores de Física
Adriano José Ortiz, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 28/03/2014
Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica. Nesse contexto, o ensino de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante. Entretanto, apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao tema. Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características profissionais diferentes. Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e adequação teórico metodológica. Assim, construímos uma sequência propondo um envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar. Os aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa Crítica e a História da Ciência. Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM). A análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências com relação as respostas
As autorreflexões de uma professora de Ciências ao adotar a Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de Formulação de Perguntas
Thaise Francielle de Sousa Roth, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 13/03/2014
As perspectivas de formação permanente para professores caracterizam-se por trazer a reflexão como uma maneira de expor a realidade da prática do professor para si mesmo, visto que as informações reveladas podem ser utilizadas para o seu desenvolvimento profissional. Ao considerar que a mudança de metodologia de ensino promove reflexões sobre a prática e consequentemente reconceptualizações sobre ela, investigou-se o processo de autorreflexão de uma professora-pesquisadora de Ciências, durante o processo de adoção da Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de Formulação de Perguntas. Foram utilizadas duas formas de registro das informações investigadas: em áudio, das autorreflexões durante o planejamento, aplicação e avaliação da sequência didática em função da realização de aulas; e o registro em vídeo, das interações dos alunos durante a aplicação das demonstrações práticas para a análise por autoscopia. Ao utilizar esses registros como objeto de estudo, a professora- pesquisadora pode compreender os movimentos reflexivos realizados por si em cada fase de adoção dos modelos de ensino diferenciados, as adequações particulares de aplicação e a reconceptualização sobre a sua prática. Dessa forma, algumas características resultantes da aplicação dos modelos de ensino diferenciados revelaram como foi possível organizar aulas, em que os alunos expusessem suas ideias sobre as demonstrações práticas, e como o professor percebe a influencia de sua reflexão – na - ação nesse processo. Houve, também, a utilização da investigação a favor da compreensão dos alunos sobre o fenômeno científico estudado. Ademais, o modelo didático de ensino pessoal da professora-pesquisadora foi revelado decorrente da experimentação e reconhecimento de mecanismos de registros e análises de suas próprias reflexões. Ao investigar e avaliar a própria prática, observou-se a característica do trabalho docente solitário, em que o próprio professor vivencia o seu estilo de ensino e decide quais mudanças poderá ter. Ao expor, organizar, sistematizar e aprofundar as suas reflexões, a professora-pesquisadora contribui para a legitimação dos professores como pesquisadores de sua própria prática.