Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação de professores
A Formação Inicial de Professores de Ciências Bioógicas: Uma Análise do Projeto Pedagógico de Curso a partir da Matriz do Saber
Ana Rita Levasdovski, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 19/12/2019
Este estudo apresenta uma investigação acerca dos saberes docentes, tendo como
ponto de partida o Saber Curricular. A partir deste saber específico foi realizado um
recorte conceitual de currículo, caracterizando-o como recurso ordenador nos cursos
de graduação. A pesquisa, portanto, teve como objeto de estudo uma licenciatura:
Ciências Biológicas, ofertada em universidade pública do Paraná, tendo como
questão investigativa: De que maneira os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de
Ciências Biológicas orientam a formação inicial de professores, na perspectiva da
Matriz do Saber – M(S)? O encaminhamento metodológico desenvolvido na
pesquisa teve como objetivo geral, portanto, analisar a formação inicial de
professores de Ciências Biológicas, a partir da percepção dos coordenadores
pedagógicos e dos PPC, com base nas relações presentes na Matriz do Saber –
M(S). Este foi detalhado em objetivos específicos: (1) Discutir os saberes docentes
na formação inicial de professores; (2) Caracterizar o currículo como ordenador da
estrutura da formação acadêmica; (3) Evidenciar a percepção dos Coordenadores
Pedagógicos de Cursos de Ciências Biológicas; e, (4) Investigar os Projetos
Pedagógicos do Curso (PPC) de Ciências Biológicas, tendo a M(S) como
fundamento, no que se refere aos saberes docentes, em especial ao Saber
Curricular. Assim, foram analisados os depoimentos de três professores que, no
período da coleta, atuavam como coordenadores dos cursos investigados. Os dados
levantados ratificaram a necessidade de analisar os respectivos PPC que
coordenam. O fundamento, pautado em abordagem qualitativa, foi a Análise Textual
Discursiva (ATD). Já os PPC foram analisados com base na M(S), um instrumento
teórico-metodológico elaborado por pesquisadores que se dedicam ao estudo da
formação docente. A seção dos PPC que teve uma atenção maior foi o Eixo
Estruturante II, composto por itens que constituíram uma Matriz Adaptada, com foco
nos aspectos epistêmico e social da M(S). O estudo aborda, ainda, questões
subjacentes ao processo de constituição dos referidos documentos e a legislação de
amparo, além de questões de ordem organizacional da instituição que, direta ou
indiretamente, refletiram nas opções curriculares dos cursos. A análise das
entrevistas mostrou que os coordenadores são sujeitos que aprendem. Essa
aprendizagem está relacionada ao exercício da função, de maneira estreitamente
ligada ao PPC. Já no que diz respeito a estes documentos, a análise revelou maior
preocupação com o conteúdo, em detrimento da formação pedagógica, tanto do
professor formador quanto do licenciando, o que ficou evidente pelas lacunas da
M(S). Desta forma, a licenciatura investigada ainda tem um percurso a percorrer já
que é restrita a preocupação com a aprendizagem do futuro professor no que se
refere aos saberes docentes.
Um instrumento para nálise qualitativa do discurso dos docentesa respeito da avaliação
Arthur William de Brito Bergold, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 28/02/2019
Fala-se muito (mal) de avaliação. Mas é um assunto pouco estudado, com raras descrições
fenomenológicas. Propôs-se um instrumento para análise textual discursiva das falas dos
docentes a respeito da avaliação. A partir dos dados coletados para a calibração do ins-
trumento foi possível determinar a necessidade de estender a análise para três contextos
diferentes: didático, institucional e da capacitação em avaliação. As 27 categorias propos-
tas descrevem o discurso dos docentes participantes da pesquisa, possibilitando a análise
de relações com o saber sob a abordagem epistêmica, pessoal e social entre o professor, os
saberes, os estudantes, a noosfera e o capacitador em avaliação, entre outras. As narra-
tivas originais e as reconstruídas após a análise apresentam fenômenos já esperados, mas
permitem destacar alguns detalhes e relações que expandem e aprofundam a compreen-
são das ações, tensões e contradições envolvidas no processo de avaliação escolar. Faz-se
uma comparação entre os resultados obtidos e os saberes propostos por pesquisadores da
área de avaliação. Os resultados propiciam material para reflexão e revisão das estratégias
utilizadas e dos conteúdos abordados na formação em avaliação. O instrumento mostrou-
se adequado para investigar todo o espectro observado de falas relacionadas à avaliação,
abrindo possibilidades de futuras investigações na área.
Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática na Exploração do Caso Multimídia Plano de Telefonia
Júlio Cézar Rodrigues de Oliveira, Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 18/12/2017
A questão que norteou a presente investigação foi: Que elementos de um contexto de
formação continuada possibilitam o desenvolvimento profissional de professores de
Matemática a partir da exploração de um caso multimídia, com foco na fase de discussão
coletiva de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório? Para responder a essa pergunta
estabelecemos os seguintes objetivos: descrever alguns trechos de episódios do
empreendimento exploração do caso multimídia “Plano de Telefonia” em uma Comunidade
de Prática denominada CoP- ProfMARE; e analisar produções escritas e discussões realizadas
na CoP-ProfMARE relacionadas à fase de discussão coletiva da tarefa referente ao caso
multimídia “Plano de Telefonia”. Para as análises tomamos como perspectiva teórica os
objetivos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática, propostos
por Sowder (2007) e as dimensões do que consiste interpretar e reconhecer interações em sala
de aula (VAN ES; SHERIN, 2002; 2008) e classificamos os dados de acordo com essas
perspectivas. A partir dessa classificação, destacamos os elementos do contexto que
possibilitaram o desenvolvimento profissional dos membros da CoP-ProfMARE,
nomeadamente: relatar experiências; discutir perspectivas de ensino alternativas ao ensino
diretivo, em específico o Ensino Exploratório; utilizar aspectos de sua experiência para lidar
com os desafios da/na prática em sala de aula; discutir aspectos da dinâmica da aula, do papel
do professor, do planejamento e da avaliação na perspectiva do Ensino Exploratório; resolver
tarefas; discutir conteúdos matemáticos; levantar hipóteses acerca das dificuldades e dos erros
dos alunos; discutir dificuldades dos alunos no trabalho com perspectivas alternativas ao
ensino diretivo e como superá-las; e socializar opiniões. A liberdade que as professoras
tiveram em compartilhar experiências, em apresentar dúvidas, questões e desafios de sua
prática para serem discutidas na CoP, em propor novos empreendimentos, e a confiança que
elas depositaram em todos os membros da CoP, foram aspectos marcantes para o
desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo de formação.
Formação de professores de Química: publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola
Any Caroline Ferreira, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 01/08/2017
Esta pesquisa teve como objetivo investigar, nos artigos publicados na revista
Química Nova na Escola (QNESC), como a temática formação de professores de
Química tem sido entendida pelos pesquisadores da área, com o intuito de
caracterizar este tema em questão, em termos de ano de publicação e foco de
pesquisa. Para isto, foi feito um levantamento dos artigos publicados na QNESC, no
período de (1995-2016) que abordavam a formação de professores de Química.
Como metodologia de análise e coleta de dados, utilizou-se a análise textual
discursiva. Para a organização dos dados, foram selecionadas palavras
representativas presentes nas propostas dos artigos que auxiliaram na
categorização. Por meio da análise identificou-se que a maioria dos artigos que
abordam o tema formação de professores de Química foram publicados nos últimos
oito anos. Sendo que 25,34% dos artigos selecionados, descreve e discute questões
da formação inicial, 5,47% faz análise de aspectos da formação continuada, 7,53%
relaciona a formação de professores com a profissionalização docente, 10,27%
discute a prática pedagógica de professores em formação, 10,95% investigou dois
ou mais dos aspectos anteriores em um único artigo e 40,41% abordou a formação
de professores como consequência da pesquisa. A partir dos dados, destacou-se
algumas tendências de pesquisa e possíveis lacunas ainda a serem investigadas, no
que diz respeito à área de formação de professores de Química.
Educação Sexual e Valores Para a Cidadania: Reflexões Sobre a Prática de uma Professora de Ciências
Paula da Costa Vandal, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 31/03/2017
O presente trabalho tem como principal objetivo a investigação da construção
da prática docente de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental II
dentro do tema de Reprodução Humana e Educação Sexual e como as aulas
desta professora proporcionam uma construção de valores. Utilizamos como
procedimento de coleta de informações a autoscopia trifásica, a qual é
constituída pelas seguintes fases: pré-ativa, a qual aborda o planejamento da
prática docente; a fase interativa, na qual gravamos as aulas sobre o tema em
questão; e a fase pós-ativa, na qual, com o auxílio dos vídeos gerados na fase
anterior proporcionamos um momento de reflexão sobre a ação e para a ação.
Sendo assim, analisamos as reflexões feitas pela professora com base nos
referenciais teóricos de Schön (2000) e de Araújo (2000;2014) com os
seguintes objetivos: a) Compreender como o professor de Ciências seleciona,
organiza, sequencia e ordena os conteúdos que serão trabalhados em sala de
aula; b) analisar os tipos de conteúdos que estão presentes no momento do
planejamento da aula e qual interferência de valores sociais, éticomorais
inseridos nos conteúdos planejados; c) relacionar os conteúdos – reprodução
humana/educação sexual – a serem ensinados (planejados) com os ensinados
durante as aulas; d) identificar os momentos do processo de ensino em que a
construção de valores é possibilitada. As informações foram sistematizadas e
organizadas para que os resultados fossem analisados de acordo com a
correlação entre o referencial teórico e as transcrições das entrevistas.
Observamos então que há uma ruptura entre a aula preparada e a aula
ministrada e que podem existir diversos fatores que ocasionam tal reação,
sendo que um deles são valores da própria docente. Além disso, a metodologia
da aula e a abordagem que a professora faz do conteúdo, a qual ocorre de
maneira mais transmissiva, não possibilita a construção de valores
relacionados com a formação cidadã, como, por exemplo, a autonomia, o
autoconhecimento. Com este trabalho a professora pode refletir, reestruturar e
visualizar a sua prática de uma maneira diferente, podendo então ter uma
maior pluralidade metodológica e que proporcione maior construção de valores
relacionados a atitudes na sociedade.
Uma situação de ensino para uma discussão de questões de Gênero na Licenciatura em Ciência Biológicas
Nathaly Desirrê Andreoli Chiari, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 31/03/2016
A segregação social e política a que mulheres foram historicamente submetidas
inclui o empreendimento científico e é objeto de estudo de diversas pesquisas,
inclusive no campo da Educação em Ciências. Estes trabalhos consideram a
construção social desenvolvida em torno da Ciência como uma atividade masculina
e sua tendência patriarcal e androcêntrica como possíveis fatores de desestímulo ao
ingresso e à permanência de mulheres em estudos das áreas Científicas e
Tecnológicas. Nesse panorama, emergem estudos a respeito de discussões de
Gênero no Ensino de Ciências, o que inclui a formação docente. Considera-se que,
no âmbito escolar, contribuições de mulheres cientistas podem ser visibilizadas e
meninas podem ser estimuladas ao ingresso em carreiras científicas. Destarte, o
objetivo desta pesquisa foi identificar elementos teórico-metodológicos pertinentes e
necessários para o desenvolvimento de uma abordagem didática para uma
discussão de questões de Gênero na Licenciatura de Ciências Biológicas. Para tal,
buscou-se elementos teórico-metodológicos na literatura que possibilitaram o êxito
de abordagens que contemplam o tema Gênero. Também se buscou entender como
questões de Gênero são abordadas em cursos de Ciências Biológicas no Brasil.
Uma abordagem didática foi construída com base em referenciais teórico-
metodológicos, aplicada e avaliada em estudantes do curso de Licenciatura em
Ciências Biológicas Universidade Estadual de Londrina (UEL). A partir dos dados
obtidos, os quais foram analisados segundo a Análise de Conteúdo, foi possível
inferir que houve predomínio de noções prévias nas quais as/os participantes
expressaram entendimentos polissêmicos a respeito de identidade de Gênero e
desconhecimento de pesquisadoras e suas contribuições com as Ciências.
Posteriormente à aplicação da abordagem didática, as/os participantes expressaram,
em maior número, noções a respeito de identidade de Gênero que vão ao encontro
do que é consenso entre estudiosos/sas do assunto. Também demonstraram
conhecer mulheres cientistas e suas contribuições com as Ciências Naturais,
incluindo entre elas pesquisadoras da UEL. Por meio destes resultados, foi possível
inferir que os objetivos do momento de formação construído foram alcançados,
avaliando-o positivamente.
Estudo dos saberes da ação pedagógica sob a perspectiva da matriz 3×3
Elaine da Silva Machado, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 15/02/2016
Neste estudo realizamos uma releitura das descrições dos saberes docentes, na qualidade de
relações com o saber, contidas nas células de um instrumento desenvolvido para a análise da
ação do professor em sala de aula: a Matriz 3x3, de Arruda, Lima e Passos (2011). A Matriz é
formada por nove células nas quais as ações do professor são analisadas em um sistema de
relações com o conteúdo (saber disciplinar), o ensino (saber pedagógico) e a aprendizagem
(saber didático), nas dimensões epistêmicas (da compreensão), pessoais (do sentido) e sociais
(dos valores). Delimitamos nossa releitura ao enriquecimento dessas células a partir de dados
retirados da teoria de Gauthier et al. (2013), a respeito dos procedimentos realizados pelos
professores – os saberes da ação pedagógica. Em razão dessas delimitações a questão que
norteou nossa pesquisa foi: como ficariam as descrições das relações com o saber nas células
do instrumento Matriz 3x3 se incluíssemos os procedimentos da gestão do ensino organizados
por Gauthier? Por meio do método Análise de Conteúdo subcategorizamos as descrições e
incluímos cinquenta e seis saberes nas células da Matriz. Para testar essas inserções
analisamos dois corpus e elaboramos dois tipos de perfis de gestão das relações – um perfil
mais geral com o corpus formado com dados das teorias, envolvendo as gestões da matéria e
da classe, o ensino e a aprendizagem; e outro mais detalhado com os dados obtidos por meio
de notas de campo, acerca da gestão na formação de professores de Ciências, da coordenação
do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e do sistema didático.
Para a categorização dos dados integramos tecnologia e Análise de Conteúdo e otimizamos a
análise com o uso do software computacional Focus, de Viscovini et al. (2016). Dentre os
resultados do estudo respondemos que as células da Matriz ficaram subcategorizadas e a
maioria recebeu mais descrições, principalmente em torno das relações epistêmicas do
professor com o ensino (célula 2A da Matriz, saber pedagógico) e sociais com a
aprendizagem (célula 3C, saber didático). No entanto, duas células da Matriz permaneceram
originais porque não identificamos nos dados de Gauthier et al. (2013), algumas das relações
descritas por Arruda, Lima e Passos (2011). Concluímos que é pertinente o estudo dos saberes
da ação pedagógica sob a perspectiva da Matriz 3x3 porque esses saberes são ligados à ação e
nos possibilitaram enriquecer as descrições das relações; e devido à amplitude identificada na
perspectiva de Arruda, Lima e Passos (2011) para caracterizar a ação docente. Nossas
principais reflexões foram a respeito da Matriz, dos saberes da ação pedagógica enquanto
relações com o saber, das relações na formação inicial de professores no contexto do sistema
didático e dos sujeitos do mundo escolar, e da influência do tempo no perfil de gestão das
relações.
Uma proposta para a análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 27/03/2014
Esta tese apresenta uma proposta para a análise das relações docente em sala de
aula com perspectivas de ser inclusiva, tendo como suporte teórico um instrumento
denominado matriz 3x3. Essa matriz, desenvolvida por Arruda, Lima e Passos
(2011), permite compreender as ações do professor em sala de aula com base nas
relações com o saber, o ensinar e o aprender. A principal questão que norteou esta
investigação foi: Que relações docente é possível evidenciar em uma sala de aula
com perspectivas de ser inclusiva? Os procedimentos metodológicos se basearam
na análise textual discursiva, a partir da qual se desenvolveu uma análise de cunho
qualitativo. Nesta investigação também foram realizados alguns comparativos
quantitativos relacionados aos dados coletados. O objeto de estudo foi a análise de
aulas e de entrevistas de professores e também de estudantes com e sem
deficiência visual em uma sala de aula regular de uma instituição de ensino básico,
técnico e tecnológico da região norte do Paraná. Entre os resultados proporcionados
por esta investigação estão: a evidência de que ocorre um acréscimo das tarefas
docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva; a necessidade de
ampliação do instrumento desenvolvido por Arruda, Lima e Passos (2011) para
acomodar as novas relações docente; a constatação de que a presença do
deficiente muda a configuração da sala de aula e essa alteração no processo
educacional estimula a preocupação do professor com a aprendizagem e faz com
que ele se volte mais para a dimensão social das relações com o saber. Por fim, foi
possível concluir também que esta investigação vem ao encontro da necessidade de
produção científica nacional em relação ao processo inclusivo de alunos com
deficiência nas salas regulares de ensino, evidenciando significados e
caracterizando aspectos próprios da ação docente na educação inclusiva.
História da Ciência e Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Relatividade na Formação de Professores de Física
Adriano José Ortiz, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 28/03/2014
Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física
contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que
também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica. Nesse contexto, o ensino
de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante. Entretanto,
apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os
professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao
tema. Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores
de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na
racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com
complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características
profissionais diferentes. Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma
Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o
ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem
como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e
adequação teórico metodológica. Assim, construímos uma sequência propondo um
envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma
abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar. Os
aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento
Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa
Crítica e a História da Ciência. Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um
questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos
e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações
em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM). A
análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que
desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas
intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências
com relação as respostas
As autorreflexões de uma professora de Ciências ao adotar a Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de Formulação de Perguntas
Thaise Francielle de Sousa Roth, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 13/03/2014
As perspectivas de formação permanente para professores caracterizam-se por trazer a
reflexão como uma maneira de expor a realidade da prática do professor para si mesmo,
visto que as informações reveladas podem ser utilizadas para o seu desenvolvimento
profissional. Ao considerar que a mudança de metodologia de ensino promove reflexões
sobre a prática e consequentemente reconceptualizações sobre ela, investigou-se o
processo de autorreflexão de uma professora-pesquisadora de Ciências, durante o
processo de adoção da Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de
Formulação de Perguntas. Foram utilizadas duas formas de registro das informações
investigadas: em áudio, das autorreflexões durante o planejamento, aplicação e
avaliação da sequência didática em função da realização de aulas; e o registro em vídeo,
das interações dos alunos durante a aplicação das demonstrações práticas para a análise
por autoscopia. Ao utilizar esses registros como objeto de estudo, a professora-
pesquisadora pode compreender os movimentos reflexivos realizados por si em cada
fase de adoção dos modelos de ensino diferenciados, as adequações particulares de
aplicação e a reconceptualização sobre a sua prática. Dessa forma, algumas
características resultantes da aplicação dos modelos de ensino diferenciados revelaram
como foi possível organizar aulas, em que os alunos expusessem suas ideias sobre as
demonstrações práticas, e como o professor percebe a influencia de sua reflexão – na -
ação nesse processo. Houve, também, a utilização da investigação a favor da
compreensão dos alunos sobre o fenômeno científico estudado. Ademais, o modelo
didático de ensino pessoal da professora-pesquisadora foi revelado decorrente da
experimentação e reconhecimento de mecanismos de registros e análises de suas
próprias reflexões. Ao investigar e avaliar a própria prática, observou-se a característica
do trabalho docente solitário, em que o próprio professor vivencia o seu estilo de ensino
e decide quais mudanças poderá ter. Ao expor, organizar, sistematizar e aprofundar as
suas reflexões, a professora-pesquisadora contribui para a legitimação dos professores
como pesquisadores de sua própria prática.