Teses e Dissertações
Palavra-chave: focos da aprendizagem docente
Experiências metacognitivas na formação inicial de licenciandos em química
JULIANA MARCIOTTO JACOB, Prof.ª Dra.ª Fabiele C. Dias Broietti
Data da defesa: 27/06/2023
Esta tese apresenta os resultados de uma investigação em que objetivamos identificar e analisar manifestações da Experiência Metacognitiva de licenciandos em Química, em situações de aprendizagem docente, ao cursarem uma disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado IV, elaborada a partir dos pressupostos do Processo de Reflexão Orientada. Para tal, analisamos as manifestações dos licenciandos relacionadas ao planejamento, à execução e à autoscopia de seus microensinos, a qual foi guiada por um questionário e uma entrevista complementar. Diante dos dados coletados, foram identificados termos centrais relacionados às Experiências Metacognitivas, manifestados nas respostas dos licenciandos. As informações foram organizadas e analisadas tendo como base os pressupostos da análise textual discursiva e fazendo uso do mapeamento da Experiência Metacognitiva. Dentre as discussões relacionadas à categoria sentimentos, identificamos distintas sensações, possibilitadas pela situação de aprendizagem docente vivenciada, tais como nervosismo, calma, facilidades, dificuldades, segurança, insegurança, medo, gosto e não gosto. Na categoria sujeitos, foram indentificados distintos sujeitos que possibilitaram a execução da tarefa, tais como alunos, amigos, colegas de classe, irmão e professora, responsáveis por auxiliarem no desenvolvimento docente. Na categoria contextos, foram identificadas diferentes situações que acompanharam a execução da tarefa e que foram mencionadas pelos licenciandos como ensino remoto, gravação da aula, dengue, inexperiência na docência, materiais diáticos e participação durante a aula. Na categoria especificidades da tarefa os licenciandos deviam selecionar o conteúdo abordado, escolher materiais e estratégias a serem utilizadas, algumas previamente pensadas e outras que ocorreram, de forma espontânea, no desenvolvimento da aula, evidenciadas na gestão do conteúdo e da sala. Na categoria estimativas os licenciandos, ao relatarem os quesitos que foram fundamentais para a realização de sua tarefa, planejaram e monitoraram o seu desenvolvimento e o de seus alunos, relatandos seus esforços e resultados alcançados. O licenciando faz uso de sua memória enquanto executa a tarefa, pois precisa relembrar de conteúdos já estudados, ou no momento de responder aos questionamentos dos estudantes, manifestações alocadas na categoria Juízos de memória. Concluímos que a Experiência Metacognitiva possibilitou acionar as habilidades metacognitivas dos licenciandos que são sustentadas pelo seu conhecimento sobre a docência e, após a autoscopia, tais ideias puderam ser reorganizadas, proporcionando aos licenciandos novas inferências sobre suas experiências. Defendemos, ainda, que organizar uma disciplina para formação inicial de professores, sustentada pelos pressupostos do PRO, pode possibilitar aos licenciandos acionarem o seu sistema metacognitivo, em especial na manifestação de suas Experiências Metacognitivas.
Aprendizagem docente em grupos: percepções de futuros professores de matemática
Ana Paula Moreira, Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 21/02/2022
Esta dissertação tem como objetivo descrever a aprendizagem docente de futuros professores de Matemática em grupos dos quais eles participaram durante a graduação. A temática que inspirou e orientou a pesquisa foram os focos da aprendizagem docente, em especial o foco comunidade. Em vista disso, assumimos o conceito de grupo proposto por Gallino (2005) para tratar dos grupos dos quais os sujeitos de pesquisas fizeram parte. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de licenciatura em Matemática e selecionamos três sujeitos para a investigação. Com relação aos grupos, mostramos quais agrupamentos citados pelos entrevistados atendem às propriedades da definição de grupo, sendo elas: “qualidade comum” e “interação social”. Interpretamos os dados segundo os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo de Bardin (2011), de modo que a análise passou pelo processo dedutivo, para evidenciar que determinado agrupamento é um grupo, e pelo indutivo, para avaliar os discursos dos entrevistados. Mediante a observação, encontramos seis categorias: reflexão, metodologia, prática, coletivo, identidade e pesquisa. Em suma, concluímos que as categorias encontradas possuem similaridade com os focos de aprendizagem e que a participação em grupos reforça a aprendizagem da docência.
Dimensões Relacionais da Docência Proporcionadas a Estudantes da Licenciatura em Química da UEL
Miriam Cristina Covre de Souza, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 30/11/2018
Diversas pesquisas, publicadas na literatura especializada da área, têm comprovado que os
cursos de formação inicial não estão preparando os futuros professores para enfrentar a
realidade de uma sala de aula com todas as suas complexidades. Entretanto, mesmo sendo um
consenso a importância e a responsabilidade dos cursos de formação inicial de professores,
muitos destes não têm mostrado avanços e inovação em sua estrutura curricular que
possibilitem ao futuro educador uma base consistente de conhecimentos para enfrentar o
início de uma carreira docente. Alguns autores relatam que, além da importância da grade
curricular, devemos também compreender a maneira pela qual o licenciando aprende a ser
professor. Como esse processo ainda apresenta aspectos desconhecidos, nesta pesquisa de
doutorado propomo-nos a identificar as Dimensões Relacionais da Docência (DRD) – de
interesse, de conhecimento, reflexiva, comunitária e identitária – proporcionadas a estudantes
de Licenciatura em Química da UEL. Para tanto, acompanhamos 16 sujeitos por um período
de quatro anos, ao longo do qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas
anual ou semestralmente (total de 6 entrevistas por sujeito) para coleta de dados. Contudo,
devido à grande quantidade de dados coletados, nesta pesquisa investigamos apenas quatro
sujeitos (Titânio, Ferro, Cobre e Zinco). As entrevistas depois de transcritas foram analisadas
a partir da Análise Textual Discursiva, tendo as DRD como categorias a priori. Por meio das
análises, percebemos que o curso de Licenciatura em Química oportunizou as cinco DRD aos
estudantes, sendo as categorias reflexiva e de interesse os destaques para os quatro
investigados. No entanto, fazendo uma análise por entrevista, percebemos que os
motivos/fatores envolvidos em cada DRD foram diferentes para os quatro sujeitos, ou seja, as
DRD dos licenciandos não foram exatamente as mesmas para um mesmo período investigado.
Ainda foi possível inferir que o curso de Licenciatura em Química proporcionou a construção
da identidade docente dos quatro sujeitos desde o primeiro ano no curso, e que todos tinham
intenção de lecionar na Educação Básica. Quanto ao processo formativo, este mostrou ser
individual e dependente dos contatos/experiências estabelecidos pelos licenciandos tanto
dentro quanto fora da universidade. Os estudantes que não fizeram parte do PIBID2 indicaram
ter pouco conhecimento prático acerca da docência, resultado oposto ao observado para os
estudantes que fizeram parte do programa desde o primeiro ano do curso. Os resultados desta
tese apontaram para a necessidade do curso de formação inicial de professores em
disponibilizar disciplinas que insiram o futuro professor no contexto escolar desde o primeiro
ano, para que ele/ela conheça melhor sua futura profissão e possa dedicar-se a ela durante o
curso, além da importância de propiciar aos estudantes projetos direcionados à formação
docente e participação em eventos científicos da área
Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
Cássia Emi Obara, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 28/06/2016
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) passou a desempenhar
um papel incentivador para a formação de professores, pois, além de contribuir com a
integração universidade-escola, promove o contato dos licenciandos com a prática docente e a
valorização do magistério. Entretanto, há poucos relatos que demonstram sua contribuição a
partir da perspectiva de um professor que participou do programa. Para compor os dados desta
pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-bolsistas do PIBID, egressos
do curso de Química e atuantes na carreira docente, com o objetivo de investigar a
contribuição do programa para a construção da identidade docente. Fez-se uso dos Focos da
Aprendizagem Docente (FAD), um instrumento de análise que apresenta propostas
categóricas com a finalidade de identificar evidências de: Interesse pela Docência (Foco 1);
Conhecimento Prático da Docência (Foco 2); Reflexão sobre a Docência (Foco 3);
Comunidade Docente (Foco 4); Identidade Docente (Foco 5). As unidades de significado
acomodadas no Foco 5 foram novamente analisadas, utilizando as relações com o saber nas
dimensões epistêmicas, pessoais e sociais, encontradas na terceira coluna da Matriz 3x3, um
instrumento metodológico desenvolvido no grupo de estudos EDUCIM. Nela, estão
envolvidas a gestão dos saberes e conteúdos, com o objetivo de aprofundar conhecimentos
acerca da constituição da identidade docente. A pesquisa está ancorada nos pressupostos da
abordagem qualitativa, sendo utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como
procedimento metodológico. Com as primeiras análises realizadas com os cinco sujeitos,
identificou-se que aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que
possuem maior experiência na docência. Quatro sujeitos tiveram baixa manifestação em
Conhecimento Prático, considerando o curto período da carreira após a participação no PIBID
e, apesar disso, o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de
todos os sujeitos, o que mostra estarem em processo de construção de sua identidade
profissional. Em seguida, os dados foram submetidos a mais um processo analítico: foram
selecionados os fragmentos categorizados no Foco 5, a Identidade Docente e acondicionados
na terceira coluna da Matriz 3x3. Três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas
categorizadas na relação pessoal, enquanto os demais, ou seja, dois deles, na social. Estes
mesmos obtiveram a menor proporção de depoimentos na Identidade Docente. Também foi
possível destacar que as relações epistêmicas, embora em menores porcentagens nas falas dos
envolvidos, formaram um arcabouço que os direcionou para o ser professor. Dessa forma,
evidenciou-se que os sujeitos apresentaram suas primeiras impressões da carreira docente
como profissionais relacionando a atuação no PIBID como um período de aprendizagem de
estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e de apreciação à docência. As condutas
efetuadas pelo programa foram norteadoras à permanência desse grupo na profissão docente.
O manejo destes dois instrumentos, os FAD e a terceira coluna da Matriz 3x3, trouxe
aprofundamentos expressivos para esta investigação sobre a formação do professor.
Um estudo sobre o aprendizado docente no projeto PIBID/UEL – Licenciatura em Física
Marcus Vinícius Martinez Piratelo, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 04/07/2013
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve o objetivo de buscar evidências de
aprendizado docente em um grupo de estudantes de Física, integrantes de um
dos subgrupos do projeto PIBID 2 Física/UEL, por intermédio de um
instrumento denominado focos da aprendizagem docente (FAD). Também
investigou como ocorreu o aprendizado nesse subgrupo, que ministrou aulas
em um colégio de ensino médio público de Londrina-PR. A constituição dos
dados foi realizada mediante duas entrevistas semiestruturadas, elaboradas
segundo os objetivos do estudo. A análise dos dados foi conduzida com a
utilização dos FAD, constituído de cinco categorias: (i) interesse; (ii)
conhecimento prático; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. A
organização e a análise dos dados fundamentaram-se nos procedimentos da
Análise Textual Discursiva (ATD). Ficou visível que o PIBID caracterizou-se
como configuração propícia para o aprendizado da docência, pois foram
encontradas evidências dos cinco focos da aprendizagem docente nas duas
entrevistas. Foram realizadas também caracterizações referentes à forma com
que o aprendizado docente ocorreu, as quais foram denominadas como:
manifestação e justificativa de interesse; desenvolvimento e superação;
mudança de opinião; conhecimento de casos; gestão de classe; gestão de
conteúdo; transposição didática; indagação; auto avaliação; planejamento;
aprendizado com o professor supervisor; aprendizado com os demais
estudantes; identificação pessoal e Identificação social; sendo possível inferir
as semelhanças e diferenças dessa aprendizagem para os estudantes
participantes do subgrupo analisado. Além disso, através de uma comparação
entre os resultados obtidos, concluiu-se que as frequências de falas sobre o
aprendizado, com relação ao conhecimento prático e à comunidade docente,
foram as que mais variaram. Esse fato foi interpretado como resultante das
práticas vivenciadas pelos estudantes em sua participação no projeto e do
desenvolvimento de uma menor dependência com relação ao professor
supervisor.