Teses e Dissertações
Palavra-chave: estágio supervisionado
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD
ANA ALINE DE MEDEIROS SILVA, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 18/02/2022
Esta tese se insere no Programa do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas no Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Londrina O objetivo central foi compreender relações da prática de ensino de Física de estudantes egressas(os) do Estágio Curricular Supervisionado em Ciências da Natureza da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal da Grande Dourados – LEDUC/UFGD com a formação docente do campo, a partir de como foi ensinar Física na concepção dessas(es)s estudantes Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se desenvolve no campo metodológico da Análise Textual Discursiva, por meio da utilização de um questionário, para produzir compreensões e interpretações do fenômeno investigado Conforme os resultados, foi possível compreender que na concepção dessas(es) estudantes ensinar Física: é saber ensinar os conteúdos de Física; saber desenvolver atividades experimentais e protótipos; saber interagir com os alunos, estabelecendo o vínculo afetivo; saber problematizar os conteúdos de Física com a realidade do campo Pensando os princípios da Educação do Campo, avalio que 3 das(os) 11 estudantes egressas(os) foram quem, eventualmente, mais se destacaram na apropriação da essência de ser uma(um) professora(or) do campo Foi possível compreender também que estas(es) estudantes têm um potencial de desenvolver práticas de ensino diferentes da convencional, de acordo com os propósitos que estiveram no curso e o compromisso com o Estágio, independente das dificuldades que encontraram no percurso do caminho As ressignificações se fizeram evidentes na superação dos desafios e na dedicação ao repensar e refazer as formas dos métodos de ensinar Física, propiciando o interesse e interação de seus alunos, por meio da realização de atividades demonstrativas, e da relação de alteridade, por meio do vínculo afetivo que se construiu nessa relação de ensinar e aprender dela(es) com seus alunos
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química: implicações para o desenvolvimento profissional docente
Viviane Arrigo, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 05/03/2021
Esta investigação teve como foco principal o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em Química, apresentando como cenário investigativo a formação inicial de professores no contexto do Estágio Supervisionado. Os objetivos desta pesquisa foram: identificar e caracterizar os conhecimentos desenvolvidos da licencianda sob a perspectiva do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) ao planejar e implementar atividades de ensino no estágio de regência e compreender as implicações desses conhecimentos para a sua profissionalização docente. As discussões realizadas com a licencianda foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base na análise textual discursiva. Em seguida, interpretamos as categorias emergentes com base no modelo de Shulman sobre o PCK, recorrendo também a outros que dele se desdobraram. Os resultados encontrados nos revelaram que durante o planejamento, o PCK foi mobilizado tendo como ponto de partida o conhecimento do conteúdo, que sustentou a mobilização de outros conhecimentos da base, como o pedagógico geral e o de contexto, de acordo com os seus objetivos de ensino, as características das estratégias adotadas e a influência das discussões com a pesquisadora. Após as aulas serem ministradas, percebemos que ocorreram o desenvolvimento e a ampliação do PCK da licencianda por meio de um processo reflexivo que deu origem a cinco categorias: Aprendizagem, Participação, Planejamento, Interação professor-aluno e Mediação Pedagógica do Conteúdo, que entendemos representar elementos que já faziam parte do seu PCK, mas que se desdobraram, se desenvolveram e se ampliaram por meio da validação dos resultados da sua prática. Compreendemos que essa validação é uma legitimação da prática, possibilitando a construção de novos conhecimentos acerca do ensino e aprendizagem, dos alunos, do conteúdo, das estratégias de ensino, do contexto, da gestão do conteúdo e das atividades, desembocando na transformação do seu PCK e, consequentemente, dos seus conhecimentos de base.
Um estudo sobre as ações de estagiários de uma licenciatura em Física nas atividades docentes do estágio supervisionado
Felippe Guimarães Maciel, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 01/07/2019
Esta tese se insere na perspectiva da formação inicial de professores de Física por meio da análise das ações docentes de três licenciandos em Física durante a realização de aulas de regência no escopo do Estágio Supervisionado obrigatório. As questões que orientaram esta investigação são: Quais são as ações docentes de estagiários de uma licenciatura em Física desenvolvidas durantes as práticas de regência em escolas campo? Que categorias analíticas descrevem as ações docentes desses estagiários? O presente estudo, de natureza qualitativa, possui como dados principais as degravações das filmagens de seis aulas realizadas pelos três estagiários que focavam nas suas ações desenvolvidas. Além das trasncrições, compuseram o acervo de dados desta pesquisa documentos produzidos pelos estudantes, como planejamentos e diários de campo, registros em vídeo de aulas presenciais, sessões de planejamento para as aulas de regência e as autoscopias. Compõe o corpus deste estudo a degravação integral de duas aulas de cada estagiário, em que se procurou assinalar as ações docentes dos estagiários por meio de verbos. Os verbos utilizados nessa descrição das ações docentes dos estagiários durante suas práticas de regência são vinte e cinco, quais sejam: advertir, agradecer, apagar, autorizar, comentar, conferir, confirmar, contraditar, conversar, deslocar, esclarecer, escrever, esperar, estimular, explicar, informar, ler, manipular, negar, negociar, organizar, perguntar, preparar, responder e solicitar. Novos movimentos de análise desses dados, inspirados pela técnica da Análise Textual Discursiva, conduziram ao delineamento de oito categorias descritivas das ações docentes desses estagiários, a saber: Arguição, Exposição, Socializar, Disciplinar, Esperar, Movimentar, Manejo de materiais e Manejo da lousa. De posse dessas categorias constituiu-se uma representação gráfica denotada por perfil das ações docentes dos estagiários que permitiu a descrição das ações desses estudantes. Como resultados principais observamos que a maior parte das ações docentes dos estagiários distribuem-se entre as categorias Exposição, conduzida principalemnte pela ação de escrever o conteúdo a ser ensinado na lousa, Arguição, conduzida principalmente pela ação de perguntar, Manejo da lousa, em que escrever assume como ação primordial, e Disciplinares, caracterizadas principalmente pela ação advertir. Outras inferências, tais como o efeito da presença do professor
Um Estudo das Ações Pretendidas e Executadas por Licenciandos em Química no Estágio Supervisionado
Natany Dayani de Souza Assaí, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 16/12/2019
Esta tese apresenta o estudo das conexões entre as ações de planejadas e as ações
executadas por licenciandos em Química na disciplina de Estágio Supervisionado. As
questões que nortearam essa investigação foram: Quais as ações planejadas pelos
licenciandos em aulas de Química? Quais são as ações executadas pelos
licenciandos em aulas de Química? Quais as conexões entre o planejamento das
regências e as ações realizadas pelos estudantes no desenvolvimento das aulas na
disciplina de Estágio Supervisionado? Os dados coletados consistem no
acompanhamento de uma dupla de estágiarios por meio de gravações em vídeo das
regências, gravações em áudio das orientações com professor formador e
documentos produzidos na disciplina. Para a análise utilizamo-nos dos pressupostos
da Análise Textual Discursiva. Buscamos com essa investigação utilizar um
movimento inverso, partir do que os licenciandos/professores em formação realmente
fazem, caracterizando suas ações executadas, contrapondo com o que as ações
inicialmente pretendidas. Desse movimento, encontramos três níveis de ações: as
macroações, as ações propriamente dita; e as microações, correspondente ao
detalhamento dos verbos de ação. A caracterização das ações pretendidas evidenciou
um pequeno grupo de ações prioritárias previstas pelos licenciandos na fase
planejamento. A caracterização das ações executadas permitiram evidenciar que as
estratégias utilizadas modificam o conjunto de ações características para cada aula.
Além disso, emergiram ações características do contexto de Estágio Supervisionado,
tais como consultar, cronometrar e conversar. Nesse sentido, para cada aula
encontramos um conjunto de ações constituído por um grupo de ações comuns, ações
do contexto de Estágio e ações relacionadas às estratégias utilizadas. Diante disso,
apresentamos conjunto de ações para três blocos de aulas de Química: expositiva
com a demonstração de materiais do cotidiano; expostitiva com atividade experimental
e estudo de caso e expositiva com jogo lúdico Quiz. Além disso, ao articular as ações
planejadas com as executadas, observamos que a base de ações pretendidas se
mantém quando executadas em sala de aula, e desdobram-se em um conjunto
maiores de ações e microações, com a emergência de ações outras não previstas,
mas que geralmente são possibilitadas pelas ações pretendidas. Esses resultados
evidenciaram um aumento no conjunto de ações praticadas pelos licenciandos, a
variação de estratégias e a incorporação de ações de forma autônoma e recorrente
no decorrer das regências, além do desenvolvimento de competências e habilidades
associadas ao trabalho docente.Logo, reiteramos a importância de categorizar as
ações dos licenciandos em aula de Química, resultando em conjunto de ações ainda
não identificados em outras pesquisas, e também ao discutir a importância deste
componente curricular (Estágio) para compreender o percurso formativo dos
licenciandos e a sua formação profssional.
Formação inicial em química e aulas experimentais: um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
Andriele Coraiola de Souza, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 23/02/2018
Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação de abordagem
qualitativa, cujo objetivo foi identificar e analisar as percepções de Licenciandos em
Química ao planejar e executar aulas experimentais, a partir de um instrumento
teórico, a Matriz do professor M(P) – instrumento que pode ser utilizado para a análise
da ação do professor em sala de aula. O questionamento que norteou a pesquisa foi:
quais as percepções de licenciandos em Química ao planejar e executar aulas
experimentais? Os dados consistem de registros sobre o planejamento e execução
de aulas experimentais de caráter investigativo e de entrevistas realizadas com os
licenciandos. As informações coletadas foram analisadas e categorizadas, tendo
como referencial a análise textual discursiva e a M(P). Como resultado, o instrumento
se revelou bastante interessante para a análise das percepções dos licenciandos,
tendo sido observado que ao planejar aulas experimentais, estas se localizaram em
todas as colunas da M(P), com preocupações voltadas a uma linha epistêmica relativa
ao ensino (linha A e coluna 2), em que suas percepções se centraram em relações do
tipo epistêmica com o ensino e epistêmica e pessoal com a aprendizagem dos alunos
(setores 2A, 3A e 3B). No que diz respeito a execução das aulas experimentais, estas
também apresentam preocupações focadas em uma linha mais epistêmica relativa ao
ensino (linha A e coluna 2), porém suas percepções centraram-se em relações do tipo
epistêmica, pessoal e social com o ensino e epistêmica com a aprendizagem (setores
2A, 2B, 2C e 3A). De modo geral, nesta investigação, as percepções dos licenciandos
ao planejar aulas experimentais foram semelhantes. Entretanto, ao analisar a
execução das aulas experimentais, as percepções se diferenciaram um pouco. Para
uma das duplas analisadas a experiência em sala de aula provocou grande densidade
de percepções centradas no ensino, oriundas das dificuldades dos licenciandos no
decorrer da aula experimental; para a outra dupla centrou-se no ensino e na
aprendizagem, com maior densidade de falas no setor 3A (relação epistêmica com a
aprendizagem), oriundas nas dificuldades que os alunos estavam encontrando em
interação com o experimento. Diante das análises, constatamos que as interações dos
licenciandos com o professor da escola e com o professor orientador; o uso de
atividades experimentais de caráter investigativo; o ensino voltado para a pesquisa e
o contato com as situações do contexto escolar, possibilitou aos licenciandos refletir
sobre o conteúdo, o ensino que praticam, seu desenvolvimento profissional, e sobre
a aprendizagem dos alunos, ou seja a incidirem suas falas em todos os setores da
Matriz do Professor M(P).
Tecendo Redes na Formação Inicial Docente em Química: Por uma Identificação Fe(i)tichizada
Gustavo Pricinotto, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 17/02/2017
Neste trabalho, ao problematizarmos as possibilidades de produção de
identidades docentes fixas e inertes nos cursos de Licenciatura em Química,
questionamos os alicerces difusionistas fundamentados nos Estudos de
Laboratório de Bruno Latour, buscando compreender o processo de formação
de uma rede dentro destes cursos de formação inicial, na relação do par
estagiário-professores. Buscamos na metodologia aberta da etnografia pós-
moderna acompanhar durante um ano os atuantes do curso de Licenciatura em
Química da Universidade Estadual de Maringá, na disciplina de Prática de
Ensino e Estágio Supervisionado. As reflexões diante das observações,
entrevistas, questionários e gravações das aulas, nos mostram como ocorre o
processo de fortalecimento de determinados discursos em meio aos
questionamentos que são feitos a identidade tradicional nos cursos. O
processo de formação que visa levar os estudantes a se distanciarem de uma
perspectiva tradicional e buscar ser “diferente” não “surge”, portanto, em sua
oposição entre estes binários (fato-fe(i)tiche), mas da conexão e produção de
uma rede com os mais diversos atuantes no processo de produção de
identificações, móveis e instáveis. Neste sentido, acreditamos que a ideia de
uma identidade de fato deva ser questionada, pois notamos que no curso
proliferam-se identidades heterogêneas e híbridas, ou identificações
fe(i)tichizadas, que ultrapassam o discurso biniarista/saltacionista: de um lado,
tradicional, de outro, diferente. Neste sentido, se a formação é uma produção
instável e passível de modificações ao longo do percurso, não seria mais de
nosso interesse questionarmos os produtos destes curso de formação, mas de
pensa-los enquanto produção, enquanto translações e controvérsias, e assim
pensarmos a formação enquanto fe(i)tiche, enquanto constante identificação.
Formação Inicial e Perfil Docente: um estudo por meio da perspectiva de um instrumento de análise da ação do professor em sala de aula
Márcio Akio Ohira, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 22/02/2013
A tese desenvolvida trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto
de estudo foram acadêmicos do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade pública do estado do Paraná, matriculados na disciplina de estágio supervisionado (sétimo semestre – curso semestral) no ano de 2011. Os dados consistem em entrevistas áudio gravadas, realizadas com duplas de licenciandos no final do semestre letivo e após um ano de formados. Esses dados foram organizados, estruturados e interpretados na Matriz 3x3, fornecida pelo trabalho intitulado “Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula” de Arruda, Lima e Passos (2011), que consideram a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (CHARLOT, 2005) em um sistema didático (CHEVALLARD, 2005). Buscando entender os avanços ocorridos no perfil docente desses indivíduos e os fatores que interferem nesse processo, durante o período de estágio e durante a formação inicial, testamos a Matriz 3x3 sob uma nova perspectiva visando o estudo de seu potencial. Para fornecer uma análise mais aprofundada dos dados realizamos a análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007) utilizando categorias que evidenciaram como esses licenciandos efetuam a gestão de relações com o saber. Os resultados sugerem que o processo de formação inicial fornece muito mais que um conjunto de referenciais teóricos ou metodológicos, esse período de formação pode gerar mudanças que emancipam intelectualmente os indivíduos e ainda fornecem experiências importantes para a formação de um perfil profissional. Ao utilizar a Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (2011), compreendemos a influência de diversos fatores para o avanço da concepção dos licenciandos sobre a prática docente. Os resultados da Análise Textual Discursiva possibilitaram a criação de perfis comparativos das concepções dos licenciandos em momentos distintos da formação
Formação inicial : o estágio supervisionado segundo a visão de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas
Virginia Iara de Andrade Maistro, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 15/08/2012
Esta tese consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto de estudo foi
analisar os discursos de cinco acadêmicos que optaram pela Licenciatura em Ciências
Biológicas de uma universidade pública do Paraná, em 2009 e 2010, buscando entender como
lidavam com a questão de ser professor e como enfrentaram os desafios da prática docente.
Procuramos compreender, ainda, que relações estabeleceram com o estágio, o que sentiram e
no que acreditavam em termos de valores, levantando alguns indicativos sobre como evolui
sua relação com o conteúdo, ensino e aprendizagem. Para tanto, testamos a Matriz 3x3
proposta por Arruda; Lima e Passos (2011), visando ao estudo de seu potencial e à
delimitação das condições de sua aplicação. Os dados vieram de entrevistas áudio gravadas,
realizadas em quatro momentos, organizados, estruturados e interpretados na Matriz 3x3, que
consideram a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber
(Charlot, 2005) em um sistema didático (Chevallard, 2005), e que mostrou as relações de cada
acadêmico com o estágio e os sentidos que ele suscitava. Para a análise dos dados, utilizamos
os estudos sobre “Análise textual discursiva”, de Moraes (2003), cuja categorização baseou-se
em Travaglia (1991). Os resultados sugerem que esta pesquisa avançou quanto ao provocar
discussões sobre a importância da experiência inicial para a docência, uma vez que os dados
nos mostram que a maioria dos acadêmicos realiza a habilitação para a Licenciatura, mas não
a quer para seu futuro. O uso da Matriz 3x3 possibilitou a compreensão do estágio, segundo a
visão dos acadêmicos com a acomodação das falas e a ampliação das “Relações de Saber”, o
que permitiu o conhecimento sobre os significados que tinham sobre o estágio para a
docência. Durante a prática, os estudantes externaram preocupação, principalmente, com
aspectos técnicos da gestão do ensino e com sua atuação, não demonstrando grande
envolvimento com a aprendizagem propriamente dita, acerca dos aspectos epistemológicos e
pessoais. Quanto à relação social com o aprender, alguns demonstraram preocupação
relacionada a passar valores e ética, a suprir a falta familiar, para que consigam ensinar e
gerenciar a sala de aula. Consideramos que os acadêmicos mantêm-se, principalmente, na
coluna 2 da Matriz 3x3, por terem avançado quanto à experiência docente, conquanto suas
referências ainda se encontrem no entendimento comum. Embora as preocupações centrem-se
mais na sua prática, não se registrou a presença, em suas reflexões, dos saberes da formação
que são de responsabilidade da universidade, os conhecimentos da Filosofia da Educação, da
Psicologia e da produção acadêmica.
O estágio supervisionado na formação do professor de Matemática na ótica de estudantes do curso de Matemática da UEL
Gislaine Alexandre Passerini , Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 13/11/2007
Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de
estudo é a Formação Inicial de Professores de Matemática, contextualizado pelo
Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado pode promover reflexões
importantes para o estagiário e como os Cursos de Licenciatura estão em fase de
implementação dos Projetos Pedagógicos que sofreram alterações devido à
instituição das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de
Professores, acreditamos ser interessante realizar análises e discussões que
promovam conhecimento e aprimoramento desta etapa formativa do estagiário.
Procuramos, com a colaboração de estagiários do Curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL, investigar o papel do
Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática na ótica de
estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL, considerando as
questões norteadoras: Quais ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado
podem contribuir na Formação Inicial de Professores de Matemática? Que
contribuições estas ações podem proporcionar à formação do futuro professor de
Matemática? Como estas ações foram relacionadas no Estágio Supervisionado
investigado de modo a contribuir para a formação docente? Apresentamos nas
descrições e análises do Estágio Supervisionado investigado quatro etapas e as
ações desenvolvidas em cada uma delas. Em seguida, apresentamos uma
discussão sobre as relações entre as ações desenvolvidas em cada etapa do
Estágio Supervisionado, destacando algumas categorias de análise que nos
conduziram a uma compreensão mais ampla do papel do Estágio Supervisionado
investigado para a formação inicial do professor de Matemática. A investigação
evidenciou que o Estágio Supervisionado pode se constituir como um espaço que
oportuniza ao futuro professor apropriar-se de conhecimentos da docência. Por meio
de observações, análises e reflexões da realidade escolar e da regência, o futuro
professor pode vivenciar uma experiência profissional durante o Curso de
Licenciatura.
A relação com o saber e a relação com o ensinar no estágio supervisionado em Biologia
Eliana de Mello , Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 30/07/2007
O objetivo desta dissertação é compreender como futuros professores de Biologia, na fase de
transição de alunos aprendizes, desde o momento do estágio, a professores, no momento de
ingresso efetivo na profissão, estabelecem a relação com o ensinar e se constituem
profissionalmente, buscando verificar como elaboram ou re-elaboram, diante dos desafios da
prática docente, os conhecimentos que adquiriram durante a formação inicial. Os sujeitos da
pesquisa são alunos do 3º ano de Biologia de uma faculdade particular no interior do estado
de São Paulo. Ao todo, a pesquisa envolveu oito estagiários. A coleta de material de análise
deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas junto aos estagiários, com o objetivo de
identificar a relação que cada um estabelecia com o ensinar, bem como a forma como cada
um se constituía na construção de “ser professor” nos quatro momentos aqui considerados
fundamentais: a observação, a regência, a universidade e a experiência. Por meio desses
momentos, buscou-se discutir, as nuances de transformações e constituição da identidade
docente de cada estagiário na relação que estabelecia com o ensinar em cada momento. Tendo
como fundamentos a temática da relação com o saber conforme proposta por Bernard Charlot,
bem como as reflexões sobre os saberes docentes efetuadas por Maurice Tardif, passamos a
entender a relação com o ensinar para cada estagiário como a relação que cada um deles
estabelece com os saberes docentes (saberes da formação profissional, saberes disciplinares,
saberes curriculares e saberes experienciais), entendendo, entretanto, tais relações como
relações com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Após a análise dos dados, apontamos
que a relação estabelecida, pelo estagiário com o saber, nas relações sociais e históricas em
que estão envolvidos é movida pela subjetividade de cada um e também pelo sentido que dão
a essas relações. Desta forma, a construção dos saberes docentes necessários ao exercício de
ensinar tem raízes desde sua experiência com o mundo da universidade, da escola, das
relações que se estabelece com o outro, e, ao se inserir na sala de aula, ao ocupar a posição de
professor, estes saberes tornam-se consolidados, contribuindo, desta forma para que a
construção do saber ensinar realmente aconteça.