Teses e Dissertações
Palavra-chave: educação matemática
Sentidos Atribuídos por Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática para as Relações que Desenvolveram com a Matemática ao Longo de suas Vidas
Wellington Hermann, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 17/12/2018
Essa é uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como objetivo estabelecer
compreensões a respeito dos sentidos que a Matemática assume ao longo das vidas
de estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática. Essa tese foi organizada
em duas partes. Na primeira parte, fizemos um estudo das acepções do termo relação
e dos significados que ele assume em diferentes campos teóricos: na Filosofia, na
Matemática e na Educação. Esse estudo nos permitiu elencar características e
elementos que estão vinculados à relação nas diferentes áreas estudadas, para,
depois, transpô-los para a noção da relação com o saber, enriquecendo, assim, o
referencial teórico que fundamenta essa investigação. Na segunda parte dessa tese,
para cumprir com o objetivo expresso, coletamos dados, por meio de entrevistas
semiestruturadas, com quatro estudantes de um Curso de Licenciatura em
Matemática de uma Universidade Estadual paranaense. As questões foram
elaboradas tendo como referência a relação dos sujeitos com a Matemática ao longo
de suas vidas. A Analise Textual Discursiva contribuiu metodologicamente com a
nossa investigação, agindo em conjunto com a matriz das propriedades, instrumento
que criamos para categorizar os dados obtidos por meio das entrevistas. A matriz das
propriedades foi desenvolvida a partir das dimensões da relação com o saber e das
duas propriedades que emergiram das análises preliminares dos dados. Das análises
propiciadas pela categorização dos dados, obtivemos resultados importante para a
elaboração de uma teoria da relação com o saber, na forma de um modelo vetorial
para o sistema didático. Os outros resultados que obtivemos, têm relação mais estreita
com o objetivo geral dessa pesquisa e eles se deram na forma de um sistema de
sentidos que possibilitou a reconstrução das histórias das relações dos sujeitos com
a Matemática, revelando, assim, as respectivas trajetórias de cada um dos sujeitos,
que acabou por conduzi-los ao Curso de Licenciatura em Matemática.
Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática: Indicativos de Pesquisas, Elementos e Ações para Elaboração de uma Proposta Investigativa
Enio Freire de Paula, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 19/10/2018
Investigações a respeito da Identidade Profissional (IP) de professores têm ocupado posiçªo de
destaque nos cenários nacional e internacional e têm sido utilizadas como lente teórica para análise
de projetos e desenvolvimento de ações formativas envolvendo professores. Nesse contexto, as
investigações a respeito da IP de professores que ensinam matemática (PEM) sªo apontadas como
um campo emergente e promissor. Por compreender que discutir o movimento de constituiçªo da
IP de PEM no âmbito da formaçªo inicial e continuada pode contribuir para a promoçªo de
reflexões sobre filosofia, ética e justiça social e essas reflexões podem auxiliar os (futuros) PEM (i)
a constituírem uma visªo ampliada da extensªo de suas ações, (ii) a se conscientizarem de suas
responsabilidades profissionais e (iii) a assumirem compromisso político, social e cultural,
necessários para o desempenho de suas funções na busca de uma sociedade com equidade social,
este estudo se enveredou a entender a IP de PEM. Esta pesquisa qualitativa, de cunho teórico, tem
o objetivo de apresentar elementos e ações para a construçªo de uma proposta, pautada no modelo
quadripolar, para futuras investigações nesse campo, a partir de elementos encontrados no decorrer
do mapeamento realizado e na compreensªo de IP de PEM proposta. Para responder à questªo
central levantada – Que elementos e ações podem ser considerados em uma investigaçªo que se
propõe a discutir a identidade profissional de professores que ensinam matemática? – foram
construídos dois corpora, com as produções a respeito da IP de PEM publicados no período 2006-
2016. O primeiro deles (Corpus 1) reuniu 24 estudos entre dissertações (de mestrado acadêmico e
profissional) e teses defendidas em programas de pós-graduaçªo das áreas de Educaçªo e Ensino,
mediante uma pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenaçªo de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O segundo (Corpus 2) agrupou 23 artigos publicados em
uma seleçªo de periódicos nacionais e internacionais representativos do campo investigativo da
Educaçªo Matemática. Para reunir os elementos necessários para discutir a elaboraçªo de uma
proposta investigativa foram articuladas (i) a problematizaçªo dos pontos de enfoque e as
perspectivas epistemológicas de IP dos estudos dos corpora, (ii) as reflexões a respeito dos polos –
epistemológico, teórico, técnico e morfológico – constituintes do modelo quadripolar de
investigaçªo e (iii) uma caracterizaçªo de IP de PEM. Nesse percurso, os resultados evidenciaram
a complexidade, a dinamicidade, a temporalidade e a experiencialidade como aspectos importantes
para a compreensªo do movimento de constituiçªo da IP de PEM, as quais, portanto, exigem um
comprometimento de pesquisa. Assim sendo, conclui-se que o movimento de constituiçªo da IP de
PEM ocorre em um campo de lutas ideológicas e políticas, no qual elementos dos contextos sociais,
culturais e políticos, envolvendo a questªo da alteridade, devem ser problematizados. Ao serem
reconhecidas essas especificidades, defende-se aqui que avançar no caminho de construir um
referencial teórico nacional que as problematize é um compromisso político que todos os
educadores matemáticos brasileiros precisam assumir.
Um olhar sobre o fazer Modelagem Matemática à luz da filosofia de Wittgenstein
Henrique Cristiano Thomas de Souza, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 24/06/2018
Nessa pesquisa investigamos como se dá o seguir regras no fazer Modelagem Matemática no
desenvolvimento de atividades de modelagem matemática que utilizam recursos das tecnologias
digitais. Para realizar essa investigação nos embasamos na filosofia madura de Ludwig
Wittgenstein, principalmente no que se refere à ideia de seguir regras. No caminho de
construção dos aspectos teóricos da Modelagem Matemática e da filosofia wittgensteiniana,
determinamos as ações ligadas ao seguir regras no fazer Modelagem Matemática. Os dados
empíricos, coletados no contexto de um curso de Licenciatura em Matemática de uma
universidade pública, são divididos em dois grupos: as atividades do 1° e 2° momentos de
familiarização dos alunos com atividades de modelagem matemática, em que descrevemos as
ações de treinamento da regra; e, as atividades do 3° momento de familiarização dos alunos
com atividades de modelagem matemática, que são objeto da análise específica, em que
realizamos uma descrição interpretativa das ações dos alunos que podem indicar o seguir regras
e dos usos que fazem dos recursos das tecnologias digitais. Como resultados da análise global,
inferimos que: i) as ações dos alunos que convergem para o seguir regras identificadas na
análise específica são contempladas nos treinamentos das regras; ii) nas ações que divergem no
seguir regras os alunos não participaram integralmente dos treinamentos da regra; iii) o uso
dos recursos das tecnologias digitais, em todas suas funções, esteve presente em diferentes fases
de desenvolvimento das atividades de modelagem matemática, auxiliando nas ações de
treinamento da regra e nas ações do seguir regras. Como uma reflexão final identificamos que
o seguir regras se dá numa dinâmica em torno da regra: treinamento da regra-hábito de seguir
regras-seguir a regra.
Educação Inclusiva: Ensino de Matemática para Estudantes com Síndrome de Down na Escola Regular
FERNANDES, Renata Karoline Fernandes, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 18/01/2019
Esta pesquisa tem a intenção de apresentar possíveis adaptações para favorecer o
processo de ensino e de aprendizagem de Matemática na inclusão de estudantes com
Síndrome de Down na escola regular. A tese justifica-se devido à falta de pesquisas
na área de Educação Inclusiva, voltada para a aprendizagem de Matemática e
estudantes com Síndrome de Down. Para a elaboração das adaptações, analisou-se
documentos oficiais da Educação Inclusiva, leis relacionadas ao tema, Diretrizes para
a Educação Inclusiva e Parâmetros Curriculares Nacionais; realizou-
-se observação não participante em escolas regulares e especializada ao longo de um
período de cinco meses; e, aplicou-se questionário às famílias de estudantes com
Síndrome de Down, para que fosse elaborado um perfil de estudante idealizado e a
partir das características desse perfil, as propostas adaptativas fossem elaboradas.
As adaptações propostas nessa tese são adaptações de atividades, temporais,
metodológicas e avaliativas, buscando potencializar a aprendizagem de conteúdos
acadêmicos para estudantes com Síndrome de Down, evidenciando aspectos
favoraveis do processo de inclusão, relacionada com aprendizagens científicas e
sociais, focando no desenvolvimento da autonomia do estudante, autocuidados e
aprendizagens matemáticas aplicáveis ao dia a dia dos estudantes. Com a intenção
de indicar possibilidades e favorecer reflexão a respeitos da aplicação das sugestões
da tese, elabora-se Trajetórias Hipotéticacs de Aprendizagem, que indicam formas
possibilitar a inclusão de estudantes com Síndrome de Down na Educação Regular.
A Terapia de Wittgenstein e o Conceito de Função: Uma Investigação com Modelagem Matemática
Camila Fogaça de Oliveira, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 13/11/2018
Esta pesquisa teve o objetivo de investigar como se dão os efeitos terapêuticos do conceito de
funções em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos de um curso de
tecnologia. Para isso utiliza da terapia de Wittgenstein tratando conceitos em novo contextos,
utilizando de diferentes percepções sobre o conteúdo ensinado de acordo com os seus usos.
Para o direcionamento da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral em uma Faculdade de
Tecnologia foi aplicada uma avaliação diagnóstica que sinalizou dificuldades apresentadas
pelos alunos com relação aos usos do conteúdo de funções. O processo terapêutico da
pesquisa teve como intenção tratar essas dificuldades por meio do desenvolvimento de
atividades de modelagem matemática, implementadas de acordo com os três momentos de
familiarização propostos por Almeida e Dias (2004). A busca por efeitos terapêuticos se
delineou de acordo com o desenvolvimento das atividades propostas e apontou que os cinco
aspectos, que indicavam as dificuldades apresentadas pelos alunos com relação ao conteúdo
de funções, foram tratados por meio do desenvolvimento de atividades de modelagem
matemática. Da perspectiva de Wittgenstein, não há o ‘esclarecimento completo’ de um
conceito e este é sempre relativo ao uso da linguagem. Nesse contexto, foi possível inferir que
os alunos participantes da pesquisa, gradualmente, ampliaram a gramática arbitrária do
conceito de funções em sala de aula e que a terapia proposta não se completa com o término
deste trabalho, à medida que esse conceito se torna mais complexo por meio de sua utilização
em outras disciplinas, em outros contextos.
O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas: o caso da Licenciatura em Matemática do IFG
Cleberson Pereira Arruda, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 15/03/2018
O estudo evidencia os entendimentos e as concepções de um grupo de docentes,
educadores matemáticos, acerca da identidade, dos saberes e das práticas na
formação inicial de professores para a educação básica. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa sobre o tema: o professor formador do curso de licenciatura em
Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás –
câmpus Goiânia. As elucubrações teóricas de Alarcão; Beillerot; Fiorentini;
Gonçalves; Mizukami; e Passos, balizaram as discussões sobre a referida temática.
Complementando esse universo teórico, as questões inerentes à identidade e à
profissionalidade docente foram orientadas pelos estudos de Dubar; Guimarães;
Marcelo Garcia; Monteiro; Nóvoa; Pimenta; Ponte; e Severo. Além disso, as
contribuições de Pimenta e Tardif constituíram também o suporte teórico para se
pensar os saberes e as práticas docentes. Em virtude da especificidade do professor
formador de novos professores, a temática em análise ratifica a importância dos
saberes e da prática na construção da identidade e da profissionalidade docente.
Tendo em vista as contribuições dos professores partícipes da pesquisa, por meio
da realização de entrevistas e da análise de conteúdo referenciada em Bardin e
Franco, o estudo revelou que os docentes formadores se apropriam de sua
identidade e profissionalidade na formação de novos professores de Matemática.
Essa apropriação leva em conta a experiência, os saberes e as práticas no contexto
dessa formação.
Aprendizagem significativa em atividades de Modelagem Matemática
Cíntia da Silva, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 27/02/2018
Resultados de pesquisas têm apontado problemas de aprendizagem dos conceitos
matemáticos nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral em alunos de cursos de
nível superior, o que tem ocasionado alto índice de reprovação nestas disciplinas e
até mesmo desistência nos cursos de graduação. No entanto, já se tem na literatura
propostas de abordagem para o ensino de Cálculo que visam facilitar a aprendizagem
dos alunos. Dentre essas propostas há relatos sobre o uso da Modelagem Matemática
como alternativa pedagógica para o ensino e aprendizagem de Matemática.
Considerando a Aprendizagem Significativa como um produto final desejável para os
alunos que cursam Cálculo, esta pesquisa investigou a ocorrência de Aprendizagem
Significativa em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas em aulas de
Cálculo Diferencial e Integral I. Para isso, desenvolvemos atividades de modelagem
com alunos de um curso de Licenciatura em Química. As produções dos alunos
durante as atividades foram analisadas segundo indicações da análise textual
discursiva. Ao final das atividades os alunos construíram vês epistemológicos, os
quais foram também submetidos à análise. Os resultados demonstram que
características específicas da Aprendizagem Significativa estão presentes em cada
uma fases da modelagem, como a presença de subsunçores, o uso de material
potencialmente significativo e a predisposição dos alunos para aprender.
Identificamos diferentes tipos de Aprendizagem Significativa que ocorrem durante
uma atividade de modelagem (representacional, conceitual e proposicional), bem
como ampliamos o entendimento sobre a aquisição de significados conotativos e
denotativos pelos alunos. O diálogo com o referencial teórico juntamente com a
análise dos dados levou à inclusão de dois elementos às condições essenciais para a
ocorrência de Aprendizagem Significativa: as situações significantes (contexto) e a
negociação de significados. O vê epistemológico mostrou-se um potencial instrumento
para a verificação da Aprendizagem Significativa em atividades de modelagem.
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação
Gabriel dos Santos e Silva, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 19/03/2018
Esta tese de doutorado tem como objetivo apresentar um estudo dos processos de
aprendizagem, de avaliação e de ensino em uma disciplina de Geometria e Desenho a
partir do desenvolvimento (concepção, elaboração, implementação e avaliação) de uma
trajetória de avaliação, na perspectiva do GEPEMA (Grupo de Estudo e Pesquisa em
Educação Matemática e Avaliação). Para tanto, apresento uma discussão de aspectos
teóricos abordados pelos autores da Educação Matemática Realística (RME) e de
avaliação para apresentar as ideias que fomentaram as práticas docentes e as análises
deste trabalho. Em seguida, abordo aspectos metodológicos da pesquisa realizada com
39 estudantes, no ano de 2016. Utilizei 9 instrumentos de avaliação para recolha de
informações: Anotações dos Estudantes, Caderno de Desenho, Prova Elaborada Pelos
Estudantes, Prova em Fases, Prova em Grupo, Prova Escrita com Cola, Seminário,
Trabalho Escrito e Vaivém. Apresento as análises e discussões em dois capítulos
distintos: no primeiro, analiso trechos da trajetória de avaliação e duas de suas
modificações, recorrendo às produções escritas dos estudantes nos instrumentos de
avaliação, buscando inferir aspectos teóricos dos autores discutidos que estivessem
subjacentes à prática adotada; no segundo, retomo as análises feitas para discutir os
princípios da Educação Matemática Realística que se revelaram na dinâmica da aula. De
maneira geral, as análises mostraram que os processos de aprendizagem, de avaliação e
de ensino estão amalgamados, sendo que o processo de avaliação pode ser tomado como
mote para condução das aulas em diferentes dinâmicas. Assim, a avaliação toma um
caráter longitudinal, estando relacionada aos instrumentos de avaliação, aos estudos dos
alunos (para as provas, ao fazer trabalhos), às observações, atitudes, relações (do
professor e dos estudantes), aos feedbacks e, sobretudo, à comunicação (oral, escrita,
não verbal).
A Avaliação Formativa como oportunidade de aprendizagem: fio condutor na prática pedagógica escolar
Osmar Pedrochi Junior, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 13/03/2018
Na pesquisa de dissertação deste autor, a avaliação escolar foi apresentada
como oportunidade de aprendizagem. Nesta tese, dando continuidade ao
trabalho, pretende-se ampliar essa perspectiva da avaliação e apresentá-la
como fio condutor da prática pedagógica. Optou-se por uma pesquisa de
caráter qualitativo, de cunho especulativo por se constituir em uma obra da
produção de enunciados teóricos sobre outros enunciados teóricos. Todas as
ações realizadas no processo de ensino e aprendizagem que contém o
processo da avaliação formativa visam à aprendizagem. A avaliação formativa
é um processo contínuo desenvolvido durante todo o período letivo, que se
inicia com o planejamento das primeiras tarefas e vai até a análise da última
ação de regulação. Como tem o mesmo principal objetivo, proporcionar a
aprendizagem dos alunos, pode, a partir da sua essência, conduzir as práticas
em sala de aula.
Aprender Geometria em práticas de Modelagem Matemática: uma compreensão fenomenológica
Dirceu dos Santos Brito, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 06/03/2018
Este trabalho apresenta uma investigação, segundo a perspectiva fenomenológica, da
questão: como os estudantes aprendem geometria em práticas de Modelagem
Matemática? Para responder a esta questão, foram desenvolvidas três práticas de
Modelagem Matemática com estudantes do 7º do Ensino Fundamental de uma escola
pública de Londrina. Essas práticas foram filmadas e relatos escritos, dizendo como
perceberam sua aprendizagem, também foram produzidos pelos estudantes. Esses dois
tipos de registros, filmagens e relatos, foram organizados, respectivamente, em Cenas
Significativas e em Unidades de Discurso, os quais, mediante reduções sucessivas,
convergiram para 12 invariantes: Momentos Significativos, Percepções do Início da
Aprendizagem, Aspectos Contextuais da Prática de MM, Razões que Sustentam a
Aprendizagem, Obstáculos e Dificuldades, Investigação e Aprendizagem, Percepções
do Eu, Participação do Outro, O Professor e o Ensino, Modos de Expressar
Compreensões, Percepções da Geometria na Prática de MM, Percepções Acerca do
Tema Investigado. Em mais uma redução, esses 12 invariantes convergiram para 4
Núcleos de Ideias que respondem à interrogação de pesquisa. Esses Núcleos, que dizem
dos modos como a aprendizagem da geometria se dá em práticas de Modelagem
Matemática, são: Temporalidade e Constituição da Aprendizagem; Modos de Proceder
e Abertura à Aprendizagem; Vivência da Relação Eu/Outro/Nós na Aprendizagem e
Vivência da Relação Geometria/Tema na Aprendizagem.