Teses e Dissertações
Palavra-chave: educação matemática
Contribuições da modelagem matemática para o pensamento reflexivo: um estudo
Reginaldo Fidelis, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 04/04/2005
Este trabalho descreve uma investigação sobre as possíveis contribuições da modelagem
matemática para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos, futuros
professores de Matemática. Num primeiro momento o que se pode perceber é que o
pensamento de pensamento reflexivo dos estudantes não está desvinculado das impressões
que os alunos possuem acerca da matemática, seu ensino e da modelagem matemática. Para
tanto, analisamos as impressões dos alunos acerca da matemática, seu ensino e da
modelagem matemática no início e no final do ano letivo de 2004. A pesquisa ocorreu no
âmbito da disciplina de Introdução à modelagem matemática em curso de licenciatura em
matemática. Três alunos, futuros professores, são os sujeitos analisados na pesquisa. A
pesquisa tem uma abordagem qualitativa e os meios empregados para a coleta de
informações são a observação direta, diário de campo, questionários e entrevistas.
Contribuições de um software de geometria dinâmica na exploração de problemas de máximos e mínimos
Leonor Farcic Fic Menk, Profª. Drª. Marie Claire Ribeiro Póla
Data da defesa: 04/03/2005
A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito da Educação Matemática, tem
por objetivo investigar as possíveis contribuições de um software de
Geometria Dinâmica na exploração de problemas de Máximos e Mínimos,
principalmente aqueles que de alguma forma estão relacionados a conceitos e
propriedades geométricas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa que
envolveu alunos do 2º Ano da Licenciatura Plena em Matemática, da Fundação
Educacional do Município de Assis (FEMA), optou-se por utilizar o Software
Cabri-Géomètre II e uma metodologia qualitativa baseada na “Metodologia
dos Experimentos de Ensino”. Essas escolhas permitiram vivenciar momentos
nos quais os alunos participantes puderam construir, experimentar, formular,
testar, validar ou refutar hipóteses, relacionadas às condições do problema de
uma forma dinâmica e diferente da habitualmente utilizada por eles nas aulas
de Cálculo Diferencial e Integral. Com base nos resultados observados
acredita-se que esse procedimento possa criar condições que permitam
facilitar a interpretação, a observação, a análise e a resolução dos problemas
considerados.
Uma experiência com Modelagem Matemática na formação continuada de professores
Michele Regiane Dias , Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 25/02/2005
Nesta pesquisa investigamos as impressões de professores de Matemática acerca desta
disciplina e de seu ensino e suas impressões de Modelagem Matemática enquanto
alternativa pedagógica e procuramos estabelecer relações entre esta alternativa e o
desenvolvimento profissional dos professores. Para tanto organizamos um “programa de
formação em modelagem”, no qual os professores se envolveram com um conjunto de
atividades de modelagem e foram incentivados a também envolverem seus alunos neste
ambiente de ensino. Sete professores participaram da pesquisa e todos lecionam no Ensino
Fundamental e/ou Médio. A observação direta da atuação dos professores durante os
encontros do “programa de formação”, a aplicação de questionários e entrevista foram os
meios empregados na coleta de informações. Essas informações possibilitaram analisar as
relações dos professores com a Modelagem Matemática, com a Matemática e seu ensino e
com o seu desenvolvimento profissional. A pesquisa usa uma abordagem qualitativa e
sustentamos nossas justificativas na possibilidade de gerar subsídios para discutir os
processos de formação de professores em Modelagem e as contribuições que esta
alternativa de ensino pode proporcionar para o desenvolvimento profissional dos
professores e às suas práticas docentes.
Um estudo sobre a relação com o saber e o gostar de matemática, química e biologia
Alessandra Guizelini, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 21/02/2005
Este trabalho tem por objetivo compreender a relação de alguns estudantes com o saber em
Ciências e Matemática, focalizando uma situação particular dessa relação, marcada pelo
gostar de Matemática, de Química ou de Biologia. Em busca de informações relevantes para a
pesquisa, foram entrevistados 15 estudantes, sendo 5 de cada área considerada. Foram
utilizadas entrevistas semi estruturadas através das quais se questionava o estudante sobre as
razões de sua opção pelo curso universitário que frequenta. Entre os motivos apontados pelos
estudantes, invariavelmente, aparecia o gostar como motivo forte para a escolha. Todas as
informações consideradas relevantes para a pesquisa foram organizadas em 186 unidades de
análise que, agrupadas em torno de temas mais gerais, deram origem a cinco categorias
representativas do gostar de Matemática, de Química e de Biologia. São elas: Auto-imagem
dos Estudantes; Imagens sobre a Matemática, a Química ou a Biologia; Procedimentos
Matemáticos; Curiosidade; e Aprendizagem Ativa. A fundamentação teórica da pesquisa é
apresentada em duas partes. Primeiro, procurou-se relacionar as cinco categorias
representativas do gostar de Matemática, Química e Biologia à definição de relação com o
saber conforme é proposta por Charlot: toda relação com o saber é, ao mesmo tempo, uma
relação com o mundo, consigo mesmo e com os outros. Nesta fase da análise, são explorados
alguns elementos que se destacaram nas categorias, como: ter facilidade com o conteúdo,
gostar de calcular, ser curioso, bem como as diversas imagens que os estudantes
demonstraram ter sobre si mesmos e sobre o conhecimento. Com o intuito de avançar um
pouco mais na compreensão de alguns desses elementos, introduziu-se a psicanálise como um
segundo referencial. Foram considerados dois dos elementos presentes na relação dos
estudantes com o saber: a relação consigo mesmo, como um processo de idealização do eu; e
a relação com o conteúdo, com destaque para a curiosidade que se vincula à ideia
psicanalítica de sublimação e para o gosto em resolver problemas, ligado ao conceito de
repetição e de gozo.
Questões abertas de matemática: um estudo de registros escritos
Sibéle Cristina Perego, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 18/02/2005
Este trabalho estuda a produção escrita de alunos da Licenciatura em Matemática
da Universidade Estadual de Londrina-UEL numa prova de questões abertas de
Matemática, sem alternativas de respostas a serem assinaladas. Verifica como
esses alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à escolha da
estratégia para resolução, a interpretação e uso das informações contidas nos
enunciados, a natureza dos erros cometidos, aos conhecimentos matemáticos que
mostram saber quando resolvem as questões propostas. Faz um levantamento das
estratégias mais utilizadas e dos erros mais freqüentes na busca de identificar a
natureza desses erros. Para a coleta dos registros escritos dos vinte e quatro (24)
alunos envolvidos na pesquisa utiliza uma prova escrita contendo seis questões
abertas de Matemática e para auxilio da interpretação dos registros utiliza
entrevistas. Aponta como pontos mais relevantes que: a maioria dos alunos utiliza-se
de estratégias tipo escolares nas resoluções das questões; os alunos lidam bem
com os algoritmos envolvidos nas estratégias escolhidas; os erros encontrados nos
algoritmos são provindos da falta de atenção dos alunos; a maior dificuldade está
relacionada à interpretação dos enunciados e isso aparece fortemente no trabalho; é
possível descobrir muito sobre o conhecimento matemático dos alunos por meio do
registro escrito. Conclui que os alunos aprendem o que seus professores ensinam
na escola e mostram isso nos seus registros e que é preciso trabalhar a
interpretação de enunciados com os alunos, pois essa pareceu ser a maior
dificuldade sentida por eles.
Do observável para o oculto: um estudo da produção escrita de alunos da 4ª série em questões abertas de matemática
Márcia Cristina Nagy Silva, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 18/02/2005
Para que a avaliação contribua com o desenvolvimento dos alunos é preciso que ela
seja uma oportunidade para que possam demonstrar o que sabem fazer, bem como
um momento para que possam aprender. Nesse cenário, tanto erros quanto acertos
constituem-se como informações relevantes sobre o processo de ensino-
aprendizagem, uma vez que podem ser considerados fonte significativa de
conhecimento na busca da compreensão de hipóteses e de caminhos percorridos.
Por conseguinte, a avaliação é entendida como um processo de investigação da
produção escrita dos alunos, que por meio da sua descrição, análise e discussão
das estratégias e recursos utilizados pode favorecer tomadas de decisão em relação
ao planejamento didático-pedagógico do professor e a tomada de consciência dos
alunos. Buscando, evidenciar a relevância de uma prática avaliativa que se
configure, não só, pela identificação de dificuldades, mas prioritariamente pelo
reconhecimento da existência de conhecimento, tanto nos erros quanto nos acertos
dos alunos, é que nos propomos a investigar a produção escrita de 25 alunos da 4ª
série do Ensino Fundamental. Como fonte de informações utilizamos o registro
escrito desses alunos encontrado na Prova de Questões Abertas de Matemática –
AVA/2002 e entrevistas semi-estruturadas. Com esse estudo, buscamos investigar:
i) que caminhos os alunos escolhem para resolver problemas; ii) que conhecimentos
matemáticos utilizam; iii) quais os erros que cometem e qual a natureza deles; vi)
como utilizam as informações contidas nos enunciados de questões abertas de
matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque interpretativo, na
qual a análise de conteúdo contribuiu para a compreensão das informações obtidas.
Considerando os procedimentos adotados e os erros cometidos pelos alunos,
agrupamos suas resoluções em casos. Com isso foi possível identificar algumas das
características existentes nessas produções, bem como conhecer um pouco do que
esses alunos sabem e são capazes de realizar em matemática.
Representações Gráficas: investigando apreensões perceptivas e operatórias em alunos do curso de Licenciatura em Matemática
Denise Trindade Moreira , Profª. Drª. Marie Claire Ribeiro Póla
Data da defesa: 30/03/2004
A presente pesquisa tem por objetivo investigar como são feitos os registros de
representação dos objetos tridimensionais, focalizando as apreensões perceptivas e
operatórias em um ambiente de geometria dinâmica. Fundamenta-se em elementos da
escola francesa de didática da Matemática, como a teoria das Situações Didáticas, a noção
de Obstáculo Epistemológico e a teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval.
A metodologia empregada baseia-se nos princípios da Engenharia Didática para a
concepção, a realização, a observação e a análise de situações didáticas, envolvendo alunos
do segundo ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de
Londrina, estado do Paraná. Aborda aspectos históricos e matemáticos relativos à teoria das
representações gráficas a fim de identificar obstáculos didáticos e epistemológicos
enfrentados em sua aprendizagem. Também faz um estudo de livros didáticos para o Ensino
Fundamental e Médio investigando a presença daquelas representações. Um teste
diagnóstico é aplicado aos alunos e o estudo do seu desempenho também subsidia a
elaboração da seqüência didática. As situações vivenciadas pelos alunos no ambiente de
geometria dinâmica Cabri-Géomètre II envolvem tratamento e conversão de registro de
representação. A análise a posteriori das produções dos alunos confirma as expectativas
feitas na análise a priori apresentada na fase da concepção da seqüência didática. O
progresso evidenciado pelos alunos no pós-teste e os resultados obtidos permitem concluir
que tal ambiente contribui para as apreensões perceptiva e operatória dos objetos
considerados, por meio de tratamentos. As conversões entre registros gráficos, como a
construção das vistas ortográficas de um objeto tridimensional a partir de sua perspectiva,
também são favorecidas naquele ambiente.
Construção do Conceito de Área e Perímetro: uma sequência didática com auxílio de software de Geometria Dinâmica
Loreni Aparecida Ferreira Baldini, Profª. Drª. Marie-Claire Ribeiro Póla
Data da defesa: 27/03/2004
Este estudo propõe uma engenharia didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo
de verificar se o software Cabri-Géomètre II contribui para a construção de conceitos de geometria.
O estudo está fundamentado na Teoria das Situações Didáticas, desenvolvida na escola francesa por
Guy Brousseau. De acordo com as fases da engenharia didática, neste trabalho são apresentados um
panorama sobre o ensino de Geometria nos últimos anos e alguns aspectos da informática
relacionados ao ensino. Apresenta-se também um estudo de alguns elementos que participam da
transposição didática, como os PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, a Proposta Curricular do
Estado do Paraná, algumas concepções de professores do Ensino Fundamental, análise de alguns
livros didáticos e de anais de congressos nacionais, a fim de verificar como a geometria está sendo
tratada. Apresenta-se, ainda, o resultado de uma sondagem feita por meio de um pré-teste, para
saber como os alunos que já concluíram o Ensino Fundamental resolvem questões sobre os
conceitos de “área e perímetro”. Na análise a priori, foram elaboradas as atividades e analisados
seus aspectos matemáticos e didáticos. Essas atividades compõem a sequência didática que foi
aplicada a alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Apucarana –
Paraná, que tiveram um baixo desempenho no pré-teste. Na análise a posteriori, as produções dos
alunos e seus relatos confirmam as expectativas expressadas na análise a priori, ou seja, revelam
que o enfoque computacional por meio do software Cabri-Géomètre II pode ser indicado como um
alternativa para a realização do ensino de geometria, pois ele contribui significativamente para a
construção dos conceitos de “área e perímetro”.
As dificuldades pedagógicas do professor de matemática no desenvolvimento profissional: subsídios para a disciplina de prática de ensino
Vanessa Largo, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 26/03/2004
Este estudo fundamenta-se na identificação das dificuldades pedagógicas enfrentadas pelos
professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio no exercício da sua prática
educativa cotidiana durante o desenvolvimento profissional. Essas dificuldades
pedagógicas foram identificadas por meio da análise qualitativa de entrevistas com 8
professores de Matemática, possibilitando o estabelecimento de 5 parâmetros: carência de
saberes, reconhecimento do papel de professor, indisciplina dos alunos, compartilhamento
de experiência e organização escolar. Os elementos presentes nesses parâmetros serviram
como subsídios para nortear algumas diretrizes que poderiam ser implementadas na
disciplina de Prática de Ensino de Matemática para promoverem o desenvolvimento
profissional docente. Considerando a disciplina de Prática de Ensino como a principal
responsável pela integração do saber com o saber fazer docente, os resultados obtidos no
presente estudo indicam que as dificuldades pedagógicas apontadas pelos professores
poderiam ser evitadas, se a Licenciatura em Matemática concebesse a sala de aula das
escolas, nas quais ocorrem os Estágios supervisionados dos alunos, futuros professores,
como espaço de formação inicial para a construção de saberes docentes ajustados à
realidade educativa.
Uma professora de Matemática, sua compreensão e sua prática em Avaliação
Débora Bohrer Rohloff , Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 23/03/2004
Esta investigação procura conhecer como uma professora, da 8ª série do
Ensino Fundamental, de uma escola pública de Londrina – Paraná,
compreende e pratica a avaliação em Matemática, mediante um estudo dos
instrumentos que ela utiliza para isso e de entrevistas semi-estruturadas
como fonte de dados e análise. Para tanto, pretende-se: a) conhecer o que a
professora “lê” nas respostas dos alunos ao instrumento utilizado; b)
conhecer como são utilizadas as informações “lidas” e c) identificar se há
coerência entre as intenções do professor e os enunciados dos itens contidos
nos instrumentos analisados. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa
qualitativa, sendo a análise de conteúdo a forma escolhida para trabalhar os
dados obtidos. A partir da fala da professora, foram elaborados quadros
explicativos e construídas algumas categorias de análise. Com isso foi
possível identificar convergências e divergências relativas às práticas de
avaliação. Como exemplo, destaca-se a utilização das provas para indicar
aspectos relevantes da aprendizagem dos seus alunos.