Teses e Dissertações
Palavra-chave: educação matemática
O estágio supervisionado na formação do professor de Matemática na ótica de estudantes do curso de Matemática da UEL
Gislaine Alexandre Passerini , Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 13/11/2007
Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de
estudo é a Formação Inicial de Professores de Matemática, contextualizado pelo
Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado pode promover reflexões
importantes para o estagiário e como os Cursos de Licenciatura estão em fase de
implementação dos Projetos Pedagógicos que sofreram alterações devido à
instituição das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de
Professores, acreditamos ser interessante realizar análises e discussões que
promovam conhecimento e aprimoramento desta etapa formativa do estagiário.
Procuramos, com a colaboração de estagiários do Curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL, investigar o papel do
Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática na ótica de
estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL, considerando as
questões norteadoras: Quais ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado
podem contribuir na Formação Inicial de Professores de Matemática? Que
contribuições estas ações podem proporcionar à formação do futuro professor de
Matemática? Como estas ações foram relacionadas no Estágio Supervisionado
investigado de modo a contribuir para a formação docente? Apresentamos nas
descrições e análises do Estágio Supervisionado investigado quatro etapas e as
ações desenvolvidas em cada uma delas. Em seguida, apresentamos uma
discussão sobre as relações entre as ações desenvolvidas em cada etapa do
Estágio Supervisionado, destacando algumas categorias de análise que nos
conduziram a uma compreensão mais ampla do papel do Estágio Supervisionado
investigado para a formação inicial do professor de Matemática. A investigação
evidenciou que o Estágio Supervisionado pode se constituir como um espaço que
oportuniza ao futuro professor apropriar-se de conhecimentos da docência. Por meio
de observações, análises e reflexões da realidade escolar e da regência, o futuro
professor pode vivenciar uma experiência profissional durante o Curso de
Licenciatura.
Uma produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática na formação inicial do professor de Matemática
Sérgio Carrazedo Dantas , Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/03/2007
Este trabalho de investigação teve como objetivo constituir uma disciplina de
Filosofia da Matemática a partir da nossa produção de significados para a mesma,
considerando as ações enunciativas de alunos egressos de um curso de
Licenciatura em Matemática e da então professora de Filosofia da Matemática
desses ex-alunos, bem como nossas leituras e reflexões. A análise dos resíduos
dessas ações enunciativas foi baseada na perspectiva de linguagem e comunicação
apresentada no Modelo Teórico dos Campos Semânticos de Lins, partindo de uma
leitura positiva dos mesmos. A investigação permitiu que constituíssemos uma
disciplina de Filosofia da Matemática tomando por base um perfil de licenciando
descrito por Souza et al (1991 e 1995), em termos de liberdade de escolha de
conteúdos e de metodologias, competência matemático-pedagógica para o exercício
dessa liberdade, e compromisso político. Na nossa produção de significado para
uma disciplina de Filosofia da Matemática consideramos que na mesma devem
oportunizadas atividades e discussões que tematizem os fundamentos filosóficos da
Matemática; o cultivo da capacidade de reflexão filosófica sobre o conhecimento,
sobre o conhecimento matemático e sobre a Matemática; a promoção de uma visão
holística da Matemática e sua integração a conhecimentos de outras áreas e
disciplinas.
Modelagem Matemática x Aprendizagem Significativa: uma investigação usando Mapas Conceituais
Maria Lucia de Carvalho Fontanini, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 23/03/2007
Apresentamos o resultado de um trabalho de pesquisa fundamentado nos pressupostos
teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, na teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos Mapas Mapas Conceituais de
Joseph Novak. Estabelecemos previamente um conjunto de elementos por meio dos quais
é possível evidenciar a ocorrência da Aprendizagem Significativa por meio dos Mapas
Conceituais, quando as atividades de ensino compõe uma proposta que envolve
Modelagem Matemática. A pesquisa foi desenvolvida com 4 alunos que cursavam o
primeiro semestre de um curso em Manutenção Industrial Mecânica em uma
Universidade no interior do Paraná, durante as aulas de Fundamentos da Matemática,
Cálculo Diferencial Integral I e um curso extracurricular. Após um período de
familiarização com os Mapas conceituais, os alunos desenvolveram atividades de
Modelagem Matemática e construíram mapas a respeito dos conceitos matemáticos e
extra-matemáticos envolvidos no problema estudado. Os mapas conceituais elaborados
pelos alunos, a observação dos mesmos, aplicação de questionários e entrevistas foram os
meios empregados na coleta das informações. Essas informações permitiram perceber
avanços no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de
conceitos matemáticos trabalhados por meio da Modelagem, potencialidades da
associação dos Mapas Conceituais e Modelagem Matemática bem como vantagens e desvantagens em trabalhar com os mesmos.
Um olhar semiótico sobre a Modelagem Matemática
Rodolfo Eduardo Vertuan , Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 27/02/2007
Este trabalho apresenta uma investigação sobre a utilização de diferentes registro sem
atividades de Modelagem Matemática. O estudo está fundamentado na teoria dos
Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e na Modelagem Matemática
como alternativa pedagógica. A investigação tem como objetivo verificar se os diferentes
registros associados a um objeto matemático tornam-se presentes em atividades de
Modelagem Matemática bem como se estas atividades possibilitam o tratamento, a
conversão e a coordenação entre os registros. Neste sentido, a pesquisa consiste na
observação, descrição e análise dos registros produzidos pelos alunos em atividades de
Modelagem. Para tanto, organizamos um “curso de Modelagem Matemática”, no qual
alunos do 1º ano do Curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de
Cálculo e Geometria Analítica I pela primeira vez, se envolveram com um conjunto de
atividades de Modelagem, a partir das quais propomos discussões com ênfase no objeto
matemático “derivada”. A partir da análise dos registros dos alunos, infere-se que a
Modelagem Matemática torna presente a utilização de diferentes registros bem como
possibilita o tratamento, a conversão e a coordenação entre eles. A análise revela que esta
coordenação, por sua vez, contribui para a compreensão dos objetos matemáticos
discutidos bem como da situação-problema investigada.
O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em Matemática
João Ricardo Viola dos Santos, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/03/2007
O presente trabalho tem por objetivo analisar a produção escrita de alunos na questão comum da Prova de Questões Abertas de Matemática da AVA–2002 da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada na análise textual discursiva, com a qual analisamos 147 provas. Investigamos o modo como alunos lidam com a questão aberta, suas interpretações das informações contidas em cada frase do enunciado, as estratégias elaboradas e os procedimentos utilizados, o pensamento e a linguagem algébrica, as características dos problemas que eles construíram a partir do enunciado da questão e os conteúdos escolares que eles mostram saber por meio de sua produção. Propõe o abandono da idéia de ‘erro’ para adotar a de ‘maneiras de lidar’. Apresenta uma caracterização do pensamento algébrico para análise nas produções escritas. Em relação à interpretação dos alunos para o enunciado da questão tem-se que com o aumento da escolaridade eles fazem mais e melhores relações entre as informações contidas nas frases. Em relação ao pensamento algébrico expresso em suas produções, grande parte dos alunos mostra utilizá-lo para resolver a questão. Já os alunos que utilizaram linguagem algébrica resolveram a questão da maneira considerada correta. Os problemas construídos pelos alunos a partir do enunciado da questão se caracterizaram, parte por ter uma estrutura de resolução linear realizada por meio de interpretações passo-a-passo, e, parte por uma estrutura de resolução não-linear. Grande parte dos alunos que interpretou a idéia de recorrência da segunda frase resolveu a questão da maneira considerada correta. Neste trabalho mostramos que alunos da Escola Básica mostram saber, por meio de sua produção escrita, vários procedimentos que geralmente são trabalhados na escola, assim como suas maneiras particulares de lidar com uma questão aberta de matemática.
A Produção Escrita em Matemática: análise interpretativa da questão discursiva de Matemática comum à 8ª série do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio da AVA/2002
Jader Otávio Dalto, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 23/02/2007
Este trabalho estuda a produção escrita presente na Questão Aberta Comum
à 8ª série do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio da Prova de
Questões Abertas de Matemática da Avaliação do Rendimento Escolar do
Estado do Paraná – AVA/2002. Pretendeu-se, com esse trabalho, encontrar
respostas para algumas questões, tais como: quais as
estratégias/procedimentos utilizados pelos alunos dessas séries para
resolver uma questão comum? Tais estratégias/procedimentos são os
mesmos? Que tipos de erros são encontrados? Esses erros são os mesmos,
independente da série? Existe compatibilidade de marcas de conteúdo
matemático na produção escrita encontrada? A abordagem metodológica
adotada é predominantemente qualitativa, orientando-se pelas técnicas da
análise de conteúdo como ferramenta de compreensão e inferência da
produção escrita dos alunos em uma amostra, determinada por
procedimentos estatísticos, de todas as provas aplicadas no Estado do
Paraná. Além disso, identificam-se quatro categorias de resolução da
questão comum. Em cada uma destas categorias, inferem-se os enunciados
de problemas que os estudantes parecem ter compreendido e resolvido a
partir da interpretação que fizeram do enunciado da questão original. Como
resultados principais, tem-se que: a) o desempenho dos estudantes da 3ª
série do Ensino Médio é melhor que o desempenho dos estudantes da 8ª
série do Ensino Fundamental; b) na grande maioria das Provas verifica-se a
utilização de uma estratégia aqui considerada aritmética (operações
aritméticas sobre números, como adição, subtração, multiplicação e
divisão), mesmo nas Provas da 3ª série; c) analisando as produções
escritas, parece que a maior dificuldade enfrentada pelos estudantes foi
compreender o enunciado da questão; d) as maneiras pelas quais a questão
foi resolvida não diferem muito de uma série para outra.
Conhecimentos de desenho mobilizados por alunos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Materiais para Edificações
Luiz Becher, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 12/12/2006
O presente trabalho tem como objetivo identificar os conhecimentos de desenho
mobilizados por alunos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Materiais para
Edificações, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de
Campo Mourão), na resolução de problemas de seu cotidiano profissional. Para a
realização da pesquisa optamos por um grupo de alunos formado por 35 sujeitos
egressos que já estão atuando no mercado de trabalho e retornaram à Universidade
para cursar uma complementação de carga horária para obtenção do diploma de
Técnico em Edificações. Desse grupo, somente sete aceitaram participar da
pesquisa. Como buscávamos identificar os conhecimentos de desenho, elaboramos
quatro problemas que envolveram atividades de desenho, de orçamento e de
especificação de materiais, possibilitando ao egresso demonstrar conhecimentos
quanto a representação gráfica de objetos. Os problemas foram aplicados nos
meses de maio e julho de 2006 e durante a execução das tarefas observamos como
o sujeito resolvia a questão e qual a forma de encaminhamento que dava ao
problema, o que nos permitiu obter informações complementares. Para a análise,
primeiramente, denominamos cada sujeito como S1, S2... S7; na seqüência,
classificamos as respostas de acordo com os campos conceituais: o código, a
tecnologia e a geometria. Realizada a análise, podemos inferir que quanto ao
código, no projeto arquitetônico, os mesmos foram utilizados de forma satisfatória;
já, no que se refere a tecnologia, muitos mostraram que não têm facilidade quando
precisam utilizar os instrumentos tradicionais sobre a prancheta, demonstrando que
têm maior afinidade com o computador, especialmente com o software AutoCAD.
Nos problemas que exigiram conhecimentos de geometria, pelo menos cinco dos
alunos egressos demonstraram que sabem utilizar corretamente as fórmulas para
cálculo de área de figuras, bem como realizar cálculos de volumes de sólidos
geométricos, o que nos leva a concluir que esses egressos têm a possibilidade de
serem acolhidos pelo mercado de trabalho. Portanto, os alunos que participaram de
nossa pesquisa, egressos da UTFPR, mobilizam conhecimentos relacionados ao
desenho que facilitarão o desempenho de suas atividades profissionais
Saberes mobilizados por três docentes de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental
César Faiçal, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 30/07/2006
Na presente investigação buscamos identificar os saberes mobilizados por três
docentes de Matemática das séries finais do ensino fundamental. Acreditamos que,
se tiverem consciência e refletirem coletivamente sobre os saberes que mobilizam
na sua prática, os docentes poderão redirecioná-los de acordo com os diferentes
contextos em que atuam, desencadeando um processo de desenvolvimento
profissional e constituição de sua identidade profissional. Consideramos saber como
uma ‘’[...] atividade discursiva que consiste em validar, por meio de argumentos e de
operações discursivas [...] uma proposição ou uma ação [...]’’ (TARDIF, 2002, p.196),
e o professor como sujeito do seu desenvolvimento nas perspectivas propostas por
Garcia (1999) e Fiorentini (1999). Para identificarmos os saberes mobilizados por
essas docentes solicitamos que elas respondessem a um questionário, nos
concedessem uma entrevista e participassem de um grupo de estudos semanal para
elaborarmos atividades para nossas aulas. Os saberes identificados foram
agrupados por afinidade, por meio de um processo indutivo, que permitiu a
constituição de dez tipologias de saberes mobilizados pelas docentes: saberes
relativos à formação dos docentes de Matemática; saberes da didática da
Matemática; saberes dos caminhos para fazer Matemática; saberes referentes a
recursos didáticos; saberes sobre os contextos de aplicação (das profissões e do
indivíduo); saberes curriculares; saberes da psicologia; saberes da História da
Matemática; saberes sobre avaliações em Matemática; saberes sobre condições
dignas de trabalho e sobrevivência. Por fim, apresentamos algumas considerações
sobre o modo como os saberes declarados pelas professoras podem contribuir para
o seu desenvolvimento profissional.
A Compreensão de Duas Professoras de Matemática sobre o Modo como seus Alunos Aprendem
Regina Aparecida de Oliveira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/04/2006
A princípio, o objetivo desse trabalho era olhar para o modo como duas professoras
de Matemática compreendem a produção de significados de seus alunos, com base
na perspectiva teórica do Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins.
Esse estudo é considerado importante, pois acredita-se que há relações entre o
modo como os professores compreendem o processo de produção de significados e
a aprendizagem. Durante o processo de investigação observou-se que as
professoras não falavam de produção de significados (na perspectiva de Lins) e sim
de aprendizagem, então para que as informações pudessem ser analisadas mudou-
se a pergunta de investigação. Foi assim que o objetivo desse trabalho passou a ser
o de investigar a compreensão de duas professoras de Matemática sobre o modo
como seus alunos aprendem. Esse trabalho constitui uma pesquisa qualitativa. Para
o seu desenvolvimento constituiu-se um grupo de estudos com duas professoras de
Matemática de uma escola pública do Ensino Fundamental do norte do estado do
Paraná. A coleta de informações foi realizada por intermédio de entrevistas semi-
estruturadas, de observações e descrições das atividades realizadas neste grupo e
da análise de algumas aulas dessas professoras. A mudança de perspectiva na
investigação fez com que a leitura das informações fosse realizada com base na
construção teórica de David Ausubel, sobre Aprendizagem Significativa.
Paralelamente, foi utilizada a teoria dos Campos Semânticos de Rômulo Campos
Lins para justificar a mudança de referencial teórico, uma vez que as professoras
compreenderam “produção de significados” como sinônimo de aprendizagem. A
investigação permitiu entender que essas professoras compreendem a
aprendizagem como um processo no qual os alunos reproduzem discursos, ora
compreendendo, ora memorizando automaticamente. Além de responder a pergunta
de investigação, apresentam-se também algumas contribuições do grupo de estudos
na formação continuada das professoras participantes.
Uma Análise da Produção Escrita de Alunos da 3ª Série do Ensino Médio
Rose Mary Fernandes Alves, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 07/02/2006
Na perspectiva de ver a avaliação como um dos fios condutores da busca do
conhecimento, entendendo-a como um processo que descreve o que os alunos
sabem e são capazes de realizar em matemática, é que esta investigação analisa a
produção escrita de alunos do Ensino Médio em Questões Abertas de Matemática.
O presente trabalho apresenta uma investigação de natureza qualitativa dos
registros escritos de alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para isto, foram utilizadas
44 provas retiradas de uma amostra estadual da Prova de Questões Abertas de
Matemática da Avaliação de Rendimento Escolar do Estado do Paraná – AVA/2002.
Com base na interpretação do que foi registrado buscou-se compreender como eles
utilizaram as informações contidas no enunciado das questões, identificando os
acertos e os erros mais freqüentes e sua natureza, as estratégias/procedimentos
usados, o modo como essa produção escrita se configura, se esta apresenta marcas
de conteúdo matemático compatível com o seu nível de escolaridade, assim como,
indícios da presença do pensamento algébrico. Esta investigação mostra, dentre
outros, que uma grande dificuldade apresentada pelos alunos está relacionada à
leitura e interpretação dos enunciados das questões; que eles buscam estratégias e
procedimentos próprios para resolvê-las, e que, poucos utilizam conteúdo
matemático compatível com seu nível de escolaridade.