Teses e Dissertações
Palavra-chave: educação matemática
Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
Juliana Maira Soares Lopez, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2010
O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de uma amostra de
alunos paranaenses em sete questões de matemática da aferição do PISA/2006,
consideradas não-rotineiras, relacionadas com a ideia estruturadora de Mudança e
Relações, para compreender como lidam com essas questões em situação de avaliação.
A abordagem utilizada para esta investigação foi predominantemente qualitativa de cunho
interpretativo, realizada com base nas orientações da Análise de Conteúdo, assumindo a
avaliação como prática de investigação. O estudo envolveu a identificação, o inventário e
a análise de estratégias e procedimentos utilizados por esses alunos. Considerando as
semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram
construídos agrupamentos conforme os procedimentos adotados por eles. De modo geral,
entre outros, foi possível identificar que algumas das interpretações e resoluções são
diferentes das consideradas corretas; os alunos apresentaram pouco envolvimento com
as questões, e, apesar do aparente domínio dos procedimentos necessários para
solucioná-las, tiveram dificuldade em resolvê-las.
Compreensão de estudantes de um curso de Matemática a respeito do conceito de Indução Finita
Eduardo Machado da Silva, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 02/11/2010
Neste trabalho analisamos a produção escrita de professores e estudantes do Ensino
Médio, verificando os modos de resolução que estes utilizaram para resolver as de
questões de Álgebra das provas de conhecimentos gerais de alguns vestibulares de
universidades estaduais paranaenses. Numa abordagem predominantemente qualitativa,
com cunho interpretativo, buscamos, por meio da análise da produção escrita, identificar
os conteúdos algébricos presentes nas questões e também os modos e de resolução
utilizados pelos participantes da pesquisa ao resolverem tais questões, inferindo sobre as
possíveis características do pensamento algébrico, bem como a linguagem e simbologia
algébricas. Os conteúdos abordados nas questões são, em sua maioria, conteúdos
trabalhados no Ensino Fundamental. Os professores e alunos apresentaram modos de
resolução baseados na Matemática Escolar trabalhada na Educação Básica e indícios do
pensamento algébrico numa fase de transição permeada pela linguagem natural e alguns
símbolos algébricos, considerando que muitas vezes o próprio enunciado das questões
possa ter norteado algumas das produções apresentadas.
Um estudo sobre a formação de professores de ciências e matemática
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 08/10/2009
Este trabalho apresenta um estudo sobre formação de professores tendo como base
artigos publicados em revistas nacionais da área de Ensino de Ciências no período de
1979 a 2007. As principais questões que nortearam esta pesquisa foram: O que significa
formação de professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos nacionais da
área de Ensino de Ciências? Quais os significados associados à formação inicial de
professores em artigos de periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências? O
referencial investigativo adotado foi a análise textual discursiva, a partir do qual foi
possível constituir uma base de dados, ou seja, um corpus, e desenvolver uma análise de
cunho qualitativo. Alguns resultados encontrados foram: os significados da formação de
professores podem ser descritos por seis categorias, isto é, a formação de professores
está relacionada à ação, aos atributos, à constituição, à identidade, à profissão e ao saber
docente; a formação de professores é foco de investigação de um número significativo de
pesquisadores brasileiros e a maior parte das publicações a respeito desse tema
encontra-se nos últimos dez anos delimitada por esta pesquisa; o ponto central nas
investigações sobre formação inicial de professores gira em torno das três categorias
construídas – reflexões referentes a concepções, conflitos, relações, práticas, saberes,
discursos; descrições relativas a experiências, resultados, processos, necessidades; e de
interpretações relacionadas a sugestões, comparações e metodologias. Essas três
categorias estão distribuídas nas três décadas analisadas, permanecendo a maior parte
das ações investigativas entre as categorias reflexiva e descritiva. Esses resultados
cooperam com uma delimitação do campo formação de professores e contribuem para a
estruturação de um quadro analítico relacionado à temática formação inicial de
professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos da área de Ensino de
Ciências no Brasil. Nesta investigação também foram realizados alguns estudos
comparativos a respeito da formação de professores entre as áreas de Ensino de
Ciências e de Educação Matemática e as considerações desse empreendimento foram:
nessas áreas as tendências em pesquisar ou refletir sobre formação de professores,
apresenta-se em movimento aproximados no que diz respeito ao período de início e
continuidade dessas pesquisas e à percentagem crescente; as pesquisas evidenciadas
nos periódicos analisados, nas duas áreas, podem ser assumidas como um documento
que apresenta possibilidades para a formação inicial e contínua de professores de
Matemática e de Ciências, pois traz informações que permitem a aquisição de novos
saberes e a ação relativa a novas experiências docentes, possibilitando o renovar e um
novo significado para a prática e os saberes do professor. Este trabalho produziu um
conjunto de novos sentidos para a formação de professores em Ciências e Matemática,
derivados de pesquisas realizadas nas últimas décadas, com resultados expressivos para
orientar novas pesquisas na área, ou seja, produziu um mapa orientador de futuros
movimentos de investigação envolvendo formação de professores
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de Matemática sobre o conceito de grupo
Christian James de Castro Bussmann, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 27/08/2009
Nesta pesquisa investigamos quais conhecimentos sobre o conceito de grupo são
mobilizados por estudantes que já cursaram disciplinas de conteúdos algébricos, na
resolução de um conjunto de problemas. Para tanto, aplicamos a um grupo de estudantes
da terceira e quarta séries do curso de Matemática Licenciatura da UEL um conjunto de
problemas envolvendo o conteúdo grupos e empregamos o trabalho de Sfard (1991) para
a análise dos registros escritos. Utilizamos noções abstratas de conceitos matemáticos
que podem ser concebidas como estruturais (objeto) e operacionais (processo), bem
como, fases (interiorização, condensação ou reificação) que se manifestam no
desenvolvimento de conceitos matemáticos, em particular, de estruturas algébricas.
Pudemos concluir que os conhecimentos mobilizados pelos estudantes foram, em sua
grande maioria, de caráter operacional e a concepção estrutural apareceu timidamente
em algumas questões. As fases ocorreram em todas as questões, contudo houve
destaque para a interiorização e a condensação.
Um estudo do fenômeno de congruência em conversões que emergem em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Médio
Cláudia Carreira da Rosa, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 14/07/2009
Este trabalho apresenta uma investigação que articula a Teoria dos Registros de
Representação Semiótica de Raymond Duval com a Modelagem Matemática,
considerada como uma alternativa pedagógica. A pesquisa tem como objetivo investigar
os Registros de Representação Semiótica, em particular, o fenômeno de congruência em
conversões realizadas por estudantes entre registros associados aos objetos matemáticos
que emergem em atividades de Modelagem Matemática no âmbito das aulas de
Matemática no Ensino Médio. Nesse sentido a pesquisa consiste na observação,
descrição e análise dos registros produzidos pelos estudantes nessas atividades e na
análise das conversões realizadas entre esses registros. Para tanto desenvolvemos uma
proposta de ensino em duas fases. A primeira foi desenvolvida com uma turma de
estudantes do primeiro ano do Ensino Médio durante as aulas de matemática no segundo
e terceiro bimestre letivo de 2008, enquanto a segunda foi desenvolvida com o mesmo
grupo de estudantes, mas cursando o segundo ano do Ensino Médio durante quatro horas
consecutivas em maio de 2009. A proposta consiste no uso de atividades de Modelagem
Matemática em sala de aula com o propósito de estudar o objeto matemático “função”. A
partir da análise dos registros usados pelos alunos, verificamos que atividades de
Modelagem Matemática possibilitam a realização de conversões congruentes e
nãocongruentes. A análise revela em que medida as dificuldades para realização das
conversões são decorrentes da congruência ou não-congruência das mesmas.
Propostas de formação inicial de professores de Matemática: um estudo de projetos político-pedagógicos de cursos no estado do Paraná
Jeferson Gomes Moriel Junior, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 11/03/2009
Com esse trabalho investigamos propostas de formação de professores presentes em atuais
Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cursos de licenciatura em Matemática no estado do
Paraná. Dos 29 PPPs existentes neste estado em 2007 e 2008, tivemos acesso a 15 destes
e nos propomos a analisar seis. Trata-se de um estudo documental, caracterizado como
pesquisa qualitativa segundo Bogdan e Biklen (1991), em que realizamos uma análise
interpretativa relacionando as informações presentes nos PPPs, a legislação em vigor e a
literatura revisada, utilizando citações de trechos destes documentos para validar nossas
inferências. Deste modo, descrevemos o Perfil profissional dos egressos, a Organização
curricular e Recomendações metodológicas e analisamos Propostas nas quais encontramos
indícios de articulação teoria-prática. Da análise dos PPPs ficou evidente: (i) a existência de
cinco Características profissionais que se espera que o licenciado em Matemática tenha
desenvolvido ao final do curso (Conhecimento matemático, Conhecimento sobre o ensino de
matemática, Visão holística do conhecimento, Compromisso profissional e Compromisso
social) e 30 Atributos profissionais relacionados; (ii) que em termos de Carga horária, todos
os cursos estão em conformidade com a legislação e que as Matrizes curriculares diferem do
modelo de formação “3+1”; (iii) que metade dos PPPs possuem indícios de articulação teoria-
prática em “todas” as disciplinas destinadas à efetivação da Prática como componente
curricular, e na outra metade há evidências em apenas algumas disciplinas; (iv) que o
Estágio é planejado para ser realizado nos dois últimos anos dos cursos, sendo que em
metade dos PPPs há a possibilidade de um diálogo entre a realidade vivenciada ou
observada pelo licenciando na escola da Educação Básica e fundamentos teóricos das
ciências; (v) que na maioria dos PPPs as Atividades Acadêmicas Complementares estão
associadas à participação dos licenciandos em estágios não obrigatórios, eventos, monitorias
acadêmicas, projetos de ensino, pesquisa ou extensão e cursos realizados na área de sua
formação; (vi) que de modo geral as Recomendações Metodológicas em relação ao trabalho
formativo com os licenciandos vão ao encontro de indicações apresentadas no documento
da SBEM (2003); (vii) a existência de quatro Propostas de formação com indícios de
articulação teoria-prática (Pesquisa empírica do futuro professor, Trabalho de pesquisa de
final de curso, Tratamento da matemática escolar dado pelo curso e Reflexão didático-
pedagógica no contexto do ensino de Matemática). Além disso, elaboramos um quadro-
síntese de propostas que consideramos capazes de articular teoria-prática em cursos de
licenciatura em Matemática, fruto de um processo de reflexão e diálogo entre resultados
desta investigação, nossas experiências e leituras.
Registros de representação semiótica e uso didático da história da matemática: um estudo sobre parábola
Cristina Aparecida de Melo Piza, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 07/05/2009
A presente pesquisa fundamenta-se na Teoria das Situações Didáticas, de Brousseau, e na
Teoria dos registros de Representação Semiótica, de Duval, propondo uma interlocução com a
História da Matemática. Tem por objetivo investigar se o desenvolvimento de uma seqüência
didática que considera o tratamento, a conversão e a coordenação de diferentes registros de
representação semiótica da parábola, com o uso didático da História da Matemática,
possibilita ao estudante compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou
como lugar geométrico representa o mesmo objeto matemático. A metodologia empregada
baseia-se nos princípios da Engenharia Didática, envolvendo estudantes da terceira série do
curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina, estado do
Paraná. O confronto entre a análise a priori e a análise a posteriori mostrou que o
desenvolvimento da seqüência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos dessa
pesquisa, compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar
geométrico, representa o mesmo objeto matemático.
Registros escritos na formação inicial de professores de Matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado
Bruno Rodrigo Teixeira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 27/02/2009
No presente estudo, investigamos a participação da elaboração do Relatório de Estágio
Supervisionado na formação inicial de Professores de Matemática, na ótica de estudantes
do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na
busca de identificar as impressões destes futuros professores com relação à elaboração
do Relatório, mediante as seguintes questões norteadoras: Que argumentos favoráveis
podem ser apresentados com relação à elaboração do Relatório de Estágio
Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática? Que informações
presentes no Relatório podem contribuir para o desenvolvimento profissional de futuros
professores de Matemática em formação inicial? Quais as principais dificuldades
apresentadas pelos graduandos durante a elaboração do Relatório? A investigação
evidenciou que, para os participantes da pesquisa, o Relatório de Estágio Supervisionado
pode se constituir em um importante instrumento para auxiliar no desenvolvimento
profissional de futuros professores de Matemática, na medida em que sua elaboração
lhes propicia reflexões sobre a própria prática, sobre incidentes críticos e sobre as ações
dos alunos, e auto-avaliações acerca das experiências de docência vividas durante o
Estágio; oportuniza o registro de informações que evidenciam contribuição para a
formação inicial de futuros professores quanto aos conteúdos matemáticos, modo de lidar
com situações didáticas em sala de aula, planejamento e dinâmica das aulas; e permite
que exercitem a escrita discursiva acerca da Matemática e de situações que envolvam os
processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.
Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de Matemática
Pamela Emanueli Alves Ferreira, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 04/02/2009
O objetivo geral desta investigação é estudar de que modo professores que ensinam
matemática na Educação Básica lidam com questões não-rotineiras em situação de
avaliação, bem como oferecer subsídios para uma avaliação como prática de
investigação. Com uma abordagem, predominantemente, qualitativa, de cunho
interpretativo, com base na Análise de Conteúdo e em uma análise textual
discursiva, busca-se por meio da análise da produção escrita dos professores
participantes da pesquisa: identificar, inventariar e analisar as estratégias e
procedimentos utilizados nas resoluções; estabelecer relações entre as resoluções
apresentadas e as informações do enunciado; inferir sobre as possíveis
interpretações feitas dos enunciados das questões; apresentar breve discussão
sobre aspectos dos contextos nas questões analisadas e sobre aspectos da
matematização nas suas componentes vertical e horizontal. De modo geral, os
professores apresentam estratégias e procedimentos baseados na matemática
escolar, a qual é comumente trabalhada na Educação Básica, mostram dominar
procedimentos e conceitos úteis para a resolução das questões, apresentam indícios
de terem interpretado o problema proposto na questão. Nas questões analisadas, foi
possível inferir que aspectos da matematização horizontal são mais freqüentes do
que aspectos da matematização vertical.
Questões não-rotineiras: a produção escrita de alunos da graduação em Matemática
Vanessa Lucena Camargo Almeida, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 02/02/2009
Tomando a avaliação como prática de investigação, este estudo analisa a produção
escrita de alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Matemática de uma universidade
pública, em questões discursivas consideradas não-rotineiras nas aulas de Matemática. A
abordagem é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, tendo por base as
orientações presentes na Análise de Conteúdo, o que permitiu verificar como esses
alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à interpretação e uso que
fazem das informações contidas nos enunciados, às estratégias mais utilizadas e ao
conhecimento de conteúdos matemáticos que apresentam ao resolverem as questões.
Para tanto, considerou-se um processo de matematização envolvendo quatro fases:
compreensão, estratégia, procedimento e resolução da questão. A investigação aponta
como pontos relevantes que: a maioria dos alunos utiliza-se de estratégias tipo escolares
nas resoluções das questões; os alunos lidam bem com os algoritmos envolvidos nas
estratégias escolhidas; tanto os alunos de Licenciatura quanto os de Bacharelado
apresentam registros escritos que indicam um processo de matematização semelhante.