Teses e Dissertações
Palavra-chave: educação matemática
Sobre a realidade em atividades de Modelagem Matemática
GABRIELE GRANADA VELEDA, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 21/05/2010
Nesse trabalho procuramos caracterizar como a realidade é tratada em trabalhos de
Modelagem Matemática na Educação Matemática. Para tanto, selecionamos e
analisamos definições de Modelagem Matemática apresentadas em duas edições da
Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) que utilizam
o termo ‘realidade’. Identificamos a corrente filosófica que embasa a relação entre
Matemática e realidade em cada definição e a caracterização de realidade considerando a
elaboração do conhecimento, conforme a exposição de Bicudo (2000). Verificamos ainda
como o modelo matemático trata a realidade, adaptando as categorias de análise
utilizadas por Borges e Silva (2007) conforme a proposta de Negrelli (2008), que afirma
que em atividades de Modelagem Matemática a realidade é passível de ser dividida em
realidade inicial e realidade intermediária. Os resultados desse trabalho apontam que a
caracterização de Modelagem Matemática está relacionada com a concepção que se tem
da relação entre Matemática e realidade e que a qualidade do modelo matemático
desenvolvido em uma atividade de Modelagem é determinante na utilidade do resultado e
nas possíveis ações na realidade.
Um Estudo sobre o Pensamento Algébrico em uma Comunidade de Prática de Formação de Professores de Matemática
Janaina Soler Caldeira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 16/04/2010
No presente estudo, investigamos uma das ações do projeto de extensão universitária
“Educação Matemática de Professores de Matemática”, desenvolvido na Universidade
Estadual de Londrina (UEL). Essa ação foi constituída por reuniões semanais na
universidade, com a participação de seis estudantes do curso de Licenciatura em
Matemática da UEL, um professor recém-formado, professores formadores da UEL e a
autora do presente trabalho. Optamos pela abordagem qualitativa, de cunho interpretativo,
na busca de responder à pergunta de investigação “Como uma ação de formação, no
contexto do projeto de extensão universitária ‘Educação Matemática de Professores de
Matemática’, colabora para aprendizagem de futuros professores de matemática?”. Para
isso, buscamos descrever e analisar o processo de constituição e de desenvolvimento de
uma Comunidade de Prática (WENGER, 1998) de formação de professores na ação do
projeto, e analisar os processos de negociação de significados ocorridos no
desenvolvimento de tarefas específicas sobre o pensamento algébrico. O envolvimento
com o grupo investigado caracterizou um tipo de pesquisa que, segundo Krainer (2003),
combina intervenção e pesquisa, e pode ser chamada de pesquisa intervenção. Desse
modo, além de desempenharmos o papel de pesquisadoras, também atuamos como
formadoras, na busca de promover o desenvolvimento dos participantes. A análise global
descreveu elementos caracterizadores do repertório compartilhado e dos
empreendimentos articulados que sustentaram o domínio e a prática da comunidade. A
análise local possibilitou definir algumas formas de participação dos membros e descrever
“como” alguns termos, alguns conceitos ou algumas expressões sobre o pensamento
algébrico foram abordados nas negociações de significados e revelaram mudanças na
identidade dos participantes em se formarem professores de Matemática. Concluímos que
a formação de Comunidades de Prática em contextos de formação inicial pode colaborar
com a aprendizagem de futuros professores, uma vez que possibilita a negociação de
significados na prática, e a constituição da identidade em formar-se professor de
matemática.
Como professores e alunos do ensino médio lidam com conteúdos algébricos em sua produção escrita
Gefferson Luiz dos Santos, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 22/02/2010
Neste trabalho analisamos a produção escrita de professores e estudantes do Ensino Médio,
verificando os modos de resolução que estes utilizaram para resolver as de questões de
Álgebra das provas de conhecimentos gerais de alguns vestibulares de universidades estaduais
paranaenses. Numa abordagem predominantemente qualitativa, com cunho interpretativo,
buscamos, por meio da análise da produção escrita, identificar os conteúdos algébricos
presentes nas questões e também os modos e de resolução utilizados pelos participantes da
pesquisa ao resolverem tais questões, inferindo sobre as possíveis características do
pensamento algébrico, bem como a linguagem e simbologia algébricas. Os conteúdos
abordados nas questões são, em sua maioria, conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental.
Os professores e alunos apresentaram modos de resolução baseados na Matemática Escolar
trabalhada na Educação Básica e indícios do pensamento algébrico numa fase de transição
permeada pela linguagem natural e alguns símbolos algébricos, considerando que muitas
vezes o próprio enunciado das questões possa ter norteado algumas das produções
apresentadas.
Registros escritos de alunos paranaenses em questões não-rotineiras da área de conteúdo Quantidade: um estudo
Gisleine Correa Bezerra, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2010
O presente trabalho tem como objetivo analisar os registros escritos contidos nas provas
de uma amostra de alunos paranaenses em seis (6) questões discursivas de matemática,
consideradas não-rotineiras, classificadas como as que envolvem aspectos da área de
conteúdo Quantidade, a fim de compreender o modo como os alunos lidam com essas
questões em situação de avaliação. Este estudo é, para tanto, predominantemente
qualitativo, realizado sob a luz da avaliação como prática de investigação e das
orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos
procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas
operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento
aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.
De modo geral, foi possível identificar que os alunos, exceto em alguns casos, embora
tenham interpretado incorretamente o enunciado e elaborado uma estratégia que não
resolvia a questão, desenvolveram corretamente os procedimentos aritméticos
necessários para resolvê-la, o que nos permitiu inferir que os alunos mostram dominar as
técnicas operatórias de cada operação. Também foi possível identificar algumas
características do pensamento aritmético e indícios do processo de matematização
horizontal realizado pelos alunos
Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática
Juliana Maira Soares Lopez, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2010
O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de uma amostra de
alunos paranaenses em sete questões de matemática da aferição do PISA/2006,
consideradas não-rotineiras, relacionadas com a ideia estruturadora de Mudança e
Relações, para compreender como lidam com essas questões em situação de avaliação.
A abordagem utilizada para esta investigação foi predominantemente qualitativa de cunho
interpretativo, realizada com base nas orientações da Análise de Conteúdo, assumindo a
avaliação como prática de investigação. O estudo envolveu a identificação, o inventário e
a análise de estratégias e procedimentos utilizados por esses alunos. Considerando as
semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram
construídos agrupamentos conforme os procedimentos adotados por eles. De modo geral,
entre outros, foi possível identificar que algumas das interpretações e resoluções são
diferentes das consideradas corretas; os alunos apresentaram pouco envolvimento com
as questões, e, apesar do aparente domínio dos procedimentos necessários para
solucioná-las, tiveram dificuldade em resolvê-las.
Compreensão de estudantes de um curso de Matemática a respeito do conceito de Indução Finita
Eduardo Machado da Silva, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 02/11/2010
Neste trabalho analisamos a produção escrita de professores e estudantes do Ensino
Médio, verificando os modos de resolução que estes utilizaram para resolver as de
questões de Álgebra das provas de conhecimentos gerais de alguns vestibulares de
universidades estaduais paranaenses. Numa abordagem predominantemente qualitativa,
com cunho interpretativo, buscamos, por meio da análise da produção escrita, identificar
os conteúdos algébricos presentes nas questões e também os modos e de resolução
utilizados pelos participantes da pesquisa ao resolverem tais questões, inferindo sobre as
possíveis características do pensamento algébrico, bem como a linguagem e simbologia
algébricas. Os conteúdos abordados nas questões são, em sua maioria, conteúdos
trabalhados no Ensino Fundamental. Os professores e alunos apresentaram modos de
resolução baseados na Matemática Escolar trabalhada na Educação Básica e indícios do
pensamento algébrico numa fase de transição permeada pela linguagem natural e alguns
símbolos algébricos, considerando que muitas vezes o próprio enunciado das questões
possa ter norteado algumas das produções apresentadas.
Um estudo sobre a formação de professores de ciências e matemática
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 08/10/2009
Este trabalho apresenta um estudo sobre formação de professores tendo como base
artigos publicados em revistas nacionais da área de Ensino de Ciências no período de
1979 a 2007. As principais questões que nortearam esta pesquisa foram: O que significa
formação de professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos nacionais da
área de Ensino de Ciências? Quais os significados associados à formação inicial de
professores em artigos de periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências? O
referencial investigativo adotado foi a análise textual discursiva, a partir do qual foi
possível constituir uma base de dados, ou seja, um corpus, e desenvolver uma análise de
cunho qualitativo. Alguns resultados encontrados foram: os significados da formação de
professores podem ser descritos por seis categorias, isto é, a formação de professores
está relacionada à ação, aos atributos, à constituição, à identidade, à profissão e ao saber
docente; a formação de professores é foco de investigação de um número significativo de
pesquisadores brasileiros e a maior parte das publicações a respeito desse tema
encontra-se nos últimos dez anos delimitada por esta pesquisa; o ponto central nas
investigações sobre formação inicial de professores gira em torno das três categorias
construídas – reflexões referentes a concepções, conflitos, relações, práticas, saberes,
discursos; descrições relativas a experiências, resultados, processos, necessidades; e de
interpretações relacionadas a sugestões, comparações e metodologias. Essas três
categorias estão distribuídas nas três décadas analisadas, permanecendo a maior parte
das ações investigativas entre as categorias reflexiva e descritiva. Esses resultados
cooperam com uma delimitação do campo formação de professores e contribuem para a
estruturação de um quadro analítico relacionado à temática formação inicial de
professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos da área de Ensino de
Ciências no Brasil. Nesta investigação também foram realizados alguns estudos
comparativos a respeito da formação de professores entre as áreas de Ensino de
Ciências e de Educação Matemática e as considerações desse empreendimento foram:
nessas áreas as tendências em pesquisar ou refletir sobre formação de professores,
apresenta-se em movimento aproximados no que diz respeito ao período de início e
continuidade dessas pesquisas e à percentagem crescente; as pesquisas evidenciadas
nos periódicos analisados, nas duas áreas, podem ser assumidas como um documento
que apresenta possibilidades para a formação inicial e contínua de professores de
Matemática e de Ciências, pois traz informações que permitem a aquisição de novos
saberes e a ação relativa a novas experiências docentes, possibilitando o renovar e um
novo significado para a prática e os saberes do professor. Este trabalho produziu um
conjunto de novos sentidos para a formação de professores em Ciências e Matemática,
derivados de pesquisas realizadas nas últimas décadas, com resultados expressivos para
orientar novas pesquisas na área, ou seja, produziu um mapa orientador de futuros
movimentos de investigação envolvendo formação de professores
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de Matemática sobre o conceito de grupo
Christian James de Castro Bussmann, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 27/08/2009
Nesta pesquisa investigamos quais conhecimentos sobre o conceito de grupo são
mobilizados por estudantes que já cursaram disciplinas de conteúdos algébricos, na
resolução de um conjunto de problemas. Para tanto, aplicamos a um grupo de estudantes
da terceira e quarta séries do curso de Matemática Licenciatura da UEL um conjunto de
problemas envolvendo o conteúdo grupos e empregamos o trabalho de Sfard (1991) para
a análise dos registros escritos. Utilizamos noções abstratas de conceitos matemáticos
que podem ser concebidas como estruturais (objeto) e operacionais (processo), bem
como, fases (interiorização, condensação ou reificação) que se manifestam no
desenvolvimento de conceitos matemáticos, em particular, de estruturas algébricas.
Pudemos concluir que os conhecimentos mobilizados pelos estudantes foram, em sua
grande maioria, de caráter operacional e a concepção estrutural apareceu timidamente
em algumas questões. As fases ocorreram em todas as questões, contudo houve
destaque para a interiorização e a condensação.
Um estudo do fenômeno de congruência em conversões que emergem em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Médio
Cláudia Carreira da Rosa, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 14/07/2009
Este trabalho apresenta uma investigação que articula a Teoria dos Registros de
Representação Semiótica de Raymond Duval com a Modelagem Matemática,
considerada como uma alternativa pedagógica. A pesquisa tem como objetivo investigar
os Registros de Representação Semiótica, em particular, o fenômeno de congruência em
conversões realizadas por estudantes entre registros associados aos objetos matemáticos
que emergem em atividades de Modelagem Matemática no âmbito das aulas de
Matemática no Ensino Médio. Nesse sentido a pesquisa consiste na observação,
descrição e análise dos registros produzidos pelos estudantes nessas atividades e na
análise das conversões realizadas entre esses registros. Para tanto desenvolvemos uma
proposta de ensino em duas fases. A primeira foi desenvolvida com uma turma de
estudantes do primeiro ano do Ensino Médio durante as aulas de matemática no segundo
e terceiro bimestre letivo de 2008, enquanto a segunda foi desenvolvida com o mesmo
grupo de estudantes, mas cursando o segundo ano do Ensino Médio durante quatro horas
consecutivas em maio de 2009. A proposta consiste no uso de atividades de Modelagem
Matemática em sala de aula com o propósito de estudar o objeto matemático “função”. A
partir da análise dos registros usados pelos alunos, verificamos que atividades de
Modelagem Matemática possibilitam a realização de conversões congruentes e
nãocongruentes. A análise revela em que medida as dificuldades para realização das
conversões são decorrentes da congruência ou não-congruência das mesmas.
Propostas de formação inicial de professores de Matemática: um estudo de projetos político-pedagógicos de cursos no estado do Paraná
Jeferson Gomes Moriel Junior, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 11/03/2009
Com esse trabalho investigamos propostas de formação de professores presentes em atuais
Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cursos de licenciatura em Matemática no estado do
Paraná. Dos 29 PPPs existentes neste estado em 2007 e 2008, tivemos acesso a 15 destes
e nos propomos a analisar seis. Trata-se de um estudo documental, caracterizado como
pesquisa qualitativa segundo Bogdan e Biklen (1991), em que realizamos uma análise
interpretativa relacionando as informações presentes nos PPPs, a legislação em vigor e a
literatura revisada, utilizando citações de trechos destes documentos para validar nossas
inferências. Deste modo, descrevemos o Perfil profissional dos egressos, a Organização
curricular e Recomendações metodológicas e analisamos Propostas nas quais encontramos
indícios de articulação teoria-prática. Da análise dos PPPs ficou evidente: (i) a existência de
cinco Características profissionais que se espera que o licenciado em Matemática tenha
desenvolvido ao final do curso (Conhecimento matemático, Conhecimento sobre o ensino de
matemática, Visão holística do conhecimento, Compromisso profissional e Compromisso
social) e 30 Atributos profissionais relacionados; (ii) que em termos de Carga horária, todos
os cursos estão em conformidade com a legislação e que as Matrizes curriculares diferem do
modelo de formação “3+1”; (iii) que metade dos PPPs possuem indícios de articulação teoria-
prática em “todas” as disciplinas destinadas à efetivação da Prática como componente
curricular, e na outra metade há evidências em apenas algumas disciplinas; (iv) que o
Estágio é planejado para ser realizado nos dois últimos anos dos cursos, sendo que em
metade dos PPPs há a possibilidade de um diálogo entre a realidade vivenciada ou
observada pelo licenciando na escola da Educação Básica e fundamentos teóricos das
ciências; (v) que na maioria dos PPPs as Atividades Acadêmicas Complementares estão
associadas à participação dos licenciandos em estágios não obrigatórios, eventos, monitorias
acadêmicas, projetos de ensino, pesquisa ou extensão e cursos realizados na área de sua
formação; (vi) que de modo geral as Recomendações Metodológicas em relação ao trabalho
formativo com os licenciandos vão ao encontro de indicações apresentadas no documento
da SBEM (2003); (vii) a existência de quatro Propostas de formação com indícios de
articulação teoria-prática (Pesquisa empírica do futuro professor, Trabalho de pesquisa de
final de curso, Tratamento da matemática escolar dado pelo curso e Reflexão didático-
pedagógica no contexto do ensino de Matemática). Além disso, elaboramos um quadro-
síntese de propostas que consideramos capazes de articular teoria-prática em cursos de
licenciatura em Matemática, fruto de um processo de reflexão e diálogo entre resultados
desta investigação, nossas experiências e leituras.