Teses e Dissertações
Palavra-chave: análise textual discursiva
A docência em tempos de pandemia: um estudo sobre o que dizem os professores das áreas de ciências e matemática da educação básica.
Leticia Juliani Valente, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 05/04/2022
A presente pesquisa foi desenvolvida durante as incertezas da pandemia da Covid19, contexto deste estudo. O período pandêmico mexeu com emoções, sensações e
também com a educação, as escolas foram fechadas, o distanciamento e o
isolamento social foram impostos, e com isso as salas de aula ficaram vazias. Fezse então necessária a inclusão tecnológica e um ensino todo realizado de maneira
remota, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Infelizmente, tanto professores quanto
alunos não estavam preparados para tamanha mudança de realidade, professores
depararam-se com uma alta carga de trabalho e responsabilidades impostas a eles,
junto com agregados psicológicos de insegurança e medo. Buscou-se então
entender o que dizem os professores que ensinam Ciências e Matemática na
Educação Básica a respeito de sua atuação docente durante a pandemia, e
compreender nessas falas coisas além, como seus sentimentos, preocupações e
percepções sobre o ensino no momento pandêmico. Para isso foram entrevistados
sete professores das áreas de química, física, matemática e biologia, realizadas
entrevistas semiestruturadas, para que os entrevistados conseguissem abranger
mais temas e constatações, realizou-se a transcrição e foi iniciado o movimento de
análise, segundo a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011). A partir
do estudo realizado emergiram cinco categorias, o que o professor fala sobre ele
(professor), seus alunos, o sistema, o conteúdo e sobre a escola. Destrinchando
essas categorias emergiram outras variadas subcategorias, incluindo as inovações
propostas a partir de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs),
como metodologias ativas puderam auxiliar na prática docente, sentimentos
relacionados a incerteza, sobrecarga e frustração dos professores frente aos mais
variados aspectos de evasão de sala de aula, falta de alunos em reuniões no Google
Meet e no Microsoft Teams, falta de auxílio com novas tecnologias e outros diversos
pontos abordados no tópico de apresentação e análise de dados. O estudo mostrou
na prática o quanto o ensino foi revolucionado no Brasil durante a pandemia, sendo
possível entender e visualizar o que os professores passaram e ainda estão
passando com tamanhas mudanças na maneira de ensinar, e também o quanto de
lacunas foram criadas até que aluno e professor conseguissem se adaptar ao novo
meio em que se aprende e se ensina
A Analogia entre a Seleção Artificial e a Seleção Natural de Darwin nos Livros Didáticos de Biologia Aprovados pelo PNLD/2015
Etiane Ortiz, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 23/01/2019
Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi
examinar a presença e o modo de apresentação da analogia entre seleção artificial e seleção
natural de Darwin nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2015. O texto de
cada obra também foi analisado com o intuito de investigar se (quando presente) a narrativa
histórica da analogia em questão evidenciava a produção científica realizada pelo naturalista,
além de ressaltar quando a visão dessa produção foi representada ou quando foi distorcida ou
negligenciada. As questões que nortearam essa investigação foram: os livros didáticos de
Biologia aprovados pelo PNLD/2015 abordam a analogia darwiniana entre seleção artificial e
seleção natural? De que maneira essa analogia é descrita? Quando presente, a narrativa
histórica apresentada pode evidenciar a produção científica realizada por Darwin? Foram
examinados 9 livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2015. As narrativas
históricas selecionadas foram analisadas e categorizadas de acordo com a Análise Textual
Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Por meio dessa metodologia, foi possível observar
que dos 9 exemplares pesquisados, 4 deles apresentaram em seus textos menção à analogia
darwiniana entre seleção artificial e seleção natural de forma explícita, 1 abordou de forma
implícita, 2 contemplaram o conceito de seleção artificial e seleção natural em seções
separadas sem mencionar a relação entre esses dois processos e Darwin e 2 discorreram
apenas a respeito do conceito de seleção natural. Os resultados desta pesquisa evidenciaram
que, embora alguns textos didáticos tenham abordado elementos históricos com possibilidades
para a descrição de uma narrativa histórica mais próxima em relação à produção científica
realizada por Darwin, consideramos que as obras que apresentaram em seus textos a analogia
darwiniana entre seleção artificial e seleção natural (ou pelo menos quando descreveram esses
dois conceitos) destacaram-se por trazer elementos em suas narrativas (como palavras, frases,
termos) que poderiam vir a suscitar interpretações problemáticas e conduções a visões
equivocadas a respeito da produção científica de Darwin aqui analisada e, por consequência,
visões deformadas de como o conhecimento científico é produzido. A partir desses resultados,
elaboramos e apresentamos uma proposta de narrativa histórica referente à apresentação da
analogia darwiniana entre seleção artificial e seleção natural buscando preencher a lacuna
teórica encontrada nos textos dos livros didáticos analisados.
Formação de professores de Química: publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola
Any Caroline Ferreira, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 01/08/2017
Esta pesquisa teve como objetivo investigar, nos artigos publicados na revista
Química Nova na Escola (QNESC), como a temática formação de professores de
Química tem sido entendida pelos pesquisadores da área, com o intuito de
caracterizar este tema em questão, em termos de ano de publicação e foco de
pesquisa. Para isto, foi feito um levantamento dos artigos publicados na QNESC, no
período de (1995-2016) que abordavam a formação de professores de Química.
Como metodologia de análise e coleta de dados, utilizou-se a análise textual
discursiva. Para a organização dos dados, foram selecionadas palavras
representativas presentes nas propostas dos artigos que auxiliaram na
categorização. Por meio da análise identificou-se que a maioria dos artigos que
abordam o tema formação de professores de Química foram publicados nos últimos
oito anos. Sendo que 25,34% dos artigos selecionados, descreve e discute questões
da formação inicial, 5,47% faz análise de aspectos da formação continuada, 7,53%
relaciona a formação de professores com a profissionalização docente, 10,27%
discute a prática pedagógica de professores em formação, 10,95% investigou dois
ou mais dos aspectos anteriores em um único artigo e 40,41% abordou a formação
de professores como consequência da pesquisa. A partir dos dados, destacou-se
algumas tendências de pesquisa e possíveis lacunas ainda a serem investigadas, no
que diz respeito à área de formação de professores de Química.
Um estudo das ações de professore de Matemática em sala de aula
Edelaine Cristina de Andrade, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 16/02/2016
Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar as ações de professores de Matemática em sala de aula por meio de um instrumento teórico e metodológico – a Matriz 3x3 – que permite e auxilia o estudo de ações que podem ser constituídas em sala de aula entre o professor, o aluno e o saber a ser ensinado. A questão que norteou a investigação foi: quais são as ações de professores de Matemática em sala de aula e o que a Matriz 3x3 pode revelar a respeito delas? Os dados consistem em aulas vídeo-gravadas no período de um bimestre letivo e em uma entrevista com os sujeitos de pesquisa. Todas as informações coletadas foram analisadas e classificadas, tendo como referencial Arruda, Lima e Passos (2011) e a análise textual discursiva. Considerando a multiplicidade de ações do professor em sala de aula, fez-se necessário alocá-las em diversos setores da Matriz 3x3, assim como nas muitas subcategorias que emergiram das quatro categorias de ação: Burocrático-administrativa, Espera, Explica e Escreve. Os resultados desta pesquisa, que tem um papel mais descritivo, mostraram que a sucessão de ações dos professores aqui investigados resumem-se a: realizar atividades burocráticas; esperar o aluno copiar, ficar quieto ou resolver exercício, explicar e resolver conteúdo e exercício; e escrever no quadro, seja conteúdo seja exercício. Os sujeitos revelaram-se preocupados, principalmente, com o ensinar e com a manutenção da ordem em sala de aula, o que justifica a concentração na coluna 2 da Matriz 3x3 (relação epistêmica, pessoal e social com o ensino). Assim, evidenciamos que, embora diferentes em alguns aspectos, com diferentes características e perfis, os sujeitos da pesquisa mostraram-se centrados na relação pessoal e social com o ensino – setores 2B e 2C.
Uma proposta para a análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 27/03/2014
Esta tese apresenta uma proposta para a análise das relações docente em sala de
aula com perspectivas de ser inclusiva, tendo como suporte teórico um instrumento
denominado matriz 3x3. Essa matriz, desenvolvida por Arruda, Lima e Passos
(2011), permite compreender as ações do professor em sala de aula com base nas
relações com o saber, o ensinar e o aprender. A principal questão que norteou esta
investigação foi: Que relações docente é possível evidenciar em uma sala de aula
com perspectivas de ser inclusiva? Os procedimentos metodológicos se basearam
na análise textual discursiva, a partir da qual se desenvolveu uma análise de cunho
qualitativo. Nesta investigação também foram realizados alguns comparativos
quantitativos relacionados aos dados coletados. O objeto de estudo foi a análise de
aulas e de entrevistas de professores e também de estudantes com e sem
deficiência visual em uma sala de aula regular de uma instituição de ensino básico,
técnico e tecnológico da região norte do Paraná. Entre os resultados proporcionados
por esta investigação estão: a evidência de que ocorre um acréscimo das tarefas
docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva; a necessidade de
ampliação do instrumento desenvolvido por Arruda, Lima e Passos (2011) para
acomodar as novas relações docente; a constatação de que a presença do
deficiente muda a configuração da sala de aula e essa alteração no processo
educacional estimula a preocupação do professor com a aprendizagem e faz com
que ele se volte mais para a dimensão social das relações com o saber. Por fim, foi
possível concluir também que esta investigação vem ao encontro da necessidade de
produção científica nacional em relação ao processo inclusivo de alunos com
deficiência nas salas regulares de ensino, evidenciando significados e
caracterizando aspectos próprios da ação docente na educação inclusiva.
O estágio curricular supervisionado e a decisão do licenciado em querer ser professor de matemática
Diego Fogaça Carvalho, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 25/01/2012
Nesta investigação de cunho qualitativo, procurou-se identificar e compreender
os elementos sustentadores da manutenção ou alteração das escolhas de
estagiários do curso de Licenciatura em Matemática a respeito das suas
decisões de querer ser professor de matemática antes, durante e depois do
desenvolvimento das atividades de observação e regência, previstas na
disciplina de estágio supervisionado. O estudo foi desenvolvido no terceiro ano
do curso de Licenciatura em Matemática ofertado pela Universidade Estadual
de Londrina, no ano de 2010, com a participação de dezessete estagiários.
Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas durante o ano letivo
que retomou as seguintes questões: você quer ser professor de matemática?
Você mantém a decisão tomada na entrevista anterior? As transcrições das
entrevistas foram submetidas aos procedimentos analíticos da análise textual
que possibilitou evidenciar os elementos sustentadores da manutenção das
respostas dos estagiários: satisfação pessoal do estagiário ao ser professor de
matemática; as ações que poderá realizar ao ser professor de matemática; por
ter convicção de que poderá se constituir um bom professor de matemática;
interesse pela área da matemática; busca por alunos mais autônomos; o
desgaste decorrente da profissão e a falta de interesse dos alunos. Quanto aos
depoentes que alteraram suas respostas eles indicaram que a atitude tomada é
decorrente: da possibilidade de trabalhar com adultos na educação básica; do
interesse pela pesquisa na área da matemática; do interesse em trabalhar na
área de desenho; e de não saber mais o que é ser professor de matemática.
Aliado a essas justificativas, foram encontrados outros elementos provindos do
cenário da formação inicial de professores de matemática que se interpretou ter
influenciado na manutenção ou alteração das respostas dos estagiários que
querem ser pofessor da educação básica: mudança no modo de conceber a
relação professor-aluno; mudança nos condicionantes de uma boa aula de
matemática; mudança no tipo de escola e de sala de aula em que almejam
trabalhar no futuro; limites aos efeitos das ações e das intenções do professor
para com o aluno; escolha do perfil do professor de matemática que pretende
ser no futuro; reafirmações das representações e dos objetivos já traçados para
seu futuro profissional. Para os estagiários que não querem ser professor de
matemática na educação básica, identificou-se: não se sentirem como
professores de matemática; não saberem lidar com pessoas e falar em público;
que em suas percepções atuar no Ensino Superior leva o professor a ter
menos preocupação com a aprendizagem do aluno; recusa quanto ao
engajamento em uma formação contínua e dificuldade em assumir o papel de
educador. Em suma, interpretou-se que o estágio se configurou como um
ambiente rico para o desenvolvimento da identidade profissional do futuro
professor de matemática.
O trabalho de campo em periódicos da área de Ensino de Ciências: categorização e tipologia
Marcelo Augusto da ROcha, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 29/03/2011
Buscou-se aliar neste estudo, um tema que fosse suficientemente interessante tanto
para a área de Ensino de Ciências, de uma forma geral, como para a Geografia,
especificamente. Deste modo, a ocorrência deste encontro pode render frutos de
ambos os lados, favorecendo o ensino-aprendizagem de diversos conteúdos
científicos, por meio das revelações incididas a partir desta análise. Pretendeu-se
investigar, como vem sendo utilizado os trabalhos de campo no contexto do Ensino
de Ciências, identificando quais questões estão sendo levantadas e como elas vêm
sendo abordadas, buscando, deste modo, um maior aprofundamento teórico sobre
este cenário investigativo, sobretudo no Brasil, por meio dos artigos publicados em
periódicos desta área de concentração. A elaboração deste estudo se deu em duas
fases, sendo que, a primeira, correspondeu ao levantamento e organização dos
artigos que tratavam de alguma forma de saídas de campo. Utilizou-se como fontes,
artigos publicados nos principais periódicos da área 46 (Ensino de Ciências) e de
Qualis A e B da CAPES, ano base 2007, antes de haverem, as atuais alterações. O
recorte temporal desta pesquisa compreendeu os anos de 2005 a 2009, ou seja, os
últimos cinco anos de publicações. A segunda fase correspondeu à análise desses
trabalhos por meio do uso da Análise Textual Discursiva. O Capítulo I estabelece
diferenciações ou aproximações entre as diversas tipologias encontradas, em
relação às saídas de Campo. O Capítulo II trata da fundamentação da metodologia
utilizada na pesquisa, esclarecendo-a conceitualmente, e explicitando as etapas
desenvolvidas tanto para a seleção, classificação e acervo dos artigos, como para a
análise dos dados obtidos. Já no Capítulo III tem início a categorização, unitarização
e análise dos dados. Uma das principais conclusões deste estudo é o fato de haver
poucos pesquisadores preocupados em teorizar ou mesmo utilizar os trabalhos de
campo em sua prática. O estudo demonstra ainda que a Geografia vem contribuindo
a partir das suas conversas interdisciplinares com as disciplinas de ciências para os
trabalhos de campo no ensino. Porém, ainda de forma acanhada e muito menos do
que poderia, dentro do Ensino de Ciências. Isso demonstra o quanto essa área
ainda permanece fechada para compreensões e práticas além das usuais da
Química, Física e Biologia. Espera-se que a elaboração deste estudo surja como
uma ação positiva abrindo um leque de novas investigações acerca das inúmeras
questões que surgiram ao longo dos processos de observação, desenvolvimento e
construção dos resultados, objetivando, dessa forma, o contínuo avanço do
conhecimento científico e da qualidade da Educação Científica praticada atualmente
nas escolas.
Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração
Edelaine Cristina de Andrade, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 15/02/2011
No presente estudo, investigamos as percepções referentes ao método
demonstrativo de Euclides quanto à primeira Proposição – da obra Os
Elementos – na ótica de um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio
de uma escola estadual do norte do Paraná. Para isso, realizamos uma
pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na busca de
compreender como os conceitos da geometria demonstrativa eram
recepcionados neste contexto didático. O referencial investigativo adotado foi a
análise textual discursiva, a partir da qual foi possível constituir uma base de
dados, ou seja, o corpus. A principal questão que norteou esta pesquisa foi: De
que modo os alunos compreenderam a proposta que lhes mostrou o método
demonstrativo euclidiano referente à primeira Proposição? Nesta pesquisa
mostramos um breve histórico da geometria grega; tecemos alguns
comentários sobre o método axiomático; apresentamos duas propostas por nós
sugeridas para a intervenção didática; realizamos um estudo buscando
algumas causas que justificassem a ausência ou o pouco estudo da geometria
demonstrativa nas salas de aula, e conseguimos no decorrer de nosso
trabalho, identificar três delas: o abandono da geometria no período do
Movimento da Matemática Moderna; a formação dos professores e a
supressão da demonstração geométrica nos livros didáticos. Esses estudos
iniciais nos proporcionaram inspirações, compreensão e entendimento para a
conjectura dessa intervenção em busca das percepções dos alunos a respeito
da demonstração da Proposição I. A investigação realizada evidenciou que,
para os participantes da pesquisa, a demonstração euclidiana fica mais
evidente tendo em mãos a figura geométrica que a representa e que mesmo
faltando vocabulário, os participantes conseguiram avançar no raciocínio
geométrico.
Um estudo sobre a Educação não formal no Brasil em revistas da área de ensino de ciências (1979-2008)
Dênis Rogério Sanches Alves, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 10/11/2009
Este trabalho apresenta um estudo sobre Educação não formal tendo como base artigos
publicados em revistas nacionais da área de Ensino de Ciências no período de 1979 a
2008. Considerando os seis periódicos analisados (Revista Brasileira de Ensino de Física,
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Ciência & Educação, Investigações em Ensino de
Ciências, Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em
Educação em Ciências), foi possível observar que o desenvolvimento de pesquisas e
propostas relativas ao campo da Educação não formal se intensifica a partir do ano de
1999, tendo sido publicados 86% dos artigos do corpus na última década (1999-2008). O
referencial investigativo adotado foi à análise textual discursiva, a partir do qual foi
possível constituir uma base de dados, ou seja, um corpus, e desenvolver uma análise de
cunho qualitativo. Para a constituição do corpus foram analisados 2315 artigos, tendo sido
localizados apenas 45 claramente relacionados à temática em questão. Para este
desenvolvimento foram identificados, selecionados, interpretados e categorizados os
objetivos, metodologias de coleta de dados e as considerações finais dos artigos de
pesquisa enunciadas (explícita ou implicitamente) nos periódicos. Dentre as conclusões
referentes aos objetivos de pesquisa pertinentes ao campo da Educação não formal
verificou-se que podem ser agrupadas nas seguintes categorias: as percepções e
concepções de professores iniciantes e em exercício; metodologias de coleta e análise de
dados em ambientes não formais; discussões de atividades e propostas de disciplinas;
trabalhos colaborativos; pesquisa-ação; trabalho com projetos; utilização da história e da
filosofia da Ciência como tema gerador e/ou motivador; utilização da teoria do
conhecimento para a análise da aprendizagem nesses espaços. Quanto às formas de
coletas de dados pôde-se evidenciar que as entrevistas fizeram parte da coleta (em 50%
dos casos identificados) seguida pela aplicação de questionários, pela observação direta
e pela produção de diários de campo (estes totalizando quase 30%). Nesta investigação
também foram realizados alguns estudos comparativos a respeito das considerações
finais de pesquisa do corpus a respeito da Educação não formal. Este trabalho produziu
um conjunto de novos sentidos para a Educação não formal em Ensino de Ciências,
derivados de pesquisas realizadas nas últimas décadas, com resultados expressivos para
orientar novas pesquisas na área, ou seja, produziu um mapa orientador de futuros
movimentos de investigação envolvendo a Educação não formal.
Um estudo sobre a formação de professores de ciências e matemática
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 08/10/2009
Este trabalho apresenta um estudo sobre formação de professores tendo como base
artigos publicados em revistas nacionais da área de Ensino de Ciências no período de
1979 a 2007. As principais questões que nortearam esta pesquisa foram: O que significa
formação de professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos nacionais da
área de Ensino de Ciências? Quais os significados associados à formação inicial de
professores em artigos de periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências? O
referencial investigativo adotado foi a análise textual discursiva, a partir do qual foi
possível constituir uma base de dados, ou seja, um corpus, e desenvolver uma análise de
cunho qualitativo. Alguns resultados encontrados foram: os significados da formação de
professores podem ser descritos por seis categorias, isto é, a formação de professores
está relacionada à ação, aos atributos, à constituição, à identidade, à profissão e ao saber
docente; a formação de professores é foco de investigação de um número significativo de
pesquisadores brasileiros e a maior parte das publicações a respeito desse tema
encontra-se nos últimos dez anos delimitada por esta pesquisa; o ponto central nas
investigações sobre formação inicial de professores gira em torno das três categorias
construídas – reflexões referentes a concepções, conflitos, relações, práticas, saberes,
discursos; descrições relativas a experiências, resultados, processos, necessidades; e de
interpretações relacionadas a sugestões, comparações e metodologias. Essas três
categorias estão distribuídas nas três décadas analisadas, permanecendo a maior parte
das ações investigativas entre as categorias reflexiva e descritiva. Esses resultados
cooperam com uma delimitação do campo formação de professores e contribuem para a
estruturação de um quadro analítico relacionado à temática formação inicial de
professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos da área de Ensino de
Ciências no Brasil. Nesta investigação também foram realizados alguns estudos
comparativos a respeito da formação de professores entre as áreas de Ensino de
Ciências e de Educação Matemática e as considerações desse empreendimento foram:
nessas áreas as tendências em pesquisar ou refletir sobre formação de professores,
apresenta-se em movimento aproximados no que diz respeito ao período de início e
continuidade dessas pesquisas e à percentagem crescente; as pesquisas evidenciadas
nos periódicos analisados, nas duas áreas, podem ser assumidas como um documento
que apresenta possibilidades para a formação inicial e contínua de professores de
Matemática e de Ciências, pois traz informações que permitem a aquisição de novos
saberes e a ação relativa a novas experiências docentes, possibilitando o renovar e um
novo significado para a prática e os saberes do professor. Este trabalho produziu um
conjunto de novos sentidos para a formação de professores em Ciências e Matemática,
derivados de pesquisas realizadas nas últimas décadas, com resultados expressivos para
orientar novas pesquisas na área, ou seja, produziu um mapa orientador de futuros
movimentos de investigação envolvendo formação de professores